Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ana Rodrigues

    "Todo mundo quer bar e restaurante disponível a semana inteira, e querem a custo baixo". Verdade. Todo mundo quer salário justo. Verdade também. Os empresários de restaurantes só se importam com a querência dos consumidores. Na Europa, é quase impossível encontrar um restaurante aberto quando a noite avança. Conclusão: ningué respeita os consumidores na Europa. Só que não. Lá deve ser mais dificil explorar o trabalhador

    Responda
  2. Jefferson Oliveira

    O cara falou da dificuldade de se contratar para a área de comércio. É claro! Um dos piores setores para se trabalhar é a área comercial. Já trabalhei e é terrível! Só quem escolhe esse setor é quem realmente precisa.

    Responda
  3. Josimar Soares

    Ideia estapafúrdia, afirmam senhores de engenho sobre fim da escravidão. Ideia estapafúrdia, afirmam deputados sobre voto das mulheres. Ideia estapafúrdia, afirma patroa que teve que assinar carteira da doméstica. É a elite do Brasil!

    Responda
  4. Luciano Napoleão de Souza

    Tivéssemos uma imprensa profissional, não faria uma reportagem para jogar uns contra outros. Mas estaria falando do sistema arcaico do sindicalismo e da intromissão do estado numa questão que deveria ser de livre negociação entre patrão e empregado. O governo busca intervir para tungar grande parte do dinheiro que deveria ser do trabalhador e onerar o empresário. O Brasil não corre o menor risco de dar certo.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      E caso você não tenha entendido ainda, o um contra os outros está posto há milênios. Começou quando o primeiro grupo decidiu que o bom é escravizar o outro. E nunca mais parou. Mudou apenas de forma.

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Imprensa profissional é aquela em que a pauta é a sua ? Deve ser o caso mais extremo de viés de confirmação que já vi. Livre negociação é bom para quem, criatura ? Para mim é que tenho formação competitiva. Mas existe o outro lado do muro. Dá uma olhada lá qualquer dia !!!

  5. JORGE CESAR BRUNO

    E pra finalizar, a mentalidade empresarial tupiniquim, e sempre faturar mais, não com produtividade e tecnologia, mas sim com exploração, com exceções e claro! mas felizmente o debate esta posto, e de forma irreversível!

    Responda
  6. JORGE CESAR BRUNO

    Num passado nem tão distante assim, escravos eram propriedades de senhores, e quando o movimento abolicionista se fortaleceu e se tornou irreversível, a imprensa da época alardeava que o pais iria quebrar! E obvio que o debate e necessário e saudável, mas e uma tendência mundial a revisão da jornada de trabalho! Ate porque, estudos sérios demonstram ganhos na produtividade para empregados e lucro aos patrões! Mais razão e menos emoção!!

    Responda
    1. Chico Neto

      Concordo, Jorge, mas acho que tem que ser implantado aos poucos, para a economia ir se adaptando.

  7. Claudio Roberto Marigheto

    Quando foi reduzida a carga de trabalho de 16 hs diárias os "patroes" disseram que seria o fim. Igualzinho o tal presidente da associação!! Pra frente Brasil!!

    Responda
  8. João Gabriel Sampaio Messias Ribeiro

    E quantos dias por semana o doutor Paulo trabalha?

    Responda
  9. Chico Neto

    Sou contra, o Brasil ainda não tem estrutura econômica para isso. Quem sabe um plano com um prazo, tipo uma redução de duas horas agora, para 42 horas, para 40 em 3 anos, para 38 daqui 6 anos e para 36 em 10 anos, seria um tempo para a economia adaptar

    Responda
  10. SAMUEL COSTA NETO

    Mais um capitão do Mato de plantão

    Responda
  11. Arthur Nascimento

    Queria saber qual o regime de trabalho desse senhor, 3x4? 1x6?

    Responda
  12. Jurandir Sousa Ferreira

    Estapafúrdia é a filosofia de impor aos funcionários de bares e restaurantes jornada de trabalho de 10/12 horas e remunerá-los com um salario minimo + 10% (gorjeta), sem benefícios (cesta básica+plano de saúde+transporte).

    Responda
  13. Landson Abercrombie

    Sinhozinho nao quer abrir mao do plantel

    Responda
  14. SERGIO NEVES

    Trabalhar em comércio não é tarefa fácil. É uma vida meio que de escravo. Ou os patrões mudam a mentalidade ou acaba com os benefícios sociais. Poucos vão trocar benefício social pra trabalhar em um regime de trabalho como esse.

