Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. valdonir estivalet teixeira

    Parabéns a FSP de quem em geral sou crítico por defender posições e visões muito longe da realidade!! Numm mundo globalizado digitalmente conectado. Fica difícil teimar e esconder fatos, quando por outros meios se recebe informações bem diferentes..

    Responda
  2. Marcos Serra

    Essa visão curta e tacanha de "quantos morreram" é característica de formatados que desejam defender o indefensável, mas vamos lá: só de soldados russos já são contabilizados mais de setenta mil. Será que se o megalomaníaco e agressor Putin tivesse na linha de frente algum parente (filho ou sobrinho) no conflito agiria assim? No dos outros, é refresco. Além do arbítrio de tomar o que não é seu (vide Maduro kukaracha), a estupidez é tão grande que não conta derramar o próprio sangue por vaidade.

    Responda
  3. Severo Pacelli

    A Rússia deveria por uma base militar na Palestin.a e acabar logo o genocídio na região. Netan, biden e agora trumpp iriam pensar duas ou mais vezes.

    Responda
    1. Alexandre Angélico

      Você parte da suposição que o Putin é um humanista, preocupado com a dignidade humana. Não há nada mais longe da realidade do que essa sua premissa.

    2. valdonir estivalet teixeira

      Na cuba dentro do quintal dos americanos foi bem mais facil

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Tão simples, não? Como ele não pensou nisso antes? Que coisa!

  4. Antonio Melo

    Biden queria derrubar Putin c/ a guerra da Ucrânia. A guerra gerou inflação, gastos e impopularidade, e Biden caiu. Putin saiu fortalecido e Biden humilhado s/ sequer eleger a sucessora. Zelensk será solidário aos q morreram e morrerao e à destruição da Ucrania, lutando no campo de batalha até a morte, ou, fugirá? Trump, um vassalo, subserviente e admirador de Putin, antecipará a vitória russa. O q fora construído pra ser um Vietnã russo fortaleceu ainda mais Putin. Geopolítica ñ é pra amadores.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Biden nem poderia pensar em derrubar Putin, um general amigo e aliado de Putin tentou e não conseguiu. Biden sabe o poder do outro, não é novato em política, não sabia? Humilhado estará metade do povo quando o vencedor começar a tripudiar de meio mundo e levar o país ao caos. Como da vez anterior. Fala muito, só faz as nei ras e o mundo tem de pagar por isso.

  5. FLAVIO CALICHMAN

    Invasão pura e simples da Ucrânia que já perdura por três anos, guerra cruel que matou dezenas de milhares de civis ucranianos e que provocou o deslocamento de milhões de refugiados (dados da Wikipedia) - mas nao se vê aqui nos comentários um milésimo da revolta, da indignação e do ódio dos habituês da seção quando o assunto é Israel. Talvez porque não envolva judeus e, sim, russos e seu líder autoritário e despótico que é deveras popular no Sul Global e entre os, ahem, "progressistas".

    Responda
  6. Carlos Eduardo Cunha

    Estas invasões criminosas perpetradas por Rússia e Ha.. ms. demonstram como o ser humano dominado por lideranças desumanas ataca outros países em busca de poder sem se importar com as consequências que certamente trarão dores aos adversários e a si próprio. Precisamos muito evoluir ainda .

    Responda
  7. Mauricio Costa

    Jamais os editores de jornais europeus e norte-americanos achariam que um repórter brasileiro contaria nessa guerra como um jornalista "ocidental". No máximo, seria um periodista do Sul Global.

    Responda
  8. Edson Antonio Mendes

    Cadê o lu le falastrão que sempre enfia o focinho onde bem quer peita o Putin e manda parar com a guerra ? A tá o Velhinho bateu a cabeça tá desorientado, tá mais pra Biden 2 ou 3 !

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Muito ofensivo. Não consegue pensar em algum argumento sem ser extrema direita, etarista e sem noção? Se os europeus não conseguem parar Putin com toda ajuda à Ucrânia como alguém daqui faria enorme diferença. Pensar cansa, não?

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Essa obsessão de enfiar Lula no tema não lhe faz nada bem.

  9. Enrique Castro

    Igor, se quiser ver repórteres ocidentais trabalhando (desde ha muito tempo) no Donbass é so procurar pelos videos do italiano V.N. Rangeloni em Youtube. Ele mostra, há anos, as atrocidades dos ucranianos no Donbass.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Os russos não têm agido diferente. E invadiram para anexar o país, que tem de se defender. Ainda mais agora com tropas norte-coreanas reforçando o ataque russo.

