Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paolo Valerio Caporuscio

    Facil se reunirem e aprovar logo por não dar muito empenho e cabe por em prática para as escolas, agora em se reunir para dar um jeito na decadência da cidade só protelam,cansativo e " cumplexo".

    Responda
  2. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Graças a Deus algo bom!!! Ufa!

    Responda
  3. SILVIO LUIS DANTAS COELHO

    Danou-se, a geração copiar-colar vai ter que pensar.

    Responda
  4. Nicola Bartolomeu

    A possibilidade do aluno de pegar o celular durante uma aula é contra a educação, assim como no transito. Não existe discussão contra isso, existem só acertos sobre onde eles devem ficar, e como lidar com os ataques de abstinência. Mas esse esforço vale a pena, se quisermos reverter o estrago feito na cabeça dessas pessoas cada vez menos educadas, superficiais e problemáticas. O resto, eu não consigo entender o pano que esse pessoal passa nos comentários.

    Responda
  5. Gisele Araujo

    Será que os adolescentes que já frequentam a escola com má- vontade vão passar a frequentá-la com mais entusiasmo depois da proibição? É claro que não! Eu sou até capaz de apostar que essa medida vai incrementar a evasão escolar dos mais velhos e gerar uma antipatia da escola e dos professores nos mais novos.

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      Se fosse pra fazer de boa vontade, não seria obrigatório. Qualquer consequência negativa que possa vir, como a evasão escola, primeiro que vai ser da pessoa que não sabe o que ela está fazendo ali, segundo que, se ocorrer, será para evitar um estrago muito maior, que é o de uma geração inteira com um computador de bolso, com jogos de aposta, canais ocultos de pornografia e bullying, superficialidade das redes, querendo se autodestruir. Mas eu duvido que você conheça a realidade de uma escola.

  6. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Excelente iniciativa, e espero que se alastre para outras atividades, incluindo alguns postos e áreas de trabalho. Adultos também precisam ser controlados, tal a situação de adicção a que chegamos.

    Responda
  7. José Ricardo Ferreira

    Independentemente de governo, é preciso banir rapidamente o uso não pedagógico dos celulares nas salas de aula. A resposta rápida, o uso para responder provas e os joguinhos estão aniquilando o ensino nas salas de aula. Os professores estão de mãos atadas. Basta o que esse "governo estadual" já faz de mal para o ensino. Banir os celulares nas salas é o mínimo de bom senso.

    Responda
  8. daniel duarte

    Falta pautar o impeachemant do governador ilegal

    Responda
  9. Bruno Sebastião Neto

    Toda vez que o governo federal tem uma atitude pro ativa ,o bucha de canhão(Governador) tenta fazer igual, coitado !

    Responda
  10. JOSE RENATO SIMOES

    Até que enfim fizeram alguma coisa que preste

    Responda
  11. LORENA PARDELHAS

    Bravo, finalmente.

    Responda
  12. Fernanda SPV

    Sou professora. Na escola em que eu trabalho a orientação é tomar o celular do aluno e levar para a coordenação, vai o aluno use o celular na aula. Apesar de essa prática estar no regimento da escola, tomar o celular do aluno causa insegurança no professor e na escola. A lei é para dar respaldo para a escola e evitar reclamações dos pais, já que agora essa não é só uma diretriz da escola, mas uma lei estadual. Essa é a ideia

    Responda
  13. marcos fernando dauner

    e as mamães neuróticas que precisam ligar de meia em meia hora para saber se o filhinho está bem ? perguntar se ele ainda não usou o revólver que carrega na mochila e fez alguma besteira ?

    Responda
    1. daniel duarte

      BOa são as reprodutoras que está cheio mãe e outra coisa

  14. Rogerio Cerqueira

    Quem vai fiscalizar ? E se o aluno for pego com o celular e ser punido de alguma forma, como será a punição ? Medida muito vaga dada a complexidade do assunto em nossos dias.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Suspensão e multa p os pais.

  15. Vinicius Branco

    Vão colocar raio X nas escolas? Se pegarem vão apreender?

