Opinião > Aceitem a democracia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximas

  1. Felipe Micaroni Lalli

    Juro que ia cancelar a minha assinatura hoje, mas com este artigo vejo que a Folha ainda respira! Viva a pluralidade de ideias!

    Responda
    1. Aline Guilloux

      Hahahahhahha fanfarrão!

  2. alexandre maciel

    Nos comentários, vemos um monte de gente que sequer leu o texto exatamente não respeitando a democracia.

    Responda
  3. Alice Felicissimo

    O único governante no poder no Brasil que propôs luta armada foi Jair Bolsonaro. Também foi este governante que articulou dos Estados Unidos a tentativa de golpe de 08 de Janeiro. Como esse senhor tem a cara-de-pau de falar em aceitarem a democracia? Como a Folha de SP dá espaço para este pusilânime alimentar seus seguidores do hospício paralelo? Faça me o favor Folha! Sem anistia para Golpista!!!

    Responda
  4. ERMELINDA SANTANA MATOS

    Scho que na próxima edição: goleiro Bruno escreve sobre respeito e valor da mulher

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, excelente! Da folha, ando esperando qualquer lichxo, cara Ermelinda. Tá difícil.

  5. Antonio Claudio Rodrigues dos Santos

    Piada pronta: Folha de São Paulo, um jornal a "serviço" da democracia.

    Responda
  6. EDUARDO DE ALENCAR

    #bolsonaropresidente2026

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, ótema. Do pavilhão.

  7. Neto Ribeiro

    É simplesmente constrangedor, sinto vergonha alheia da Folha dá espaço a um indivíduo desse, mas pra quem deu espaço a kim Kataguiry ser articulista não me surpreende. O cara que tramou um golpe de Estado, que desdenha da justiça, das instituições, das urnas eletrônicas, vem falar de democracia, esse senhor está doente, tem problemas mentais é o quê?? tudo o que ele acusa os outros ele é quem faz

    Responda
  8. Rômulo Moura

    Viva a liberdade de expressão, abaixo a censura!!!

    Responda
  9. Julhiano Cesar Avelar

    Nossa que absurdo... Colocar um ex-presidente num Jornal tão grande... E que teve 6 mandatos parlamentares (deputado federal pelo RJ)... Realmente, a democracia está acabada, daqui a pouco veremos até militares, trabalhadores comuns, donas de casa, todos podendo falar... Que Absurdo!

    Responda
    1. ERMELINDA SANTANA MATOS

      Nossa que absurdo não deixar assuntos ele entrnde : como planejar explodir bombas quartel e adutora RJ e sair ileso , fazer rachadinha ( filhos 1. 2, 3 e 4 ; espose 1 ,2, 3 ) , comprar imóveis caros com dinheiro vivo , como surupiar joias Ãrabes e vender ilegalmente, planejar golpe estado e simular eleição legítima. Não pode censura , que ele tenha direito a falar

  10. Bernardo Marcio Araujo de Macedo

    Até parece que foi o Bolsonaro que escreveu isso. kkkkkkkk. Fez as pazes com a Folha ???

    Responda
  11. Laercio Correa De Barros

    Uai! 1) Quem antes xingava os órgãos de imprensa brasileiros, notadamente a FSP, o Estadão, o Globo, a UOL, a TV Globo etc., agora dá entrevistas e escreve para esses órgãos?; 2) Com certeza, esse texto não é da lacra do subscritor, cuja limitação cognitiva não lhe permite escrever mais do que 2 ou 3 frases, geralmente desconexas.

    Responda
  12. Humberto Santos

    Que vergonha, Folha!

    Responda
  13. Bruno Antonio de Oliveira

    Mais um holofote da Folha para o Bolsonaro, uma superexposição que chega a ser sem sentido, por mais que tente explicar. Mas perderam a mão agora, tenho que ler do homem que ano passado atacou o processo eleitoral sem provas que ele é um defensor da Democracia...acho que o próximo passo é tornar o Bolsonaro um de seus colunistas..."no cercadinho com o Bolsonaro" seria um ótimo nome...

