-
PEDRO TOMAZ ROCHA
O Brasil já é bastante maduro, se não aprendeu até agora será que aprende?
-
Gustavo von Krüger
Fácil conhecer a ponta superior de um iceberg cruel. Na suiça, nao importa o que vc faça, um bando de burocratas determinará que carreiras vc seguirá entre os 10 e os 12 anos. Sua vida está na mão dessas pessoas, e sua origem fará parte desse criterio. Se alguma coisa que o Brasil precisa aprender com a Suíça é o que NÂO fazer.
-
Helene Medeiros
Muito bom texto Michael. Infelizmente hoje a fsp bloqueia todos os meus comentarios, inclusive parece que a mim é terminatemente proibido citar nomes de paises ou cidades. Se eu cito um, é bloqueio na certa. Näo sei do que o algoritimo tem medo. Logo eu que nunca xin guei ninguém.
-
DERLAN TROMBETTA
Na Suiça quase 50% dos jovens tem educação superior ou tecnológica.
-
CARLOS LINNEU TORRES FERNANDES
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
marcos fernando dauner
A Suiça é um pouco diferente do Brasil . o sr. Lehmann, que é suiço-brasileiro sabe disso .
-
Petrônio Alves Corrêa Filho
Não comentarei em protesto à censura da Folha sobre meus comentários passados, apesar de não serem ofensivos e não desrespeitarem as normas deste jornal.
-
José Cardoso
Uma dificuldade das profissões técnicas é que não são protegidas da concorrência pela legislação. Uma obra um pouco maior precisa de uma ART do Crea, e um procedimento cirúrgico de um CRM. Processar o condômino inadimplente de um advogado com registro na OAB. Já para trocar a válvula de descarga de parede, chama-se o conhecido do zelador do prédio. A firma com encanadores profissionais não tem proteção legal contra a concorrência.
-
Paulo Araujo
Felipe, sem entrar no mérito de quem é melhor ou pior, o governo atual não está fazendo nada pela educação básica! Projetos de leis não são ações. Minha opinião é que o político, seja de que matiz for, mantém o curral através do analfabetismo ou semi, para garantir sua eleição. Respeito todas as opiniões, mas a minha é essa.
-
Pery Pedro
O que me assusta e serem estas as conclusoes e os aspectos mais relevantes que ela conclui depois de uma viagem desta. Mauro Castro traria o custo per capta administrativo e de professores por aluno, quanto representa da verba total da educacao, quanto representa da arrecadacao e do PIB, e o que poderiamos adaptar apra a realidade brasileira em termos de curriculo e gestao. A autora traz que la, e bonito ser jardineiro Obrigado Folha, da proxima vez manda alguem que nao seja sobrinha do editor.
-
Pery Pedro
Ah entendi. Pensei que fosse uma conclusao inutil e que de nada valia e que o recurso gasto na viagem dela tinha sido desperdicado. Essa era a suspeita. Agora que voce explicou o artigo, a suspeita virou certeza.
-
Severo Pacelli
Não entendeu nada. A autora traz que mesmo que sujeito opte por ser jardineiro, pedreiro, carpinteiro, etc e tal, ele terá o status similar ao que virou doutor. Desde pequeno eles valorizam as profissões, diferente do Brasil, que se vc for gari, pedreiro e outros mais, a conclusão é que você é sem inteligência, pobre e sem cultura. Lá os salários dignificam o trabalho que espécie for, aqui não. Aqui dependendo a profissão, fez universidade vira deus.
-
-
Eliciel salles
No Brasil, reduzir as disparidades salariais entre profissões valorizadas e desvalorizadas poderia tornar possível que as pessoas escolham suas carreiras por vocação, e não apenas pela remuneração. Assim, uma pessoa rica poderia optar por ser jardineiro ou professor, ao invés de médico, já que os salários seriam mais equilibrados
-
M Lopes
Imagine alguem que goste de filosofia. Irá abrir um escritorio de filosofia ?