    Responda
  16. Josue Oliveira

    Toda unanimidade é b urra. Nelson Rodrigues. E se o estudante quiser chamar os pais?

    Responda
    1. daniel duarte

      A escola tem telefone

  17. Maria Irene de Freitas

    Podem criar, aprovar o que quiserem mas o problema sempre será como cumprir essas medidas e quem fará a fiscalização e controle exigido para dar certo? E sem nenhuma apoio e pagando mal será dos profissionais da educação, tão sobrecarregados...afff...

    Responda
  18. Hugo Machado

    Famosa lei pra pular no último pânico moral e que não vai mudar em nada os resultados práticos, mas eles acham (e a população acredita) que mais uma proibição de uma coisa que eles não gostam vai resolver alguma coisa. Execução e fiscalização obviamente vão ser um problema. O fato de isso ser legislação estadual e não uma política administrativa também não faz nenhum sentido. Nossa cultura legislativa é ruim demais: legalista, paternalista, ineficaz.

    Responda
  19. claudia pinto

    Maravilha, agora a escola deve trazer meios paraa guarda dos equipamentos. Adorei a Iniciativa. Estou feliz. Minha filha não tem celular,ela tem 12 anos. As escolas sempre disponibilizaram o telefone para emergências e isso ainda continua, pelo menos na escola em que ela estuda! Parabéns, espero que aqui não liberem nem para acesso às plataformas digitais e que o governo forneça equipamento nas escolas(notebooks) para os alunos utilizarem, caso precise. Sem celular 100% do tempo escolar.

    Responda
  20. Fabio Leyser Gonçalves

    Um absurdo! Retrocesso autoritário! Não se resolve o problema proibindo. Os professores e diretores também ficarão sem celular? Nem em presídios a proibição funciona. Educar e oferecer atividades de qualidade, incluindo o uso de celulares no dia a dia pedagógico, seria muito mais inteligente. O que vemos é professores matando o tempo passando matéria em lousa... Pedagogia do século XIX!

    Responda
    1. Anderson Roszik

      Caro Fabio, obrigado pela resposta e atenção ao comentário. Não sei o nível para o qual leciona. Trabalhei por mais de quinze anos com Ensino Fundamental II e, por experiência prática, vi o nível de ensino cair demasiadamente. Há poucas exceções entre os alunos. Eu já perdi muito tempo em aula pedindo para aluno desligar celular. Por incrível que pareça, passo por situações semelhantes no ensino superior. Acho que os efeitos dessa proibição serão sentidos 12 ou 13 anos após ela ser instaurada.

    2. Fabio Leyser Gonçalves

      Sim, sou psicólogo e professor. Pesquiso comportamento impulsivo e uso de videogame e redes sociais a alguns anos. Não há clareza de que o uso de celulares e redes sociais sejam causa desses problemas, apenas há correlação. Quanto à crítica da lousa, é pq nossa pedagogia não tem se atualizado e aperfeiçoado ao longo dos últimos anos, continua arcaica e autoritária, plena de proibições e ameaças. Uma hora uns proíbem livros, outra celulares.... Triste não ver uma escola que forma alunos críticos.

    3. Anderson Roszik

      Caro Fábio, você é professor? Pelo seu comentário, antecipo-me a dizer que não. Eu sou (há vinte anos) e posso te garantir que o celular na escola é uma catástrofe para o aprendizado. Em relação ao que você afirma ser a realidade das escolas (professores matando o tempo passando matéria na lousa), recomendo cuidado. Generalizar é perigoso. Imagina se alguém aparece aqui, generaliza e diz que seu comentário é bozolóide? Ainda bem que isso não aconteceu.

    4. Rodrigo Diego Schols

      Amigo você me pareceu revoltado com a noticia, primeiro você aparentemente não entendeu que estudantes e funcionários públicos ou privados da educação tem atividades distintas, os estudos apontam que o uso de aparelhos eletrônicos tipo smartphone prejudica o aprendizado, quem está frequentando a escola para aprender são os estudantes. Segundo, você aparenta um profundo desconhecimento da realidade da atividade de magistério, não é tão simples ensinar, primeiro tem que se ter condições mínimas

    5. Giovanni Giocondo

      Quem diz isso nunca pisou em sala de aula. Os celulares estão acabando com as escolas.