  10. Hernandez Piras

    Não causa nenhuma admiração que o Sr. Gielow tenha sido um dos escolhidos para esse passeio de propaganda russa. Sua cobertura sempre foi parcial, apoiada que estava quase que exclusivamente em fontes russas. Pelos seus prognósticos do início da guerra, esta já terminou há cerca de três anos e uma bandeira russa tremula em Kiev.

    Responda
  11. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Pare de mentir Não houve telefonema

    Responda
  12. noel neves

    Guerra estúpida! Assim como todas... Houve um desequilíbrio de forças depois que a Coreia do Norte (China) passou a fornecer equipamentos bélicos à Rússia que... estava à beira do colapso.

    Responda
  13. JAILSON DE BEZERRA

    Um doido nos Estados Unidos e um tirano na Rússia. Em que mundo estamos?

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Sem contar o da Hungria, o da Polônia, o da Coreia do Norte, Nicarágua, Venezuela, Argentina, a da Itália, além de todos os ditadores na África. Estamos em uma época de abismos abertos e as populações caindo neles alegremente ou sendo jogadas contra a vontade.

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Num mundo em que logo o doido também será tirano. Por vontade popular.

  14. Luiz Carlos Silva da Cunha

    A Ucrânia perdeu a guerra no dia em que ela começou. Agora é somente uma questão de tempo. E quanto mais o tempo passa, mas sofrimento, devastação e morte da juventude de um país extraordinário. Prometeram às elites da Ucrânia, algo impossível de se efetivar, que foi desconsiderar a doutrina de segurança da Rússia. Vários alertas e sinais foram dados, mas o Didi Mocó de Kiev ignorou. O resultado foi guerra no coração da Europa. Tantas vidas ceifadas para nada. Essa guerra precisa terminar ONTEM.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Os EUA apoiaram a Ucrânia somente para tentar desgastar a Rússia. Também foi um erro. A questão humanitária não passou pela cabeça de nenhum dos líderes.

    2. Enrique Castro

      Essa guerra vai acabar, como todas, somente quando não for mais economicamente viável para quem a promoveu e está ganhando muito dinheiro com ela. Uma vez que a conta fica mais salgada que os ganhos, a guerra acaba. Nem antes, nem depois.

  15. Armando Moura

    porque este reporte não vai a ga za para ver os corpos despeda ça dos de crianças e mulheres debaixo dos escombros?

    Responda
    1. Enrique Castro

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. FLAVIO ZOLETTI

      Era lá que ele estava antes de chegar na Ucrânia filho.

  16. João Gabriel Tavares

    E ainda tive que ler há pouco tempo atrás nos jornais daqui que a Rússia iria perder essa guerra.

    Responda
    1. Cláudio César de Andrade

      A Russia poderia perder a guerra contra a Ucrânia pela deterioração de sua economia, e se Kamala Harris tivesse vencido a disputa presidencial, mas o fator TRUMP é o fato novo favorável a Putin.

  17. Jorge Severo

    Marcos, antes de fazer xingamentos enraivecidos, vai aprender a conjugar o verbo ser.

    Responda
    1. alex carvalho

      Marcos, os afins que disse inclui a familicia bolsonara?

    2. Zé Antônio Sales

      Marcos, você tem incluir também Netanyahu, que vem massacrando um povo para anexar regiões da Palestina a Israel. Tudo para satisfazer também seu ego.

    3. Marcos Serra

      Jorge, desculpe-me. Corretor não é fácil, estava digitando na sinaleira. Favor corrigir para éreis. Agradeço. Contudo, o xingamento nada tem de enraivecido. Já observaste que o Putin, Xi Jinpinj, Maduro e afins, assim como o descondenado corrupto têm em comum a soberba, o ego inflado e o autoritarismo de realizar suas vontades pessoais em detrimento do interesse coletivo? Tens noção de quantos já morreram nessa guerra absurda? Segundo o turista, a Ucrânia tem que entregar seu território. Pode?

  18. Erivaldo Pereira de Lima

    O território é historicamente habitado por russos, e a Ucrânia, com sua teimosia, querendo impor sua presença.

