Poder > Publicação de artigo de Bolsonaro, um notório golpista, na Folha é golpe no estômago Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Neli, pense como quiser. Jornal numa democracia não pode dar voz a autocratas, plutocratas e ditadores, fascistas e nazistas. A Italia de Mussulini é prova eloquente disso. Fique com sua opinião. A mim não me interessa ler o que pensa sobre democracia um golpista.
'Bora cancelar a assinatura...
Por quê? UM Jornal, em PaÃses Democráticos, deve dar espaço para todas as correntes polÃticas. PaÃses totalitários, de esquerda, direita, o Jornal que dá espaço para a oposição é fechado, como ocorreu em Nicarágua, lindo paÃs que visitei em dois mil e onze, com a La Prensa, ou na Venezuela. Bendita Folha que dá abertura para todos.É a finalidade de um jornal democrático. Não perdi meu precioso tempo para ler os artigos: dele e deste.
Depois dessa, cancelei minha assinatura. Foi abominável a Folha dar viz a um golpista, defensor de tortura.
Jornal, em PaÃses Democráticos, deve dar espaço para todas as correntes polÃticas. PaÃses totalitários, de esquerda, direita, o Jornal que dá espaço para a oposição é fechado, como ocorreu em Nicarágua ou na Venezuela.
Parabéns FSP! Batendo palma para louco dançar.
Calma,Kotchinho. O bravateiro foi apenas indiciado. Muita água ainda vai rolar sob essa ponte. Ele é apenas, como vc disse, um impostor. Por que o "Consórcio de Imprensa" tem tanto medo de um cara que está inelegÃvel? Por que Bolsonaro os apavora tanto? Conta aà pra gente.
Vergonha da Folha
Vergonhosa Folha
A Folha de São Paulo colaborou efetivamente com o golpe de 64, eu sei as instituições mudam, mas parece que a Folha mudou pouco.
Um contexto histórico muito diferente, reflexo de guerra fria, Vietnã, Cuba, ideologização das Forças Armadas, opinião pública e fragilidade institucional ec. Mas, sim, mancha da Folha. Que agora abre espaço a um genicida golpista... Bye bye!
Mas, o senhor se esqueceu que a Folha foi o baluarte das Diretas?
A Folha tentando se redimir e pagando de democrática. Acredita quem quer...
E então, pessoal, a Folha dando espaço para aquele ser pantanoso que passou 4 anos violentando os veÃculos de comunicação desse paÃs, sobretudo a própria Folha foi sua maior vitima, além de ser um soco no estômago é um tapa na cara de nós assinantes. Lanço aqui um movimento de cancelamento da assinatura, eu não vou pagar pra ser feito de otário, estão sambando na nossa cara.
É muito simples, São Paulo acabou de eleger um cara de direita.. Bolsonaro é de direita. Ainda precisa desenhar?
Podia aproveitar e falar tudo que faltou dizer do inominável, ou a Folha não deixa??
Lembro do ex-presidente dirigindo-se à boiada no cercadinho do Alvorada, ocasião em que não conseguia articular duas frases inteiras e sequenciadas. Para a manada babona que o ouvia como Jesus ressuscitado, não importava se havia sentido. Espero que a looonga temporada na Papuda, que se avizinha, desperte nele não apenas o dom da escrita como o da oratória, o que possibilitará ser orador de turma por muitos e muitos e muitos e muitos e muitos anos (e mais um dia de lambuja) Congratulations!
A Folha, se não me falha a memória, afinal, sou assinante há muito mais de trinta anos, deu, certa época, espaço para o lula, no mesmo espaço que deu ao bolsonaro. Então, normal. Nem perdi meu tempo de ler o que escreveram.
Concordo, Rodrigo. Tanto que , em vinte e dois, pela Primeira vez na vida, votei em lula: pelo Meio Ambiente, uma grande decepção, pelo Vice e pela Democracia.Nos dois turnos. O lula não foi eleito apenas por seus seguidores. Recordo que ele foi eleito com menos de dois por cento dos votos e se não fossem os brasileiros que votaram pelo Meio Ambiente, pela Democracia,pelos eleitores de Marina, Simone, hoje o Brasil seria governado pelo capetão cloroquina.