    Responda
  15. Nelson Vidal Gomes

    Não, não é demagogia pura nem populismo ! A redução da Jornada de Trabalho é antes o que existe de mais avançado no capitalismo contemporâneo e seus efeitos positivos na economia , vão desde a melhora na qualificação profissional, maior produtividade e bem-estar psicossocial, e, consequentemente , aumento do consumo e da circulação de bens e serviços. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      *O PT deu comida para obter votos com o Bolsa Família mas não onde fazer cocô, legando 100 milhões sem saneamento , não obstante ostentarmos a condição de 8º economia do mundo. Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Pior que estapafúrdia, denunciante, é o fato dessa proposta partir do PSOL, que finalmente ganha uma bandeira além da defesa do aborto e é prova de que o PT é o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), que a promete desde sua fundação e nunca a implementou, antes valeu-se de sua estada no poder para servir aos ricos e poderosos governando com os maiores juros do mundo, que agora Lula finge combater, deu comida para obter votos mas não fazer cocô. Namastê!

  16. Marcelo de Souza

    Pra quem vive de explorar os trabalhadores é estapafúrdia mesmo. Coloca ele pra servir mesa e ficar aguentando cliente chato durante seis dias e descansar um só. Não aguenta. Mas só conta o dinheiro, então pra ele tá tudo bem

    Responda
  17. Vitoria Machado

    Quem não é competente que não se estabeleça. Quer abrir um negócio contrate empregados suficientes e não roube o cliente no preço e/ou na balança.

    Responda
  18. João Nogueira de Freitas Nogueira de Freitas

    Estapafúrdia é a mentalidade desse senhor em total consonância com a mentalidade escravagista que insiste em soltar seus ares podres em nosso meio. Estapafúrdia é a escala de trabalhos dos senhores deputados e senadores desse país. Estapafúrdia são as mansões em que habitam com o nosso salário, as passagens aéreas de graça, gasolina e dezenas de servidores e assistentes. Estapafúrdia é abrir espaço para um filhote da dit@dura escrever ( ou pagar para escrever) artigo na folha, entre outras

    Responda
  19. Josue Oliveira

    Também acho estapafúrdio, tem que ser 12 horas de trabalho por dia. O Bozo diminuiu o tempo de almoço para 30 minutos, tem que ser 15 minutos. Assinado Capitão do Mato.

    Responda
    1. Chico Neto

      Não gosto do Bozo, mas ele não diminuiu para 30 minutos, foi a reforma de 2017, e mesmo assim não diminuiu propriamente dito, mas possibilitou que os sindicatos negociassem a diminuição com encerramento da jornada 30 minutos antes.

  20. Cassio Freitas

    Estapafúrdia a declaração desse cara. Se fosse um empresário honesto apoiaria a demanda, no mínimo a escala 5x2 . Não precisa ser um gênio do conhecimento do comportamento humano para saber que um funcionário (não usarei a palavra "trabalhador" pois há pessoas de mente estreita p deturpar a orientação política dos outros) que tem alguns dias passado em casa com a família rende muito mais do que aqueles que possuem apenas um dia de folga p a família.

    Responda
  21. Elias Souza

    "Todo mundo quer bar e restaurante disponível a semana inteira, e querem a custo baixo. Aí você vê as pessoas querendo inviabilizar para o consumidor. E já estamos com dificuldades enormes com trabalhadores" Foi meio: o fim da escravidão vai acabar com a economia

    Responda
  22. Sam Duart

    Daí vc vê a declaração desse senhor e entende porque o Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão.

    Responda
    1. Marcelo Moreira Cunha

      Perfeito seu comentário

  23. Raphael Cássio

    Os patrões estão apavorados. Agora ou muda a escala ou é greve geral.

    Responda
  24. PAULO PETRASKI

    O sonho desse presidente e dessa associação é a escala 7 x 0.

    Responda
    1. Eduardo Amaral Lyra

      Por isso seguiremos levando derrotas humilhantes da civilidade e cidadania.

  25. Natália Molina Romano

    Quantos dias por semana trabalha o dito presidente da associação?

    Responda
  26. gutemberg jose da costa marques cabral

    Está na mentalidade de uma boa parte dos empresários que os outros trabalhem por eles e eles sejam explorados e é por isso que a gente elege nossos representantes que são maioria no congresso! Porque somos minoria mas é a gente que manda. É a política do opressor contra os oprimidos. A escala 5x 2 no Brasil é viável sim! O

    Responda
  27. Paulo Luizona Castagnao

    É lógico que o presidente da associação de bares quer que os trabalhadores se lasquem. É fácil falar lá da sua cobertura com piscina. Provavelmente ele e sua família nunca trabalharam na escala 6x1. Tem os empregados que ganham um salário miserável que fazem isso por ele. Mas, acredito que seja possível chegar a um meio termo, afinal, política serve pra isso, negociar.

