Mercado > Entenda a proposta para acabar com a escala 6 X 1 no trabalho Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Até 1988 trabalhávamos 48 semanais, diminuÃmos para 44, estamos vivos, empregados e empregadores, prontos para nova mudança.
O governo tem caixa para pagar seguro desemprego? Tenho dúvidas.
Mais um direito dos trabalhadores para ser aplaudido. Só estou esperando criarem a lei de deveres dos trabalhadores para abrir a minha própria empresa!
As empresas vão ter pessoas mais felizes e produtivas, vai aumentar o consumo desses trabalhadores com mais tempo livre com melhora da qualidade de vida. Quem não se adequar que saia do mercado, essas empresas da Idade Média vão sucumbir pelo mercado, não existe vácuo nos negócios. Os melhores profissionais irão procurar as empresas mais humanas e que cumprem as leis.
Isso tá parecendo placar de BrasilxAlemanha!
Entendi direito ou querem mudar de 6x1 pra 4x3?
5x2 é justa para quem, Frederico? Bora parar de se contentar com pouco!
Acho que querem chegar mesmo no 5x2, que é uma forma justa de trabalho vs vida, afinal 6x1 é exploração...
Sobre o Brasil ter maturidade: bem, com a escravidão na nossa conta histórica, o racismo, a perseguição policial dos pretos-pobres, feminicidio, trabalho análogo a escravidão, me pergunto quem (o Brasil é uma ficção) é que ainda está engatinhando no quesito cidadania?
Os ataques à proposta me lembram "A retórica da intransigência : perversidade, futilidade, ameaça", de Albert O. Hirschman, que comenta que todo projeto de melhorar a vida - por exemplo, abolindo a escravatura - foi atacado alegando-se que as boas intenções acabariam gerando o contrário do esperado. Assim, o fim da escravidão seria ruim para os próprios escravos! Juro, isso foi dito, sim. E é uma retórica, isto é, não é necessariamente verdade. É um discurso-padrão dos conservadores.
Bem lembrado. O discurso é sempre convecer que o benefÃcio traz prejuÃzo aos beneficiados. Por mais contra intuitivo que seja, acaba enganando a muitos.
Te lembra porque o Br pouco se civilizou atravez da história. Apesar de avanços e mais recente , retrocesso do golpe liberal, continuamos uma das maiores aberrações sociais do mundo. As elites financeiras liberais estão eternamente de prontidão nos quartéis em geral. Vão espernear como sempre.
Isso nem deveria ser assunto de constituição. O ideal seria que as partes fossem livres para negociar o contrato. Que mania de colocar regulamentação em tudo!
Seria bom se todos os trabalhadores tivessem condições reais de negociar. Porém sabemos que isso não ocorre, estabelecer na Constituição um tema inovador e que garante qualidade de vida para as pessoas é algo importante.
Não é mania, é saber que os lados não são iguais na balança
8 horas por dia, e seis dias por semana dá 48 horas semanais, mais que os 44 da constituição. A conta não fecha. Se o intuito da reportagem era explicar, ficou devendo.
Pelo que já vi em turnos de revezamento de empresas que trabalhei, o limite de 8 horas por dia não existe na prática. Há turnos de 10h e até 12h. Mas o total das 44 horas na semana sim. A folga total é calculada de forma a respeitá-lo.
Matemática é um bicho de 8 cabeças! Kkkk 8 h por dia e 44 h por semana são os valores máximos, que não podem ser ultrapassados. Daà que o raciocÃnio tem que começar pelas 44 h semanais; depois divide pelos 6 dias, de modo que não ultrapasse 8 h em nenhum dia. Pronto!
8 horas de segunda à sexta, e 4 horas, ou meio perÃodo, no sábado, com descanso no domingo.
Que eu saiba, enquanto trabalhadora que já esteve nessa posição, existe uma brecha que permite a jornada ser extendida a 48h sem prejuÃzo ao empregador. Alguns empresários usam e abusam dessa colher de chá
''O texto da PEC propõe alterar o artigo 7º da Constituição, no inciso 8, que trata sobre a jornada de trabalho.'' Não seria o inciso XIII e o XIV? O inciso 8 trata do décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria.