    Responda
  14. Fábio Nogueira

    Quem será que foi o "ghostwriter" ?

    Responda
  15. Andre Rypl

    Não há explicação moral para dar espaço a quem não segue as regras do jogo democrático. Um artigo desses só poderia sair acompanhado de uma análise mostrando cada uma das mentiras e falsidades. A lição é que não se pode coadunar com os liberticidas. Isso não é liberdade de expressão. Como a FSP não é ingênua, fica a pergunta: quais os interesses envolvidos?

    Responda
  16. Dilmar Meira

    Quando se acha que a Folha já desceu ao fundo do poço, ela ainda cava mais um pouquinho. Abrir espaço para Bolsonaro dar "aula" de democracia, depois de tudo o que ele fez contra essa mesma democracia, é um prenúncio, quem sabe, de um artigo de estupradores, defendendo o seu "direito" de estuprar.

    Responda
  17. Antonio Catigero Oliveira

    Não me surpreende ver a dona Folha dar espaço para o capitão de milícia contar mentiras; afinal de contas, já faz tempo que este jornal não tem compromisso algum com a realidade. Mas fico imaginando quanto$ a dona Folha faturou$ para permitir este engodo cínico.

    Responda
  18. Anete Araujo Guedes

    Um texto que merece se lido pelo avesso. As acusações, por terem saído da boca dele, lhe pertencem. Geralmente acusamos o outro daquilo que somos. Convém pesquisar os discursos do maior líder da Alemanha do século passado.

    Responda
  19. Andre Rypl

    Aguardo artigo do Paulo Maluf em defesa da probidade na política. E também um do Lira sobre transparência na aplicação de recursos públicos. E da Suzanne Von Richtofen sobre valores familiares.

    Responda
    1. Lourdes Barros

      Quem sabe darão também uma coluna na sessão Equilíbrio para o casal Nardoni: "Dicas para criar e proteger os filhos". E outra para Eliane Matsunaga: "Como sair de um relacionamento tóxico".

  20. Paulo Luizona Castagnao

    Vão dar espaço para o Marcola também? O título poderia ser "Em defesa da liberdade".

    Responda
    1. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

      Isso, vamos dar voz aos criminosos, onde passa um, passa toda a boiada.

    2. Andre Rypl

      Exatamente, Paulo

  21. Reinaldo C Zanardi

    Bolsonaro atacou a democracia durante seu governo, idealizou um golpe e o que a Folha faz: naturaliza o crimimoso e seus crimes. É o mesmo que dar espaço para cientista negacionsita atacar vacina . O jornalismo brasileiro é parte dos problemas deste país, não da solução.

    Responda
  22. Paulo Luizona Castagnao

    Triste fim da FSP. Infelizmente está pior do que o Estadão e Brasil Paralelo. Não esqueceram como eram tratados na época do Jair Bolsonaro?

    Responda
  23. Joel Leal de Almeida

    Ler esse texto e imaginar quem o escreveu como alguém que respeita a democracia é duvidar que eu tenha um mínimo de inteligência e leitura de mundo para concordar com o que está escrito. Alguém que questionou repetidamente as urnas eletrônicas, que vociferou contra a vacina, que tratou com desrespeito jornalistas, que mente descaradamente, que estimulou um golpe, só me leva a um lugar: cancelar a assinatura da FSP.

    Responda
  24. R M

    Vergonha, Folha. Assinatura cancelada

    Responda
    1. Lucas Mendes

      kkkkkkkk

  25. Malu Barsanelli

    Um tanto irônico que um jornal “a serviço da democracia” publique um artigo de uma figura autoritária, como já constatou este mesmo jornal, defendendo sua visão de democracia. O que impressiona no texto não é apenas sua inversão de conceitos, mas sua qualidade inócua, frouxa, sem estofo. O que faz dele um artigo relevante? O que ele traz de discussão para a realidade social? No que ele ajuda além de dar palanque a um sujeito que tenta retomar sua relevância política depois de tantos tropeços?

