Hélio Schwartsman > Santidade democrática Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mesmo que o proposto pelo psicólogo esteja correto, acredito que ainda faltem dados que comprovem, 3 três vezes em uma única semana (considerando a do filho) está para lá de exagerado. E não houve um texto publicado com o mesmo destaque, local e dia, mostrando as mentiras.
Realmente , para mim, é uma inutilidade saber o que um ser como ele pensa. Mas acho que o melhor é fazer o que fiz, não li.
Meio mitômano é um baita de um eufemismo
Incrivelmente calculado, né? As mentiras e os crimes do Bolsonaro não são apagáveis, mas uma palavrinha do colonista ajuda um bocado a normalizá-los.
Ninguém é obrigado a ler. Eu por exemplo não tenho curiosidade por um texto dele. Mas é claro que é um lÃder popular e deve ajudar a vender jornal. Não vejo porque não deveria ser publicado.
Eu gostaria de saber pq a folha ainda da cartaz , ao ex presidente eles se esqueceram como o ex presidente tratava as jornalistas da folha , com o calaboca não te perguntei nada , e dizia que a folha era hein chefes de redações .
Como sempre , matéria muito bem colocada , inteligente e oportuna ! É isso!
Artigo do Bozo!?, o cara não sabe nem falar, deve escrever como uma criança de 7 anos, taoquei?
Para mim, quanto mais Bolsonaro se exibe, mais claro fica quem ele é ou o pouco que ele é. Além disso, esta sua versão "desesperada" por continuar o lÃder da direita é decididamente divertida. Vê-lo sofrer desse jeito - e com a falta de pudor habitual - é um gozo infinito. Falta pouco para ele começar a gritar no meio da rua...
Acho que falta pouco para ele gritar de dentro da Papuda!
Há de se convir que é dose ler o que, supostamente, foi escrito pelo inelegÃvel. Há que se ler pelo avesso. É o que acusa os outros de fazerem o que ele faz. As mentiras são abundantes e evidentes.Não dá para ser comparado com Lula. O petista foi encarcerado à s presas, sem o devido cumprimento dos ritos legais, sem provas nos autos, com o intuito de ser retirado de uma eleição onde era o favorito. Através desse jogo sujo, abriram caminho para um desqualificado ocupar o posto mais alto da Nação.
Não vamos nos acoelhar frente os fatos. Os aliados, os empresários devolveram o que receberam ilicitamente. Os petistas e o Lula não participaram dessa empreitada. O Lula não comprou mansões com dinheiro vivo, não abriu loja de chocolate para lavagem de roupas sujas, não praticou, durante anos a fio, crimes de peculato ou rachadinhas, não tentou dar um golpe de estado etc. As provas contra o inelegÃvel são abundantes, evidentes e irrefutáveis. Foram gravadas, filmadas, auditadas e arquivadas.
Seu Orasil aqui embaixo está precisando de óculos polÃticos. Afirmar alguma semelhança entre o estadista Lula e o traste InelegÃvel, realmente é de chorar .
Anete, os dois são muito parecidos, agora dizer que não houve crimes desvendados pela lava jato é como dizer que os empresários devolveram bilhões de reais porque eram bonzinhos, queriam ajudar o bolsa famÃlia! É por estas posições que a esquerda foi este fiasco nas eleições! OrasilÃndioCaiuá!
Sobre o artigo publicado, valeria dizer, "Posso não concordar com nenhumas das palavras que você disser, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-las". De Evelyn Beatrice Hall, biógrafa de Voltaire a quem erroneamente foi atribuÃdo o dito
Não é sobre pureza nem santidade, nem mesmo sobre o conteúdo do texto assinado pelo ex-presidente, mas sobre o jornal se deixar instrumentalizar em sua estratégia de defesa e reabilitação. Nada de herético, só inoportuno mesmo. No mais, é a própria Folha quem atrai um julgamento mais severo ao se autoproclamar *um jornal a serviço da democracia*.
Muito polida a sua forma de dizer que a Folha embarcou de vez na exposição da extrema direita. Basta ver os holofotes para o InelegÃvel, Nules, NarcÃsio, Marçal, Marreco, etc...Não saem das páginas da Folha!
Elegante e curto, muito grato, Joabe. Quanto à folha, agora é "energia renovável". O pulo do gato (vira-latas) é que, continuadamente, renova a energia Bozólica, versão perversa da Eólica...
