-
Antonio Emanuel Melo dos Santos
Até a França que aumentar a jornada de trabalho de 35 horas para 40. E o PSOl que nos colocar na situação ruim dos franceses? Incrível
-
Guilherme Jardim Soares
Até quem fim um comentário sensato acerca desse tema !
-
Luiz Otávio Ferreira
Jornada de trabalho de 40 horas semanais não e "reinvindicação esquerdista". É avanço civilizatório. Já foi implantada na Europa a muito tempo.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
VTF acha que a esquerda não entende mais nada do que acontece. Pode até ser, mas ele tampouco entende! Ele, como tantos, acharam que a derrota nas eleições municipais era o fim da esquerda, que o povo endireitou mesmo, que só querem empreender, mas qual não foi a surpresa quando uma reivindicação dessas, tipicamente de esquerda, parece surgir do nada e rapidamente ganhar a dimensão que ganhou contrariando todos os prognósticos de fim da história! É dia 15/11. Todos na rua contra o 6x1.
-
Marcelo Fernandes
Se é a favor do 6x1, todo mundo já sabe que o sinhozinho trabalha, no máximo, 4x3. Se é que trabalha.
-
Renata Ribeiro
A arrogancia do "jornalistazinha" de Haverd é tanta, que o mesmo, tenta colocar o Psol, defensor dos trabalhadores, mais baixo que o chao. Sera que esse "jornaleco" tem urticaria a classe trabalhadora? Ou sera que algum empresario "molhou a sua mao" com uma boa grana, para que este desmoralize os trabalhadores?
-
Eduardo Jose Vieira Miranda
A rediscussão das escalas é um golaço da esquerda, porque ela tem de falar com trabalhador e não ficar discutindo gênero ou minorias. Nesse terreno ela perde. Além disso, há uma promessa latente na sociedade pós-reformas trabalhistas e da previdência, a de que os ganhos macroeconômicos seriam repassados ao trabalhador. O trabalhador, aparentemente, ou quer mais renda (por isso vota na direita, tipo Marçal, ou já que for pra ganhar igual, fica com uma compensação, daí a ressonância do fim do 6x1
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Já que não posso ganhar mais quero trabalhar menos. Não deixa de ser uma forma muito racional e esperta de enfrentar o problema. Aliás, se o povo perceber o alcance dessa nova visão das coisas muitas mais podem ser as surpresas e mudanças.
-
-
Leonardo Trindade
Não existe argumento que sustente a escala 6x1. Aí, o autor tenta no final alegar que juros e inflação (que vão aumentar de qualquer forma daqui pra frente graças ao Trump) seriam mais sentidos pelo trabalhador do que ganhar um dia a mais para viver. Só desligando o cérebro pra embarcar nessa.
-
RAULAND BORBA BATISTA
Se juntar todos feriados e imprensadinho da empate, 3,5 X 3,5.
-
benjamim picado
a se tirar pela amostragem de alguns comentários aqui, o capitalismo brazuca está mais próximo dos dias anteriores a 1888.
-
Maurício de Paula Kanno
falou, falou e não me parece ter chegado a nenhuma conclusão significativa infelizmente... ainda q tenha sinalizado timidamente as sacudidas do tema nos setores da sociedade.
-
teotonio nobrega
Tem mais empresário comentando este artigo do que trabalhador... que mundo é esse?
-
vicente oliveira
Na banania a jornada e grande,mas a merreca que se recebe por ela e pequena ,assinar jornal não e prá todos mundo nao.
-
-
SILVIO LUIS DANTAS COELHO
Como disse Delfim Netto: "o problema dos esquerdistas é que eles invertem a relação causal".
-
SILVIO LUIS DANTAS COELHO
Sr Mario Sergio, como o Sr sabe que eu não "tenho a menor ideia" do que o Delfim Netto fez ? O Sr me conhece ? O Sr já avaliou meus conhecimentos ? O Sr sabe a minha idade ? Por favor não faça afirmações agressivas as quais o Sr "não tem a menor ideia" do que está afirmando sobre outras pessoas.
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
O sr não tem a menor ideia do esse sr causou de prejuízo ao nosso país
-
-
Gabriel Henrique Pereira
"O projeto de diminuir a jornada de trabalho é uma iniciativa de um partido pequeno, o PSOL, o mais à esquerda da já reduzida esquerda, ainda mais enfraquecida nas eleições municipais." Não sabia que as eleições municipais elegiam bancadas no Congresso. Curioso que o menor partido do Congresso consiga tanto apoio popular de diferentes espectros ideológicos, não?
-
Rai Giovanni
O trabalhador brasileiro é dos menos produtivos do mundo, nessa escala de 36 hs semanais da pra imaginar onde vai parar a economia. O governo do Nine acaba ainda em 2025.
-
vicente oliveira
O empresário brasuca e dos mais atrasados do mundo,se se tivesse um pouco menos de voracidade perceberia que com menor jornada teria trabalhadores melhores e mais produtivos,mas a mentalidade escravagista os impedem de pensar grande.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Ser produtivo é produzir mais com menos recursos. Onde o tempo de trabalho diminuiu a produtividade aumentou e a razão é muito simples, faz bem ao trabalhador, que melhor com a vida passa a produzir mais.