Miopia caracterÃstica que custou vários votos de pejotinhas, motoboys, taxistas, etc. Essa massa enorme não será alcançada por esse tipo de lei. Essa é uma visão sindicalista ultrapassada que não entendeu o efeito da pauta do emprendorismo na população pobre.
A casta de polÃticos federais (principalmente os do poder legislativo) é a que menos trabalha. Conduzem seus interesses corporativos de acordo com as emendas parlamentares que os mantêm no poder. Ficam sentados, repetindo arengas ideológicas segundo suas crenças alimentadas por igrejas, bancadas ruralistas e da bala. Reagem ferozmente, quando os interesses empresariais são ameaçados. Os trabalhadores devem ter, sim, direito ao descanso de final de semana.
A proposta é matematicamente capenga: se a jornada for de 8 horas diárias e a semana de trabalho de 4 dias, chega-se a 32 horas semanais, e não 36. E também é economicamente nociva. Como toda proposta demagógica, essa esconde o fato de que aumento de custos é repassado para os preços, resultando em inflação. O resultado é menos trabalho, mesma remuneração e menos poder aquisitivo.
Sei, igual quando aboliram a escravidão e obrigaram os coitadinhos a pagarem salário
Chicote nos trabalhadores, é o que parece representar sua proposta. Cinco dias por semana x 8 horas é igual a 40 horas. Quantas horas "trabalham" os polÃticos no Congresso? Quanta riqueza produzem? As emendas parlamentares somos todos nós que pagamos para que mantenham as coisas como estão, muito positivas, aliás, para eles e elas.
6x1 vai contra o bem estar do ser humano, precisamos mudar e nos adaptar.
6x1 proposta ideal para gente como esse tal de Nikolas Ferreira que gastam o dinheiro do povo para fazer propaganda ideológica o tempo todo!
Só quem trabalha, ou já trabalhou 6x1,sabe o quanto isso é exaustivo.
só é contra mesmo quem não trabalha
Micro e pequenas empresas empregam 80% dos trabalhadores formais do Brasil . Acham que eles tem como suportar esta mudança?
Se tá tão difÃcil Jef? Então torne-se um trabalhador assalariado, já que eles tem tantos benefÃcios.
Meu marido é micro empresário que já emprega com 2 folgas por semana e a empresa vai muito bem, obrigada. E a clientela tende a aumentar com o aumento do número de folgas dos clientes
O tal de Marçal e os asseclas bolsonaristas não são a favor do empreendedorismo? Que os empreendedores trabalhem e não vivam às custas da exploração de seus empregados.
* Mentalidade arcaica de que patrão só quer faturar em cima dos empregados .
"Mudar o mindset do lucro". Queria tanto entender o que isso quer dizer...
é mesmo, Jef? Acho que precisamos analisar todos esses números abstratos aÃ
Lucro? O que faturam mal dá para pagar encargos, taxas , empregados e sobrar algum pro sustento próprio e da famÃlia.
Tem. Só mudar o mind set do lucro
Tem.
De qualquer maneira quem paga é o próprio beneficiário; através dos preços ou através de tributos. Não existe milagre.
Existe a produtividade, que pode melhorar muito com novas técnicas, melhor qualificação do trabalhador, equipamentos melhores e, como disse a reportagem, melhoria da qualidade de vida do trabalhador, com mais tempo para lazer, convivência social e aprimoramento profissional.
Proposta foi protocolada há mais de meio ano e conseguiu até o momento assinaturas praticamente somente da base aliada. Qual o motivo do barulho disso agora? Manter militância engajada depois do desastre de terem perdido uma eleição ganha em SP?
Entendi, é coisa de comunista pretender melhoria de vida para os trabalhadores.
