Joel Pinheiro da Fonseca > O artigo de Bolsonaro e a vitória de Trump refletem o espírito de nosso tempo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 5 Próximas
Loucos atirando bombas também refletem o nosso tempo? Ou refletem só a orientação nazista de grupos até agora tratados como normais?
Se o homem-bomba sobrevivesse... Joel você o convidaria para escrever uma texto na Folha, como sinal dos novos tempos?
Joel, quando sai o seu artigo defendendo o direito à liberdade de explosão?
Pensei a mesma coisa, tive que volta a ler esta coluna.
"Serve, no entanto, como registro de uma forma de encarar este momento: finalmente a polÃtica ouve o cidadão comum, que é de direita, contrariando décadas de discurso da mÃdia e das elites culturais." Não vejo a Folha abraçando o facismo. Só que infelizmente é um fato o que pontuei do artigo. O que se considera "direita" não é mais do que o ser humano foi programado em sua evolução: só conseguir focar no imediato. Pensar o todo e o futuro para se chegar num meio termo hoje é "elitizado".
José Ângelo, grato pelo comentário. A imprensa, quando se limita a um só discurso ou se rende à s amarras do poder econômico e polÃtico, perde a caracterÃstica essencial de espelho polifônico. E não basta dizer que se abre a todos, é preciso realmente abraçar o dissenso. O palco, afinal, não é completo sem o bufão ao lado do rei, nem sem o crÃtico ao lado do entusiasta. Aà reside a sua função mais nobre: não a de apontar verdades absolutas, mas a de abrigar as verdades fragmentadas.
Paulo César, grato pelo comentário. Hoje, em um mundo conectado, repleto de algoritmos e câmaras de eco, a função de influir na opinião pública se desdobra e se transforma. A palavra se espalha e se fraciona, e cabe ao leitor recolher esses cacos de realidade e reconstruÃ-los. O jornal, se for sábio, abdica de querer compor uma sinfonia própria e se torna o anfitrião de múltiplas partituras, deixando que a cacofonia - ou a harmonia, conforme o caso - seja o reflexo fiel do que ecoa nas ruas.
Lamentável. O Fernando Schüler já fez texto parecido na revista Veja. Mais de um texto do tipo
Após esse artigo, como se a Folha estivesse se desculpando pelo artigo do Bozogenocida, vou cancelar a assinatura. O melhor? Só atendem até as 14h, além disso, não é possÃvel cancelar on-line ou pelo site. Quando o jornal reafirma o fascismo, é hora de ir embora. A democracia é um jogo de equilÃbrio, mas é triste ver que muitos ficam felizes com a miséria do povo em prol de corruptos como Bolsonaro e famÃlia, ganhando 247 mil reais por mês sem ter trabalhado pelo paÃs. Além das 700 mil e drogas
Joel Chamberlain, alguém cantou a pedra. O suposto colunista liberal doido pra assinar um acordinho de paz com a extrema direita autoritária! E a Folha desce a ladeira...
Excelente! Democracia em cheque. Necessita de reformas. A lentidão das decisões devido à inevitável lenta negociação polÃtica, já não atendem os anseios. A baixa qualidade dos partidos, a infeliz qualidade dos eleitores, a estupidificação geral, a falta de lÃderes que apontem direções... Populistas e demagogos no poder: de esquerda e de direita. Tempos difÃceis.. Infelizmente isso não acaba bem.
A extrema-direita é disruptiva e autoritária, portanto não cabe numa democracia - até porque a democracia coloca o Lula lá. Nos tempos atuais, onde o capitalismo abraçou o neoliberalismo e a meritocracia, o estado passou a ser detestável, pois cercearia as liberdades, admitiria corrupção e seria ineficiente. Hoje, nem mesmo a doutrina de Cristo - com amor, perdão, tolerância, desapego material, inclusão dos excluÃdos, fraternidade, acolhimento aos pobres - é tolerado pela extrema-direita
A religião que a extrema direita segue já defenestrou Cristo há muito tempo. Só ouvir uma rádio dessas evangélicas. Pouco se ouve o nome de Jesus.
Excelente texto. Qualquer pessoa pode criar uma nova rede social a qualquer momento e qualquer outras pessoas podem decidir usa-la ou não para propagar suas ideias, sejam elas boas ou péssimas. Não há nada mais democrático do que isso.
Entendo seu ponto Antônio e concordo com ele, mas a princÃpio não existe crime de opinião. Cada caso deve ser avaliado pontualmente principalmente quando NÃO se sai da esfera das ideias e NÃO se parte para a esfera da ação. Tudo isso pra dizer que as redes sociais são uma grande ideia que devemos manter, além de concordar que pode ser um pouco melhor regulamentada.
As ideias da extrema direita são totalmente incabÃveis num regime democrático, como por exemplo pedir a volta da ditadura. Pedir a volta de um regime que não tolera a democracia é uma incoerência sem tamanho.
