Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rai Giovanni

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. João Batista de Souza

      O choro está liberado meu caro.

    2. Antonio Costa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Posso inferir que você não trabalha.

  2. JOAO LUIS MENDES

    Gente, a realidade é que Lula, vence qualquer um. Fato. Pode ser por 50,0002%. Basta um voto. Isso é que deixa a direita de olhos marejados.

    Responda
  3. José Antônio

    Quem dera que o tri Presidente Lula e o ministro Haddad pudessem contar com 367 companheiros na Câmara e 61 no Senado. Mas não, depois das eleições de 18 e 22 há mais camisas amarelas no Congresso do que aqueles 428 de dois mil e dezesseis. Como disse frei Beto: ' O Lula está regendo uma orquestra'.

    Responda
    1. antonio brito

      Orquestra desafinada

    2. Rodrigo Andrade

      Graças a Deus existem contrapesos, imagina Lula fazendo o que bem entende, com aval ilimitado do Congresso? Na última vez que governaram, conseguiram quebrar o Brasil em poucos anos, seria ainda mais rápido dessa vez...

  4. Guilherme Zambrana Toledo

    Em outubro, o desempenho de Lula foi avaliado com 50,7% de aprovação e 45,8% de reprovação. De acordo com a Atlas Intel, para 47% dos brasileiros a situação da economia é ruim. o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, possui a maior rejeição entre os integrantes do governo Lula: 47%. Pode ser mera coincidência, mas a porcentagem próxima a 47% parece refletir unicamente a polarização da população. Ocorra o que ocorrer, 47% será sempre contra o que o governo atual fizer.

    Responda
  5. Leonardo Trindade

    Agora, os jornalistas vão fritar até 2026 tentando prever o resultado da eleição. Vou dar uma dica: independente de quem vencer, vai ser bem apertado o placar. As pesquisas não mostram satisfação ou não com o governo, mas apenas o espectro político com que as pessoas se identificam. No governo Bolsonaro teve gente que perdeu vários familiares para a covid e continuou classificando como ótimo, pois a identificação está acima de tudo, e identitarismo não é exclusividade da esquerda.

    Responda
  6. José Bueno

    Às vezes, a m id ia não consegue esconder tudo. Mas, a verdade é que o programa sério e responsável do governo do Presidente Lula, seus resultados, seus posicionamentos, praticamente não são divulgados pela m idia alinhada hoje à extrema direita golpista. Mesmo assim, o encobrimento e a distorção de informação, mais as poderosas bolhas de redes sociais, não conseguiram minar as boas expectativas da maioria dos brasileiros. Apesar das sabotagens estamos no caminho certo...

    Responda
    1. José Bueno

      Rodrigo. Aproveite seu estado de ânimo e procure conhecer o programa da equipe séria e responsável do Presidente Lula. E os encaminhamentos e desdobramentos no congresso. E as discussões críticas de empresários, intelectuais, economistas sobre os custos e consequências de sua implantação. Mas,aviso desde já, você não vai encontrar nesta f olh a e nas redes sociais golpistas1

    2. Rodrigo Andrade

      João Luis Mendes, errou e errou por muito. Graças a Deus, eu não tenho político de estimação, o que me permite ser muito crítico ao político de plantão, seja o atual, seja o ex (pra mim, dois dos piores que nós tivemos). Já você claramente é um dos tantos paquitos de petista que frequentam essa banda, incapaz de pensamento crítico, somente de torcida. Não à toa, por causa de gente como você, temos os piores políticos do mundo por aqui...

    3. JOAO LUIS MENDES

      Vou advinhar: Rodrigo é eleitor do Bolsonaro e está bem triste por ele estar inelegível. Acertei?

    4. Rodrigo Andrade

      Só pode ser brincadeira um comentário desses. A mídia nunca foi tão implacável como no governo anterior, amplificando todas as bobagens que o ex falava. O problema de vocês é que querem uma mídia 100% alinhada ao governo e que só teça elogios, o que nunca foi o papel da imprensa em nenhum lugar do mundo. Chega de passar vergonha aqui...

  7. ARI VARGAS LEAL

    Que bom seria se o tombo do banheiro causasse revolução cerebral no Lula e ele calçe as sandálias da humildade e pense no Pais mais que no umbigo. Ele já teve essa oportunidade antes com Ciro, Eduardo Campos, Dino etc. Mas privilegiou postes prá não criar sombra. Deu no que temos e os ventos mundiais não são favoráveis.

