Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Martins de Souza

    Doeu um pouco o "Então, se ele impor altas tarifas e seguir com seus planos de uma rede de arrasto".

    Responda
  2. Tadêu Santos

    Já li centenas de ANÁLISES sobre AS REAIS CAUSAS da esmagadora vitória do Trump sobre a democrata Kamala, se todas pesquisas publicadas apontavam empate técnico e nenhuma me convenceu. Pode ter sido o somatório de muitas ou alguma ainda não foi divulgada. O eleitor que votou no Trump ñ tem QI p optar que o republicano será o melhor, só se ocorreu lá o mesmo fenômeno q ocorreu aqui em 18 com mito (SIC) Bolzonazi, ou seja, as pessoas ficam seduzidas por uma espécie de cegueira hipnótica...

    Responda
    1. Eduardo Fabr

      Volte cinco casas.

  3. Marcelo Fernandes

    Paulo Krugman, sempre impecável e cirúrgico. Enfim, as pessoas precisam ter cuidado com o que querem. Elas podem acabar conseguindo. E que Trump entregue tudo o que prometeu. Talvez assim os fãs do vigarista aprendam a diferença entre realidade e fake news.

    Responda
  4. Renato Vieira

    Quem limpa o banheiro do americano é o imigrante ilegal. Ese é um tipo de serviço que o americano nato não costuma fazer.

    Responda
  5. José Cardoso

    Deportações em massa seriam um pesadelo. Talvez não ocorram. Mas por outro lado, se é normal empregar gente em situação ilegal, para que gastar tanto com a vigilância das fronteiras? Ou a lei é mudada ou deve ser cumprida.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Amigo, sem vigilância pesada na fronteira com o México a América Latina inteira mudaria para os EUA. Fora os imigrantes do resto do mundo. É simples assim.

  6. Roberta Cabral

    Que Trump cumpra suas promessas cruéis e nem um pouco republicanas. Talvez assim o povo americano que o elegeu sinta na pele as consequências do voto nele e aprendam uma lição.

    Responda
  7. Giovani Ferreira Vargas

    O tiozinho não sabe nem o que está falando... Tadinho! Torcer pela Kamala torrou os seus neurônios.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Você sabe quem é Paul Krugman? Obviamente não.

    2. Francisco Sulo

      O tiozinho tem só um Nobel em Economia...

  8. jose prado

    O cara não é bobo! Ele fechara a porteira e legalizara quem já entrou! Fará um espetáculo na fronteira divulgando imagens de filas enormes de oobres coitados sendo deportados sem ir nas fazendas e industrias inde está a maioria dos imigrantes de quem tanto precisa!

    Responda
  9. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    É uma grande contradição da sociedade americana: pessoas que vivem à margem da lei desempenham papel tão importante na economia, que seu desaparecimento, por deportação ou outro meio, vai prejudicar - e muito - as pessoas que vivem e trabalham legalmente no país.

    Responda
  10. Silas Arlindo Magalhães

    Sr. Krugman, acredito que o Sr. Trump, mesmo sem intenção, está prestando um grande serviço à sociedade americana ao fomentar o debate sobre o quanto ela realmente precisa dos imigrantes e até que ponto consegue lidar com um eventual excesso. Quanto às promessas de campanha, penso que o Sr. Trump pode ser excêntrico, mas certamente não é ingênuo!

    Responda
    1. Cida Sepulveda

      Tomara!

  11. Alexandre Marcos Pereira

    O desastre econômico que as deportações em massa ocasionaria é o de menos. O abalo psicossocial é o que acarretaria maior impacto. Esses imigrantes são parte da convivência da sociedade americana. Ainda quero crer que, mesmo com o tempo riscando a pele e deixando sulcos na memória, há princípios, amores e lembranças que resistem. Válidos porque transcendem as circunstâncias; sobrevivem como uma espécie de relicário íntimo que carregamos. O EUA aprenderá o significado da palavra saudade.