Aos poucos este jornal vai voltando.no tempo ,daqui a pouco vai estar emprestando seus veÃculos a tralha de 8 de janeiro assim como emprestava ao foi código,tá no DNA.
O que o articulista não discute, nem mesmo menciona, é que as redes sociais não são livres. São territórios governados por algoritmo (que escolhem o que propagar) que maximizam o engajamento (e lucro dos proprietários), em geral explorando o ódio e as fake news, às custas da destruição do tecido social, propagando teorias de conspiração e eliminação dos que pensam diferente, muitas vezes chamados de inimigos.
Além de serem monopolizadas pelas bigtechs!
Faz mais de 4 horas que meu comentário foi p moderação. Pode isso, Joel, o porta voz da liberdade de expressão?
"a liberdade, no sentido da ausência de qualquer controle restritivo, deve levar à maior restrição, pois torna os violentos livres para escravizarem os fracos” - Karl Popper. Me desculpe Fonseca eu prefiro ficar com o Popper. Nós já erramos uma fez na história, me parece que iremos repetir e com os mesmos aplausos dos intelectuais do passado.
Texto necessário. A esquerda está em fase de negação, reagindo com raiva, desprezo e deboche, mas uma hora ela terá que encarar o problema de frente e com o peito aberto.
Erro grotesco. O artigo não é de Bolsonaro. Ele é semi alfabetizado e não tem uma inteligência que permita a criar um texto.
joelzinho ghost writer de fascista !! o garoto se entregou dessa vez.
O colunista diz que crÃticos da publicação do artigo citado "sonham com um mundo no qual a imprensa determina quem tem voz". Não é bem assim. Na verdade, esses leitores sonham com um paÃs em que o governo - de esquerda, é claro - determina quem tem voz.
Esse Joel é mais um neville chamberlain acenando o papelzinho do acordo de paz com o lÃder do Terceiro Reich, aquele do bigodinho. Deu no que deu.
O Boso há de voltar e, desta vez, cumprir com o que prometeu e não cumpriu: fechar a FSP. Mas o articulista está tranquilo, terá um emprego garantido...
A Folha publicou um artigo sobre respeito à democracia “escrito” pelo cara que não reconheceu a derrota nas urnas, não fez a entrega da faixa ao vencedor, fugiu para os isteites e tramou um golpe contra… a democracia. É muita cara de pau a sua.
Que novidade, o Bozo ter aprendido a articular sujeito, verbo e predicado! Ou você, Joelzinho, é o mais novo porta voz? A concorrência está acirrada nesta folha!
Justificar o artigo publicado em nome da criatura com base na liberdade de expressão é no mÃnimo hipocrisia. O artigo é um amontoado de mentiras e sua publicação é apoio explÃcito da FSP aos fascistas da extrema direita.
A cretinice estampada em artigos mal elaborados, campanha polÃtica descarada. Voz pública a criminosos é crime, o traste inelegÃvel deve dar seu depoimento no interrogatório da PolÃcia Federal.
Muito bom texto Joel. Mencionaste bem alguns dos politicos que estao doidos para censurar o povo. Ainda bem que as eleicoes falaram mais alto.
Esquerdalhades todes desorientades .
" (...)finalmente a polÃtica ouve o cidadão comum, que é de direita, contrariando décadas de discurso da mÃdia e das elites culturais": de fato, numa democracia, todos tem voz e devem ser ouvidos, como preceitua a nossa Constituição Federal. No entanto, estamos diante de um "cidadão comum"? O que ocorreu em 08/01/2023 foi orquestrado por um "cidadão comum", de direita?
Até nao tenho nada contra essa tal de "direita" aÃ. O grande problema sao os seus melhores representantes. Gente como bolsonaro, trump, orban, milei sao de uma bizarrice absurda. Prá ficarmos só no bolsonaro, o cara nao fala lé com cré, tem dificuldade de articular palavras e pensamentos, é mal educado, Q.I e de moral discutivel. Prá bem da tal de direita, aconselho arranjarem alguem mais qualidicado. Senao...
E da-lhe censura.. A Folha vai ver que é de esquerda... kkk
Joel cria o bolsonrismo de esquerda... É o vale tudo fascista. Diga o que quiser, o contrário do que disse a pouco, acuse o adversário de fazer o que você faz... Mas sim, quando (e se) a comunicação na internet for regulamentada, quando nas redes sociais as pessoas contarem com um mÃnimo de igualdade no alcance de suas manifestações, a direita voltará a defender a censura e o arbÃtrio.
Agora tudo ficou claro, como aquele asno semi analfabeto seria incapaz de escrever qualquer linha de um artigo, torna-se óbvio que foi vc que escreveu por ele, e agora veio defender o próprio ponto de vista. Muito cristalino!
Desculpe aÃ, colega Jeff, o Acordo Ortográfico de 1.990 alterou a grafia de "semi-analfabeto" para "semianalfabeto" mas, de todo modo, você e o colega Luiz estão cobertos de razão, porque o genocida-cloroquina-pintou um clima por meninas de 14/15 aninhos -, jamais escreveria aquele artigo, até porque, ele é só um ex atleta que não pega covid19, mas é bem capaz de ter falsificado o comprovante da vacina para ir prestar continência ao Tio Sam!