    Responda
    1. Sam Duart

      Muitos empresários que pensam que empregar é um favor e que descanso e folga é uma benção divina cedida por eles.

  28. Thiago Parelli

    Sugiro que vejam no Instagram o vídeo "os peões irão sumir..." no perfil @cortespecuaria. É o pensamento do setor "produtivo"? Espero que não....

    Responda
  29. Edgar Alves

    Diminuir de 44h para 36h acho difícil e contraproducente com a realidade brasileira. Mas um patamar de 40 horas semanais acho bem razoável e possível de ser aprovado. Vamos torcer para que esse PEC seja aprovada e que mudem as condições exploratórias da realidade brasileira. Está caindo a máscara da direita quem sabe muita gente acorda pra realidade e enxerguem quem realmente está ao lado do povo.

    Responda
  30. Ricardo Achilles

    Sim, inclusive ele até propôs, para o bem do Brasil, uma nova escala: a 7x 0. Se esses comunistas conseguirem acabar com a 6x1 como o nobre presidente da associação vai trocar seu Porsche no final do ano. Esses pobres são todos preguiçosos, AFF!!!

    Responda
  31. George Ricardo

    Não entra na minha cabeça que essas pessoas não conseguem chegar à conclusão de que basta permitir duas folgas nos dias úteis para seus funcionários e ainda assim eles terão seus bares e restaurantes abertos no final de semana inteiro. Ou é muita ignorância, ou falta de caráter mesmo.

    Responda
    1. Everton Cavalcante

      É falta de caráter mesmo

  32. JOSE CAMPOS

    Uma jornada de 40 horas semanais em uma escala de 5X2 é plenamente exequível, não honerosa e benéfica para a economia, já que introduzirá um dia de consumo por trabalhador na economia brasileira.

    Responda
    1. Paulo Luizona Castagnao

      Exatamente, é tudo uma questão de negociação. É possível chegar a um meio termo.

  33. Thiago Santos Costa

    Brasil foi um dos últimos a abolir a escravidão e isso diz muita coisa...

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      6X1 é escravidão.

  34. André Silveira

    Que fechem estes estabelecimentos cujos donos pensam igual a este senhor do século XIX dirigente da Abrasel! Se não podem contratar mais turnos nem merecem estar abertos mesmo. Por outro lado, qual a novidade no setor repassar todo e qualquer custo para a clientela? Uma ameaça mais do que tola, tendo em vista que este tipo de coisa é a praxe mesmo. Fecha os que não se aguentam nas pernas que outros duzentos abrirão. Mão-de-obra pra aumentar turnos e brigadas não falta.

    Responda
  35. Ed Raschella

    Quando a reforma da previdência promovida por Lúcifer aumentou a quantidade de anos e a promovida por Drácula aumentou a jornada de trabalho a direita botou ovos de alegria.

    Responda
  36. JOS ALBERTO LAKATOS

    Para certos empresários, direito a ter uma vida na qual, além de trabalhar, tenha momentos para si, é algo que somente o andar de cima tem direito.

    Responda
  37. Fabio Almeida

    Difícil aprovar a PEC. Mas certamente vai pro Supremo e aí vai virar 1x6

    Responda
  38. DANIEL BRANDAO

    Diversos senhores de engenho disseram o mesmo para a Princesa Isabel

    Responda
  39. JOSE RENATO SIMOES

    O senhor Paulo Júnior tem essa opinião porque ele é dono dos meios de produção e explora sem nenhuma decência a mais valia do trabalhador até a última gota de seu sangue. Fazendo esse mesmo trabalhador desenvolver problemas de saúde os mais variados além de ser privado do convívio social e com sua família. Essa é a verdade estapafúrdia que esse senhor quer encobrir!

    Responda
  40. Ed Raschella

    Tudo que é bom para o trabalhador é estapafúrdio para os patrões e para a direita. Se a proposta fosse acabar com QQ folga e férias, esse sujeitinho até patrocinava a causa. Canalhas!

    Responda
  41. Ed Raschella

    A cara de pau é tanta que se o trabalhador defender o fim da gorjeta, que a casa embolsa, esse mesmo sujeito vai usar o argumento que o preço da comida vai aumentar. Se tiver que aumentar, faça, mas não use essa desculpa para arrancar o couro do trabalhador.

