Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Fernando Marques

    Os trabalhadores não foram ouvidos na matéria. Os editores acharam desnecessário consultá-los?

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      As respostas seriam tão óbvias quanto perguntar ao judiciário se ele aceita mais um penduricalhozinho, ou quinqueninho...

  2. Diego Gonçalves de Lima

    Acho que a discussão no Brasil deveria ser como fazer o trabalhador no final do mês não gastar todo o salário em aluguel e mal sobrar pra se alimentar. Deveria ser em acabar com farra de juiz ganhando 200k e político inútil cheio de benefício. Bota vereador cargo sem salário, diminui benefícios desses parasitas. Um país subdesenvolvido querendo trabalhar 4x3, onde se tem cada vez menos jovem e mais velho não parece que vai dá muito certo.

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Olha a incoerência no seu texto. Exatamente pelo país ter "cada vez menos jovem (sic) e mais velho (sic)" trabalhando, não seria mais humano instituir uma jornada menos exaustiva? Nada contra acabar com a farra do judiciário e com as regalias de políticos. Mas o que tem isso a ver com a discussão?

    2. Rodrigo Andrade

      Comentário muito sensato, será devidamente atacado pelos parasitas de plantão

  3. Marcelo Ribeiro de Barros

    Infelizmente existem pessoas que só olham para o próprio umbigo quando são contrárias a esse projeto. Com a jornada de trabalho menor, o cidadão trabalhador terá mais qualidade de vida, terá mais tempo para cuidar da saúde, para estar com a família, o consumo aumentará, terá mais tempo para fazer compras, para lazer, aumentando a sua produtividade e gerando uma maior lucratividade para a empresa, além de alimentar muito mais a economia do país onde todos ganharão. Estapafúrdio é ser contrário !

    Responda
    1. Sam Duart

      Caso é que grande parte do empresariado brasileiro ainda tem mentalidade do Brasil colônia. Tudo que não for trabalho gera prejuízo segundo eles.

  4. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Quem vê essa ideia como estapafúrdia certamente vê com simpatia o retorno à escravidão. Países desenvolvidos estão testando a escala 4x3, enquanto esses patrões sonham com 7x0.

    Responda
  5. Mariana Ramos

    É ter muito espírito escravagista não querer que a pessoa descanse dois dias na semana.

    Responda
  6. Rui Quixote

    Em pleno final do século XIX havia quem achasse o fim da escravidão "ideia estapafurdia". Aliás, muitos editoriais nos jornalões eram escritos criticando tal "escrescência". Onde já se viu um negócio desses? E por aí vai. O trabalhador sempre tendo que pagar o preço pelo "desenvolvimento econômico", mesmo sendo o que o que com a menor parte fica.

    Responda
    1. augusto ferreira

      Disseram a mesma coisa para a jornada de 8hs, o descanso semanal remunerado, as férias de 30 dias, o 13º salário...

  7. Cleomar Ribeiro

    ... sssociações de comerciantes de bares e restaurants e de supermercados são operadores de sistemas de escravidão!... Os donos de destes estabelecimentos operam pirâmides financeiras, crypto schams, e migraram para os bet schams! Meu, cê é loco, Cachorro!... Sonegação de tributação e tem muito mais!!!...

    Responda
  8. Paulo Sarmanho

    Será se ele gasta 15% de sua receita para pagar os seus empregados?

    Responda
  9. Eduardo A Nunes

    Brasil o país do futuro que nunca chega, enquanto isto a concentração de renda aumenta cada vez mais. Porque será?

    Responda
  10. Marisa Coan

    Este pessoal do PSOL só está querendo implantar no Brasil dos trabalhadores o que já temos no congresso, que não é lá muito chegado ao trabalho. Lá inclusive é mais maneiro, de terça a quinta e o resto muitíssimo bem remunerado. Será que vão brigar pelos vencimentos equiparáveis aos que eles já têm?:

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Nada como misturar laranjas e bananas e achar que alguém vai comprar esse peixe. Se quer criticar o PSOL faça pelo menos com honestidade intelectual. A ponto aqui é viabilidade de dar uma vida mais equilibrada para quem trabalha exaustivamente. Eu felizmente nunca precisei trabalhar tanto assim, e sou a favor de que todos tenham uma vida mais equilibrada e que a renda não fique apenas no topo da pirâmide. E apoio esse tipo de proposta venha de que partido vier.

