Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Barbosa

    Comentei sobre desfavelizacao pra uma carioca, ela lançou uma outra questão, "eles querem realmente o fim das favelas?".

    Responda
  2. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Vergonha é o custo do Judiciário ao povo que mora em favelas.

    Responda
  3. Luis Nunez

    Temos um excesso enorme de população. Está aí uma das muitas consequências.

    Responda
  4. Daniel Silva

    Aos poderosos de muitas favelas em muitas regiões, é interessante educar o povo ? Mudar a mentalidade deste como sendo moradia temporária, adequar a família de acordo com a renda e irem atrás de oportunidade de infraestrutura digna ? Ou preferem glamourizar esta existência e manter este círculo e poder de influência (extorsão) ?

    Responda
  5. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Pai dos pobres aumentou favelas em todos os estados.

    Responda
  6. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Pai dos pobres aumentou favelas em todos os estados.

    Responda
  7. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    "se o governo federal não conduzir a economia com a devida responsabilidade". Bolsonaro/Guedes conduziram a economia com total responsabilidade e as favelas estão aí (até aumentaram no governo deles). Tem alguma coisa errada na avaliação da Folha.

    Responda
  8. delane José de souza

    Na cruzada anti-governo, de que a Folha participa, todos pedem corte de gastos, os de sempre: saúde, educação, sociais, etc. "Us Mercadu" e a outrora 'grande imprensa' se 'esquecem' de citar as desonerações, de que não raro são beneficiários; a escandalosa taxa real de juros; o ataque escandaloso do Congresso sobre o Orçamento da União, etc.

    Responda
  9. Rai Giovanni

    Ver-gonha para o Brasil do Biroliro e orgulho pra Ma-fia do Dende, Grobo e PT/PSOL.... Como eles gostam de dizer quando um funkeiro ana-lfabeto compra um carrão, ou uma funkeira compra uma casa na barra... Favela vence, "é nois na fita"...

    Responda
  10. Paulo Silva Barbosa

    Vergonha! Diversos estrangeiros que nos visitam, tanto a negócios, quanto turismo, quando descem em Guarulhos e veem a São Paulo, sentem constrangidos ao passar pela rodovia Ayrton Senna, ao ver a precaridade das construções por quilômetros mostrando explicitamente a distorção de rendas do país tão generosos para alguns, e tão deplorável para outros.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Generoso pra quem trabalha, estuda e planeja o futuro, deplorável pra quem acha que o governo é que é responsável por sustentar e garantir o futuro dele.

  11. Marcelo Costa Batista

    Herança colonial agravada pelas políticas tucanas da era FHC até João Dória o (Bolsodória) e de todos os seus aliados políticos e econômicos e da grande mídia como a Folha de SP, rede Globo e a maioria das emissoras que defenderam e defendem o mantra das reformas sobre pobres. Vamos a elas Estado mínimo para pobre e máximo para ricos, isenção fiscal para investidores (ricos) e aumento de imposto até sobre pobres, privilégios para militares e o auto escalão dosnpoderes executivo, legislativo...

    Responda
    1. Marcelo Costa Batista

      Privilégios para o alto escalão do executivo legislativo e judiciário ao mesmo tempo que retira direitos e precariza a vida de professores e do funcionalismo no andar de baixo, servem a população na ponta. Tudo para agradar a Faria Lima e os rentistas como Armínio Fraga, Guedes, Meireles, Campos Netos etc... que são símbolos dessa elite que esmaga brasileiros pobres para sobrar mais gordura para ricos tudo defendido aqui nessa folha como soluções para o país na prática só faz crescer as favelas.

  12. Orasil coelho pina

    O Brasil não se envergonha de nada, se apresenta como fosse um irmão latino da Suécia! OrasilObservador!

    Responda
  13. Anete Araujo Guedes

    O Arcabouço Fiscal, imposto ao governo Lula, não passa de uma camisa de força. O presidente se elegeu prometendo colocar a população no orçamento e o rico no imposto de renda. Efetuaram agora um pacote de contenção de gastos sociais, destinados à saúde, educação, meio-ambiente etc. O corte sempre é realizado pra baixo e nunca pra cima. Se o Lula não reagir, o povo será retirado de vez do orçamento, e o rico seguirá fora do imposto de renda, mantendo todos os seus privilégios.

    Responda
  14. Daniel Barbosa

    Vergonha coisa nenhuma! Sejam coerentes com o rentismo elitista que tanto defendem: favelas e miséria são necessárias e desejáveis, pois são o contraponto lógico do acúmulo de bens e capital. Ponto.

    Responda
  15. josé SOARES

    Pois é .E para os rentistas e para parte da mí dia construir moradias populares é gastança.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Me explica o que é rentista na sua concepção.... Vc sabe exatamente o que é rentista ou esta repetindo o que ouviu dos doutrinadores.

  16. Peter Janos Wechsler

    O Brasil nunca deixou de ser um país feudal. A matriz portuguesa também foi até a entrada na UE. Não temos está sorte e continuamos com as nossas oligarquias.

    Responda
  17. Anete Araujo Guedes

    Faria Lima cria terror pelo pacote anti-pobres. Criaram uma nova armadilha para Lula.