    Responda
    1. ARI VARGAS LEAL

      Desejei o que João? Que o acidente lamentável dele sirva prá reflexão e mudança que um líder populista como ele tem na responsabilidade que tem com o País. No mais, estou na paz, tenho quase 70 e vida longa à painho.

    2. JOAO LUIS MENDES

      Ai, Ari! Se eu fosse você iria para a beira de um lago, passear de mãos dadas, ler um livro de romance ou ouvir uma música de qualidade. Quem deseja isso a um senhor de quase 80 anos mostra que vive num inferno. Paz, meu amigo.

  8. José Eduardo de Oliveira

    As últimas eleições já o avaliaram.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Pessoas com dificuldades cognitivas, a gente vê por aqui.

    2. Leonardo Trindade

      Bom, então não tem porque ter prefeituras e governos, vamos demonstrar essa estrutura e dar poder absoluto ao presidente.

  9. Rodrigo Andrade

    O fato é um só, a eleição do Trump deixou a esquerda à beira de um ataque de nervos, e isso se reflete, claro, nos torcedores que frequentam essas bandas. Todos sabem que o descondenado só voltou ao poder pela ajudinha do STF, seja na virada de mesa pra torná-lo ficha limpa, ou mesmo na atuação absolutamente partidária durante a eleição (e até hoje). E ainda assim penou pra superar o péssimo Bolsonaro. Depois do resultados das eleições de 2024, já começaram a sentir o cheiro de queimado pra 2026

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      José Antônio, seu comentário é tão infantil que mal dá vontade de responder, mas vou assim mesmo. Quer continuar passando pano pra político oportunista, incompetente e corrupto, fique à vontade. É por causa de gente como você que estamos onde estamos, que temos os piores políticos do mundo. Eles contam com uma torcida inabalável...

    2. José Antônio

      No YouTube: 1)´´"Não sou de dramatizar, mas ...''Imperdível alerta de um dos maiores economistas do país.``. 2)´´Miguel Nicolelis: Distopia das Big-Techas, o domínio da extrema-direita e o fim do sonho americano``. 3)´´ Aula com Vassoler: Afinal, o que pretende o neoliberalismo?``.

    3. José Antônio

      Há brasileiros e brasileiras que só gostam de ''governos'' (Ditadura Militar, Sarney, Collor e FHC) que chamam o FMI para vir ao Brasil para sanar BANcARRoTAS FINaNCEiRAS, já os Governos (Lula e Dilma) que NÃO chamam o FMI para vir ao Brasil ele(a)s detestam.

    4. Rodrigo Andrade

      José Luis Mendes, "aqui há Lei", assim com L maiúsculo?! Ah, me poupe. Nem Lula, nem qualquer outros dos quadrilheiros pegos com a mão na botija nos episódios do mensalão e petrolão foram inocentados, o expediente adotado é o mesmo usados pra impunidade dos poderosos desde sempre, a desqualificação das provas. Vote em quem você quiser, ainda estamos numa democracia, só não nos assuste aqui com sua inocência ou má fé.

    5. JOAO LUIS MENDES

      Rodrigo, eu votei no Lula 3x. Vou votar na 4a vez na sua re-re-re-eleição. Quanto ao Mr Trump, isso mostra que a Democracia americana está corroída no seu nucleo. Democratas e Republicanos são a mesma coisa. Um Estado que elege um cidadão com 36 processos, coisa que antes, com um processo o cidadão já não coseguiria nem emprego, mostra que está ladeira a baixo. A China vem aí. Outra coisa, Trump aqui não manda e aqui há Lei.

    6. Rodrigo Andrade

      Maria, zzzzzz. Quando vc chama quase a metade de brasileiros (que votaram no Bozo) de "pessoas que odeiam o Brasil" (!), repete o mesmo que Hilary fez quando chamou os eleitores do Trump de deploráveis e depois Biden, que os chamou de lixo. Os resultados disso já conhecemos muito bem. Continuem assim, a Direita agradece e segue trabalhando pra tirar a esquerdalha do poder pra sempre...

    7. MARIA F LUPORINI

      O jogo só acaba quando termina. Aceitem o resultado de 2022, como todos aceitaram o resultado de 2024 e deixe 2026 para quando chegar a hora. Mas, vão ter que engolir quatro anos de mandato, que foi a vontade do povo.

