Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hermes Yaly

    Solução rápida para o apagão, não tem. Mas repressão desproporcional com prisão dos descontentes é na hora! Ainda veremos o povo cubano festejando a queda dessa ditadura, a festa popular que se segue a cada tirania derrubada, como no 25 de abril de 1974 em Portugal. Depois, é torcer para que não troquem simplesmente de ditador, como aconteceu com a Nicarágua dos Somoza e Daniel Ortega ou mesmo a Cuba de Fulgêncio Batista e Fidel Castro.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Enaide, o embargo norte-americano é duplamente iníquo para os cubanos: penaliza a população pobre e dá à elite um pretexto para manter o jugo sobre o povo. Toda ditadura diz que combate um pérfido inimigo externo; a brasileira dizia lutar contra o comunismo e a cubana contra o imperialismo ianque. Cuba mantém plenas relações comerciais com o mundo todo; países importantes como México e Espanha NUNCA romperam relações com Cuba e o Brasil reatou-as no distante desgoverno Figueiredo. Embargo? kkkkk

    2. ENAIDE HILSE

      Cuba é simplesmente um país pobre, como todos os outros da América Latina; com a diferença que sofrem, há décadas, as consequências de um embargo. Os mais jovens nem sabem o que foi comunismo, e todo mundo chinga o governo até dizer chega, e o governo, por sua vez, nem quer saber de nada! Esta é a realidade.

  2. Hermes Yaly

    Ué, mais de uma hora de publicação dessa notícia e ainda não apareceu nenhum esquerdista para jogar a culpa dos apagões no embargo norte-americano? Justo eles, tão rápidos para usar a desculpa padrão do fracasso de todo regime socialista? O engraçado é que, quando retrucamos dizendo que Cuba mantém plenas relações comerciais com o mundo inteiro há décadas, caem em um mutismo constrangedor. Pudera, mais de 60 anos depois da "revolución", o que Cuba tem para negociar com o mundo além de charutos?

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      Nao Hermes, nao sou aeromoça; na verdade odeio voar. É que na outra incarnaçao devo ter sido um esquilo e nao aguento ficar muito tempo em casa.

    2. Hermes Yaly

      Oi, Enaide! Você viaja muito? É aeromoça? Que bacana!

    3. Arno Costa

      Estive em Cuba. De nada adianta investir em educação se passam fome. Nós hospitais não há insumos. tenho pena. O regime tem que ser derrubado.

    4. ENAIDE HILSE

      E... desculpe a falta de modéstia, viajo muitíssimo.

    5. ENAIDE HILSE

      Ah... Hermes! Com que frequência você vai a Cuba? Felizmente nos dias de hoje até crianças podem responder à sua pergunta com um clique no Google. Um pouquinho de exemplo: Cuba investe na educaçao e é o maior exportador de médicos - para países pobres, nao cobram nada; i.é, mandam méidcos de presente!. É o maior exportador de níquel do mundo. Pesquise no Google sobre as suas riquezas. Eu própria tenho a dizer que é o povo mais maravilhoso que já conheci.

  3. MARCIO OLIVEIRA

    Tem gente que diz que a maior penitenciária do mundo é a Faixa de Gaza, me permitam discordar, a maior penitenciária do mundo é Cuba.

    Responda
    1. MARCIO OLIVEIRA

      Ufffaaaaa, por um momento achei que você ia dizer que era a Coreia do Norte. Enaide.

    2. ENAIDE HILSE

      Você está totalmente errado! Já há alguns anos os cubanos podem deixar o país e viajar para onde quiserem. Só que nao têm dinheiro! E que país quer tais "turistas"? Assim eles continuam confinaos lá. É muito constrangente ter que explicar para eles que o mundo é aberto só para quem tem dinheiro!

  4. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Novo apagão? Cuba está a luz de velas a muitos anos. Desde Lula 1 que mandou dinheiro e não fizeram nada

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      Meu Deus, agora Lula é culpado pela pobreza em Cuba!