    Responda
  18. FRANCISCO SALES RAMOS TESTA

    Lamentável!!!! Problema secular sem solução. Fim da escravidão, sem empregos e moradias ,ex escravos formaram a primeira favela do Brasil : Morro da providência- RJ. Não podemos esquecer que muitas comunidades foram formadas por ações das Classes Ricas . Vide Paraisopolis SP .Trabalhadores chamados para construir casas do Morumbi .sem moradia para continuarem a trabalhar nas obras acabaram ficando . Sem falar das comunidades litorâneas: vide Angra , Maresias , pararaty e por aí vai .

    Responda
  19. Silvio Mendonca

    Também não acredito que o Brasil mude. Porém, em um país governado pela esquerda, esse tema deveria ser prioridade. Não vejo nenhum governo no Brasil, federal, estadual, que veja as favelas como prioridade. Esse país é uma lástima.

    Responda
  20. Paolo Valerio Caporuscio

    brasil do avesso e de povo desprovido de dignidade, favelas viraram atrações turísticas e cool.

    Responda
  21. José Eduardo de Oliveira

    minha casa minha mentira.

    Responda
  22. Vanderlei Nogueira

    Migração em massa para reformas nunca foi democracia

    Responda
  23. Vanderson Pinheiro

    acredito que isso nunca irá mudar no nosso país indepedente do grupo político que chegue ao poder... parece que é algo que já ta encravado no DNA do brasileiro , isso pq muitos [ br's e gringos ] já aceitaram que favelas é algo inerente ao Brasil

    Responda
  24. José bello

    Morar durante algum tempo na favela até pode ser justificável, mas passar gerações na favela é falta de iniciativa e falta de amor aos seus familiares. A maioria dessas pessoas excluíram do vocabulário e de suas pretensões, porco budismo, a palavra alugar. Morar um pouco mais distante e pegar condução para trabalhar é fora de cogitação, afinal quem não gosta de morar em capitais, onde o metro quadrado é super mais caro? Invadir é a palavra de ordem para moradores de favelas.

    Responda
    1. josé SOARES

      Bebeste o que hoje?

  25. Armando Moura

    desigualdade é o nome da tragédia social do brasil, desde sempre foi assim nesta colonia do fim do mundo. pessoas se acumulam ao lado de bairros com estruturas, nas margens de córregos que levam o esgoto dos mais ricos para os rios, nas encostas que vão desabar, criam um labirinto fácil de ser dominado pelo crime organizado. O governo dá poderes para policia resolver de forma violencia o crime lá dentro, o poder ve oportunidades de domínio e lucros. Assim crescem as milicias e balas perdidas.

    Responda
    1. José bello

      Mora na favela quem quer, é muita pretensão querer morar nas capitais e ao lado da praia

  26. Matheus Battistoni

    Sempre tive vergonha de ser brasileiro quando via uma favela. É isso que se chama de terceiro mundo. Os impostos deviam servir para construir casas melhores, com mais espaço entre elas.

    Responda
  27. Vanderlei Nogueira

    Todas as cidades favoráveis à migração em massa para reformas trabalhistas, políticas e principalmente étnicas foram destruidas

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Formaram uma cidade clandestina dentro da cidade.

  28. Paolo Valerio Caporuscio

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  29. Alex Sgobin

    É uma vergonha para o mundo, não só para nós. E qual a real chance dessa tragédia ser resolvida, se somos desiguais até a medula, e se até parte do povo pobre apoia abestadamente quem lhe toma o dinheiro e celebra bilionários como "exemplo"?

    Responda
  30. Rafael Theodoro Silva

    Uma reforma agrária se faz necessário, longe dos holofotes demagógicos e politiqueiros , os problemas sociais são resolvidos por amostragem, logo após são varridos para debaixo do tapete. E longe de ser um profeta do apocalipse, tudo continuará da mesma forma.

    Responda
  31. Samuel Fagundes

    Vergonha e desfaçatez é o papel que a mídia tem em tudo nisso, aí incluída FolhaPan. Sempre cobram que o PT faça sua mea culpa, mas não se dignam a pedir desculpas à sociedade pelas mentiras que nos levaram a isso. Não trabalham para o interesse do Brasil, mas sim de quem lhes pagam mais. Sejam coerentes, pelo menos, façam uma reportagem honesta da lava-jato e quanto que nós perdemos entregando nosso pré-sal para os gringos

    Responda
  32. Ana Maria Rocco

    Com certeza é uma vergonha. E a FSP sistematicamente atacando governos que tentam fazer algo pelo social, sempre ajudou a piorar esse quadro. Isso é muito lamentável também.

    Responda
  33. Soares Pop

    Adicione a essa quantia de favelados os milhares de moradores de rua de SP (ainda que Curitiba e mais algumas capitais estejam seguindo seu exemplo), que sequer tem onde se morar.

    Responda
    1. antonio brito

      Bem lembrado. Em São Paulo perto da sede da fsp não há vagas debaixo de viadutos

  34. André Vinícius

    Ah, claro, sobre o último parágrafo, basta a economia crescer que o bem-estar será distribuído de forma justa na sociedade, né? A desigualdade é inexistente no capitalismo.

