Joel Pinheiro da Fonseca > O artigo de Bolsonaro e a vitória de Trump refletem o espírito de nosso tempo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas
Como a Folha é democrática. Permite a publicação de textos assinados por bandidos.
Sim, até artigos do Lule já foram publicados
Permite-se até criminoso ser presidente!
Antes haviam os formadores de opinião, pessoas de boa educação formal que costumavam influir nas eleições. Hoje há os influencers composto por todo tipo de vi g ari stas mas que também ajudam a eleger candidatos.
Pode questionar o colunista, mas ele conseguiu muitos comentários, significa que muita gente leu. Só isso deixa a folha de São Paulo feliz.
Aquele artigo deve ter sido escrito pelo Wajngarten e colocaram como autor um ex presidente que não consegue elaborar um parágrafo.
Esse é aquele que todo dia passa vergonha na GNews
Joelzinho pan
Assim como Bolsonaro Hit ler teria voz nessa venal imprensa ,que se vende para a Faria Lima .
O oito de janeiro jamais poderá ser esquecido. A Folha dando voz ao maior responsável pela aquela quebradeira em BrasÃlia. Esse sujeito já era para estar é preso.
Responsabilizar Bolsonaro pelo 08|/ 01/2023, é a coisa mais sensata para quem diz defender a democracia. Se ele estivesse aqui no Brasil, era uma só palavra dele para seus fanáticos desaprovando as atitudes, que nada teria acontecido.
Joelzinho é Hilário. Acha que regular redes sociais levará a uma esterilidade cultural como a gerada pelo Index da repressão católica. Quando será que está criança vai crescer?
A melhor solução já testata para a governança de um paÃs foi a encontrada pela China: fazer da meritocrática o critério para a escolha dos dirigentes polÃticos. Não faz sentido pessoas que não entendem de polÃtica escolher seus representantes. O melhor é criar um sistema polÃtico que selecione cientificamente os mais aptos para a polÃtica . O sucesso econômico da China muito deve ao seu sistema polÃtico.
Joel é dos pouquÃssimos jornalistas de direita que respeito. Como esquerdista empedernido que sou, não abro mão de ler e ouvir o contraditório. Ainda que discorde dele (aliás, a discordância é salutar). Gostei do artigo: se calarmos as vozes das trevas, não nos daremos conta da existência delas....
Dar voz a um ser assim é soltar foguete em velório.
Bom, parabéns à Folha por ser capaz de provocar os dois lados da alameda. Que se mantenha assim.
Santa Ingenuidade: o tempo que vivemos é determinado pelos donos da banca: grandes capitalistas, grandes proprietários, grandes bancos. O povo é apenas massa de manobra. A propósito, o único objetivo da educação, ao menos nesta esquina no terceiro mundo, é manter o povo nas trevas e votando contra seus próprios interesses. Apenas o sistema funcionando como um relógio suÃço...
'a foice de SP' como diz o próprio inelegÃvel não tem é vergonha, isso sim. um cara que passou a vida inteira defendendo a ditadura,e fazendo apologia a ditadores, quatro anos tramando contra a democracia, vim falar respeitem a democracia, é de las car
A Folha ainda tem em seus arquivos as VÃRIAS VEZES EM QUE BOLSONARO FOI "EDUCADO" COM JORNALISTAS, NOTADAMENTE COM AS MULHERES?
O inominável tem que ser trancafiado logo ! Só assim o perigo que ronda o nefasto vamos nos livrar
A Folha não teria alguém melhor para ocupar essa coluna. Tenho muitas saudades do Tarso de Castro.
Foi longe. Acrescentar Paulo Francis, Flávio Rangel. O pessoal que está no lugar nunca leram uma crônica deles.
"Sonham com um mundo no qual a imprensa determina quem tem voz." Inocente, é exatamente assim que a imprensa é no mundo inteiro.
mas cá entre, nós, começo a duvidar que todos os artigos dos colunistas não são escritos por eles mesmos. minha aflição é sem fundamento?
é mesmo, não censuram outros fasscistas, que depois no poder, censuraram todos, inclusive a imprensa. quanto ao Trump, os americanos sempre foram aquilo mesmo, aliás, desde que os pais fundadores chegaram fundendo tudo.
O doce exercÃcio de xingar os americanos nos exime de analisar nossos males, que são criados, não pela interferência ianque, mas por nós mesmos, que votamos em polÃticos que defendem pautas, que já se provaram ultrapassadas e que, onde foram implandas, só geraram fome, perseguição e morte.
Considerar "saudável" o que diz Bolsonaro é um erro crasso. Inclusive por desconsiderar como as eleições sã ganhas, atualmente, lá e cá, na meioria das vezes. Não se trata aqui de Direita versus Esquerda, de se discutir qual grupo tem mais espaço na mÃdia tradicional. Isso que aà está não é a Direita, mas a Extrema-Direita. Do contrário, seria mais preciso que discussão comparasse qual espaço tem o bolsonarismo e qual espaço tem o PCO (Extrema-Esquerda), por exemplo.