    8. MARIA F LUPORINI

      Na verdade, a eleição do laranja assanhou as viúvas da extrema-direita, que sempre quiseram o Brasil de joelhos para as metrópoles da vida. Fortaleceu essa gente que odeia o Brasil, cujo único sonho é ser latino na Flórida ou na Califórnia.

  10. Mario Donizete Pelissaro

    "números estáveis e positivos hoje podem mascarar potenciais turbulências futuras", falou a pitonisa do caos.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      João Luis Mendes, mais um alecrim dourado que aparece por aqui. Se alguém escreve algo que ele discorda, é bot ou coisa ainda pior. Não é à toa que aos poucos a esquerda, com sua pretensa superioridade moral, aos poucos vai sendo varrida para o esquecimento, mundo afora.

    2. JOAO LUIS MENDES

      O "Rodrigo" é bot.

    3. Rodrigo Andrade

      Nada, é só ver que o crescimento é na base do déficit público. Cresce hoje e joga a conta pra amanhã, não precisa ser nenhum gênio pra ver isso

  11. Paulo Sales

    Realmente, existe insatisfação latente. Eu mesmo acho absurdo gasolina pra mais de 6 reais na minha cidade. Preço de comida versus valor do mínimo está dramático.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Será sua cidade na Bahia, onde Gue des privatizou a refinaria da Petrobrás?

  12. Florentino Fernandes Junior

    Essa camila deve ser atleticana, ela acredita

    Responda
  13. MARIA F LUPORINI

    Bom esteve nos quatro anos de Guedes?? O eleitor está votando por religião, por pauta de costumes e vem a Folha dizer que a economia não precisa estar bem.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Indicadores econômicos em deterioração, mas vocês são torcedores demais pra fazer uma análise isenta.

  14. Gilberto Rosa

    O que faz um vendilhão por um lugar ao sol, se tivesse caido a popularidade, ia ser manchete. Depois que a Folha deu coluna pra Bolsonaro propagar mentiras, não há mais qualquer resquício de dignidade do jornaleco, cujo bilionário dono é processado até pela irmã por fraude, o jornal segue a linha. Vergonhosa decadência.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Andrade, você votou no Marçal ou só no Bolsonaro e Aécio?

    2. Rodrigo Andrade

      Ô Gilberto, já falamos sobre essa média mundial de Covid várias vezes, e você segue aqui com essa Fake News? Você realmente acredita que pouquíssimas vidas foram perdidas na África, Índia e China, formando a tal média mundial que vc tanto martela? Compare-nos com EUA, México, países comparáveis ou até mesmo com a Argentina comandada pelo seu amigo Fernandéz na pandemia, e eu tenho certeza que até você é capaz de chegar a uma conclusão razoável. Faça esse esforço...

    3. Gilberto Rosa

      Andrade, a sua inocência, é responsável por meio milhão de vidas a mais que a média mundial na covid, e por trilhões em juros que enchem o bolso de bilionários banqueiros como o dono da Folha. É triste ver o pessoal lutando contra si.

    4. Rodrigo Andrade

      Gilberto Rosa é daqueles incautos que continuam acreditando na inocência de Dirceu e demais quadrilheiros, que não houve mensalão nem petrolão, que os bilhões devolvidos são dinheiro de mentirinha e que Lula, de fato, é o mais honesto do mundo. Como debater com gente assim? Detalhe, são incapazes de defender os seus sem falar dos outros. Incrível

    5. Gilberto Rosa

      Andrade, aposto que não sabes nada sobre o Dirceu, fora as manchetes do bilionário dono de jornal que apoiou o golpe, e que é processado pela própria irmã, Dirceu não comprou 51 aps no dinheiro, foi o miliciano da rachadinha e das joias. Não me espanta, que ainda acredita no Bolsoguedes, e também no bilionário banqueiro dono da Folha, torce pelos bilionários, contra si.

    6. Rodrigo Andrade

      Só pode dar coluna pro quadrilheiro José Dirceu?

  15. Fernando Alves

    Ou pode mascarar uma satisfação além da conta. Quem briga com números coloca o viés da paixão latente em seu coração, seu desejo.