    Responda
  12. Márcio Marques Alves

    Americanos e europeus deveriam sentir vergonha em explorar o trabalho de imigrantes, principalmente os ilegais. Trump propõe fazer o certo, que é fazer os empregos absorvidos por imigrantes, serem preenchidos por americanos. O mesmo deveríamos fazer no Brasil. Precisamos de uma reforma trabalhista no Brasil, não apenas para reduzir a jornada de trabalho, mas para elevar a produtividade per capta e através disso, os salários.

    Responda
  13. Jaqueline Mendes de Oliveira

    Se o Chucky eleito com expressivo número de votos cumprir duas de suas principais promessas de campanha, a deportação em massa de imigrantes ilegais e o aumento das tarifas sobre importação, não só não cumprirá a promessa de baixar a inflação no preço dos alimentos, como provocará a imigração inversa. Acho bom o Brasil rever as regras de imigração de norte-americanos para o nosso país.

    Responda
  14. João A Silva

    Se não existisse espaço de trabalho para os imigrantes, ou seja, se todas as atividades descritas no texto estivessem plenamente ocupadas por americanos, a rejeição às suas entradas nos EUA seria automática. Em outro aspecto, os investidores da alta tecnologia transferiram suas fábricas para o Leste Asiático [Japão, Coreia do Sul, Taiwan, China] para baratear seus custos. MAGA com rompantes simplistas e agressivos só evidencia que a inteligência dos que nela acreditam está um tanto prejudicada.

    Responda
    1. Jaqueline Mendes de Oliveira

      Perfeita a sua colocação. Acontece que a maioria dos que votaram no Chucky, inclusive imigrantes com Green card, têm raciocínio simplista e preconceitos explícitos contra imigrantes sem Green-card. Não aprenderam matemática e não conseguem enxergar um palmo diante do nariz. Ainda mais risíveis são os "especialistas" brasileiros que aqui opinam, inclusive uma com sobrenome de banco. Seria cômico se não fosse trágico.

    2. João A Silva

      O aumento das tarifas dos produtos chineses pode ser um grande blefe. Imaginemos a situação: Trump aumenta tais tarifas dizendo estar atendendo a promessa de campanha, mas todos sabem que a China cria offshores em outros países, como na Índia, por exemplo. Então, operações que eram diretas; China-EUA, passam a ser triangulares; China-Índica-EUA. Ou os adoradores do MAGA não sabem que os produtos da Apple, Nike, Tesla.....são fabricados na China? É só ver como Elon Musk trata Xi Jinping.

  15. Lis P F

    Na história dos EUA o que mais deportou foi Obama. Vamos ver o número de Trump.

    Responda
  16. Alexandre Pereira

    Ok, deixar entrar milhões de ilegais foi uma estratégia para reduzir a inflação, na melhor tradição escravagista dos democratas. Melhor dar essa dica para o prefeito de NY e demais cidades, pois a mão de obra barata está subsidiada e hospedada em hotéis. Quisessem mão de obra, deixassem entrar legalmente.

    Responda
  17. Lis P F

    Quero ver se supera Obama em deportações. Acredito que sim .É mais corajoso.

    Responda
  18. Lis P F

    Pior não tem como ficar

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Pode e vai....

  19. Chico Neto

    Que ele cumpra tudo o que prometeu, eles merecem.

    Responda
  20. RAUL MASCARENHAS

    Imigrantes trabalham para que os americanos continuem engordando. Sem direitos, sem proteção e sem dignidade.

    Responda
  21. Ronaldo Pereira

    A massa populacional, o povão, quer trabalho, moradia e comida na mesa. O mundo mudou totalmente nesses últimos 50 anos e esse povão cansou do discurso político que só os enxerga na eleição.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      O problema é que o "povão" dos EUA não aceita trabalho braçal de baixa remuneração. A isso cabem os imigrantes.