-
Pery Pedro
Antes tarde que nunca. Severo, chama-se oferta e demanda. Na Australia, que tem pouca gente querendo pintar casas, o pintor recebe muito. No Brasil tem muito pintor e pouco medico, recebe pouco. Isso incentiva mais pessoas a ficarem tres anos sem ganhar e mais tres ganhando pouco para, um dia, formarem-se medicos e ganharem mais. Temos que aumentar o acesso e a qualidade do ensino para democratizar o acesso, e eh isso que estou criticando no artigo, pouco construtivo com seu discurso de miss.
-
Severo Pacelli
No Brasil é assim: um médico, 30 mil; enfermeiro: 5 mi; técnico: 2,5; auxiliares: 1,3. Um juiz: 100 mil; auxiliar direto do juiz: 25 mil; auxiliares diversos terceirizados: 1,4 mil. Percebe a disparidade. Sem contar que os auxiliares são discriminados e vistos como pessoas que fracassaram. Triste, mas é a realidade.
-
Severo Pacelli
O Pery continua não entendendo. É óbvio que um profissional que se destaca na função e assuma gestão, terá remuneração melhor. Isso acontece até no cabodró. A questão é valorizar as profissões. No Brasil o salário de um médico é em média 30 mil reais. Do enfermeiro que trabalha mais que o médico, é 5 mil; do técnico que trabalha mais que o enfermeiro, é 2,5 mil; das operadoras de limpeza e higienização, é menos de 1 salário mínimo.
-
Pery Pedro
Ai ninguem ia querer ser gerente, diretor ou empresario, e teriamos um mundo jardineiros e bailarinas. Deculpe Elciel. Ignore este post e volte a sonhar. Seu mundo eh melhor que o meu.
-
-
jose prado
Um rico querer ser jardineiro para trabalhar ao ar livre é um capricho! Querover um pobre fazer essa opção por livre e espontânea vontade!
-
Felipe Araújo Braga
O argumento é um pouco idealista demais. No Brasil se prega o tempo todo a educação técnica mas as elites e a classe média alta não fazem cursos técnicos. Estudam nas melhores universidades, fazem pós no exterior, depois se tornam médicos, engenheiros e grandes executivos. Não sei se a realidade é assim na Suíça, mas não vejo no Brasil o técnico que arruma eletrodomésticos tendo a mesma valorização social e salarial de um médico ou empresário.
-
Luciano Napoleão de Souza
A Fundação Leman não precisaria gastar dinheiro levando comissão à Suíça. Basta voltar seus esforços para o Brasil, acabando com esta sanha de cotas racistas e com a militância esquerdo pata nas universidades públicas!
-
Pery Pedro
Sou de direita e defendo as cotas.
-
Adailton Alves Barbosa
:::: O sistema de cotas é necessário, pois o Brasil teve mais de 300 anos de um cruel sistema escravista, legado esse que ainda emprerra a caminhada de boa parte dos brasileiros em direção ao fururo.
-
Felipe Araújo Braga
Você em nenhum momento menciona milhões de jovens que abandonam a escola, que saem da escola sem saber ler e escrever, que vão para a informalidade no mercado de trabalho. Sua preocupação é com as cotas que colocam jovens pobres nas melhores universidades e com as ideias mais de esquerda em alguns cursos (vá nos departamentos de engenharia, economia ou medicina para ver o quanto há de esquerdismo).
-
-
Paulo Araujo
Quando não se quer que algo aconteça, exponenciar é o melhor caminho! O Brasil mal tem uma educação básica decente e vem o colunista citar a Suíça como referência!
-
Felipe Araújo Braga
As políticas da direita só pioram a educação
-
-
Paolo Valerio Caporuscio
brasil cultura medíocre e da preguiça em tudo não muda e não aprenderá nunca.