    Responda
  26. maria adélia rodrigues gomes

    Bolsonaro falando de respeito à democracia.., ou de qualquer coisa que não seja seu clã. A FSP precisa parar de passar vergonha. Nos poupe dessa gente ruim.

    Responda
  27. Lucas Mendes

    Muito bom diagnóstico. A realidade está pulsante. A esquerda não sabe mais lidar com a política e não se conecta com o povo. Quem está conectado com os anseios reais e mais profundos do povo é a direita. A vitória do Trump colocou isso em evidência, e a esquerda está desolada. Eis a realidade.

    Responda
    1. Djan Zanchi da Silva

      João Paulo Zizas, vai dormir e sonha novamente que o bozo fez um ótimo governo e que todas essas bo bagens que tu escreveu aqui são verdades. SQN!!!

    2. João Paulo Zizas

      Diferentemente das inversões da realidade escritas pelo leitor Djan, a anterior administração federal brasileira agiu muito bem na pandemia. As ações foram boas inclusive no tocante à imunização. Houve correta e tempestiva disponibilização das vacinas alardeadas como aptas a anular ou amenizar as más consequências da contaminação pelo vírus SARS-CoV-2. Quem quis inocular tais produtos àquela época, pôde fazer isso graças ao ótimo trabalho do governo Bolsonaro.

    3. João Paulo Zizas

      O ex-presidente Jair Bolsonaro algumas vezes se expressou mal. Entretanto, esse foi o maior problema de conduta de alguém que governou sempre seguindo a Carta Magna e ressaltando a importância de respeitá-la. E a anterior gestão federal, em geral, executou boas políticas públicas. Ela soube, inclusive, evitar um cataclismo socioeconômico muito superior àquele oriundo das absurdas medidas de isolamento impostas na pandemia por desavergonhados prefeitos e governadores apoiados pelo STF.

    4. Djan Zanchi da Silva

      Ele quase ganhou? Esquece o que ele fez no Nordeste no dia da eleição? O cara é tão ruim que mesmo usando a máquina de governo foi o primeiro a não conseguir se reeleger. E demagogia é com o minto mesmo, que fala em democracia e é gol pista; fala em Deus, mas é precon ceituoso, men tiroso, hipó crita, racha dor e la drão; fala em família, mas já está na terceira ou quarta matilha.

    5. Lucas Mendes

      Quer você queira ou não, Bolsonaro defendeu os trabalhadores contra o golpe radical do lockdown. Certo ou errado, ele defendeu alguma primazia do trabalho, diante do apelo pelo lockdown absoluto = caos absoluto. Com toda a campanha difamatória contra Bolsonaro (nazista, fascista, genocida, anti-democrático) ele mesmo assim quase ganhou as eleições. Imagina agora que esse discurso demagógico não cola mais...

    6. Djan Zanchi da Silva

      Outra coisa, isso não prova que a direita está conectada com o povo, mas, sim, que o povo, a grande massa, ainda não é capaz de enxergar quem o explora.

    7. Djan Zanchi da Silva

      Então mentir descaradamente é estar conectado com o povo? Incentivar que trabalhadores não se vacinem e se exponham, assim como suas famílias, a uma epidemia letal, para que empresários isolados em casas de praia com suas famílias mantenham seus lucros é estar conectado com o povo? Das duas, uma: ou tu não é capaz de enxergar um palmo à frente do nariz ou é muito mal intencionado.

    8. Bruno Araujo

      O problema, Lucas, é que o diagnóstico não orna com o autor do texto, não é mesmo? Não dá pra esquecer o passado, especialmente o que houve em 08/01/2023. Faça-nos algumas garapas!!!

  28. Bruno Araujo

    Bolsonaro, O Assanhado! Mas como diz aquele meme da senhora...: Ele num vai não!

