Mercado > Empresas declaram à Receita ter recebido R$ 97,7 bi em incentivos fiscais até agosto Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. José Cruz

    O Brasil sendo impedido de investir devido a responsabilidade fiscal, enquanto estes super ricos protegidos pelo congresso lucram absurdamente com os incentivos. Esta falta de cuidados com os mais pobres demonstrado pela casa legislativa é de profunda tristeza, e este Arthur lira ainda implacou o seu candidato a sucessão da câmara para continuar o atraso. Agora se o povo alagoano tomasse consciência, tiraria este senhor da vida pública na próximo eleição.

    Responda
  2. valdonir estivalet teixeira

    Tá na hora de passar as contas de país a limpo. Diria um jornalista , com bordão semelhante. Mas é vergonhosos , hoje a selvageria , meios de comunicação e outros assemelhados, defendendo ate o fim do BPC, quando há isenções, incentivos, lucros e dividendos não taxados, previdência de militares e judiciário como se deuses fossem. Somando TUDO, são centenas de BILHÕES de reais todo ano. Passou da hora de por esta na conta em quem de fato tem !!!

    Responda
  3. Lisy P F S

    Rodrigo não é mentira a folha está omitindo as universidades federais hoje estão no escuro Falta de pagamento Dê um Google

    Responda
  4. Adauto João Pulcinelli

    Se colocar nessa conta a sonegação de impostos, viramos primeiro mundo

    Responda
  5. flávio paes

    não gosto do PT e não gosto do Bozo. Não gosto tb. de passar atestado de falta de inteligência, por isto me pergunto: como um bocado de gente fica reclamando que o PT não reduz despesa (que segundo o mercado financeiro é reduzir o reajuste do salário mínimo) e não reclama da Brasken, Ifood receberem incentivo fiscal? da tabela do IRPF na ser reajustada a não sei qtos anos? faz sentido isto?

    Responda
  6. João Leite Leite

    97,7 bilhões em incentivos fiscais para empresas e ainda dizem que o que altera a inflação é o salario mínimo.

    Responda
  7. Paulo Edson Mazzei

    Aos amigos, tudo! Aos inimigos, a lei!

    Responda
  8. Luiz Carlos Alves Alves

    Justiça Fiscal já! Se o bancário paga IR sobre seu salário, por que o banqueiro não paga imposto de renda sobre os lucros e dividendos recebidos?

    Responda
  9. João Orlando Santos

    100 Bilhões em incentivos fiscais e não se sabe quantos bilhões em isenções fiscais. E todos esses oportunistas que defendem o estado mínimo e são contra as subvenções socias( o bolsa família custou 13 bilhões) não se constragem em socializar os recursos públicos com suas empresas privadas. O Brasil é um antro de ca na lhas milionários sugando os cofres públicos,explorando o trabalho e o trabalhador e tentando restringir as subvenções sociais.

    Responda
  10. Marcos Araujo

    Todas essas empresas defendem o fim dos beneficios sociais, como o bolsa família, o seguro desemprego, o bpc, pois desequilibram as contas públicas

    Responda
  11. Felipe Araújo Braga

    Será que nesse ponto a direita e a esquerda conseguem concordar? Muito benefício para empresa aumentar lucro e pagar acionista. As empresas são fundamentais para a economia, mas elas precisam garantir a eficiência econômica e gerar benefícios aos trabalhadores. Isso de empresa lucrando sem parar, prejudicando colaborador, cliente e sociedade (stakeholders) e até meio ambiente, é algo que não cabe mais no século XXI.

    Responda
  12. Julio Shiogi Honjo

    E não tem 5 bilhões para pagar as ações INSS Vida Toda.

    Responda
  13. luiz carlos Tozzato

    Essa divulgação de números absolutos por si só não diz nada, a sociedade precisa saber quais os benefícios diretos e indiretos auferidos com a renúncia. Por exemplo, no setor de fertilizantes: em que e quanto foram reduzidos o valor dos alimentos com a renúncia fiscal, é razoável?