    Responda
  16. Alexandre Marcos Pereira

    A propaganda baseada em estatísticas é um desvio. Um simplismo que ignora o complexo tecido que une números e pessoas, estatísticas e vidas. Existe uma insistência em vender a ideia de que o crescimento do PIB, a valorização do câmbio, ou o controle da inflação compõem um retrato fiel do sucesso nacional, mas será isso uma verdade? O crescimento econômico não paga a conta da desigualdade social. Não são apenas as economias robustas que definem uma sociedade próspera, mas também o bem-estar.

    Responda
  17. Cristofer Diego Beraldi Martins

    Muito interessante essas pesquisas que regularmente mostram candidatos, governos e políticas de esquerda como muito bem avaliados. No entanto, quando a realidade tem a oportunidade de se revelar, como nas eleições americanas por exemplo, todos ficam surpresos. Interessante...

    Responda
  18. Mauricio de Oliveira e Silva

    Folha sendo folha: o Governo Lula vai bem, mas... Pena desses articulistas vendidos a Faria Lima.

    Responda
  19. Marcos Benassi

    Eita, minha cara, muito interessante esse panorama: a despeito de uma constante má vontade da grande imprensa com relação ao Lula governo, notar que a percepção geral de aprovação ou desaprovação mantém-se constante, é excelente notícia. O Vêtêfê, Homem-termômetro - ou, como qualifico, Grão-Resumidor - faz excelentes observações, e a esta de vocês, vale a pena prestar atenção: não me recordo se foi na coluna dele que lhe acerca da "cheapflation", a inflação das coisas baratinhas. Isso pega.

    Responda
  20. José Cardoso

    Ele vai endividando o governo para gastar com caridade. Temo que não dê certo.

    Responda
    1. José Antônio

      ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em *65% (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana). Não deixarem os ''governos'', o Decorativo e o Inominável deixaram a relação ´Dívida/PIB` abaixo ou acima dos *65%?´´Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bi em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bi em 70 dias Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do

    2. José Cardoso

      Marcelo, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. No regime geral da previdência quem trabalha paga a aposentadoria de quem já saiu. O resto é caridade, pode ser meritória, mas é caridade: aposentadoria de funcionários civis e militares, BPC, aposentadoria rural, bolsa família...

    3. Marcelo Fernandes

      Caridade? Bolsa Família é caridade? Pagamento de aposentadorias e direitos adquiridos é caridade? Você acha bonito vir aqui passar vergonha?

    4. José Bueno

      Não se engane, se informe melhor e você verá que pode ajudar o governo resistir à sabotagem dos irresponsáveis predadores do país. O plano sério e responsável do Presidente Lula está no caminho certo.

  21. Ed Raschella

    O povo está com sdd de ver o presidente passeando de moto, jet sky, xingando a imprensa. Bons tempos que a gasolina subia toda semana, havia pele de frango, osso e soro de leite. Sdd da tabela do IRPF e o salário mínimo congelado. Da infração e desemprego na casa dos dois dígitos, do dólar a 6 e a queima das reservas. Das PEC de fim de mundo e de pastores pedindo ouro, ou ministro do meio ambiente mandando destruir floresta. É a saudade que explica a aprovação do atual governo.

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Ed modefonha quanta dor de cotovelo? Torceu pro bo lês levou taca Torceu pela Kamala levou uma estocada!

    2. Paulo Sales

      Estamos presos nessa lógica. Se Bozo é péssimo o Lula fica bom. Então fica claro que não existe ninguém a se votar diferente disso. Mesmo que apareça, e apareceu várias vezes, o povo não deu ouvidos porque gosta que seja assim.

    3. Ed Raschella

      O governo do amor herdou do governo de Satanás 400 bilhões de déficit no orçamento. O governo do amor herdou de vosso senhor Anticristo, o homem que diz que Jesus usaria pistola e mataria, 150 bilhões em calote do judiciário, 40 bilhões com os Estados. Herdou seis anos sem reajuste da tabela de IRPF, servidores, salário mínimo, IRPF, sem aumento por seis anos. Preço dos combustíveis sem impostos para tentar se reeleger e um bando de filhotes da ditadura tentando golpe. Prefiro o amor ao demônio.

    4. Rodrigo Andrade

      A inflação já está acima da meta, dólar já bateu o valor da Pandemia. Esse é o governo do amor, comparável a uma pandemia. O governo anterior foi desastroso em vários sentidos, o que não deveria evitar que as pessoas fossem críticas também ao governo atual. Ambos lados deliram com os paquitos de político, enquanto vocês ficam os defendendo aqui com unhas e dentes, todos, sem exceção, pilham alegremente o erário.

