Opinião > Reformar Previdência militar é insuficiente, mas crucial Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O problema é que não é só militares. Na minha leiga opinião temos três "brasis": Legislativo, Judiciário e Militares. Esses poderem drenam grande parte do nosso inheiro. E não é somente nas altas esferas. Ano passado vi um Edital de Enfermeiro da Cãmra com salário de 26 mil reais. Qual a diferenca entre esse profissional e aqueles que lutam para um piso de 5mil reais. E, claro, esses, devem trabalhar muito mais... Esse paÃs tem uma galera privilegiada. Outra reforma urgente é a da renda..
Totalmente oportuna, está reforma já devia ter sido feita e deve atingir todos os que vão para reserva a partir de já
Os ativos já são uns INÚTEIS, imaginem os aposentados e as dondocas filhas
O problema não é só do governo federal, mas principalmente dos militares, não só a reforma da previdência militar, como também a reestruturação e modernização das forças armadas.
Brasileiro geralmente gosta de imitar norte americanos. Bem que poderiam copiar o modelo dos EUA de previdência militar: cada ano de contribuição representa 2% de salário (30 anos de contribuição leva 60% do salário) e pensionistas recebem 55% do salário; sem essa de salário integral como aqui no BR. Além do absurdo que é a pensão para filhas (muito delas hoje idosas que não casaram), é a tal da morte ficta: em que a esposa recebe o salário do marido expulso das FFAA...
Ou que vivem em união estável
O Brasil é o paÃs da insensatez. Militares que acordaram o golpe continuam livres e soltos por aà já tramando o próximo e ganhando gordura com os polpudos salários e aposentadorias nos clubes militares. Aproveitando: ontem fiz um comentário sobre a Marcha da Insensatez na coluna do Joel, foi pra moderação e não foi liberado. Liberdade de Expressão não é com a f.
Continuo: o Joelzito pegou muita coisa do livro da B. Tuchman em seu artigo de ontem sem citar a fonte. Taà um filósofo honrado. Sqn, vergonha.
A inclusão de última hora dos militares no corte de gastos e a campanha atrelada na mÃdia e redes sociais fazem parte de uma estratégia do governo de imputar a culpa do déficit fiscal nas FFAA. Bem feito. Apoiaram a volta de corruptos a cena do crime e agora recebem o q merecem. Contudo, comparar o sistema de proteção dos militares à previdência social de civis é o mesmo q comparar alhos com bugalhos. Militares não recebem adicional noturno, horas extras, insalubridade, direito de greve, FGTS.
Não é papel das Forças Armadas apoiar ninguém em eleição. E sim, tem coisas que deveriam ser cortadas, especialmente no alto escalão, assim como nos outros poderes. É uma boa hora da gente rever isso.
Nem precisam receber porque não fazem nada a não ser tramar golpes de Estado. Altas patentes frequentam clubes militares e a soldadesca pinta o meio fio respondendo - sim, senhor. Mas concordo que deveriam receber horas extras se estivessem todos, generais incluÃdos, trabalhando nas fronteiras terrestres dos confins do Brasil, desde que sem envolvimento com garimpo ilegal, madeireiros e traficantes.
Os militares não são os únicos responsáveis pelo déficit público, mas sem dúvidas tem grande parte nele. Se a sua intenção é defender os privilégios que militares das FFAA do Brasil por favor esclareça: em qual paÃs desenvolvido os militares ou seus familiares recebem aposentadoria ou pensão integral e sem idade mÃnima para entrar na reserva? Qual paÃs existe o benefÃcio por morte ficta (esposa recebe o salário do militar se este for expulso das FA)? Qual paÃs aindaoferece isso tudo além do BR?
Herança da ditadura militar, militares reformados que são aposentados privilegiados e pensionistas como as famosas filhas solteiras que são solteiras só no papel para fraudar o tesouro nacional, só o fato de pensão de filha já seria um escândalo e outros parentes que sugam os nossos impostos. Se existe uma classe de parasitas poderiam facilmente incluir esses militares de pijama que nunca foram numa guerra, mas serviram para oprimir o povo em tempos passados justamente para obter essas benesses.
Não a toa o Brasil ainda tem um longo caminho até alcançar o desenvolvimento. A História mostra que as nações pagam com sangue e riquezas naturais quando não investem adequadamente na defesa de territórios e interesses nacionais. Diferentemente de outros funcionários públicos (procure saber, vai ter uma surpresinha), o beneficio das filhas de militares foi extinto em 2001 e aqueles que possuÃam o direito e decidiram continuar pagam em vida pelo benefÃcio.