    Responda
  35. AIK MAURICE ESKINAZI

    Srs. Editorialistas, decidém-se! Uma hora, Defendem que o governo corte gastos, ou seja, corte investimentos públicos para melhorar as condições de vida para as populações mais pobres (mas não as beneses das grandes empresas, incluindo a FSP), outra hora defendem o contrário... É Populismo rasteiro!

    Responda
  36. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Como vou comentar uma reportagem sobre favelas, se a palavra favela é automaticamente censurada quando escrevo?

    Responda
  37. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Tem que definir o que é favela. () Um lugar com pouca qualidade de urbanismo e serviços públicos deficientes, mas que os moradores não querem sair de lá? () Um lugar precário, com barracos, de onde as pessoas não saem porque não podem? Só podemos tirar conclusões a partir de uma definição conceitual.

    Responda
  38. Ricardo Jabbour

    Este Editorial da FSP é de uma hipocrisia sem tamanho. Todos os dias, este pasquim fica defendendo posições que vão de encontro a qualquer medida que possa mudar este quadro de penúria que grande parte da população mais humilde de nosso pais vive. A Folha a exemplo do Estadão defende os grandes grupos econômicos e não tem autoridade moral para opinar sobre este tema. Vocês são uma vergonha para o Brasil....

    Responda
  39. josé cláudio do nascimento

    Não há como o poder executivo resolver o problema, pois o congresso não aprova reforma agrária e outras reformas estruturais que ocasionam o inchaço das cidades.

    Responda
  40. Beatriz Alvares

    Pois é Folha. O que vocês, da grande imprensa fizeram em todos estes anos para apoiar governos defensores da justiça social? Agora falam em vergonha? Nossa sociedade foi organizada para privilegiar uma minoria de ricos e nosso Congresso defende estes ricos, está é a verdade Que tal um Editorial defendendo tributação sobre as grandes fortunas? Ou defendendo a reforma agrária? Pensem nisso.

    Responda
  41. Gisele Escorel

    e pq a FSP se alinha sistematicamente a quem se opõe a politicas publicas no sentido de mitigar essa mazela?

    Responda
  42. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    O pai dos pobres está piorando a situação

    Responda
    1. josé SOARES

      Quem mais construiu moradias populares foram os governos Lula 1 , 2 e o 3 está construindo.Nao sou lulista, mas informe-se.

    2. josé SOARES

      Dona Safra, quem mais construiu moradias populares foram os governos Lula 1 , 2 e o 3 está construindo.Nao sou lulista, mas informe-se.

    3. Beatriz Alvares

      Certamente quem você chama de pai dos pobres não é Bolsonaro, o pai dos ricos, que durante a sua gestão fez o Brasil retornar ao mapa da fome . Ao contrário do que você fala, Lula está consertando isso.

  43. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Aumentou muito em 2023

    Responda
    1. Beatriz Alvares

      Mentira

    2. Marcelo Magalhães

      Flor de Lis você está usando o celular a essa hora? Vou ligar pro presídio.

  44. josé maria silva

    Pra mim a ocupação ilegal de áreas urbanas como as rurais inclusive a grilagem de terras públicas deveriam ter oesmo tratamento.

    Responda
  45. MARCO ANTONIO POLISELI

    Pensei que eram nossos melhores pontos turísticos.

    Responda
  46. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Está certo o editorial. Morar em favelas é sinônimo de déficit civilizatório. Mas atualmente nota-se no Brasil um processo de glamourização das favelas, apontadas como "solução", "potência", fonte de cultura, saberes, etc. Mas só quem ganha com a existência das favelas são criminosos, que encontram um lugar onde podem exercer seu poder sobre favelados desarmados e impotentes.

    Responda
  47. Marcelo Magalhães

    Texto com objetivo de desqualificar o governo como ator para diminuir a pobreza, que insere varias informações subliminares estratégicas. Primeiro, não há como atribuir criminalidade às favelas, quando o ex-presidente, atualmente apoiado pela folha, foi pego com drogas no avião e recebendo joias como propina. Segundo, a pandemia aconteceu no mundo todo e nem por isso, a miséria disseminou como no Brasil. Terceiro, o único empecilho à diminuição da pobreza é a ganância do capitalismo.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  48. filipe moura lima

    Qual a contribuição das famílias milionárias, como a dona deste jornal, para resolver esse abismo? Nenhuma! Não li nem lerei esse tipo de fabulação.

    Responda
  49. Ernesto Solis

    Folha, escreve um editorial indignado sobre o flagelo da desigualdade, fruto da concentração de renda indecente do Brasil, mas em seguida fica colocando Bolsonaro em destaque e fazendo campanha p direita, nao seja hipo cri ta.

    Responda
    1. filipe moura lima

      E nem fica vermelha

  50. Fernanda Pereira

    Que visão unilateral e higienista, não? Deviam saber, falar com as pessoas que moram nas comunidades ou favelas...iriam se surpreender em perceber que não é um conglomerado de pessoas e sim locais onde falta estrutura por falta de estado e não falta de polícia

    Responda