Eles sabem muito bem o que estão fazendo intimidação, fake news, difamações, desprezo ou aparelhando instituições, e até liberdade d expressão ‘democráticaÂ’ neofascista. Vai demorar algum tempo para um público ser esclarecido sobre a moral e razão cÃnicas d extremistas-direita.
Raymundo, ontem meu comentário na coluna do Joel falava da insensatez. Ele se apropriou de várias partes do livro A Marcha da Insensatez, da B. Tuchman, como a tal Reforma Protestante, sem citar a fonte. Conclusão: meu comentário não foi liberado.
Xiiiiii, Raymundo, já faz três horas que estão espancando seu comentário. Sinto dizê-lo, mas creio que já deve estar lá na ponta da praia. Ou num popóptero, à moda Argentina, pra ser jogado no mar.
obs: a primera parte deste comentário está sendo avaliada pelo filtro d Folha
Perfeito, Hélio. Ainda que consideráveis os argumentos de parte a parte, ambos os lados precisam aceitar que o bom jornalismo não se confunde com panfletagem.
Nenhum dos dois lados deseja de fato "bom jornalismo", meu caro. Ambos os lados querem apenas uma imprensa servil, a serviço de seus respectivos projetos polÃticos. Por esta razão, ambos os lados atacam sistematicamente a imprensa livre.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Concordo com o colunista. Inclusive, quando ele deu uma entrevista para a Veja antes da eleição, eu concluà duas coisas: primeiro, que realmente ele é um ser desprezÃvel e não merecia meu voto, e segundo, que eu deveria parar de assinar a Veja. Gosto de ler temas que contrariam meu pensamento, mas pagar caro por isso também não dá.
A Folha, graças a deus, reconhece a capacidade crÃtica e a autonomia do seu leitorado. Ao contrário de muitos sabichões por aà que querem tutelar o debate público. Sou 100% contra Bolsonaro, 100% a favor de a Folha ter publicado um artigo do principal lÃder da direita brasileira. Não adianta tapar o sol com a peneira. Quem acompanha o jornal fica com a mesma impressão do Hélio: trata-se de um oportunista doentio.
Prezado colunista. Você acredita mesmo que o Bolsonaro seja capaz de produzir algum texto que não seja em seu favor e de seus delinquentes? Pura inocência ?
Desde quando o colunista afirmou o contrário?
Com um vagabundu, analfa betu de pay e di mâe, consegue pau tar a imprensa todos os dias?
Excelente.
É coluna do Sensacionalista ?
A questão aqui não foi de purismo ou defesa da santidade democrática: o artigo não era controverso, era a mentira em si, pelo menos para quem esteve acordado neste planeta pelos últimos seis anos. Não há como tergiversar ou deixar de perceber: a publicação dele, pelo jornal que sempre defendeu que o oito de janeiro foi só obra de arruaceiros, foi apenas e tão somente uma tentativa de normalização.
Utilizar a erudição para justificar o que não faz sentido é um artificio comum... A situação aqui é que a trajetória de Bolsonaro, antes, durante e depois do seu governo, narrada pela própria fsp, torna inverÃdica qualquer manifestação sua (de Bolsonaro) sobre o valor ou a defesa da democracia. É simples entender isso.
O autor do texto está nitidamente alinhado ao espectro ideológico esquerdista. Todo o texto deixa isso bem claro. Não atoa está na coluna opinião. Por isso discordo em inúmeros pontos. Obsessão por voltar ao cargo, falando de Bolsonaro, quer falar sobre as declarações de Gilmar Mendes que disse Lula estar no poder apenas por intervenção curta do STF? Quer falar sobre Bolsonaro estar inelegÃvel pelo TSE, e não pela justiça comum, apenas por ter se reunido com embaixadores?
Jaqueline, no Brasil quem torna as pessoas inelegÃveis, na imensa maioria das vezes, é exatamente a Justiça Eleitoral. Inelegibilidade por condenações fora da Justiça Eleitoral não é a regra, mas sim exceção. O que Gilmar disse é a pura verdade, já que foi o STF que anulou o julgamento de Lula por vÃcio processual, o que é próprio das suas competências de tribunal constitucional. Quanto a sua afirmativa inicial, é sempre o argumento dos extremistas para tentar desmoralizar quem pensa diferente.
Ainda contando a lorota de que ficou inelegÃvel porque se reuniu com embaixadores Sra. Jaqueline? Vc sabe muito bem que não é por ter se reunido com embaixadores, mas por ter dito na reunião que nosso sistema de votação é uma fraude. Vc sabe disso, mas seu mito criou uma narrativa porca para se defender e vc acreditou, ou se faz de inocente e espalha essa mentira para defende-lo. Chega de fake Sra.