    5. Marcos Benassi

      Hahahahah, coisa linda, isso. Bem, é só as pessoas lerem a folha de São Paulo, pô: está aí o Bozo falando coisas lindas. Não precisam padecer de saudade... Hahahahah!

  22. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Não é verdade. Os sinais de alerta continuam

    Responda
  23. Adriana Flores

    São as mesmas pesquisas que empatavam Boulos com Nunes? Sei…

    Responda
    1. José Bueno

      Que mentira. Adriana!

    2. Alexandre Tavares

      O datafolha previu com precisão o cenário do primeiro turno, não sei do que você está falando

    3. Rodrigo Henrique

      Apresente para nós qual pesquisa dava empate dos dois no segundo turno. Deixe de fazer gracinhas e querer se aparecer.

  24. roberta melissa oliveira sales

    A inflação está aí. O emprego voltouas com salarios baixos e poder de compra irrisório.

    Responda
    1. Ed Raschella

      Acho que o povo está com sdd do salário mínimo, poder de compra e tabela de IRPF congelados. Bons tempos quando a inflação e o desemprego estava na casa dos dois dígitos. Estávamos no paraíso.

  25. Aderval Rossetto

    População não lembra que o PT triplicou o salário mínimo em dólar; e que a oposta direita reduziu os benefícios da aposentadoria e direitos trabalhistas..

    Responda
    1. Ed Raschella

      Jornalista tem síndrome de Estocolmo. Adora quem lhe "bate" na cara.

  26. Eduardo Elói

    Tem que ser ruim. Imagina! Eu não gosto dele. Eu sigo o que os outros dizem. Outros que imitam outros ainda. É assim que se forma o caminho do ruim. Da crise. Bom não vende.

    Responda
  27. Marcelo Godoy

    Alguém já se deu o trabalho de pesquisar (e divulgar) a inflação para quem ganha um, dói ou três salários mínimos? Os números frios mostram uma economia pujante, mas para quem?

    Responda
    1. Ed Raschella

      Pra quem comprava pele de frango e não conseguia abastecer o carro? Ou pra quem não via a tabela de IRPF e o salário mínimo corrigir por anos? Quem estava desempregado? Ou quem viu o dinheiro dos impostos indo pro ralo numa tentativa desesperada de comprar a reeleição? É uma boa pergunta.

  28. Rodrigo Andrade

    Lula é um idoso teimoso, que não chega inteiro pra disputar 2026. Janja é uma completa oportunista, o ponto alto da sua vida é a posição atual de viajante de luxo profissional. Quem mais? Fosse eu de esquerda, estaria bem preocupado com o futuro político no Brasil.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Ótima pergunta, desde quando a Janja é governo? Vamos ver, ela não perde uma oportunidade de ser a única primeira dama entre os governantes, representou o governo nas Olimpíadas, apareceu, de forma absolutamente constrangedora, numa foto entre Lula e Biden no salão oval da Casa Branca... os exemplos são muitos! Eu adoraria que ela respeitasse o protocolo e seguisse os passos de uma Dona Ruth Cardoso, por exemplo, mas ela não dá conta, é alpinista e oportunista demais, coitada. E o idoso deixa...

    2. Ed Raschella

      Oportunismo é engravidar do amante, após um corrimão, e trair o marido. Ou fretar com igreja só em época de eleição. Desde quando a Janja é governo? Se bem que ela foi esperta. Os adoradores de Lúcifer tentaram uma LDO e ela avisou o risco. Talvez, matar carpas pra pegar moedas seja um papel digno.

    3. Rodrigo Andrade

      Ed Raschella, logo vê-se que você é novo por aqui. Quem está passando pano pra quem, exatamente, no meu comentário? Eu considero a condução da pandemia pelo governo anterior absolutamente desastrosa, mas tem que ser muito inocente pra ficar falando desses % que você falou. Você realmente acha que os números de Covid da África e Ásia fazem algum sentido? As perdas no Brasil foram muito altas, porém alinhadas com outros países das Américas. Repense!

    4. Marcos Benassi

      A conferir, tal predição.

    5. Ed Raschella

      Teimoso é quem mora num país que tem 2,5% das pessoas no planeta, vê 11% de todos os mortos na Covid debaixo do nariz e ainda passa pano pra quem mandou enfiar ozônio e sarnicida nos buracos.