-
Daniel Gonçalves
Rai deve ser um empreendedor, tipo o Marçal!
-
Paulo Augusto
Aguarde mais 72 horas rezando para um pneu....
-
-
Luiz Ferretti
Só poderia ser iniciativa do partido do Boules, a turma que não entende nada de trabalho.
-
Paulo Augusto
A fami lícia que vive à base de mamata do governo é que conhece de trabalho, né ?
-
-
Rosalino Pansica
Os donos dos bens de produção não querem perder a mais valia expropriada dos trabalhadores.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Essa é a grita! Acham que com menor tempo de trabalho vão lucrar menos, o que no fundo é a admissão de que o lucro depende da exploração do trabalhador. Mas se estudassem melhor o tema poderiam entender que no geral acabam não perdendo nada pois a produtividade do trabalhador mais satisfeito com a vida tende a aumentar.
-
-
Felipe Macedo
O sistema, a grande mídia, os parlamentares bolsonaristas e os pobres de direitos, todos unidos contra o fim da escala 6x1. O importante é manter tudo como está. Mudança pra direita só se for pra piorar a vida do povo e do trabalhador
-
Luiz Gomes
Caso a ideia tenha mesmo possibilidade de passar, nao preciso ser adivinho pra imaginar um editorial desse jornal, devidamente encomendado, contra a ideia de dar mais direitos ao trabalhador.
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Tinha q criar a sétima -feira e a oitava tb. Só levando na saqua
-
Armando Moura
Em última análise o que vale é a produtividade, receita por horas trabalhadas. Não é inteligente aumentar o quociente desta divisão. E preciso desenvolver métodos de trabalho e trabalhar menos. O resultado fica maior e o empregador tem mais capital para alavancar e contratar mais. Lugar de conservador é no IML ou no frigorífico, são bons em cuidar de mortos,, inclusive de ideias.
-
Eduardo Rocha
Façam uma lista de quantas benesses o empresariado brasileiro possui, concedidos por governos de esquerda e direita, aí a gente discute. Piada de mal gosto é ouvir toda essa ladinha de viabilidade. Isso não é opinião. É sabujice...
-
MARIA F LUPORINI
O colunista estranha o assalariado se preocupar com sua escala de trabalho ao invés de endossar o ajuste fiscal imposto pelo mercado financeiro. Até que enfim se supera a pauta da eleição de Trump para se debater algo concreto para a população.
-
MARIA F LUPORINI
Uma pena essa pauta não ter aparecido antes das eleições municipais. Aprenda, eleitor, linguagem neutra e a religião do seu vizinho não mudam a sua vida. Discuta pautas econômicas importantes e conheça os políticos que não se importam com o seu bem-estar: geralmente são do PL.
-
Felipe Macedo
Banheiro unissex também não muda a vida de ninguém. Só serve pra esconder a incompetência e falta de projetos da extrema direita
-
Fernando Sanches
A esquerda ultimamente é o espectro político que menos tem ligado para a economia e questões trabalhistas, mas sim, somente, para o identitarismo. Não entendi o comentário. O que parece é que essa questão da escala 6x1 é uma bomba de fumaça que sempre aparece quando a esquerda quer desfocar um possível fracasso.
-
-
Mário M Dias
Impressiona a reação raivosa do colunista diante de um debate tão caro ao trabalhador. Ai de quem ousar disputar a pauta hegemônica do ajuste fiscal ! Vá pra pourra, tá loco.
-
MARIA F LUPORINI
Até que enfim. O tema ajuste fiscal interessa ao Mercado financeiro, que até agora mostrou ter zero compromisso com o bem-estar da população. Escala 6× 1 é escravidão moderna. Vamos pelo menos para a Escala 5×2. O melhor é a turma do PL mostrando quem é. Pena que esse tema não tenha vindo à tona antes das eleições municipais.
-
João Marino Delize
Se o 6X1 só protege os patrões e o 4X3, não tem condição de ser aprovado, porque não pensar no 5X2. Se trabalharia 40 horas por semana e se o comércio quisesse abrir aos sábados pagaria horas extras.
-
José Fernando Marques
A Folha e toda a grande imprensa têm de ouvir os trabalhadores urgentemente. O assunto interessa direta e principalmente aos que trabalham. Chega de dar espaço apenas a empresários. Ou temem desencadear um incêndio?
-
Dulce Maria Freitas Ferreira
Uma só leitura não basta para entender o que o colunista tenta dizer, e não diz nada!
-
Jorge Rodrigues
A proposta do 6x1 é altamente populista e sem absolutamente nenhum estudo técnico que comprove a sua viabilidade. A remota aprovação da proposta teria várias consequências deletérias. As principais são o aumento do custo de vida (os empregadores iriam repassar o aumento dos custos de produção para os consumidores) e aumento do desemprego. A proposta seria mais palatável se viesse acompanhada da redução de salários (trabalha menos, ganha menos).