Calma. Ainda virá chumbo grosso contra o seu golpista ladrão de jóias. O crime principal que foi atentar contra o Estado Democrático de Direito ainda está no forno.
Arrã. Evidentemente, Hélio, você não é ombudsman e, portanto, olha criticamente pra fora do jorná. A argumentação não é má, dá pra discutir; lembro apenas que a tolerância pra com a contra-democracia e a evidente mentira voltada ao rompimento institucional dá, historicamente, em Herda. Agora,a phôia botar esse artiguete rasteiro *sem contraposição jornalÃstica* é um rebaixamento inaceitável. Se feito por um Bozô qualquer, vá lá; mas pela fsp? É aceitação das ideias, não do direito d expressá-las
Apenas como contra-exemplo: É de conhecimento de todos que há grupos neonazistas no Brasil. Será que a folha daria voz a esses grupos, só para sabermos o que eles pensam? E quanto a lÃderes de organizações criminosas?
Valeria a coluna se o artigo tivesse sido escrito por JMB e não foi.
Respeito Hélio acima da média dos repórteres mas discordo. Não se trata de fantasiosa crença em democracia. Isto seria, analogamente, como chamar de liberdade de expressão muitos ataques criminosos à democracia ou outras pautas (de gênero por exemplo). Trata-se de respeito aos princÃpios alardeados pela FSP. Não é necessário dar voz aos tiranos para conhecer sua loucura
democracia é isso mesmo. mas até o artigo do cara é fake news. publicar coisas que não é de sua própria autoria não é outro tipo de crime, mais uma na cacunda desse violador de tudo?
A Folha deveria estar é cobrando agilidade da justiça brasileira a respeito das acusações gravÃssimas contra esse golpista ladrão de jóias. Dar voz a esse tipo de gente é incentivar pitbus da extrema direita continuarem arquitetar golpes contra a nossa democracia. O oito de janeiro ainda está bem vivo na memória do povo brasileiro.
Beleza. Quando o Jornal publicará Ruy Costa Pimenta do PCO, que prega a mesma coisa no sentido oposto. Além do mais o ex-presidente, que morou na Flórida, anunciou o fim do jornal em 2018, sem falar em sua fala ultradesrespeitosa sobre PatrÃcia Campos Melo. Mas como jornal é Voz do dono, vamos em frente.
"Talvez o Brasil já tenha acabado, mas a gente não se tenha dado conta disso". (Paulo Francis)
O colunista fala em enfrentar novas investidas da extrema direita, tanto nas urnas como na defesa das instituições, não fala nada da extrema esquerda, acabou a matéria nesse parágrafo. Entendam que leitor médio e não fanático em extremismos, está cansado desses militantes travestidos de jornalistas, tanto de esquerda como de direita, com um blá, blá, blá, que dá até diarreia cerebral.
Quem representa a extrema esquerda cara pálida? O Lula? Auauauauaua. Quanta besteira escrevem os bolsonaristas.
Ah, o pco é um perigo. Tentou até explodir caminhão de combustÃvel na cabeceira de aeroporto, lembra? A extrema esquerda é muito atuante e ameaçadora. Aonde está mesmo o piriri?
Onde está a extrema-esquerda relevante no Brasil?
A Folha não é inocente. Ela publicou artigo de um cidadão que sempre atacou o regime democrático. Será que a Folha está o apoiando. O leitor que tire daqui pra frente suas conclusões.Não li o artigo, soube de sua publicação no domingo, dia nobre para os jornais, porque li o artigo do Hélio.
Lê-lo falando de democracia é o mesmo que falar que não é racista, pois tem uma empregada negra em casa e ela é como se fosse da famÃlia ou que já teve um amiguinho de cor, quando criança.
O Jornalismo é uma instituição cuja função NÃO é legislar, nem julgar, nem administrar, mas inclui promover maior aproximação de todas as instituições com a sociedade como um todo. Quem acha que artigos do Bolsonaro não podem ser publicados num jornal, endossam a atitude de Bolsonaro presidente, que confinava a imprensa em favor de uma claque chapa branca. Preferências não podem fazer parte dos critérios da imprensa. Não se pode negar que Bolsonaro é uma figura de destaque no paÃs.