Fecho com você. Inúteis que só querem mamar nas tetas do Estado.
É um passo na direção certa. Tenho um parente aposentado pela marinha desde seus 48 anos de idade. Já com mais de 80, observou que já deu tempo para quem entrou no lugar dele se aposentar também.
Precisa cortar gastos onde o dinheiro está:militares e todas as outras categorias com aposentadoria integral, funcionários de estatais ativos ou aposentados, professores de universidades federais, servidores do legislativo ou do judiciário. O Poder Judiciário tem muita gordura pra cortar, pois custa cerca de 1.4 por cento do PIB enquanto o judiciário francês funciona muito bem consumindo 0,4 por cento. Só no poder judiciário da pra fazer um corte de um por cento do PIB, 120 bilhões por ano.
onde está lotada a maioria da milicada de alta patente no Brasil ? Se a resposta for RJ e DF , são realmente desnecessários .
Kkk Estão nos clubes militares à beira mar. Nada fazem de útil.
Que tal cortar gastos. Lei Rouanet, pagamento suspeito de precatórios a bancos em operações com informações privilegiada, foram 150 bilhões, Ciro explicou como foi a maracutaia.
Todo ódio contra as instituições armadas deste paÃs ainda é pouco. Nunca estiveram a favor do povo, muito pelo contrário. Sempre foram instrumento de repressão, tortura e até mesmo genocÃdio (os povos originários que o digam). Quem defende tem fantasias podres de poder tal qual os fardados.
As mordomias dos militares são uma vergo nha! Estas mordomias são pio res que as dos polÃticos. E quando essa turma se mete em polÃtica então, aà é que a coisa fica feia. Pra ser militar, o sujeito deveria ter um mÃnimo de honra, coisa que Bozo, Praga Neto, Desgosto Heleno e Nourão nem sabem o que significa!
Gostaria de estar vivo para ver um candidado a presidência enfrentar os militares, judiciário, e polÃticos, tornando suas aposentadorias iguais à de todos os brasileiros, que com seu trabalham sustentam a previdência. Mas acho que não temos essa pessoa. You may say I'm a dreamer, mas quem sabe um dia.
Verdade HeloÃsa. Mobilização. Mas o povo hoje em dia está em estado letárgico. Precisamos de um novo lÃder (ou vários) que tenha interesse pela questão e consiga concientizar a população. Quem sabe um influencer do bem?
Quem tem esse poder é a sociedade. Se todos forem para a rua exigindo por exemplo redução de gastos com parlamentares, se o parlamentar souber que se não apoiar o movimento não vai ser eleito, aà sim temos alguma chance. Mas é o contrário. Os partidos que mais gastaram com emendas para seus municÃpios foram os que tiveram melhor desempenho nas urnas.
É hora portanto de a grande imprensa apoiar intensa e corajosamente os cortes na área militar, diante da resistência que está
que esta sempre opõe quando se trata em tocar em seus privilégios desmedidos.
Em paÃs nenhum do mundo, nem naqueles com regime de governo parlamentarista, o Congresso abocanha, sem transparência e responsabilidade, fatia tão significativa do orçamento público. E isso para fins de preservação de mercado politico e curral eleitoral. Cinicamente, o editorial os poupa e omite. Parece mais fácil atacar os programas e polÃticas públicas que beneficiam os pobres.
Acabar com a promoção ao se reformar, cortar as pensões para as filhas, e colocar o tempo para aposentadoria igual aos demais servidores. Aplicar estas mudanças a todos da FFAA, as polÃcias e aos bombeiros. Só isso será uma economia enorme.
Quero saber é quem vai pôr o guizo no bode! A Pholha?
Me lembrou aquele esquete Missão pra General do Porta dos Fundos. A arte imita a vida.
é preciso acabar com pensões vitalÃcias para filhas de mili cos, e pensões para viúvas fictÃcias com marido vivo
Para que servem as Forças Armadas? O que fazem numa semana de trabalho? Um mistério para grande parte da população.
Roberta, servem para tramar golpes de Estado e frequentar os clubes militares. Exército é o pior das três, foram p o Haiti e passaram vergonha sob o comando do generalinho Heleno. A soldadesca serve p lustrar o ego das patentes superiores e pintar o meio fio. Lembrando ainda aquele generalinho que era especialista em logÃstica e deu no que deu na pandemia.