    Responda
    1. flávio paes

      existe conceito de efeito multiplicador, certeza por exemplo que 10 reais no salário mínimo tem efeito multiplicador maior que 1 na economia, o que é gasto retorna e produz mais riqueza que o gasto efetuado. Agora qual o efeito multiplicador do benefício fiscal com a renuncia fiscal para o setor de eventos que deveria durar só na pandemia? Digo com certeza que é menor que 1, ou seja dinheiro gasto não volta para economia e não gera riqueza

    2. luiz carlos Tozzato

      Julio, sua indagação não é igual à minha? Ainda no setor de fertilizantes. Lula quer que a Petrobras entre no setor de fertilizantes e estudos mostram que o setor é deficitário, assim, porque a sociedade não iria subsidiar o setor de fertilizantes mas os acionistas da Petrobras sim? Ah! Mas a Petrobras também tem subsídios. Sim, mas dessa miscelânea o que sobra que nunca sabemos? Não defendo quaisquer subsídios, mas acho que o governo sonega informações relevantes para nossa conclusão.

    3. Julio Shiogi Honjo

      Ao longo, já houve perdão de dívidas bilionárias, desonerações e outros benefícios tributários com o argumento da manutenção de empregos. A pergunta correta é se isso alguma vez ocasionou a redução de preços. Como no exemplo das oscilações do dólar, quando sobe é repassado e quando baixa não, a resposta é fácil. A indagação que fizestes é demais inocente.

  14. Jair Pereira

    Aliás este filme já vimos no passado. De amigos para amigos, Braskem e a Bola da vez. Mesma forma que foi Odebrecht , Irmãos Batista e por aí vai. E cobrando 15% de imposto do aposentado. Governo do amor. Uma vergonha. Aliás marca registrada do PT

    Responda
    1. Luiz Sergio

      Você sabe que quem manteve essa desoneração foi o congresso? Ah, não. Você não dá nome aos bois.

  15. Lisy P F S

    Não adianta jogar no colo de ninguém. Hoje as universidades federais estão no escuro por falta de pagamento. Nunca houve isso

    Responda
    1. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

      Porque o sr. divulga men tiras?Quantas vezes no passado isso já aconteceu! Muitas! E pior fechar o ano sem dinheiro para pagar as contas como no governo Bozo!

  16. Lisy P F S

    Único que dá incentivo fiscal é o governo federal nenhum deputado ou senador tem esse poder Daqui a pouco divulga se que os hambúrgueres são dos irmãos Batista

    Responda
    1. André Moraes

      Que tal ler a matéria? O Perse foi mantido devido a Lei 14.859/2024. O executivo não cria leis.

  17. Márcio Marques Alves

    Empresas lucram o imposto dispensado de cobrança e depois a sociedade fica com aumento do endividamento público, da inflação e dos juros. Tudo isso, em nome do desenvolvimento, de uma média de crescimento que não ultrapassa os 3% e uma inflação sempre em 1 ponto e meio acima disso. Os gastos com excesso de pessoal e regalias de salários exorbitantes de magistrados e militares, sempre existiram, mas o que pesa mais, são os subsídios à indústria. R$ 530 bilhões deixados de arrecadar.

    Responda
  18. jose prado

    Lula tocou nas feridss: subsidios e incentivos, previdência militar, emendas parlamentares e despesas do judiciário!

    Responda
    1. Carlos Alberto Komora Vieira

      Justiça social às avessas. Nessa hora desaparecem os leitores e analistas indignados com os gastos públicos.

    2. Heigor Martins

      Tocou? No máximo, jogou uma lanterninha!

    3. Adelar Motter

      Corretíssimo. Acrescento que o Judiciário ainda faz o papel de aliviar a conta de grandes devedores ao erário público, vide casos da Lava Jato. Tudo dentro da Lei, claro!!!

  19. rosana gaio

    Deboche. Deu para ver a lista de isencoes???? Cadê a Tabela do IR atualizada???? Só para 2026. E a classe media financiando esse governo paralelo do PT. Parabens.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Rosana, a aprovação ou não desses benefícios e isenções é prerrogatica do Congresso Nacional. Há n matérias na internet explicando o que cada poder gaz e pode ou não fazer.