Verdade. Até aquela pequena cartinha para o Alexandre de Moraes foi o Temer que teve que escrever.
E o bozo sabe escrever? Acho que foi o joelzinho reaça quem escreveu o texto do bozo.
De fato. Até aquela pequena cartinha para o Alexandre de Moraes foi o Temer que teve que escrever.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Caro Diogo, você nem sabe o que leu. Vou ensinar: existe uma coisinha chamada sarcasmo que é mais incisiva que a ironia. Você não seria aprovado na redação do Enem. Agora, o textinho atribuÃdo a Bolsonaro você entendeu não foi?
Desejava que o ar congelasse e caÃsse por terra, para, assim, evitar asneiras que surgem de mentecaptos como este. "Nova era será a da famÃlia homem e mulher" e "Depuração racial". É viver na ignorância para não conseguir enxergar as próprias limitações e preconceitos. A ignorância virou sinônimo de exaltação e orgulho !
Talvez cancelar a assinatura seja um alÃvio, porquê ver Joel comentando um "artigo" de Bolsonaro é o fim da linha.
O colunista escreveu ontem bibicis, e hoje viu a reação do povo brasileiro, e tentou justificar. Meu jovem hoje você comeu o que escreveu ontem. Diria perdeu Mané
A "voz "do Bolsonaro é absorvida pelo intestino grosso e expelida junto com a massa fecal . A Folha dando uma de coloproctologista ...
Nossa história está permeada de auge e decadência de impérios ou nações que propuseram influência ou conquista em outras. Estamos presenciando uma guinada no atual xerife do mundo ? Caso sim, resta ao nosso paÃs, vocacionado no equilÃbrio entre commodities e ecossistema, ficar no lado mais conveniente.
Nosso articulista mostrando ser mesmo um 'bolsonarista moderado'
Segundo o articulista, a Folha publicou um texto do Bolsonaro, dando "voz " á triste figura. Mas desde quando zurrar ou latir é ter "voz"?
Fala do Joel: sentiram!!! Bolsominioms & Luletes !! rsrsrs
Desde quando alguém que tem que escrever na mão o que vai falar é capaz de escrever um artigo? Kkkkkk Ghostwriting?
Assino embaixo, brilhante artigo!
Meu comentário, educado, foi para moderação. O do Bolsonaro foi publicado ontem sem moderação mas com remuneração. Tem que pagar pra liberar? Quanto vale ou é por quilo?
Podiam ao menos voltar com aquela mãozinha com o polegar pra baixo. Desprezo sem censura. Volta a mãozinha Folha.
Depende do que vai dizer , ou seja , escrever.
Pois é, Neli, e ainda defendem liberdade de expressão.
Escrevi dois comentários aqui e ambos para moderação. Não sei nem porque ainda assino a Folha! Dias atrás, excluiu absurdamente um comentário meu e a quem respondi continua lá.
Não é lindo a turma da assinatura grátis validando a tese do articulista nos comentários?
Joelzinho, a Poliana da extrema direita. O nazismo também era a "voz do povo". E deu no que deu.
A folha e contra censura ,só não pode falar mal da faria lima.
Este jornal ao dar voz ao nada democrático Bolsonaro, deve estar com "peso na consciência" por ter dado voz às conversas de juiz e procuradores da Lava Jato, transformando-as num tal de "escândalo da Vaza Jato" , que jamais o seria em qualquer outra democracia e cuja consequência foi a volta do governo que aà está para quem quiser ver. Com Ministro indiciado pela PF e outro para o qual Lula decretou 100 anos de sigilo sobre suas atividades legais. Namastê!
Nunca escreveu nada. Resolveu agora publicar o que pensa.
Sendo assim,porque não convidar o Marcola do PCC para escrever na falha,afinal nada de censura ,se Bolsonaro depois do que fez pode falar de democracia o marcola poderia falar sobre direito ao crime.
Assim como Bolsonaro, podia convidar José Dirceu para defender a esquerda, e criticar a " mÃdia golpista" e "caluniosa" que expôs o Petrolao e o Mensalão.
Exato. Marcola, em sua "liberdade de expressão " poderia discorrer sobre ... hummm...a solidão de chefes do tráfico longe de suas bases.
Marcola, assim como teu guia Lule, foi condenado em todas as instâncias pelo Judiciário brasileiro, ao contrário do Bolsonaro, capisci?
Bolsonaro não deve se empolgar com Trump porque este é mais maluco que medÃocre e ele muito mais medÃocre que maluco. Já Lula é dó mediocre revelou isso ao ostentar Maduro como um "troféu" no Planalto. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > O artigo de Bolsonaro e a vitória de Trump refletem o espírito de nosso tempo Voltar
Comente este texto