Mais, ainda, Sra. Maria. Lamentável é a esquerda querer cercear a manifestação alheia.Talvez por não saber o que é uma Democracia. Não li o que ele escreveu,mas, na hora que for proibido um polÃtico de escrever o que pensa, nas mÃdias, o Brasil ingressou na ditadura. Ademais, considero que bolsonaro foi eleito com a Ajuda De lula, tanto que elegeu seu seguidor em São Paulo, com o mesmo candidato e por lula pensar apenas em si mesmo, ajudou a elegeu alguém apoiado por bolsonaro na capital.
Sra. Maria: nos regimes democráticos todos têm espaços nas MÃdias. Vivi o perÃodo da Ditadura aqui, e a mÃdia não poderia dar espaço para notÃcia que desagradasse o Regime: aprendi a amar os LusÃadas no Outrão,o jornal da tarde era receita ,o Jornal católico, São Paulo, deixava espaços em branco. Um Padre que me explicou o porquê de tudo! Conheci outras ditaduras: Chile,Argentina, Leste Europeu e Ãsia Média. Lá oposição não tem espaço na MÃdia. Covid? O lula comemorou em maio de vinte!
Comentário lamentável. Lula não tentou golpe, e quando foi condenado cumpriu os ritos legais. Os processos foram viciados pela cor/ja Dalagnol/Moro, como a senhora sabe. Bolsonaro é responsável por centenas de milhares de mortes e pelo rebaixamento da civilidade a nÃveis intoleráveis. Não é a mesma coisa.
Oi Neli. Não vejo problemas da Folha dar espaço a Bolsonaro. Afinal, assim como Lula, ele possui no mÃnimo 1/3 da população como sua base fiel. Entendo que Bolsonaro é mais nocivo à democracia do que Lula. Concordo com o colunista. O principal problema foi a Folha não ter feito um editorial contundente contra as falacias de Bolsonaro
A senhora sabia que pacientes com câncer quando demoram para serem atendidos pode dar um dos três ms:mutilação, metástase e morte. Verifique como está atualmente o atendimento pelo SUS. O capitão cloroquina instigou os brasileiros para a morte na pandemia, mas, o atual, deixando de prestigiar o Sus, como ele disse ao comemorar o surgimento do covid. não é digno de nenhum encômio. Vou à Santa Missa rezar para que Deus se apiede do Brasil e o Livre desses Oportunistas...
Senhora Leonilda: não sei se sabe, mas, em PaÃses totalitários os Jornais dão espaço apenas para uma corrente de pensamento. Vivi na ditadura aqui. Conheço paÃses que foram , e são ditaduras. O Chile de Pinochet, Cuba dos Castro,Nicarágua, na era soviética. E tenho por hábito, ler os jornais das localidades que visito. A senhora sabia que lula comemorou o Surgimento do Covid? Sob a falácia de prestigiar o SUS? E veja o SUS em seus mais de dezesseis anos de poder. Ambos Oportunistas!
Só que Lula não tentou um golpe de estado, vê a diferença? Se o outro tivesse conseguido virar autocrata a Folha sofreria novas tentativas de intervenção, empastelamento, tudo o que de pior se poderia esperar de um governo golpista. Não é simples assim, dar espaço a mentiroso serial e nem anotar as mentiras, como sugerido. Seria o mÃnimo para contrapor ao fato de publicar suas opiniões. Não merecia pela sua história, pelos mortos da Covid, pela democracia. Um erro dos grandes.
boa introdução, mas cadê o resto do texto...é fundamental!
Concordo plenamente com o tÃtulo. Tudo tem limite, até mesmo em democracias aparentemente consolidadas, como no caso do Brasil.
Mais um dia normal para o militantr da esquerda, divulgando a censura do bem.
Os militantes da ultradireita esquecem que o Ãdolo deles censurou as Secretarias de Saúde no inÃcio da Covid para que não fossem divulgados os números de mortos por cidade. Para encobrir mortes. E que o consórcio de imprensa começou a fazer o trabalho do Estado? Nem ligam que foram muito mais de que 700 mil mortos (tb pelos dias perdidos) e acusam a esquerda de censura sobre mentiras que ele solta desde sempre? A censura do mal está liberada?
A Folha, no passado, também deu espaço para o lula. Ele, lula podia, o bolsonaro não?
Um artigo - que ele não escreveu, pq não tem capacidade para escrever um artigo - para a ju...mentalha que se compraz com as as...neiras de um no...tório desqualificado W
Ninguém mais tem nenhuma ilusão em relação à Folha. A conversa de que são a favor dos leitores é só isso mesmo: conversa, pra leitor dormir. Os donos são a favor mesmo é de dinheiro no bolso deles. Mas toda escolha tem um preço. Um dia os leitores podem se cansar dessa farsa elitista.