A proposta, pelo que se defende, é positiva. Mas, analisando todos os lados da questão em si, temos: Quanto custará ao patrão, quem paga os salários, e que está com o caixa no limite? A produtividade é melhor? Os custos serão menores? Os custos do mercado de trabalho são frios: o crédito tem que ser maior que o débito. Desenvolvam o tema.
Essa redução por si só contribui para o aumento da produtividade mas também vai obrigar patrões e empregados a se empenhar mais nesse sentido.
A proposta pode ser de dificil aprovação. Mas desnuda os polÃticos populistas. Vão ter de mostrar a que lado servem
Muito mais importante que essa proposta é a proibição da hora-extra habitual. Ou seja, a realização rotineira das duas horas extraordinárias permitidas pela legislação vigente, o acaba transformando as 44 horas semanais em 56 horas. Isso quando não ultrapassa esse limite, o que é muito comum, inclusive com previsão acordos e convenções coletivas.
A pauta é bacana. Mas nosso paÃs é escravocrata. E está cheio de capitães do mato. Os pobres logo serão convencidos pelos pastores(todos escravocratas) que se trata de uma proposta feita por alguém de esquerda. Comunistas que comem crianças. Não vai avançar. E o nosso congresso é a representação de tudo isso, qual seja, escravocrata. Infelizmente.
Muita gente esquecendo o significado de se ter direitos. Lembram que pagam impostos, ou seja, não esquecem que cumprem os deveres, mas e lá direitos? Temos tecnologia e capacidade organizacional pra reduzir a escala de trabalha faz tempo. Mas é do interesse do capitalismo manter 1/3 da população sub-empregada, afinal é a base da pirâmide que sustenta o lucro da pequena parte no topo - sempre foi e sempre será. Nem todo mundo gosta de ser feito de bobo.
Quem considera 70 porcento da população empregada mesmo fazendo bico na informalidade ou vendendo bala no sinal como empregado para os numeros fake de pleno emprego e o governo lula
Eu adoraria dizer que a muito bem intencionada proposta é boa, mas ela não é. O resultado será aceleração da mecanização, informalidade e maior desemprego já que menos gente contratará.
Mas nos serviços a mecanização é muito mais complexa. A primeira reação do empregador pode até ser essa mas o obrigará a se adaptar à nova conjuntura. O mais provável é que no final das contas a jornada seja reduzida para 40 horas semanais, o que já seria um avanço, mas longe de compensar o fato de que o desenvolvimento tecnológico já permite há muito tempo que trabalhemos menos.
Infelizmente ou felizmente a automação já está vindo, independentemente da sua ou de outras vontades. Mais tempo livre mais tempo para estudos, famÃlia, lazer e ócio.
Todos nós trabalhadores devemos ir às ruas em manifestações regulares pelo redução da jornada e o Movimento VAT Vida além do trabalho! Só assim essa PEC irá passar. Com mobilização, muita! Fiquemos atentos aos chamados!
Kkkkkkk . Na sua última graduação em psicologia chamavam a ex favelada da minha esposa de branca rica elitista do judiciário. Coisa de socialista de iPhone mesmo rsrsrs
Vai dormir, socialista de iphone...
Ivo, acho que é tudo lorota da sua parte pra tentar fazer a vez do discursinho barato do "saà da miséria com suor, agora sou empreendedor e você é vaga bonde que não quer trabalhar" Tá me cheirando a fake esse papinho eim.
Vem tranquilo... to te esperando na empresa b mole, quando eu era pobre e vivia na miseria eu prestava, passei o pão que o diabo amassou estudando e trabalhando, 20 anos como empregado, perdi tudo 2x antes de empreender com sucesso, agora gerando empregos e cuidando com carinho de meus empregados sou inimigue, quem vai te receber bem na minha empresa são meus empregados, vem tranquilo...
Até que enfim uma pauta de esquerda mesmo! Redução da jornada para.4x3 , no mÃnimo E o próximo papo é a gestão das empresas pelos próprios trabalhadores que produzem toda a riqueza.