"um conjunto de regras bolado por especialistas para tutelar as massas" seria uma boa definição para os algoritmos das redes sociais
Bingo!
Eu concordo com esta matéria! As mentiras sempre existiu, e temos que sermos inteligentes suficiente, para não nos deixarmos que a mentira nos convença. Bolsonaro tem o direito de falar o que ele pensa, quem acredita nele só porque é seu fã, é que é pior do que ele. Precisamos deixar de sermos aquele povo que acreditava em lobisomem, cegonha, e até no monstro da lagoa. Se continuarmos a ser os Marias vai com as outras, quem pensa como Bolsonaro terá vida longa.
Isso. Só faltava agora a gente contratassem com essa reflexão profunda a gramática, as concordância e os idioma do Camões e do Vieira. Abaixo a Educação e as Cultura. Vamos tudo ouvir e curtir os estúpido; eles é maioria.
Saúde pública vontade da maioria? Imagino Oswaldo Cruz lendo isso. Ainda estariamos com expectativa de vida de 40 anos. O colunista se empolgou ou o negacionismo enrustido deu as caras. A seguir.a lógica do colunista devemos deixar a extrema direita fazer sua ditadura sem fazer nada. Parece jornal alemão nos anos 30 do século passado..
Sobre a expectativa de vida. Eu tenho 67 anos e, estou lutando para viver mais uns 30, mas não sei se isso é bom paro o planta. Enquanto lutamos para viver 100 anos, estamos impedindo de nascer bebês. Seguindo nossas vontades, em breve a humanidade se extingue.
Artigo necessário.
Esqueceu o prefixo: des.
Bolsonaro falar em democracia via ghost writer na FSP é um escárnio. E eu pagando para ser esbofeteado como leitor. Só vi o tÃtulo e quem o assinava, estou velho demais para não pinçar o que leio.
Ghost writer. Claro. Bolsonaro não sabe fazer uma frase com dez palavras, sem ir parar na Selva! O máximo que fez foi assinar; com a digital e uma cruzinha.
Resumindo o texto: temos q rezar pro povo escolher melhor.
É uma obrigação nossa de escolher melhor nossos governantes. É só analisar nossa situação de trabalho, moradia, saúde e educação, entre outras coisas necessária, a uma sociedade. A imprensa dar mais ênfase a quem paga mais no momento. O lado da imprensa é o financeiro, pois é disso que ela vive. Na outra vitória do Trump, a imprensa americana disse que ele poderia ser ruim para os EUA, mas seria bom pro jornalismo, pois teria manchetes todos os dias,
Colunista representa a guinada a extrema-direita da F, nojo.
Lamento sua tentativa de usar recursos intelectuais para cumprir o papel de justificar o injustificável: o artigo de um golpista falando de democracia num jornal que se propõe a defender a democracia. Lamentável.
Aceitem o Joel. Ele é aquele representante da classe da 7a série que gosta de abordar assuntos difÃceis com ar maduro e conciliador, mas sempre entrando meio desajeitado e inconveniente. Você até quer gostar dele, mas aos poucos percebe que o que ele realmente quer é chamar a atenção, o que vai se tornando cansativo e você começa a torcer para não cair de novo na mesma classe que ele. Até que um dia, anos depois, ele reaparece assinando uma coluna de jornal. E começa tudo de novo.
Permissão para a oportuna inserção concedida, rs!
Permite que inclua no seu comentário sobre o imberbe Aparecido Jovem, Pondé o Aparecido velho?
Impressionante! Como pode, FSP , publicar esse falso santarrão pedindo que aceitem a democracia que ele mesmo golpeou, que cometeu o crime de tentativa de golpe de estado, apenas um dia depois do UOL publicar o que a PolÃcia Federal descobriu nos arquivos apagados nos dispositivos do Cid Filho? Abriu os braços novamente aos promotores da ditadura! Vocês estão com saudade da ditadura mesmo.
Quem já emprestou veÃculos do jornal a agentes da tortura, mais dia menos dia aparece o rabo. E ainda fingindo Democracia. Sem surpresas.
Adorei e se for candidato na próxima votarei nele.
Tinha certeza que iria gostar.
Pior do que o texto do inelegÃvel, só mesmo essa coluna, que mistura Reforma Protestante com extrema direita, tentando mostrar uma suposta erudição que resulta numa salada sem sentido. Enfim, como diria Cazuza, seus argumentos não correspondem aos fatos.
Certamente aquele texto só tem a pseudo autoria. Deve ter sido escrito pelo Wajngarten. Ficamos nós aqui discutindo uma falsidade. O óbvio, que os censores, editores e polÃticos não perceberam é que o centro da informação não é mais central. O botequim ganhou audiência
Realmente foi de doer. Justificar a extrema direita através da reforma protestante só pode vir de uma mente doentia.
