-
Vito Algirdas Sukys
O que se sabia sobre a matemática no tempo de Aristóteles? O conhecimento sobre a geometria e a teoria dos números. E aplicações da geometria para a navegação e a astronomia. Aristóteles contribuiu para o que é uma prova. Aluno de Platão achava que prova requeria certeza e um método infalível, que não podia vir da experiência.
-
José Cardoso
Conhecia a curva, mas não a propriedade de objetos largados de posições diferentes chegarem juntos ao final. Amazing!
-
JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO
Texto maravilhoso. Lembrei de algoritmos quando temos que verificar a eficiência e a efetividade deles - é preciso validá-los. Um algoritmo é eficiente se não perde tempo à toa, ou seja, se não gasta mais tempo que o realmente necessário. Mas é efetivo se não desperdiça recursos computacionais, como tempo de execução e espaço de memória.
-
Javert Lacerda
Em Florença há um pequeno (e interessantíssimo) museu de Galileo, onde há uma maquete com as duas rampas, de madeira, onde o visitante pode colocar uma esfera de metal em cada uma e comprovar este interessante experimento.
-
José da Silva
Meu caro, sua coluna é um alívio para nossas mentes.
-
Debora Mazza
Como assim terminou e não terminou o artigo? Morri de curiosidade
-
filipe moura lima
Que maravilha de artigo. Obrigado, prof. Marcelo.
-
Vito Algirdas Sukys
Galileu estava numa janela e viu o movimento de um ponto na roda de uma charrete; indagou que curva era gerada por esse ponto; achou que era um arco de ponte. Huygens no livro Horologium Oscillatorium, cap. dois dá um relato completo da queda de corpos; mostra que a curva suave é um cicloide, que é tautócrona. Diz a lenda que Leibniz resolveu a braquistócrona em seis meses, Newton a resolveu no dia seguinte ao recebimento do desafio. Em geometria Lagrange falava que Newton era demais.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.