"Gestão das empresas pelos trabalhadores". Entendi. E o empresário, que colocou o capital, comprou as máquinas, banca o custo fixo todo mês e tomou todo o risco do negócio vai receber o quê, um salário mÃnimo?
Uma amiga me contou hoje que precisou sair do emprego 6x1 porque não tinha com quem deixar o filho. O salário era insuficiente para pagar outra pessoa.
Ivo, você desconhece a situação dela na hora da concepcão do filho e tampouco o que aconteceu ao longo dos anos depois. Suas avaliações foram preconceituosas. Eu descrevi a situação atual, que é muito frequente no Brasil entre mães. No esquema 5x2, ela poderia ter continuado no último emprego. Um simples fato.
Me descupe Hans, mas esse tal de Ivo é uma babaquara insensÃvel. Pode ser empresário, tem dois diplomas a esposa é do MP. No entanto, trata-se de um sujeito com o QE bem abaixo da média...
Quem contou a história dela de largar o emprego porque não teria com quem deixar o filho foi você, eu so questionei a responsabilidade dela baseado na queixa contida na historia que você contou! Por nossas escolhas somos sempre responsaveis! Ela escolheu ter um filho? Escolheu ter relação sem proteção? Esqueceu de tomar a pilula? Escolheu um larapio para ser pai de seu filho? Ela foi violentada e escolheu ter um filho sem ter condições?
Ivo, a partir de uma frase minha você é capaz de inventar a história da vida da amiga? Com tanta criatividade você deveria escrever livros ... só faz um favor e deixe o final aberto, sem julgamento. Porque ninguém sabe o que o amanhã vai trazer.
Claro carlos, melhor seria se eu tivesse colocado meus filhos no mundo sendo incapaz de sustentalos e educá-los...
A mentalidade deste tal Ivo nos comentários é des prezÃvelÂ…
Eu sai de uma vila miserável de pescadores, minha esposa da favela mais violenta de minha cidade, so tivemos filhos depois de trabalhar eu como vendedor de picole, de milho, carregador de mudança etc enquanto estudava e me formava, minha esposa de faxineira, panfleteira etc enquanto estudava e se formava, quando eu ja tinha 2 graduações em engenharia e minha esposa ja com mestrado e membro do MP tivemos filhos, vai catar coquinho ou estudar e trabalhar erick e para de gritar mim da papai
Olha o comentário do Ivo. Olha o nÃvel do raciocÃnio
Pergunta para ela qual e a responsabilidade dela naquilo que ela se queixa, se ela não pensou na demanda de atenção e recursos necessarios para se ter um filho? Afinal o que ela achou? Que iria colocar no mundo e o filho iria se criar sozinho? Ou pensou que eu poderia ao invez de trabalhar 5 meses ao ano so para pagar imposto, poderia trabalhar 6 meses ao ano para criar o filho dela? Patrão não e pai de ninguem e empregado não é escravo de ninguem.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Próprio de quem nunca empregou ninguém. Demissão em massa.
está hilário a turma que se diz antissistema defedendo o sistema mais que a própria mãe. Como se não bastasse os patriotas de taubaté defendendo bilionário e milionário, agora são contra redução da escala 6x1. Essa gente se supera por pura ideologia. Perder o direito de se aposentar no foi o suficiente.
Eu tô gostando é de ver os pobres que votam em polÃticos de Direita que "Trabalham" 3 dias por Semana, e são contra acabar com a Escala 6x1 kkkk
O melhor são os deputados que fazem escala de trabalho 3 X 4 tentando derrubar a proposta a qualquer custo.
só o pobre de direita ideologizado não vê que a direita governa para os super ricos e os patrões
Quem vota nos PolÃticos de direita merecem isso.
Esquerda e muito abobalhada, cento e três milhões de pessoas empregadas hoje no Brasil. Apenas 37 porcento destes cento e três milhões de ocupados têm carteira assinada, o pleno emprego do governo considera que quem vende pacoca no sinal ou fais bico de vez em quando e empregado. 38 porcento na informalidade e o restante dester cento e três m são profissionais que trabalham por conta própria. Como o povo é burrrro.