    Responda
  42. Jose Roberto X de Oliveira

    E o Feliciano e Nicolas querendo que vc trabalhe até a exaustão para gente como eles ficarem ricos. Não entendo como as pessoas conseguem ouvir e concordar com esses malandros.

    Responda
  43. Ernesto Pichler

    A produtividade do trabalho depende, hoje, menos das horas trabalhadas e mais do "general intellect". Diminuir o número de horas com o aumento da tecnologia não reduz a produção. Abre vagas para mais empregos. Tem que ser 4 x 3, sendo um dia da semana dedicado a qualificação, com a volta do trabalhador à universidade ou à escola técnica. O que não se admite é que o trabalhador venda seu tempo livre na falsa expectativa de que vai ganhar mais, pois o salário é determinado pela necessidade de rep

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      (continuando)...pois o salário é determinado pela necessidade de reprodução da capacidade. E a tendência é a distribuição da riqueza produzida pelo trabalho ser feita mais pela via fiscal que pelo salário.

  44. Danilo Meira

    Estapafúrdio é o que muitos bares e restaurantes fazem: manter funcionários em semi-escravidão, com as pessoas trabalhando a noite toda por R$ 100, incluindo passagem e alimentação ou ainda registrar os funcionários por valores mais baixos que um salário mínimo e pagar o restante do salário "por fora". Que essa medida seja um passo para acabar com o pensamento escravocrata.

    Responda
  45. Juvenal Laurindo de Amorim Filho Amorim

    A pergunta que faço é cadê os representantes dos trabalhadores ? alguém perguntou pra alguma classe trabalhadora ou falou como será feito isso qual impacto ? e depois as conversa que vem mais isso pode ser assim ou daquele jeito e tem que haver clareza ou jeitinho das empresas continua a explora cada vez mais por menos

    Responda
    1. Ed Raschella

      Esqueceu que Lúcifer e Drácula fizeram com os sindicatos e centrais?

  46. Juvenal Laurindo de Amorim Filho Amorim

    O governo anterior enfraqueceu a coletividade desvalorizou a representação sindical e agora tem uns deputados eleitos por uma diversidade querem que o acordo seja coletivo onde isso é possível hoje o trabalhador esta em desvantagem sem força abandonado eu vejo em muitas empresas que tem profissional que faz mais de 10 anos que não consegue estudar muda devido falta de tempo até pra conversar com os filhos fica difícil não existe reunião de famílias em muitos casos devido a carga de trabalho

    Responda
  47. Fabricio Souza

    Não só estapafúrdia, mas de um completo estulto! Um país pobre onde as pessoas dão graças a Deus, quando arruma um trabalho de carteira assinada, não se pode comparar com uma Noruega da vida. O autor ou autora de tal PEC, deve viver no baixo Leblon, onde não tem qualquer conhecimento do Brasil continental. Será que sabem, quanto custa manter uma empresa aberta? E se elas fecharem, quem vão manter os impostos e a maquina monetária nacional? É cada uma...

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Quando elas fecharem, outros gestores mais competentes e capazes de operar sob a nova legislação abrirão outras. Nada de novo nisso. O destino dos dinossauros é a extinção. Sim, sabemos como manter uma empresa aberta e o quanto isso custa. Só não somos sanguessugas.

  48. Juvenal Laurindo de Amorim Filho Amorim

    Tem muitos setores como rural, restaurantes, obras, etc... que vivem desse excesso de horas sem compromisso em pagar as horas excedentes sempre foi assim no Brasil e quando se mexe esse senhores que vem da tradição de sempre chorar quando tem que pagar sempre a palavra deles são vai dar desemprego quem vai perder é o trabalhador mais tudo pra eles pode descontos em folhas, perdão de dividas parcelamentos só entra no bolso dessa classe que cada vez quer mais

    Responda
  49. Juvenal Laurindo de Amorim Filho Amorim

    Estava evidente que entre as empresas e setores os primeiros a questionar seriam os donos de bares e restaurantes é obvio pois é a classe que contrata sem nenhuma garantia no Brasil o cidadão muitas vezes no término do seu turno com jornadas muitas vezes absurdas com hora pra entrar sem hora pra sair não recebe horas extras, adicionais noturno ajuda para transporte etc.. é jogado na rua pra ir embora são raras a exceção e quando existe essa exceção é exercida dois turno ganhando por um

    Responda
  50. adel eddine

    O projeto temmuitos méritos. Talvez , e somente talvez, haja um meio termo: 40 horas semanais e 5x2. Para andar um quilômetro é fundamental dar o primeiro passo.

    Responda
    1. Ed Raschella

      Mas é isso. Pede 36, leva 40. Acontece que se pedir 40, leva 44