    Responda
  29. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

    Paráfrase Chico, “ah, esse jornal ainda cumprirá o seu corcovo. Ainda se transformará em uma imensa Gazeta do Povo”.

    Responda
    1. josé SOARES

      Já se transformou.

  30. Rodrigo Trivellato Garavini

    Quem escreveu?

    Responda
  31. Evanilson Gonçalves

    Aceitem a democracia! O título já diz muita coisa, ao ler os comentários, é notório ver que a democracia no conceito de alguns esquerdistas é relativa! Uma simples opinião é atacada veemente! A folha está sendo atacada por apenas abrir espaço para opiniões divergentes! O jornal acertou e para o desespero de alguns, a matéria já é a mais lida do ano!

    Responda
    1. Aline Guilloux

      Amigo, opinião divergente requer que o outro lado também tenha respeito, aos jornalistas, aos leitores da Folha, ao que clama falar sobre… não há tolerância com quem fere os preceitos básicos da vida em sociedade. Tolerar e dar palco pra quem tem este tipo de atitude leva a um único lugar: normalização do impensável. Depois sentamos diante da história e nos perguntamos como deixamos acontecer? Assim, normalizando “opiniões discordantes” que ferem direitos básicos. “your body, my choice”

    2. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Não é a mais linda é a mais acessada e comentada pela indignação em dar espaço para está aberração da política brasileira. Ninguém leu o que este sem cognição escreveu mesmo porque ele tem seus "marra cachorro" para fazerem isto. A nova política da Folha e abrir espaço para todos a margem da lei darem "opiniões". De golpistas a traficantes passando por chefes de organizações criminosas, aguardemos!!

  32. Carlos Magnabosco

    Está escrito na língua portuguesa padrão…na norma culta…sem palavrões, sem termos chulos…A Folha bem que poderia informar a autoria do texto.

    Responda
  33. ALVARO GUSTAVO ARIAS

    A redação não é do milico. Não, mesmo.

    Responda
    1. josé SOARES

      Provável ter sido escrita na Barão de Limeira. Tem muitas letrinhas pra ser do inelegível .,

  34. José Ricardo da Silveira

    É um pedido bizarro vindo de quem vem: o sujeito que a partir do seu 1º dia de mandato começa a denunciar fraudes eleitorais, as urnas eletrônicas, o “golden shower” e ocupa boa parte do seu des-governo urdindo um golpe de estado. Parafraseando o sábio rei da Espanha, Juan Carlos, “bolsonaro, Porqué no te callas??”

    Responda
  35. Sarah Escorel

    Cancelei minha assinatura.

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Por telefone, horário comercial e a moça fica insistindo para falar o motivo e para esperar mais um pouco, que será analisado, enfim, um saco

    2. Poliana Silva

      Mesma coisa aqui! Como cancelo? Parece que é só por telefone, no horário comercial…

    3. josé SOARES

      Idem.

    4. Emilio Mansur

      Como tu conseguiu. Estou tentando a mais de 1 ano.

  36. Rai Giovanni

    É só o inicio da historia road to Planalto 2026...

    Responda
  37. FRANCISCO TEODORO

    Quem é que não aceita resultado de eleições mesmo? O que promoveu a invasão do capitólio em 06/01/2220 (EUA) e das sedes dos três poderes no Brasil em 08/01/ 2023 para tentar anular a eleição de seus opositores ?

    Responda
  38. MARCIO DA SILVA JARA

    Parabéns, Folha! Antes tarde do que nunca. A verdadeira democracia se fundamenta na convivência de pessoas de diferentes espectros políticos. Espero que o jornal amplie seu espaço para vozes tanto da direita quanto da esquerda, com a expectativa de que o diálogo entre esses grupos, ainda que antagônicos, leve sempre a melhores soluções para o nosso país. Mais uma vez, meus parabéns!