Quem considera quem vende bala no sinal como empregado não sou eu ou a direita e o ibge do governo lula para os numeros fake de pleno emprego, tenho que desenhar pelo jeito?
Antigamente quem vendia paçoca no sinal era trabalhador informal. Agora, com a extrema direita virou empreendedor. Continua tão dessasistido como antes. Mas mudou de status
Teu argumento inteligente mostra que eu sou um cabeça de amendoim e voce um genio kkkkk
Cabecinha de amendoim.
Quem trabalha 6x1 ganha mais que quem trabalha em 5x2, esqueceram de falar que se passar quem trabalha 6x1 para 5x2 o salaria vai diminuir , ou o valor do produto ou serviço vai subir, não tem lanche grátis
Sou completamente favorável aos 5x2. O problema que vejo é vir do PSOL que, como sabemos é alérgico a qualquer tipo relacionado com "trabalho".
Felipe, Eu trabalho há 54 anos. Já você tem trabalhado ou é alérgico também?
claro, quem trabalha mesmo é a familicia de estimação da direita
O brasileiro é um dos povos que mais trabalha, jornadas exaustivas, perda de tempo em transporte ineficiente, baixos salários. Não surpreende o povo tá entregue a toda sorte de vÃcios, à s bets são nossa nova modinha. A banqueirada exigindo cortes sociais, o agropop queimando tudo, à direita espalhando fake news e descarregando os fuzis nas favelas.
Temos que apoiar todas as medidas que busquem melhorar a vida dos trabalhadores. Mais tempo livre para que possamos cuidar de si e nossa famÃlia. Conheço a realidade de quem trabalha em shopping. Aquilo é regime semiescravo. Finalmente uma notÃcia capaz de unir os trabalhadores, ao contrário do que tem acontecido nos último anos.
Se a fornada de trabalho fosse de 40 h semanais ajudaria muito e teria mais chance de passar.
João, pode até ser que ao final essa seja a saÃda de consenso. A polÃtica saudável é assim, disposição para negociar e entender os limites e as possibilidades do momento, como deixou bem claro Érika Hilton.
Tem que ser 4x3 , no mÃnimo. A gente não tem que normalizar a exploração
Os escravos criam esperanças. Os senhores de escravos começam a uivar.
É de chamar atenção o fato dessa proposta de todo justa e adequada ao desenvolvimento nacional, ter partido do PSOL, hoje tido como um partido "sem bandeira" senão a do aborto e não do PT, que a fez pela primeira vez 40 anos atrás. Prova incontestável de que este é mesmo o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) e só ainda engana os fanáticos, ou os que dele dependem de alguma forma. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Você tem esse texto copiado no seu celular ou você reescreve toda vez? É uma dúvida sincera.
agora falta explicar isso para os motoboys , os motoristas de uber , caminhoneiros .
Acredito que se os trabalhadores conquistarem uma redução da jornada servirão de exemplo para todos aqueles que acham normal uma vida escravizada ao trabalho. É provável que essas categorias ao verem os demais usufruindo de uma vida melhor se sintam estimulados a buscar um padrão de vida mais prazeroso. Isso poderia despertar a consciência da necessidade de se organizarem para a negociação com seus “empregadores”.
Mas eles não são mais trabalhadores informais. Viraram todos empreendedores. Não querem benefÃcios sociais. Alias, não precisam
Com certeza, essa categoria ficaria de fora. Mesma coisa, os médicos, policiais.