    6. Nicola Bartolomeu

      Se os pais educassem seus filhos antes de mandarem eles como marginais irresponsáveis e mau educados para a escola, nada disso seria necessário. Mas foi, e foi tarde.

  21. Carlos Oliveira

    Como no caso do cinto de segurança nos carros. No início muita gente reclama e não vê validade. Ao longo do tempo se cria uma cultura de prevenção.

    Responda
  22. João Batista de Junior

    Demorou

    Responda
  23. marcos fernando dauner

    que maravilha - e vão colocar um pm aposentado na porta de cada sala de aula para controlar isso .

    Responda
    1. Rodrigo Diego Schols

      No projeto de lei não menciona nenhum sistema de controle ou ação, no caso do estudante se recusar em entregar o smartphone.

  24. Rodrigo Costa

    Pra que serviu o PL 45/22 que cria a Semana de Educação Midiática nas escolas do governo paulista? B a n i r resolve? Investimentos em educação midiatica é pobre, ainda...

    Responda
  25. Rodrigo Costa

    Que engraçado... o Tarcísio sanciona o PL 45/22 que cria a Semana de Educação Midiática e depois quer banir os celulares na escola... De fato... não faz sentido! Estado que não cria projetos de educação midiatica, na dúvida, ele recorre ao ba ni mento...

    Responda
  26. antonio ramos

    O professor nesse país é um bos..t@ pois nunca é consultado , é preciso sobretudo regular , discernir casos em que são coadjuvantes de terapias , o mesmo celular que adoece , funciona como elemento pedagógico importante , crianças com algum espectro devem fazer uso orientado .... Prefiro esperar pra ler se quem escreveu realmente pisou em algum chão de escola , ,ou se irá cair na cabeça do professor mediar tudo isso !

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      Pois eu pisei e piso, e todo mundo ao meu redor acredita que isso foi uma medida necessária e veio tarde.

  27. daniel Rodrigues Santos

    Quem vai tirar o celular da mão do aluno de 16 anos? A polícia da ronda escolar?

    Responda
  28. Hugo Hoffmann

    O celular será proibido nas salas de aula, mas ainda é tolerado nos presídios.

    Responda
    1. Claudio Luiz da Cunha

      De qual presídio você fala.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Fala com os puliças

    3. daniel Rodrigues Santos

      Essa lei é só no papel. Faça um teste: passe em frente uma escola de ensino médio, minutos antes de abrir o portão, e veja qual dos alunos ali presentes você conseguiria tirar o celular.

  29. ADILSON RIBEIRO

    Isso vai dar o que falar ainda!

    Responda
  30. Junio Barbosa

    Excelente notícia! Parabéns a assembléia!

    Responda
  31. Eduardo Elói

    O mercado gostou?

    Responda
  32. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Duas semanas pra um excelência ir tirar satisfações na escola.

    Responda
  33. MARIA F LUPORINI

    Até que enfim uma notícia boa em SP. Agora, tem que banir os celulares das escolas de todos es estados da federação.

    Responda
  34. Rafael Theodoro Silva

    A pergunta que não cala, como impedir ou tirar o celular do aluno que não quiser entregar? O projeto é fantástico, não resta dúvida, mas como impedir, haverá propaganda oficial na mídia?

    Responda
    1. Giovanni Giocondo

      Não precisa de polícia, desde que a proposta pedagógica seja adequada a um ambiente sem telas.

    2. Nicola Bartolomeu

      Tá escrito na reportagem, é só saber interpretar texto.

    3. daniel Rodrigues Santos

      Não terá como. Não tem polícia para crimes maiores, imagine para atender esse tipo de ocorrência?

    4. Rafael Theodoro Silva

      Tomara que ambos estejam certos, mas acho que não é bem assim,mas enfatizo meu desejo de estar errado.

    5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Uai sô. No Enem não é assim ?

    6. César A C Sanchez

      Ora, para que existe a polícia? Lei que é transgredida... Acredito que pouquíssimos menino(a)s causarão problema.