    2. Marisa Coan

      Ronaldo, creio que vc não entendeu muito bem oque escrevi. Claro que se perde muito tempo no transporte público e de carro também, claro que as pessoas têm o direito de estar mais com a família, etc. Mas nossa realidade não combina com a proposta. A CLT é perversa com o empregador e enganadora com o empregado. O patrão terá de contratar mais funcionários para o fim de semana e, vc tem certeza de que sabe mesmo o que eles fazem nas bases durante o período em que lá estão?

    3. Ronaldo Almeida

      Seu comentário não leva em conta que os congressistas não trabalham apenas enquanto estão no parlamento. Pelo contrário, eles precisam voltar para suas bases para fazer a interlocução com as instituições do país. Acho que a discussão não é essa. Agora, dizer que a diminuição da jornada de trabalho é "mamata" não é muito sensato. Principalmente se considerarmos que um trabalhador passa, além da extenuante jornada de trabalho, em média 4 horas se deslocando. A vida não apenas trabalho.

    4. Hamilton Magalhaes

      Nos EUA são 40 horas semanais.

  11. Zelis P F

    É só observar o partido que está propondo pra ver.kkkkkk

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Todo dia que vejo um comentário desses, as respostas são uma chapuletada atrás da outra, com exceções dos reaças aposentados de sempre, mas que não fazem nada além de alimentar o viés de confirmação, quando muito. Zero argumento.

    2. Paulo Roberto Alves Martins

      Parece que temos um pobre de direita aqui.

    3. Vera Oliveira

      Pelo seu comentário, sendo uma assinante deste jornal precisando de pouco esforço para deduzir qual o seu partido: só pode ser o NOVO.

    4. Hamilton Magalhaes

      Sim, não são descendentes dos escravocratas que diziam que se fosse abolida a escravidão o país colapsaria.

    5. Jose Roberto X de Oliveira

      Sobrenome de bilionário mas dúvido que tenha o dinheiro da Família. Parece mais uma pessoa carente de humanidade e inteligência.

    6. Rui Quixote

      Vc quer o quê? Que um partido de esquerda esteja preocupado com o lucro do patrão? Para isso já basta o PL

    7. augusto ferreira

      Não precisa nem observar qual é o seu partido pra fazer esse comentário. Dica: é fã do KKK.

    8. Alberto Henrique

      Bolsonaro e seus filhos que nunca trabalharam,são contra essa proposta. Kkkk

    9. Marcelo Magalhães

      Perfeito Lis. Vem da deputada Erika Hilton do PSOL, naturalmente nenhum partido da direita fascista está preocupado com a saúde e bem estar dos trabalhadores.

    10. Fabiano Meirelis Belem

      O PL não parece nada comprometido com as pautas sociais. De trabalhadores então, nem pensar. Vide os posicionamento de expoentes como Nikolas Ferreira e Marco Feliciano.

  12. Rodrigo Andrade

    O Brasil é realmente a jabuticaba do mundo. Enquanto tivemos a Constituição Cidadã de 1988, que garantiu amplos direitos, mantemos 36 anos depois a maior parte da população numa condição absolutamente desumana. O Estado foi capturado por grupos de interesse que canalizam pra si toda a riqueza gerada. A educação não avança, a produtividade do trabalho não cresce, os empresários, embora demonizados pela maioria, lutam contra um Estado que sufoca o empreendedorismo. Não vejo saída, infelizmente.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Hamilton, em momento nenhum eu correlacionei o número de horas com o aumento da produtividade. A produtividade só vai aumentar com melhoria da educação e investimento em novas tecnologias. O problema é ter a produtividade baixa e ainda considerar reduzir as horas de trabalho semanais, sem redução salarial. É a pá de cal na nossa já combalida indústria...

    2. Hamilton Magalhaes

      Rodrigo, nos EUA a jornada é de 40 horas. Não é o número de horas que garante a produtividade, mas a educação. Temos escolas onde os filhos dos trabalhadores não tem nem carteira para colocar seu caderno, espera que a produtivade aumente na era digital. Sem chance.

    3. Rodrigo Andrade

      Augusto Ferreira, outro perdedor que provavelmente reza pelo "salário mínimo, esforço mínimo" e que nunca terá nem será nada na vida...

    4. augusto ferreira

      O RA reza pelo patrão toda noite antes de dormir.