    2. Lucia Spa

      É isso sra Rosana, estado mínimo para você e estado máximo para empresas. E olha que o governo do PT não é liberal. Seu deputado vota a favor ou contra esses incentivos fiscais? Ele é do agro e está se beneficiando? Ele é liberal e está se beneficiando? Fica a pergunta

    3. Joel Pedt Silvestre

      Vc acha mesmo que foi o Lula que instituiu todas essas benesses às empresas ricas desse país? Ou seriam frutos de favores votados no Congresso? Pare de culpar antes de pensar. Tem muita coisa errada que jogam nas costas do Lula e PT mas são feitas no escurinho do cinema pelas elites.

  20. Edson Antonio Mendes

    Tem pessoas que comentam sem ter o mínimo de noção do Congresso Nacional, vamos lá o Lule criou a mais quase 20 vinte Ministérios e entregou nas mãos dos maiores partidos, dividiu pra tudo quanto é lado, olha aí a qual partido pertence cada Ministro e cala a boca! Então se estes Partidos votam contrário ao dito Governo é só mandar os Ministros tetinhas FORA! Mas Lule não faz e nem fará tem medo de ficar sozinho e cair como Collor e Dilma, entendeu agora ?

    Responda
    1. Luiz Sergio

      Até parece que o bozó não entregou tudo para o Lirinha.

    2. Edson Antonio Mendes

      As vezes, a pessoa não sabe contar além de cinco, como referência os dedos de uma das mãos! O MDB tem 3 três Ministros no governo Lule 1 Planejamento = Simone Tebet 2 Cidades = Jader Filho 3 Transportes = Renan Filho Consegue contar agora ? O MDB tem 44 deputados federais, exceto se algum pulou fora.. kkk O MDB tem 10 senadores exceto se algum pulou fora. ..kkk ou mesmo suplente seja de outro partido! Então todo o MDB pertence a base de apoio ao Governo Lule, pra dar exemplo, desenho!

    3. Edson Antonio Mendes

      Regina é preciso desenhar pra vc entender a ligação entre o Partido ter Ministro indicado no Governo ?

    4. Regina Tavares

      Corrigindo o corretor; *escreveu muito e não disse nada*.

    5. Regina Tavares

      Escreveu muito então ecicou nada. Lula agora é responsável pelos integrantes do CN? Os ministros têm ascendência total aos congressistas? Idolatria e/ou ó dio a partido e/ou político tem limite a fim de não passar vergonha publicamente.

  21. Jose Roberto X de Oliveira

    Olha, esses impostos não pagos, eles a probabilidade maior, é que ajudaram os acionistas de empresas e donos a ficarem mais ricos e comprarem mais alguns imóveis e fazendas. E vc assalariado não consegue pagar a prestação da casa, o remédio da família, a escola particular ou faculdade. É uma escolha.

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Não se engane escola e faculdade deveriam ser públicas assim como saúde

  22. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Nenhuma novidade: empresários e setores muito bem representados no legislativo - vide a frente parlamentar agropecuária, por exemplo - querem estado mínimo para você e estado máximo para eles próprios. E a mídia é conivente com isso, pois todo dia tem artigos explicando que o único caminho para a redenção da economia é o corte de benefícios sociais e da saúde e educação dos mais pobres, enquanto se deve conceder isenções, exonerações e benefícios fiscais para as empresas e igrejas

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Se vc for parente, mesmo que distante, do Dr Euryclides de Jesus Zerbini, cardiologista renomado e já falecido , ele deve estar feliz pelo seu comentário. A Classe média ainda vai se insurgir contra essa elite despudorada.

  23. Adelar Motter

    Realmente o Agro é POP (Participante do Orçamento Público)

    Responda
    1. Josefina A Martins

      Perfeito , nunca mais vou esquecer hahaha

  24. Luiz Reichmann

    Esse é Programa Bolsa Patrão! Novo antigo programa gerador de riqueza! Programa dos Programas...

    Responda
  25. Wagner Silva

    Menos estado pra quem ?

    Responda
    1. Sam Duart

      Para o pobre. Essa estória de menos estado só é para enganar os incautos. Na hora da mamata todo mundo vai correndo para o colo da mamãe Estado se fartar nas tetas generosas. Depois de encher os bolsos vestem camisa da seleção e vão as ruas gritar bravatas.