-
Juliano Machado
Apresente seus estudos, lacaio do capital. Ou é patrão. Ou trabalha 36 5 x 2 metade home office. Queria elogiar com um belo epíteto mas este banco, ops, esta folha, não deixa.
-
MARIA F LUPORINI
Falou o cara que trabalha no máximo cinco dias na semana, três em home office.
-
MARIA BILCK
Patrão?
-
José Fernando Marques
Podemos começar por reduzir o seu salário, o que acha?
-
Alexandre Tavares
Ótimo comentário, concordo plenamente.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Legítima manifestação do pobre de direita. Mais realista que o rei. Não se preocupe, essas suas previsões estão atrasadas. Tudo isso vigora há séculos.
-
-
Christina Silva
Esse colunista deveria ser banido. Se refere de forma pejorativa sobre vários temas
-
Alexandre Tavares
Um colunista num artigo de opinião não pode expor opiniões? Não entendi.
-
-
Pedro Luis S C Rodrigues
O negócio é torcer pra aprovar e curtir a schadenfreude de assistir esse pais não sair da renda media neste século, pelo contrário, vamos continuar no nosso empobrecimento em relação ao mundo. Dado a deficiência cognitiva do brasileiro medio, era pra estarmos até pior
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Hummmmm isso me cheira santa Catarina..
-
-
Marcos Longaresi Carvalhães
Não sei por qual motivo mas o trabalhador brasileiro produz quatro vezes menos que o trabalhador espanhol ou turco, esses são os piores índices de produção por trabalhador da Europa. Se aqui a produção está nesse nível com 40 horas semanais, imagina se diminuir a carga horária. Às pessoas não focam esse viés e não procuram melhorar, seja lá de quem for a culpa a situação tem que mudar, aí pode trabalhar até 20 horas semanais.
-
Ricardo Thomazine
Talvez trabalhando 5x2, sobre algum tempo pro trabalhador estudar, se capacitar, até desestressar e produzir melhor, como o sr preconiza.
-
Juliano Machado
Deixem o herdeiro se expressar. Até que português dele nem é tão castiço. Carvalhães rima Orleans.
-
Celia Moura
Por favor, indique a fonte desses dados.
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Isso D Morgana. Concordo
-
Morgana Brígida
Se esforce mais, vc não tá se esforçando o suficiente. Vc tá produzindo pouco, vamos, sai do sofá e vai trabalhar, produzir. Você podia se esforçar para melhorar nossos índices. É cada coisa que leio, preciso parar de ler para o bem da minha saúde mental .
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Quanto ganham em comparação com a gente ? Ou o sr não é trabalhador ?
-
-
Fabio Almeida
Projeto incendiário
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
O divórcio, o voto feminino, o cinto de segurança, a abolição, a divindade dos reis, etc. Pra direita conservadora , a idade média já era uma era de ousadia. Ah! Que saudades da pré história.
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
O décimo terceiro tb era.
-
-
Rafael Gallina Delatorre
Não se pode omitir que é um debate mundial, não apenas daqui. É muito mais sério que o colunista faz parecer. Vai errar mais uma vez, assim como as várias previsões de desastre econômico que nunca se confirmaram.
-
marcio Paula moraes
Concordo totalmente com a redução. Semana de 4 dias de expediente seria um avanço nas relações de trabalho. Questões trabalhistas estão esquecidas faz tempo
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Se for 5x2 tá excelente. Sábado não é dia de trabalhar. rsrsrsrs
-
-
Ricardo Batista
E já passou da hora de reduzir a jornada para quarenta horas semanais. Oito horas de trabalho por dia tá bom demais, fora o trânsito.
-
Nelson Vidal Gomes
Não, não é populista! A redução da Jornada de Trabalho é antes o que existe de mais avançado no capitalismo contemporâneo e seus efeitos positivos na economia , vão desde a melhora na qualificação profissional, maior produtividade e bem-estar psicossocial, e, consequentemente , aumento do consumo e da circulação de bens e serviços. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
-
Ricardo Thomazine
Olhem! è preocupante. Se o namaste concorda, é porque tem algo de errado ai...cheira mal...acho que a direitada vai embarcar nessa ai pra ganhar popularidade! Ou talvez alguém tenha escrito isso no lugar do sr Nelson; assim como fizeram no artigo do bozo.
-
vicente oliveira
Viva,sangue de Cristo tem poder oh glória ,ler um comentário sensato e progressista do manaste não tem preço.Aleluia senhor,glória a Deus nas alturas.
-
djalma gomez
Caro Nelson, gostei mais dessa sua versão . Quanto ao Alexandre abaixo... sem comentários publicaveis..kkk
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
O namasteta está virando comunista.
-
Ademar Barros
Até que enfim concordei com o Namastê! Kkkkk
-
Alexandre Tavares
É populismo sim. Quem vai pagar pela diminuição da jornada de trabalho? Os consumidores? Brasileiros têm produtividade pífia, deveriam ter sua carga horária diminuída e ter seus salários reduzidos.
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Vivi p ver Namatê postar um q eu concorde.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.