    5. Rodrigo Andrade

      Marcelo Magalhães, que comentário patético. Você não sabe absolutamente nada sobre mim, mas o seu comentário diz muito sobre você. Deve ser o típico ressentido, que conquistou pouco ou quase nada e dedica o seu tempo a invejar quem conseguiu alguma coisa.

    6. Marcelo Magalhães

      Pobre de direita detectado. Deixa de ser bobo, você acha que puxar saco de empresários te faz um deles? Se alinhe com a sua classe e lute pelos seus direitos, ao invés de defender a quem lhe açoita.

  13. Maria Bethania Malato

    Como gostam de uma malandragem. Querem trabalhar de segunda a quinta. Deixando a sexta para a gandaia do fim de semana. Por isso temos os governantes que temos. Por isso cada poder faz o que bem entende. Comer, sambar, beber e jogar: essa é a meta. Não é sem motivo que os beneficiários do bolsa família não fazem questão nenhuma de trabalhar. É nisso que dá o assistencialismo do Estado.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Que comentário preconceituoso e desprezível. Daquelas que acha que sabe tudo sobre todos e pode julgar. Felizmente a realidade atropela pessoas assim com a verdade inegável : morrerão e apodrecerão como todos os outros seres vivos. E levarão seus preconceitos junto.

    2. Sam Duart

      Certamente dona Maria trabalha de segunda a segunda, não tem pausa e nem descanso. Obviamente também nunca sai para passear ou tomar um ar e nem se encontra com amigos ou festeja alguma data comemorativa. Estamos diante de um ser perfeito.

    3. Vera Oliveira

      Mais uma clássico do senso comum inculcado historicamente na cabeça do cidadão pelas oligarquias deste país: que o brasileiro é preguiçoso e não gosta de trabalhar. Saiba a senhora que o trabalhador brasileiro é um dos que mais trabalha no mundo considerando a média de sua jornada de trabalho.

    4. augusto ferreira

      Acertou dona Malato. Queremos a sexta pra gandaia, o sábado pra família e o domingo pra pedir perdão a Deus, se for o caso. E queremos pra todo mundo. Não só pra patroas hipócritas.

    5. Alberto Henrique

      Você deve ser igual a família bolsonaro, nunca produziu nada, nunca viu uma carteira de trabalho.

    6. Fabiano Meirelis Belem

      A senhora é empresária? Mais uma dúvida: trabalha aos sábados e domingos? Por que a senhora parte do pressuposto que o dia de repouso será destinado à "gandaia"? Não pode ser destinado a cuidar da própria saúde, da família, estreitar o convívio com os filhos?

  14. anderson gomes de lima

    Quem defende essa jornada 6 x 1, com certeza nunca teve carteira assinada nem trabalhou nesse regime. O trabalhador que é obrigado a cumprir 8 horas por dia, somados a 1 de intervalo, mais duas de deslocamento com 8 para dormir e recuperar, significa sobrar apenas 5 horas para se dedicar a família. Isso é desumano

    Responda
  15. jarbas cabral

    O setor de turismo pode ser beneficiado com esta medida, eis que os trabalhadores terão mais tempo para viajar para locais próximos de suas casas.

    Responda
    1. Ed Raschella

      Exatamente. Você cria oportunidades para outros setores. É que nesse país cheio de luciferianos o umbigo vem primeiro, o próprio Fiofo em segundo e a pisada no pescoço alheio depois.

  16. Denise Souza

    Como se dono de restaurante contratasse alguém CLT kkkkkk que piada

    Responda
  17. Felipe Araújo Braga

    Tirando os pequenos comércios de periferia - onde os próprios donos trabalham - as grandes redes não conseguem melhorar as condições de seus trabalhadores e dar-lhes folga sem repassar para o consumidor? Os donos das grandes redes passarão fome dando condições mais dignas aos seus funcionários e preços menos abusivos aos seus clientes?

    Responda
  18. Alaor Magno

    Bares e restaurantes servem a mais propósitos do que servir refeições. São frequentados por varejista de drogas e fornecem bebidas alcoólicas e tabaco no balcão que também são drogas pesadas. Deveriam fechar cedo e abrir apenas dias de semana. Com essas medidas pode-se reduzir a criminalidade e a mortandade executada por criminosos e homicidas.