Certa vez, numa das minhas renovações de assinaturas dos jornalões (Globo, Folha e Estadão) eu expliquei para a atendente que o meu objetivo não me informar, mas saber como anda o movimento do escorpião. Os grandes jornalões nunca deram sossego aos brasileiros. Não me surpreende esse flerte desta Folha com alguém cujo tumor antidemocrático é imenso.
Comentário rápido e contundente: Ou publica manifesto que tenha pelo menos aparência de verdade, ou observe: a realidade não existe, tudo é possÃvel, inclusive referendar um consagrado mitomanÃaco como arauto veraz virtuoso.
Dar espaço para quem é contra a democracia não é ser democrata. É desonesto.
Democracia pressupõe a existência divergente de ideias. Regime de ideia única é a ditadura: esquerda, direita, ateia, religiosa, civil ,militar. Nem perdi meu tempo em ler o que o Boiadeiro Anterior escrever.
Faltou publicar a OPINIÃO da Folha de São Paulo! Todos os assinantes e leitores já entenderam que a direção da FSP acoberta os disparates do ex-presidente. Agora, com tudo que aconteceu é hora da FSP mostrar se vai continuar como esta ou se vai assumir uma postura que honre sua história!
Parabéns ao colunista!! Tenho opinião semelhante!! Foi um erro lamentável da FSP!!
Parabéns, Ricardo Kotscho! O Sr. fez o que a ombudsman deveria ter feito!, mas, prefere se esconder atrás da Folha de Pagamento. Lamentável! Não deveria aceitar a função.
Realmente é um escárnio.
Esse artigo com esse ca na lha caquético custou minha assinatura. Estou cancelando.
O Bolsonaro? Ele não está tão caquético assim. Precisa ser responsabilizado por seus crimes.
a folha foi sempre assim uma no cravo outra na ferradura
Vamos aguardar a FSP publicar um artigo de Sérgio Cabral sobre administração pública e um artigo do Governador de São Paulo sobre direitos humanos. Talvez um texto do Malafaia sobre tolerância religiosa.
E o pior de tudo isso é que ao lado temos o ESTADÃO....
Parabéns, Kotscho. Parece que a Folha desaprendeu o jornalismo. Um editorial contestando as falácias de Bolsonaro seria fundamental num veÃculo de imprensa que um dia aplaudi.
Ou seja, na visão do jornalista nós leitores da folha somos crianças necessitando de esclarecimentos . Como se não tivéssemos o devido discernimento e fôssemos envolvidos pelo carismático (aspas) ex-presidente. A democracia ainda é um bem comum no Brasil bem como a liberdade de expressão. Óbvio que existem assuntos a não serem publicados - por exemplo: que remetem a crimes previstos no código penal!
Essa é a sua melhor resposta?
Bolsonaro tem a espinha dorsal feita de haste flexÃvel. Ela se dobra quando for conveniente para ele. Se diz anticomunista feroz mas ,se precisar, e for de seu interesse,deposita flores no túmulo do soldado comunista ,como fez na Rússia. Se diz cristão fervoroso mas se apresentou em templo da maçonaria. Democracia pra ele é somente mais uma palavra vulgari zada, o mesmo que faz com liberdade. Bolsonaro só tem uma ideologia : Ele mesmo.
Na realidade ele é um ignorante, iletrado que não conhece nada da História.
No estômago foi elegância retórica, o golpe foi lá embaixo mesmo, aquela dor que só quem já levou bolada na "pelada" de várzea conhece. Grandes grupos econômicos hoje controlam a imprensa tradicional. A Folha sempre foi uma crÃtica feroz da Globo nos tempos da ditadura e hoje os papéis se inverteram, ainda que a Globo esteja migrando para um comportamento mais conservador.
Ao contrário, tivemos vários colonistas apoiando.
Onde houver cheiro e golpe de fato, os jornalões estão sempre envolvidos. Que o diga a nossa guerreira Dilma: defenestrada por todos da "imprensa investigativa que não investiga amiguinhos pretensamente intelectuais, que amam o Brasil como se fosse uma privada sem água", enquanto que o vice Temer, foi tratado até como poeta, embora saibamos, nós simples mortais, tratar-se de um misóclise de malgosto.