O regime que ele sempre defendeu e tentou implantar no oito de janeiro toda a imprensa seria amordaçada.
aquele é um cara de pau inigualável, só compra aquilo quem não o conhece
Pois bem: deixemos a pureza de lado e nos locupletemos todos! Quero saber o que pensam Marcola, Suzane, o ManÃaco do Parque, Escadinha, o assassino de Bruno e Dom, entre outros, nesse mesmo espaço. Só assim poderemos entendê-los e nos despir dessa hipocrisia moralista de que nos alerta o bom Hélio. No aguardo, Folha!
A ironia é exatamente essa, Vanderlei: o que tem de relevante a dizer um sujeito com milhares de mortes nas costas que outros psicopatas não tenham?
Com exceção de Susani, (tenho curiosidade de que ela expressasse suas opiniões polÃticas, todos que você citou são criminosos de baixo escalão.
Não li nà o gostei????
"No Brasil, quem não é escroque na véspera é patife no dia seguinte". (Nelson Rodrigues)
Dedo no'zóio (talvez, quiçá, no terceiro)
Tive que fazer um esforço para ler o texto atribuÃda a esta criatura abjeta. Tenho certeza que ele não tem capacidade de escrever um texto como este. Mas qualquer forma deu nojo que a Folha tenho tido a audácia de publicar. Sei que não vai fazer diferença para o jornal, mas não vou renovar minha assinatura depois de mais de 10 anos como assinante.
É importante dar voz aos idiotas pra nos defender-mos deles. No silencio podem nos supreender
Sem anistia!
Há muito tempo sabe-se que na outra ponta não existe um sujeito autônomo. Comprovado pelas redes sociais e fake news. Não concordo com censura. Mas dar voz a quem não tem nada que preste para dizer, não é missão da imprensa. A Folha já publicou artigo sobre racismo reverso. Insiste em errar.
"Não concordo com censura mas dar voz à quem não tem nada a dizer não é missão da imprensa". Diagnóstico preciso: esquizofrenia explicita sujeita a internação compulsória para tratamento. de desintoxicação ideológica.
Seguem sugestão de artigos equivalentes: _ Alexandre Nardoni: Como cuidar dos filhos _Suzana Richtoffen: Cuidando dos pais _Miguel Gutierrez: Fazendo gestão eficiente em empresas do varejo Siga em frente, FSP. E compra bastante óleo de peroba para passar na fuça.
Inacreditável o contorcionismo retórico de Hélio Schwartsman, digno de Casa do Saber ou de piscina de Country Club, promovendo medÃocre falsa equivalência entre crÃticas a Lula e crÃticas ao golpista Jair. Falsa equivalência brota da falta de coragem de assumir o flerte com a extrema direita, sempre. Discurso vergonhoso e mal tecido para defender o patrão, o dono do veÃculo que deu espaço ao inequÃvoco golpista das milÃcias. E com citação vazia de filosofia de livro de banca de aeroporto!
Pois então, com o mesmo intuito, o jornal deveria publicar uma artigo que venha do Marcola, lider de facção, leitor de biblioteca em presÃdio de segurança máxima, que deve ter lá suas opiniões sobre a democracia e a justiça brasileiras.
O que Bolsonaro publicou não foi seu pensamento. Foi mentira de cima a baixo com intuito de enganar os leitores. Se você ler o texto que a folha mandou fazer hoje para compensar o que não fez ontem, vai ver que nada do que foi dito no texto faz sentido como expressão do pensamento, ou pregação da prática, pois Bolsonaro só pensa em si e não prática nada do que escreveu. Não faz o menor sentido publicar uma sequência de mentiras, que traduzem uma fraude e não a expressam de valores.
A democracia requer educação, comparação com outros sistemas e discussão em vários nÃveis sobre a liberdade, a justiça, a proteção, a lealdade, a autoridade e a pureza.
Democracia Trump “o criminoso” foi eleito Bolsonaro continua inelegÃvel Lula é nosso presidente TarcÃsio de Freitas e Pablo Marçal cometeram crime eleitoral Boulos foi gigante #lulapresidente #bolsonaronacadeia Pelo fim da escala 6x1
“ainda mais convencido de que ele é um oportunista meio mitômano obcecado por voltar ao poder”. Sem nenhuma duvida. O interessante é que esse juizo encaixa como uma luva tanto em Bolsonaro quanto em Lula, só por ele não da pra escolher
Só que tem uma diferença abissal entre os dois. Lula sempre foi a favor da democracia e nunca tentou dar golpe de estado. Portanto, o oposto do miliciano. Foi por essa razão que Lula ganhou a eleição.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Santidade democrática Voltar
Comente este texto