Então a solução é privatizar essas empresas que fabricam aeronaves, não é Leite? Isso não é função de militar e sim de empresas, como as que fabricam automóveis.
Concordo Sr Leite, mas essas são finçoes inerentes às FFAa , não fosse elas , o que restaria? Mas não justifica seu privilegiado sistema de aposentadoria.
Graças as forças armadas nós temos uma fabrica de aeronaves moderna para concorrer com as maiores empresas do mundo. Quando acontece uma tragédia as forças armada são os primeiros a chegar para socorrer e prestar assistência. Todo ano as forças armadas faz expedição para levar assistência médica em geral para os povos da floresta amazônica. Além de garantir a segurança do paÃs as forças armadas presta grandes serviços a sociedade. Quem não produz nada são os polÃticos.
Politicamente correto é cortar onde tem "gordura"! Os militares devem pensar no paÃs. Depois deles o judiciário para dar exemplo. Aà os parlamentares cederão de vergonha! Todos os citados acima estão inviabilizando a governabilidade do paÃs!
É verdade. Tinham que por a mão na consciência e pensar um pouco no paÃs. Uma pequena contribuição desses três grupos já seria significativa. E também os eleitores deveriam fazer a sua parte e levantar o debate sobre gastos na hora da eleição como forma de pressionar os parlamentares.
Onde tem gordura escorrendo pelos ralos é na polÃtica. R$53 bilhões para comprar apoio. R$5 bilhões para campanhas polÃtica, cartão corporativo para gastar a vontade e muito mais e ninguém fala nada.
Por que Bolsonaro não acabou com as pensões das filhas dos militares ainda vivos? Ora, porque a filha dele vai receber até ao ano 21OO (se ela morrer com 80 anos).
A filha de Bolsonaro tem "expectativa de direito", não acabam porque não querem.
O FHC, que critico muito por ter criado as inutilidades: agências, ministério da defesa, reeleição, aspones e seguranças para Ex-presidentes da República,cortou pensão para as filhas de militares.Quem recebia pensão tem Direito Adquirido, então não pode ser cortado. A filha, após a Reforma do FHC, perdeu o direito, inclusive de usar o hospital militar como dependente.Tem que Cortar pensão para viúvas de Ex-presidentes, salário do presidente atual. Mantido aquela que tem o Direito adquirido.
Há benesses nessa FA brasileira que passam à s escondidas na imprensa e que poucos brasileiros sabem: filha solteira de militar recebe pensão vitalÃcia.
O problema que não deixa o Brasil evoluir não está nas forças armadas nem em outros setores, está nos polÃticos. Os polÃticos que querem entrar na polÃtica só para gozar das libertinagem que eles auto implantaram no Brasil. Não estão nem aà com o progresso do paÃs e a felicidade do povo. o que eles querem é surrupiar os cofres públicos e o povo e o paÃs que se lasque.
Estava até emocionado lendo o artigo até o momento que a Folha pede para limitar gastos sociais, reprovando as atitudes do PT e omitindo a culpa do mais retrógado (ou quem sabe analfabeto) congresso da história.
A Folha não resiste. Achei que iam falar dos milicos, mas no final a culpa é do Lula. Inacreditável.
Concentração de renda, nesse caso, é um eufemismo para lesa-pátria. O Estado devorando o povo de carga.
Editorial na direção correta mas faltou cobrar o Congresso Nacional que tem responsabilidade fundamental para reformar. E aguardamos editorial sobre a reforma previdenciária do judiciário e legislativo.
Pela extinção da morte ficta para o Mau Militar. O mau militar ao infringir as Normas Penais, não pensou na famÃlia. E os contribuintes são apenados? A morte ficta ,para o mau militar ,desrespeita os PrincÃpios Constitucionais: isonomia e da moralidade . Trata mau servidor público desigualmente. É um desrespeito aos Militares cumpridores das Normas. Tem que acabar também com a aposentadoria compulsória como pena. Um desrespeito aos bons profissionais. PaÃs injusto onde o crime compensa.
Quase concordo com o editorial. A análise começa bem, tocando nas feridas dos gastos públicos, mas logo deixa de nomear os verdadeiros responsáveis. Em um presidencialismo de coalizão, o Congresso tem papel central; insistir na falta de vontade do Executivo é ilusório. O governo pode catalisar, mas o poder de decisão está com os parlamentares. Sem essa clareza, o editorial perde profundidade e, ao fim, dilui a crÃtica.