Só corrobora as observações do anterior chefe do Planalto sobre a falta de respeito da esquerda pela democracia o texto no qual Ricardo Kotscho mostra o quanto é incapaz de aceitar a franca circulação de ideias divergentes das suas e ataca a publicação do artigo de Bolsonaro na Folha. É notória a simpatia que Lula e seus companheiros sempre tiveram por tiranias liberticidas. O campo polÃtico-ideológico deles assimila o Estado de Direito apenas quando tal postura lhes é inevitável e/ou vantajosa.
Circulação de ideias divergentes é uma coisa, crime é outra.
Kotscho, querido e de coluna ereta, esperar um Editorial bÃpede, espigado e democrático, tá difÃcil, dificÃlimo. Mas podia ter jornalismo - é o mÃnimo, né? - com um textÃculo crÃtico ao lado do Bozolóide. Todavia, nem texto nem textÃculo: emasculada, a phôia perdeu os culhões, além de perder a si própria no caminho...
Nem li o referido artigo do Bozo. No dia, vi a manchete e desacreditei. É uma situação muito bizarra.
Ricardo Kotscho andou bem citando Frederico B "Tem coisa que pode e tem coisa que não pode". Aonde a Folha pensa que está( em q galáxia ? )."ACEITAR A DEMOCRACIA"?um texto de quem, Boldonaro? dar espaço a quem nunca respeitou a mÃdia principalmente a própria Folha; um falso, mentiroso e golpista que por pouco não se tornou um tirano absoluto?. Por favor folha isso é coisa maliciosa , desrespeitosa a seu publico.
Tadinho do Kotscho. Tão sensÃvel. Só aceita democracia se concordarem com ele. Se ficar muito triste recomendo Nutella.
E os bolsonaristas e trumpistas só acreditam nas urnas quando ganham!
O bolsonarismo só aceita democracia se ela não existir.
Foi deprimente abrir o jornal e encontrar um desqualificado criminoso - que não teria nada que preste a nos dizer - ocupando o espaço de Tendências/Debates.
A resposta do que aconteceu com a Folha, ela agora virou um jornal pentecostal, apoia veladamente, nem tanto, Tarciso de Freitas, e tem como jornalista mor Juliano Spyer, o antropólogo terrivelmente evangélico.
E a Folha diz que tem o rabo preso com o leitor! Quem se curva diante dos poderosos mostra o bubum aos oprimidos, já dizia o Millôr.
Prezado Kotscho, o que você sugere aqui foi feito de forma exemplar pelo Reinaldo Azevedo, em seu programa no UOL; mas desse jornal aqui, pelo que vem se mostrando nos últimos anos, só se esperaria mesmo coisa como a publicação, sem contraponto, do artigo do golpista...
Quando a Folha vai dar espaço pro Marcola escrever um artigo sobre segurança pública? Ouvi dizer que o Marcola tem uma base teórica boa (é um cara que lê bastante).
E ainda, a meu ver, usou este excelente artigo para dar ares de imparcialidade e de espaço democrático. Há que se registrar que o histórico da FSP justifica tal publicação com o "ghostwriter" do inelegÃvel pois apoiou o golpe de 64!
Pq a FSP dá voz a JMB? Simples, para gerar comentários na semana. Quem leu o artigo só gostaria de saber quem o escreveu
democracia é isso mesmo. mas até o artigo do cara é fake news. publicar coisas que não é de sua própria autoria não é outro tipo de crime, mais uma na cacunda desse violador de tudo?
Folha hestúppida. Dando espaço para exkremmento podre.
Será que esse jornal já se esqueceu do que Bolsonaro fez? Como tratou a imprensa desde quando era do baixo clero autoritário? Seria saudades da polÃtica econômica do czar da economia, senhor Paulo Guedes. Triste atitude de um jornal que defende a democracia e dá voz a um golpista.
Publicar um artigo, supostamente escrito por Bolsonaro, pois sabemos que ele não possui capacidade nem para conectar uma frase com outra, é um escárnio sem tamanho. Mas faz parte da trajetória da Folha, que tem verdadeiro horror de polÃticos de esquerda, prefere qualquer um, mesmo que seja uma ditadura militar, um desqualificado como Bolsonaro, TarcÃsio, Zema, Caiado, Nikolas, Temer etc.
Bozo deveria ter sido preso quando homenageou o torturador Ustra, nem deveria ter concorrido a presidência
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Publicação de artigo de Bolsonaro, um notório golpista, na Folha é golpe no estômago Voltar
Comente este texto