    Responda
    1. josé SOARES

      Direita é uma coisa .Extrema direita como a desse ex-capitão golpista é outra é inaceitável.,-

    2. Andre Moraes

      Se não se tratasse de um cínico golpista, que usa um artigo não para apresentar ideias e sim atacar o outro espectro, eu até concordaria com você. Mas vindo de quem se alimenta de ódio e ataques; claro que sempre vai ter quem simpatize.

  39. PAULO CESAR DE CAMARGO MIRANDA

    Só pode ser Fake News. A Folha não ia publicar essa matéria e ainda dar autoria ao bozó.

    Responda
  40. Edailson Monteiro Rodrigues

    O FSP, amanhã me liguem de novo pra saber porque parei de pagar a assinatura.

    Responda
  41. josé SOARES

    Critiquei está maté ria abjeta e fui censu rado. Coerente com o autor.

    Responda
    1. Lourdes Barros

      Idem.

  42. Edailson Monteiro Rodrigues

    Amanhã no oipinião, não percam a Suzane von Richthofen falando como cuidar bem dos pais, sou obrigado a parafrasear o sensacionalista.

    Responda
  43. FLAVIO CALICHMAN

    Certeza ABSOLUTA de que não foi o capitão quem escreveu, mas um "ghost writer", apesar do erro logo no primeiro parágrafo ("alguns analistas...tentam apresentar muitos desses movimentos...não é", o correto, óbvio, seria "não são"). Como eu sei? Simples: não traz "no meu entender" mal colocado nas frases, não tem "o parlamento", "isso daí", "disso aí", "na ponta da linha" e nem "pra ponta da praia"; não reparei, mas creio que nao tem "kwestão", que os outros brasileiros chamam de "'questão".

    Responda
    1. Lourdes Barros

      Também não escreveu: "dentro das 4 linhas da constituição..."

  44. Davi Ferraz

    É claro que isso não foi escrito por bolsonaro. Ele não tem capacidade para isso.

    Responda
    1. josé SOARES

      Provável ter sido escrita na Barão de Limeira

    2. Edailson Monteiro Rodrigues

      o pior de tudo é FSP publicar isso.

  45. Marcos Barbosa

    A Folha apenas demonstra onde chegou, já foi acusada de esquerdista, direitista, e até aqui tudo bem, mas agora virou um jornal (zinho) pentecostal e da voz ao que chama de pluralidade de opiniões, mesmo que seja opiniões criminosas, mentirosas, golpistas, esperem em breve artigo de Marcola e outros.

    Responda
  46. anna lutaif

    Que vergonha, Folha de São Paulo! Bolsonaro falando de democracia? Que farsa esse artigo! Minhas dúvidas em cancelar minha assinatura acabaram agora!

    Responda
    1. josé SOARES

      Idem.

  47. josé SOARES

    A do lha perdeu todo pudor

    Responda
  48. Emerson dos Santos

    A Folha de S.Paulo de mãos dadas com o bolsonarismo. Este jornal abandonou o bom jornalismo há muitos anos. Aliás, já defendeu que no Brasil, a Ditadura Civil-Militar 1964-85, foi "dita branda". Ou seja , não matou e violentou com o mesmo ímpeto que Chile e Argentina. Portanto, abrir espaço para quem gosta de violência e detesta à democracia , não é surpresa.

    Responda
  49. Andre Moraes

    É inacreditável que a Folha se preste a publicar uma farsa. Sem entrar na discussão do conteúdo que está mais para torcida para o fim da esquerda do que para análise política e de momento cíclico. Bozo jamais teria capacidade de assinar esse artigo; textos possuem impressões autorais, e no caso desse especificamente, não tem um mísera impressão autoral desse mise-rável intelectual que apenas emprestou seu nome para algum ideólogo junto com a Folha dar uma reforçada na polarização. Nojo.

    Responda
  50. Mari Tavares

    Folha de São Paulo, em nome da democracia, cedam espaço de manifestação ao atual presidente. Sejam éticos.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.