Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marcos stein

    Alexandre,nunca disse que os EUA iria se tornar um expoente da esquerda mundial,disse que ao se considerar a história da esquerda mundial e seus fracassos e morticínios,a história do último mandato de Trump se revela bem mais tranquilo da que as péssimas previsões da colunista e suas acusações.Não sou admirador de Trump mas descalabros como este artigo nada esclarecem,pontual apenas sobre economia e justiceiros sociais da advocacia que não sabem interpretar texto,o que corrobora com o artigo.

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    Triste ver a democracia mais longeva do mundo, estar a cargo de uma figura com diversos processos em andamento, das quais será absorvida de todos, devido ter sido eleito por ampla maioria. Thomas Jefferson sempre dizia: "O preço da liberdade é eterna vigilância."

    Responda
  3. José Cardoso

    Esse Mencken era demais!

    Responda
  4. marcos stein

    Quanto aos agentes do direito a colunista acertou na mosca,são totalmente incapazes de entender uma vírgula de economia...

    Responda
  5. marcos stein

    Repetir a história da esquerda mundial e seus expoentes como URSS,China,Cuba,Alemanha Oriental,Coreia do Norte e etc parece bem mais doloroso do que foram os últimos quatros anos com Trump presidente(ou os próximos quatro) ao se considerar que nenhuma previsão catastrófica de fascismo como estas se realizaram,ou seja,exercício de futurologia extrema... Mais do mesmo,péssimo artigo.

    Responda
    1. Alexandre C de Souza

      Sim, Marcos, os Eua estavam próximos de virar um "expoente de esquerda"...visão bem realista e ponderada a sua. Aliás, para quem critica o entendimento de economia dos advogados, seu entendimento de política e história é bem simplista, pra dizer o mínimo (aliás, tão anacrônico e inexato quanto a ideia da economia como "ordem natural dos mercados"). O colunismo da folha só não é pior que o comentarista de coluna típico da folha.

  6. marilza abrahão

    A ordem espontânea do mercado só entregou, até agora, guerra e miséria visíveis em todo mundo. Advogados e economistas que creem nesta falácia somente seguem a cartilha exploradora do Capital.

    Responda
  7. Aderval Rossetto

    Só uma população autoritária, como a norte-americana, elege um lider similar. Não querem largar o osso da exploração mundial, como os católicos nas cruzadas. Mas as energias renováveis estão tirando seu suporte pelo petrodólar, e a moeda virtual Brics selará definitivamente sua supremacia desde Bretton Woods.

    Responda
  8. Paulo Sales

    Kamala é farinha do mesmo saco que trump. Bobo quem não sabe disso.

    Responda
  9. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "a ordem espontânea dos mercados." A idiotice dos advogados é achar que se pode regular a economia. A idiotice dos economistas é achar que existe tal como coisa com "ordem espontânea" dos mercados. Os agentes econômicos não são racionais e a ordem espontânea não é aquele agente que melhor atende o mercado que vence, mas aquele que consegue fazer com que os legisladores e o poder político a aprovar (ou desaprovar) leis que os beneficiam.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Neste caso, não há ordem espontânea.

  10. Edson Antonio Mendes

    A Economista detona Kamala kkk Imagina se aqui no Brasil cada camada pseudosocial o lu le criou um ministério. É cada texto que interpretado à luz da Nação Brasileira bate direto na cara do presidente atual, bom aqui na verdade criou-se mais 20 Ministérios verdadeiramente não foi para atender demandas sociais, mas pura e simplesmente comprar partidos políticos do Congresso, 3 pra um, 4 pra outro, 2 pra outro e assim segue a fatia da pizza que partidos políticos saboream os recheios de brigadeiro

    Responda
  11. Leonilda Pereira Simoes

    O título parece condenar a democrata de cara e chamar o es cro que pato Donald de lunático é um elogio que ele não merece.

    Responda
  12. Joabe Souza

    Se, deixados à própria sorte, os mercados encontram a sua própria "ordem espontânea", pressupondo que essa "ordem espontânea" seja a ordem desejável, então precisamos ainda menos de economistas que de advogados.

    Responda
  13. Wilson Roberto Theodoro

    Palavras da articulista, nesta Folha: “Pode apostar. Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos e a recomendação do presidente Joe Biden ao anunciar sua saída de cena na semana passada, será candidata pelo Partido Democrata e liquidará Donald Trump na eleição em novembro. Graças a Deus.” ("Ela vencerá", 23.jul.2024, às 13h). Péssima economista. Pior analista política. E aí, Dona Dreirde, cadê a autocrítica?

    Responda
  14. Peter Janos Wechsler

    O país dos bacharéis não gostou da coluna.

    Responda
  15. Samuel Fagundes

    Adicione mais um adjetivo no titulo: "prepotente" que é o que a nobre articulista é. Quando a mesma escreve que os EUA e o Brasil fizeram uma péssima escolha equipara o presidente Lula ao tramp e ao boso. Nada mais errado, logo eles conhecerão um novo bordão " Pior que tá não fica", só que não. Exportamos o tiririca pros states....

    Responda
  16. Armando Moura

    a colunis ta declara que os advogados tem inteligencia limitada e não conseguem aprender economia. Acho que advogados náo tem coraçao mas tem cerébros. Controlar preços nao significa tabelar, mas responder a processos especulativos. O empresário tem que ganhar por sua produtividade e daí aumentar sua lucratividade, jamais por questões de crises no mercado ou especulação. Um governo tem que planejar e criar cenários de crises e se preparar para respostas contra especulação. Sim tem que controlar.

    Responda
  17. jose camargo

    Lunático: indivíduo de humor inconstante, ou que é dado a divagações, que vive no mundo da Lua. Esta é a primeira definição que encontramos nas boas casas do ramo. Analisando o primeiro mandato de Trump não me parece ser esse o caso. Sobre o jornalista citado(H.L.Menkel) vale recordar uma de suas frases famosas: “Todo o objetivo da política prática é manter a população alarmada, ameaçando-a com uma série interminável de monstros, todos imaginários."

    Responda
  18. Luiz Gustavo Amorim

    Vinte e três agraciados com o Nobel de Economia subscreveram um abaixo-assinado com uma mensagem acessível até para uma criança da pré-escola: o programa de governo democrata era vastamente superior ao desse bufão. Não bastou. Não bastaria. Eis a grande nação do mundo livre (gargalhadas).

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Fora os outros 80 prêmios Nobel de outras áreas que fizeram a mesma coisa, também não impressionaram os eleitores. Mulheres e homens brancos misóginos, muitos homens negros machistas, jovens inconsequentes ligados apenas a redes sociais, juntos, não ligaram para os premiados, acreditaram ser mais espertos que todo mundo, os i di o tas. Eles, sim, são idi otas, não a candidata. Perfeita não é, mas está longe de ser como o e escroque racista que só quer se livrar da cadeia, como Ne ta ny ahu.