Todos governantes sem exceção todos , só pensam em impostos pra cobrir vaga bund os tipo fam ili cia , chega de sustentar esse povo que não ajuda em nada a nação
Aposentei na iniciativa privada , fiz todos esses horários , o melhor era 4x2 a empresa não para o funcionário tem descanso , a produtividade aumenta e muito , bom pra todos , agora a carga tributária pra pequenos empresários é absurdamente alta , detalhe nunca fui empresário , mas vi o que eles passam nas mãos dos governantes , a discutir
A deputada Érica Hilton está fazendo o que todos os deputados deveriam fazer, discutir propostas. Ao invés de pautas inúteis como as da extrema direita, bancada da bala, evangélicos e etc. O trabalho no Brasil infelizmente é precário e paga pouco. Normalmente o empregado é obrigado a "folgar" um único dia da semana, normalmente na segunda feira. Não é a toa que tem falta de mão de obra em setores como o comércio e serviços.
Que tal em vez disso mamter, mas com 6h diárias trabalhadas em vez de oito? Sem atrapalhar, também, quem se interesse por fazer regimes diversos,. como a escala 12x36 ou acordados até 10h diárias, com compensação de descanso semanal. É minha ideia. Onque os outros elektores pensam a partir disso? Obrigado.
pode ser, o importante é ter dois dias na semana de descanso.
Meu colega leitor PaulO, me desculpe.
Também, é uma boa proposta! O importante é levantar a discussão. Acredito que o trabalhador aumentaria a produtividade e ficaria mais satisfeito, pois teria oportunidade de se dedicar a famÃlia, lazer, estudos...
Brasil sai mais uma vez na frente unida pela estupidez. Um dos paÃses menos eficientes do mundo discutindo como trabalhar menos. E usa como argumento paÃses ultra eficientes que podem se dar a esse luxo. Sugiro discutir como aumentar a eficiência no trabalho e estabelecer metas de eficiência para ganhar direito ao privilégio de trabalhar menos sem reduzir a produtividade por trabalhador.
Aumentar eficiência é pensar nos seres humanos que fazem o trabalho e possibilitar a redução da desigualdade social. Ganhar dinheiro para quem? Para que? Para o patrão acumular? A vida é curta demais para ser sacrificado nisso. Chega de exploração. Que esse movimento leve a todos a uma perspectiva mais Cristã e, portanto, igualitária da vida.
Mas que viraltimo mais inútil, conversa para boi dormir, fica aà falando dessa tal ineficiência do Brasil e blá, blá, blá, para isso que se deve reduzir o tempo de trabalho, para que pessoas não fiquem repetindo os mesmos argumentos do século passado!
podem ser as mesmas horas divididas em cinco dias na semana. o importante é o trabalhador ter dois dias de descanso, que pode até ser benéfico pra economia considerando que ele vai ter mais tempo para consumir
Durante 50 anos ouço: Deixe o bolo crescer, para depois reparti-lo. O PIB do Brasil tripkicou, mas não reoartiram o bolo. Como o trabalhador recebe salário baixÃssimo, sem participação ou participação mÃnima nos resultados, melhor é reduzir a carga hoária.
Não vejo por esse lado, acho que o trabalhador ficaria mais motivado e aumentaria a produtividade. Principalmente na área de comércio e serviços. Sem contar que teria mais tempo para aperfeiçoamento técnico, atenção a famÃlia, etc.
Maravilha de proposta!! É disso que precisamos. Lutar pelo fim da precarização das condições de trabalho. Condições mais dignas de vida.
Acho justo em empresas de grande porte cuja jornada costuma ser bem exaustiva, além do fato de possuÃrem capital de sobra para arcar. Agora para pequenas e micro empresas é totalmente inviável, geraria mais custo na já carregada carga tributária
Menos pior do que quebrar a mkcro empresa. Tem muita gente que se aproveita da clt e as micros e pequenas não tem como absorver mais custos ainda
A empresa não pode pagar por mais trabalhadores e aà tem que explorar os que estão ali? Vc acha justo a pessoa ter um dia de folga pra ganhar um salário mÃnimo?
4 dias de trabalho por 3 de descanso? Acho ótimo. Poderia ser 3 X 4. Seria melhor ainda.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Entenda a proposta para acabar com a escala 6 X 1 no trabalho Voltar
Comente este texto