  26. Edson Antonio Mendes

    Uma frase curta, no final da linha o consumidor paga todos os impostos, e qual incentivo resta a ele?

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      Se candidatar e assumir cargos no mesmo Governo!

  27. Luiz Reichmann

    Os Pro gramas Sociais do Brazil ficam no Li xo em todos os aspectos. Mas seriam necessários com tanta ajuda aos Pa trões?

    Responda
  28. Luiz Reichmann

    Os Programas Sociais do Brasil ficam no Lixo em todos os aspectos. Mas seriam necessários com tanta ajuda aos Patrões?

    Responda
  29. Rodolfo Smaran

    Seiscentos e cinquenta bilhões de subsídios e renúncias fiscais anuais. O povo pagará a conta com nova reforma da previdência social.

    Responda
  30. WANDER PANFILI

    O Brasil é COMUNISTA para o capitalista. O Estado prove tudo ao CAPITAL que não trabalha, , bando de sangue sugas, o que ainda restaria de imposto a ser pago por eles, sonegam! Para obter essas vantagens estapafúrdias corrompem! Veja esse PERSE, renuncia fiscal macunaímica onde o trabalhador morre de fome e o capitalista lava a égua com o sangue do trabalhador que tem jornada extenuante e ganha menos que o necessário para se alimentar.

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      O Brasil não é um País Sério!

  31. Anibal FREDERICO FONTES

    O povo tem que ir para as ruas mediatamente . Não podemos ficar calados.

    Responda
  32. joao henrique rego de amorim

    Corta metade desse valor do bolsa empresa que tá feito o ajuste fiscal . Não tem dificuldade!! Pra que empresário quer bolsa ?! Querem ficar mamando nas tetas do governo?!

    Responda
  33. Vicente Ferrer Monteiro Costa Filho

    Com tanto dinheiro sobrando tem que acabar com o imposto de renda de pessoa física, um dinheiro que faz falta para a classe média e é desnecessário para o estado, que o utiliza como confisco 27,5% + 19% da previdência. Metade do salário é confiscado, e ainda mudam as regras de aposentadoria o tempo todo, sempre em prejuízo às pessoas.

    Responda
    1. rosana gaio

      Estou nesse barco de descontos. Classe media que trabalhou e acreditou num futuro honesto. De qualidade. Desanimador

  34. Luís Cláudio Marchesi

    Faltou na matéria revelar quais foram os lucros de Braskem e IFood em seus últimos balanços para se ter a dimensão do peso dos incentivos fiscais nos resultados. Aliás, faltaram dados da Folha também. Quanto ela mamou nessa mesma teta do governo e seu faturamente. Transparência na informação é isso!

    Responda
  35. Carlos Moura

    Assistencialismo para eles poderem ter tranquilidade e planejar o que falar em defesa da meritocracia e outras baboseiras.

    Responda
  36. Carlos Rizzo

    Se acabasse com essa farra fiscal para empresas, zerava a conta e ainda sobrava 30 BI para investir todo ano. Ou seja, dava para gerar mais empregos do que toda essa turma tem. Subsídio é manutenção de privilégios. E se for para cima dos supersalários, de zerar o déficit da previdência dos milicos e das carreiras do judiciário sobravam mais uns 100 BI todo ano para fazer esse país crescer de verdade.

    Responda
  37. ricardo caselli moni

    Nós também deveríamos receber incentivo para poder adquirir as coisas . Sem o money da classe média nada anda .

    Responda
    1. WANDER PANFILI

      O problema é que a classe media, pobres premium, ou capitalistas sem capital, andam ao lado do patrão na política e elegem os governantes que oferecem esses benefícios ficais ao patrão. O problema é: O pobre de direita e o esquerda Iphone não entenderem que para o patrão eles tem um único nome: EMPREGADO. Se esses dois grupos se unirem de verdade, pois seus interesses são idênticos, já que são todos EMPREGADOS, ai sim acabaremos com essa mamata.

  38. MARIA F LUPORINI

    Cadê a campanha da Folha e da mídia corporativa contra essa sonegação fiscal de grandes empresas travestida de subsídios, para ajudar no ajuste fiscal? Só pode cortar em cima do povo?