Quem não entendeu nada foi você, Joel! Ninguém aqui quer que a imprensa determine quem tem voz, a indignação é a publicação de um artigo falando justamente de democracia , supostamente escrito por Bolsonaro, um defensor fervoroso de um torturador e quem nunca aceitou de fato o resultado de uma eleição democrática! Quem é ele para falar de democracia! Que desaforo!
Uma coisa é certa, Bolsonaro não tem moral para falar em democracia, se tivesse faria como fez Fernando Henrique Cardoso, iria na posse de Lula entregar a faixa presidencial. Um sujeito desse, jamais pode ser chamado de democrata.
Boa análise. O poder vem do consenso não da coerção.
Alguns erros. O Estado Liberal surge muito antes da 2a GG. A verdadeira imprensa, comprometida, não franquearia a palavra a Hitler, Musolini etc, muito menos a alguém inelegÃvel; terceiro, quando e em que lugar do mundo as elites não diminam qualquer cenário? o articulista confunde elite com riqueza.
Como Bolsonaro e Democracia não tem nada a ver um com o outro, eu simplesmente não li o tal artigo e, causa espanto que alguém que se diz jornalista, não perceba isso.
Ô Camus, acode aqui, que o absurdo tá demais. Comé que eu falo lá em casa que quem se intitula "filho do Iluminismo" tá questionando uma suposta "repressão das elites culturais e cientÃficas", as comparando com a Inquisição, meu filho? Dentre outras nas quais nem adentro.
Kkkk, Bena, você não presta! Adoro!
Chiara, minha clara, cumé que cabeu três dedos no olho do minino? Eu jurava que nem com ky sabor colÃrio... Hahahahah!
Filósofo filosofou antes de ir ao banheiro!?
Passando pano em joel, nem fica vermelho.
É joezinho sabe o você é ? Um bolsonarista, como sempre passando pano.
Joel representa a falência do jornalismo.
A crÃtica aos especialistas é puro anti-intelectualismo da direita religiosa e do voluntarismo revolucionário. Coisa de Olavo de Carvalho e de Mao-Tse-tung. Joel peca menos pelo que diz do que pelas lacunas. FraquÃssimo!
Não tem relevo o jornal e muito menos você, "colonista"!
Sinceramente não.li o artigo do nefasto e inelegÃvel! Mas é inconcebÃvel que um jornal sério, sirva de escada para um irresponsáveis falar de "Aceitem a democracia ", quando sua turba por dois meses acampou nas portas de quartéis, tentaram invadir um prédio da PF, explodir um caminhão próximo ao aeroporto, e por fim, um golpe de estado no 8 de janeiro! Desculpa, minha capacidade cognitiva não me permite ser tolo, ingênuo ou desprovido de inteligência!
Depois do artigo do Bolsobaro, tentei cancelar minha assinatura, fiquei duas horas tentando e por fim resolvi da forma mais prática... Cancelei meu Cartão da assinatura.
Também fiz há uns três meses, mais ainda ligam querendo que eu pague, sodam-se.
Pensando em fazer o mesmo!! A FSP desceu ao seu pior nÃvel!! Lamentável!!
Pretensioso, o menino Joel, querendo nos dar lições sobre jornalismo. Então, vamos desenhar: a defesa da democracia não comporta dar espaço a quem busca solapá-la. A direita pode e deve ter voz. Não é isso de que trata aqui. Trata-se de não abrir espaço a quem agiu, de forma deliberada, para destruir a democracia. Simples, Joel. Até você consegue entender isso. Até você
Cento por cento apoiado!
Releia o que escrevi, senhor Paulo.
Numa democracia, a quem compete definir quem pode e quem não pode se expressar? Resposta: ninguém, porque todos os cidadãos têm o direito de se expressar. O cerceamento da liberdade de expressão só ocorre em regimes totalitários, como no comunismo ou no fascismo.
Trump não perdeu em 2020 e muito menos Bolsonaro em 2022. A esquerda odeia o povo.Aliás,sempre odiou.Por isso,ela mata tantos.
Contato imediato pelo celular não está adiantando, cantar o hino para pneu também não? Tente Neo e Trinity quem sabe eles ajudam vocês.
Não, eles não perderam. O resultado das eleições só é válido quando eles vencem. Biden fraudou os resultados em 2020, na oposição, e não conseguiu frauda-los agora, no governo. E a Mamãe Gansa contou uma linda historinha...
Agora então falta chamar o Marcola para falar de segurança pública e seguir a indicação do Sensacionalista de chamar a Suzane von Richthofen. Para dar voz ao cidadão comum.
Ao Joel, meu comentário sobre a aberração jornalÃstica da Folha. " Um homem desprovido de qualquer espÃrito humano ou espiritual, antidemocrático, golpista, xenófobo, racista e machista, enfim um ser abjeto que se auto-intitula incomÃvel e imbrochaável, nada,nada mesmo tem a oferecer ao leitor da outrora vanguardista Folha que o permite falar sobre democracia."
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > O artigo de Bolsonaro e a vitória de Trump refletem o espírito de nosso tempo Voltar
Comente este texto