Parabéns para a Fotógrafa Gabriela Biló! Você é ótima para retratar a realidade!
O que não falta na elite financeira liberal brasileira eh tubarão que fala em reforma , mas só prós outros, de preferência pobre, pra eles , privilegiados, só reforma de seus jatinhos e mansões.
Não fazem nada e ainda tem pensão e aposentadoria gorda , fala sério !
A última guerra? Próximo de 200 anos.O Brasil é uma mãe com seus funcionários ricos e carrasco com os pobres.
A reforma previdenciária do golpista ladrão de jóias somente atingiu os pobres. Urgente acabar com essas mamatas dos militares às custas do povo brasileiro.
É uma injustiça sem tamanho, é a marca do Terceiro Mundo que privilegia militares , estes tem muita importância nas decisões polÃticas do paÃs, vide os últimos sessenta anos da América Latina, criou-se uma casta.
E ainda continuam batendo nas polÃticas sociais do governo.
A Folha não perde a oportunidade de promover sua cruzada em favor de redução de verbas para educação e saúde.
Ninguém toca nos intocáveis sistemas Militar e Judiciário. Talvez mexendo nessa sangria a Previdência saia da UTI. Mas é uma Seara difÃcil, são Poderes que mexem na governabilidade e,sim e assim vai se levando e, Ninguém toca e com a Barriga vamos todos nós empurrando ladeira abaixo a custo de poucos!
Aguardando editorial sobre previdência do judiciário
Mesmo com a reforma dos militares realmente não basta O judiciário ganha seis vezes mais entre salários e penduricalhos
A eterna mamata dos militares tem que acabar, sabemos que não vai acabar então tem que reduzir !
Sabemos que não vão reduzir , então temos que esquecer.
E o judiciário? Por quê é intocável, quando se sabe que é o mais caro do mundo, além de ser lento e ineficiente? Será que é por causa do rabo preso? Ou será que as mordomias e oa penduricalhos não passam de ficção?
"Comprar o tempo". Como é um bem escasso, não está a venda, só se esgota. É uma crise inevitável. Infelizmente só depois de uma crise é que se procura corrigir os erros.
Por isso que a Previdência está sempre deficitária, um absurdo essa reforma feita por Bolsonaro , reforma que afetou somente funcionários da Iniciativa Privada.
Servidores civis tem mesma regra dos trabalhadores da iniciativa de privada
Tem que retirar a mamata da folha que tem o benefÃcio da desoneração da folha de pagamento. Do total que a folha não recolhe são distribuÃdos para um pequeno número de acionistas, muito mais ricos que os militares, sendo, portanto, muito mais injusto.
Também.
Quase nenhum lugar do mundo aposenta militares com salário integral. Nos Estados Unidos, França e Reino Unido recebem mais ou menos entre sessenta e oitenta por cento do último salário.
No Chile, berço do neoliberalismo cantado pelo jornal, não se tocou nas forças armadas.
Visão de Futuro Ser um Exército capaz de se fazer presente, moderno, dotado de meios adequados e profissionais altamente preparados, composto por capacidades militares que superem os desafios do Século XXI e possam respaldar as decisões soberanas do Brasil.
Mas para isso não precisa se aposentar com salário integral. Os militares da França, Reino Unido e Estados Unidos também fazem isso e se aposentam com cerca de sessenta a oitenta por cento do maior salário da carreira.
Missão do Exercito Contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social. – Para isso, preparar a Força Terrestre, mantendo-a em permanente estado de prontidão.
Permanente estado de prontidão para dar golpe. De resto a casta frequenta os clubes militares e a soldadesca pinta o meio fio. Quando recebem alguma missão passam vergonha como no Haiti sob o comando do generalinho Heleno. Recruta Zero é único que mereceria uma gorda pensão da previdência militar pois tem humor.
É o que consta na magna carta. Na prática, ca como em alhures as FFAA são utilizadas pra manter os status quo das elites. Vejo nos filmes americanos os veteranos voltarem com sequelas graves das muitas guerras q o tio san se envolve, seria pra defender a Pátria e vem a tona a triste realidade, foram usados pra defender interesses dos ricos cujos ficaram no bem bom enquanto perdem vidas ou ficam aleijados. Na vida real não é diferente.
Este exército é o do bolsonaro?
Missão das forças armadas em todos os paÃses: proteger as elites econômicas, por isso não se tocou na previdência militar chilena.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Reformar Previdência militar é insuficiente, mas crucial Voltar
Comente este texto