-
Paolo Valerio Caporuscio
Caro Rodrigo, realmente o brasil e rico em cultura: a do atraso.
-
rodrigo herman da silva
A cultura brasileira é diversa e rica: Ariano Suassuna, Jorge Amado, Machado de Assis, Bossa Nova, Samba, culinária regional, telenovela, brigadeiro...Nosso povo é trabalhador, nossa carga horária semanal é maior que na Alemanha, EUA e Japão. Nossa elite que é preguiçosa e deprecia nosso povo para se sentir superior.
-
-
Peter Janos Wechsler
Conheço muito bem o país e não é bem assim. A seleção começa bem cedo determinando quem é apto de ir ou não para faculdade (não existem particulares). Pode-se passar eventualmente com dificuldade de um grupo para o outro. De fato, os cursos técnicos são excelentes. O prestígio social vem com o título acadêmico, não com o poder monetário.
-
Pedro Luis S C Rodrigues
Desincentivar as carreiras de humanas é um dos motivos pelo qual a Suiça é a Suiça
-
victor lag
Com certeza , reduz sociólogos e outros esquerdistas. Não comente , guarde o ódio do bem para você
-
-
Paloma Fonseca
O governo Lula anunciou a criação de cem novos campi dos Institutos Federais para a oferta de cursos técnicos e tecnológicos interiorizados. A formação docente para a educação básica, com imersão prática no ensino público ao longo da formação, possui financiamento há mais de quinze anos, e deve se tornar perene. Também há necessidade de investimento em pesquisa por parte de empresas, para absorção de mestres e doutores, que atualmente estão concentrados no setor público e na educação superior.
-
Hernandez Piras
O melhor ensino técnico do mundo, com uma importância enorme da produtividade da indústria suíça.
-
MARCO ANTONIO POLISELI
A escola brasileira deixou de ensinar para doutrinar
-
rodrigo herman da silva
Só fala isso quem nunca deu aula. A escola é um retrato , é um produto da sociedade em que ela está inserida e não o contrário. Tem professores de direita, de centro e de esquerda.
-
Hernandez Piras
Tolice! Há anos que a direita vence entre aqueles que têm mais educação formal . Se a escola doutrinasse, ocorreria exatamente o contrário. Não há nenhuma prova do que você fala.
-
-
Antonio Emanuel Melo dos Santos
Enfim uma matéria que vale ler. Precisamos estudar modelos que deram resultados tal qual o Suíço. O nosso claramente é um fracasso em desempenho (todas as cores do arco íris incluso) e mente que todo mundo deve ir à universidade. Acordemos, né, brasileiros?
-
rodrigo herman da silva
Todo mundo deve ir até o ponto que quiser ir. Não cabe ao governo nem a uma elite intelectual decidir isso.
-
-
marcelo duarte
"atualização frequente do currículo para acompanhar as exigências do mercado" é um modelo educacional que serve a quem mesmo?
-
ronaldo santos cardeal
Garanto que a maioria dos jovens que ingressa na universidade o faz tendo como preocupação primária ter uma formação profissional/econômica. Uma minoria entra puramente para masturbar o conhecimento intelectual. Portanto, este discurso se a educação deveria servir a um a outro "senhor" é meio ultrapassada. Não dá pra dissociar uma coisa da outra. Tudo bem que a universidade não deve se ocupar exclusivamente de formar mão-de-obra, mas não reconhecer que muitos estão ali para aprender um ofício..
-
-
Joao Pinheiro
No estado de São Paulo temos as ETEC's que, resguardadas as devidas proporções com o modelo suíço da matéria, se valeriam a associar a experiência técnica ao currículo escolar no ensino médio. Só que as unidades que visitei estão caindo ais pedaços e os alunos carecem de maior atenção para atingir seus objetivos pessoais e profissionais. Como se não bastasse, ainda temos um governador que quer militarizar as escolas. As chances de sucesso encolhem a olhos vistos.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.