    Responda
  19. Rodrigo Henrique

    É incrível como nesse país o grande empresariado tem um nível alto de exploração ao trabalhador. Na Inglaterra e Alemanha várias empresas fizeram o teste de trabalhar 4 dias na semana e o resultado foi positivo: aumentou a produtividade e deixou as pessoas mais felizes. Mas aqui no Brasil tudo tem que ser o contrário, sempre vai atrapalhar a economia. A cultura empresarial no Brasil sempre é de curto prazo, nunca aceitam projetos que beneficiam o país em médio e longo prazo.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Comparar o Brasil com a Inglaterra e Alemanha, que se desenvolveram há séculos, é no mínimo inocência e no máximo desonestidade. Como funciona no México, na Argentina, no Chile? Esses são países comparáveis com o nosso...

  20. Marcelo Silva Teixeira

    a proposta é extremamente avançada, e obviamente será rejeit@d@ pelo péssim0 C0ngress0 que temos, espero que o povo enxergue quem são os deputados que defendem seus interesses e tenhamos um congress0 melhor do que temso hoje qye é o pi0r da história

    Responda
  21. Sam Duart

    Certamente esse presidente é daqueles que deixa os funcionários lavando o carro dele nas horas que teriam de folga e o patrão enquanto isso vai passear e curtir a vida. Pra ele quem não servir 24 horas por dia é preguiçoso. Só não tem escravos porque a lei não permite.

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Se pensarmos bem quem garantia a alguns privilegiados com bens de explorar pobres eram outros pobres que serviam de guardas ou força policial do Estado. Essas pessoas só têm a força que têm pq acreditamos e nos submetemos a seus desvarios.

  22. Renato Rosa

    Talvez realmente diminua um pouco essa exploração de mão de obra , sou favorável ao fim da escala 6x1

    Responda
  23. Paulo Augusto

    O presidente executivo da Abrasel pode tranquilamente abrir seu restaurante e colocar seus familiares como sócios, trabalhando 6x1.

    Responda
  24. Carlos Amorim

    40 anos em que a produtividade não cresce. O pessoal acha que, na canetada, dar tudo de graça pra todo mundo agora... curiosamente o mesmo pessoal que olha pro modelo Chinês e elogia. O modelo do oriente é foco no estudo, foco no trabalho e muita ralação por anos e anos, agora, talvez, eles pensem em diminuir jornada, que é maior que no mundo todo.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Na mosca

  25. Zelis P F

    Essa deputada eu acho que nunca teve funcionários com carteira assinada. Se eu demitir 300 funcionários eles iram para o bolsa família. Vou encontrar quem quer trabalhar rapidinho

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Luiz Gustavo Amorim

      Eles iram, rs? Pelo jeito, suas conjugações de verbo não são melhores do que suas visões de mundo.

  26. José Davi

    Que tal pagar pela hora trabalhada ? 30 reais por hora? Sem perda de direitos trabalhistas férias, 13, fgts, contribuição previdenciária. Ou vamos ficar empreendendo na base do vou te explorar o máximo, ficar rico e falar que estou fazendo um favor te empregando.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Você estaria disposto a pagar 20, 30% mais pelos produtos e serviços que consome? E outra, falar que todo empresário "vai ficar rico" é no mínimo desconhecimento e no máximo desonestidade. Eu me pergunto porque todos que falam isso não simplesmente empreendem e ficam ricos, já que é tão fácil.

  27. CARLOS SANTOS

    Vamos aprovar lei com base na cansativa escala de trabalho das "vossas excrescências": 3x4.

    Responda
  28. Claudio Luiz da Cunha

    Abrasel no PR tem um cidadão presidente que é amigo do ex juiz Pinochio das Araucárias e seu comparsa Delthan Pilantrol. Não precisa falar mais nada.

    Responda
  29. Raymundo Itareru

    bem que ele poderia propor a revogação da lei Áurea, é o pensamento da extrema direita

    Responda
  30. Tiago Trombetta

    Segundo o bonito que não deve trabalhar 6x1 há demanda dos consumidores, logo, a exploração é legítima. Sob o argumento de que é difícil empreender no Brasil, gente gananciosa e os nossos políticos, cuja escala é 1x6, vão na contramão de outros lugares mais avançados. Patético

    Responda
  31. MARCIA CIARALLO PESCUMA

    Ninguém deveria ser obrigado a trabalhar mais de cinco dias por semana!

    Responda