    Responda
  19. Gisele Escorel

    jornalista ocidental? é importante que a mídia brasileira estude e entenda que o Brasil está no hemisferio ocidental, mas nao faz parte do chamado Ocidente. Durante muito tempo este centro hegemonico do Norte incluem o Brasil no chamado Terceiro Mundo, e mais recentemente na categoria emergente. Mas a elite brasileira se sente muito parte.

    Responda
    1. Alexandre Angélico

      Usou alfabeto latino, comeu com garfo e faca e tem vaso sanitário no banheiro de casa, já está mais do que o suficiente.

    2. Zé Antônio Sales

      Você está fazendo uma grande confusão, misturando geografia com política: utilizamos em geografia,os termos setentrional (norte), meridional (sul), oriental(leste)e ocidental ( oeste). Você mistura países do norte (geografia) comparando com terceiro mundo (político) ou emergentes (economia).

  20. Marcos Serra

    Putin, o ditador autoritário, assassino e cruel amigo íntimo do turista descondenado corrupto. Dize-me com quem andas e te direi quem eres.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Enrique, não entendo o motivo que eu tenha que passar trabalho para você sobre um levantamento que está fartamente disponível no Google. Da um clique, dá ou fazuéli, faz. Essa visão curta e tacanha de "quantos morreram" é característica de formatados que desejam defender o indefensável, mas vamos lá: só de soldados russos já são contabilizados mais de setenta mil. Será que se o megalomaníaco agressor tivesse na linha de frente algum parente no conflito agiria assim? No dos outros, é refresco.

    2. Enrique Castro

      Marcos, já que você estudou tanto a história e a geopolítica, poderá nos ilustrar: quantos milhões de mortos em conflitos desde a segunda guerra mundial e, o mais importante, qual o país (comum denominador) involucrado em todos eles? Nos ignorantes aguardamos a sua resposta...

    3. Hernandez Piras

      Mas quem visitou Putin pouco antes da invasão russa para emprestar seu apoio ao líder russo foi o Sr Bolsonaro. E quem defendia uma aliança entre a Rússia, os EUA de Trump contra a "decadência do Ocidente liberal", principalmente a Europa, era o Sr Ernesto Araújo, chanceler de Bolsonaro. Ah, sim, é claro, Lula associa os seus próprios preconceitos anti-ocidentais aos preconceitos iliberais de Bolsonaro. Neste ponto, ambos são do mesmo quilate.

    4. Zé Antônio Sales

      E o que dizer do Netanyahu, autoritário, assassino e cruel amigo íntimo de uma família extremista brasileira. Massacrando o povo palestino, sem dó nem piedade. Visão unilateral a sua.

    5. Leonardo Trindade

      Putin é bem mais amigo do Trump do que do Lule...

    6. Marcos Serra

      Felipe, estude um pouco de História e aprofunde-se em Geopolítica para que não passes a vergonha de escrever um bobagem tão grande. Teu comentário vai de encontro a tudo que analistas e políticos fundamentados dizem além da sequência das ações invasivas unilaterais. Não tente defender quem associa-se ao lado do mal como o turista faz.

    7. Marcos Serra

      Correção. Dize-me com quem andas e te direi quem éreis.

    8. Felipe Pereira Dutra

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  21. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

    Boa matéria. Será se Kiev e Moscou concordarão com um Plebiscito? Para os moradores decidirem por Rússia ou Ucrânia. Criar uma zona desmilitarizada e Kiev desistir de fazer parte da OTAN? Talvez seja a saída. O Ocidente usou a Ucrânia como bucha de canhão contra a Rússia e agora vai abandonar? Quem vai reconstruir a Ucrânia? A China? Kkkkkk

    Responda
    1. João Tadeu Santana de Sena

      Não, Cláudio. Essa guerra começou com o golpe do Maidan, protagonizado pelo Praviy Sektor, grupo de extrema direita ucraniano e com a deposição de Viktor Yanukovytch. Bastante similar ao golpe que se tentou aqui em 8 de janeiro.

    2. Cláudio César de Andrade

      Essa guerra começou com o ataque a Kiev, com a tentativa de capturar o aeroporto da capital ucraniana. O passo imediato seguinte seria a deposição de Zelenski, e o estabelecimento de um governo fantoche, similar ao Bielo Russia. Mas a resistência heróica ucraniana, com o apoio de Biden e da união europeia, tem sido exitosa apesar a de desproporção das forças em luta. Por que a Russia está empregando soldados norte coreanos ? A europa precisa manter o rearmamento e organizar um exército europeu