Educação > USP retoma liderança entre universidades da América Latina Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Glaydson Salgado

    Mas quantas entidades fazem o mesmo ranking? Pq dia desses vi que a Universidade de Buenos Aires era a melhor da AL. Só que eu nunca tinha visto isso antes, a disputa sempre era entre a USP e a universidade chilena. Parece q cada organismo tem seu ranking.

    Responda
  2. Luciano Napoleão de Souza

    Não passa de uma disputa entre esfarrapados para ver quem tem o remendo no fundilhos menor. A universidade pública brasileira é um fracasso retumbante. Descolado da realidade brasileira, social e empresarial. Virou uma madraça de formação de militantes esquerdo patas e idio tas úteis.

    Responda
    1. Ediney Fortes do Prado

      Gostaria de saber quais critérios vc usou para sua equivocada avaliação. Eu, que fiz USP, tenho a certeza de que ela faz pesquisa de ponta no Brasil, o que torna a sua vida melhor mas nem sabe disso.

    2. Rômulo Violante

      Típico argumento de quem não entende absolutamente nada sobre o papel e importância da universidade pública! Gente como você não consegue elaborar nenhum argumento a não ser essa verborragia politica da extrema direita. Dá pena!

    3. Ronaldo Almeida

      Você estudou em alguma universidade pública? Explica por que nenhuma das privadas, afora as PUC do Rio e RS, frequentam qualquer ranking? O problema de gente como você é a ignorância, o ressentimento por não ter acessado o conhecimento. Dá pena.

  3. marcos fernando dauner

    SP, RJ, México , Chile e ....UFSC . e MG , PR, BA, CE, PE ?

    Responda
  4. marcos fernando dauner

    Nove de megalópoles , e a décima , de Floripa - e há quem fale mal de SC !

    Responda
  5. Armando Moura

    entre as cinco melhores as tres estaduais paulistas.

    Responda
  6. Dimas Floriani

    Com Bolsonaro e sua troupe de ignaros estaríamos nos últimos lugares.

    Responda
  7. Ho Hsin Tsai

    Essa lista é só dos países ocidentais. Não incluiram as asiáticas. A Argentina amarga uma educação ruim, pois a sua base é ruim. Basta ver que está entre os últimos nos Teste de Pisa. Esse teste avalia os alunos que entram no segundo grau, mas não é de conhecimento mas o grau de raciocínio.

    Responda
  8. Paulo Araujo

    E em relação à China, Europa e USA? Qual a nossa classificação? Comparar a USP com universidade boliviana não tem muito sentido...

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Praticamente, todos os rankings mundiais colocam a USP entre as 100 e Unicamp e outras entre as 200 ou 300. Dá uma pesquisada.

    2. Paulo Araujo

      Ronaldo, onde eu disse que a Bolívia não pode ter ? A minha pergunta é: Em relação a China, USA e Europa, onde estamos? Há algum erro na pergunta?

    3. Dimas Floriani

      A divisão internacional da produção acadêmica responde ao poder econômico e militar de cada país. Não se muda a lógica geopolítica da noite para o dia. As universidades norte-americanas, por sua posição estratégica no mundo, concentram institutos e centros de pesquisa que estudam questões sócio politicas e culturais de todos os continentes, formando especialistas que monitoram essas sociedades; além, evidentemente de estarem associadas com a produção das tecnociências ( inovações tecnológicas).

    4. Ronaldo Almeida

      Existem vários ranking mudiais, é certo. Mas todos eles colocam a USP, Unicamp e outras, como UFRJ entre as 100. Por outro lado, seu comentário é bem limitado, não é porque a Bolívia seja pobre que não pode ter uma instituição de excelência, dentro das possibilidades.

    5. Renato Almeida

      A comparação está correta. Errado é comparar com países desenvolvidos, onde o apoio à educação e ciência é infinitamente maior do que na banania evangelistão, onde pastores e sertanejos são bilionários, enquanto professores e cientistas ganham salário de fome.

  9. Maria Sylvia de Albuquerque Maranhão Pereira de Sousa

    Que tragédia a Argentina, país de cultura e educação mais do que tradicionalmente importante, não ter uma(!) universidade na lista das dez! Que aconteceu de tão grave?

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Macri e, agora, Milei.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.