    Responda
  39. vicente oliveira

    Mas se falar em reduzir a infame jornada de 6x1 o mundo acaba,subsídio deve ser para micros e pequenas empresas poderem cumprir com obrigações trabalhistas,crescer com compromissos de criação de empregos CLT e remuneração digna aos funcionários.

    Responda
  40. Lisy P F S

    Os quadrilheiros estão voltando. Receita federal?

    Responda
    1. Luiz Sergio

      Lembrando que o congresso(centrão e a bozolândia) não quiseram cortar o subsídio dessa gente.

    2. Regina Tavares

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  41. jose carlos toledo junior

    Corte todo incentivo. Uma das razões da desigualdade.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Quando dissemos que o verdadeiro poder está lá no CN pura verdade . São as elites ali que dominam

    2. Regina Tavares

      Haddad e Tebet bem que tentaram, o CN não aceitou e até aumentou o número de setores beneficiados.

  42. Humberto Sobrinho

    Ué? Me contaram que os comunistas dissolveriam as propriedades privadas e distribuiram tudo aos seus. E que o Estado só prejudica a economia liberal. Mas daí entendi que não existe comunismo e que a economia liberal e privada, sem a ajuda do Estado, não se cria sozinha. Na verdade, uma sociedade que não sabe interpretar uma bula de remédio ou ignira um manual de instruções, ou que ainda se ofende com a tecnologia das urnas eletrônicas, não o está preparada para entender nada sobre isto. Nem eu.

    Responda
  43. Andre Moraes

    Que beleza. Soma-se a isso mais 54 bilhões de emendas parlamentares, dinheiro utilizado por sábios na arte da eficiência do dinheiro público, empregando-o em projetos estratégicos para…sua reeleição. Enquanto isso minions serelepes querendo cortes no dinheiro de aposentados, deficientes físicos e mentais, nos pisos da saúde e educação: nunca vou cansar de repetir, vocês mereceram Bozo e merecem havaiana de pau no lom-bo como legítima classe média.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Por aí que nós da classe média nos ferramos

  44. Luis Gomes

    Muito provável que este dinheiro não traga nenhum ganho social, apenas ganho para as empresas. Quem tem isenção são as grandes empresas, que pouco empregam, enquanto as micro, pequenas e médias empresas, que são os maiores empregadores do país, carregam o piano e pagam a conta.

    Responda
  45. eduardo silva

    Deve ser 2x maior que isso a tal isenção fiscal! A revolta é que é acompanhada com ameaça de desemprego se retirada ... tome torpe chantagem.

    Responda
  46. Adauto João Pulcinelli

    Com a palavra o Congresso Nacional e o dito mercado.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      O agro é popular para as elites .

    2. AILTON SOUZA

      Verdade, agora sei porque o Agro é pop.

  47. José Carlos Soares Costa

    O numero é impressionante, enquanto se fala em corte na educaçao saude e moradia, este subsidio atendeu apenas o bolso dos investidores, atraves de subsidio, todos amigos e lobistas no congresso, que entrega o país mas não abre mão de sua fatia nas emendas parlamentares.

    Responda
  48. Lisy P F S

    O Brasil pra dar certo tinha que ter Musk aqui ia ser uma limpeza. A farra ia acabar.

    Responda
    1. Luiz Sergio

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. ricardo caselli moni

      Acho que iria começar pois ele só se dá com rico ! O negócio dele é outro !

  49. Ricardo Andrade

    Os servidores públicos não causam prejuízos. Os que prejudicam o país são os deputados, senadores e as empresas privadas. A Folha tem que parar de querer prejudicar os serviços públicos e os servidores públicos brasileiros.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Espero que a FSP compare os custos dos legislativos dos países com o nosso ! Faça uma comparação sobre Brasília . O que produz . O que recebe é porque é a segunda cidade com mais PIB do Brasil

  50. Eduardo Farias

    Ao invés de meter a mão no seguro-desemprego, tá aí um bom lugar pra começar o ajuste fiscal, junto do salário e regalias de parlamentares, já que eles não querem cobrar de grandes fortunas.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Tudo isso depende do CN, o Executivo não te poder para mexer nos salários dos demais poderes e tampouco acabar com desonerações ou começar a taxar grandes fortunas. Cobremos dos congressistas.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.