Maria Herminia Tavares > Os novos trumpistas vieram de baixo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ainda assim não dá para entender. Eu entenderia os republicanos terem conquistado a câmara e senado por esse raciocÃnio. Mas votar num cara disfuncional como o Trump, quando a oponente era alguém perfeitamente razoável é muito estranho.
Boa análise! Só faltou a palavra que define a tendência ao populismo de extrema direita: fascismo. É admirável ver o paÃs que venceu os nazistas na segunda guerra mundial, orgulhoso de sua democracia, caminhar a passos largos em direção ao fascismo. E a constatação de que o império apodreceu de dentro pra fora.
Boa análise, com pitadas reducionistas em algumas questões, mas bastante interessante sobre a expansão da influência de Trump. De tão convencidos de suas idéias, os democratas esqueceram de verificar sua validade. Não foi uma questão de perder o rumo, mas uma total desconexão com as massas (as falas dos Obamas foi ridÃcula) fora do parquinho. Não faltou aviso, agora não adianta chororô e, se não cuidarem, Vance 2028.
Os populistas estão chegando, estão chegando os populistas ! Muito boa a análise sobre as causas da decadência da esquerda feita por alguem insuspeito de ser de "direita". Somente a democracia permite a conscientização das massas de que a esquerda tende a ser mais corrupta e elitista do que a direita. Funcionou em São Paulo coma eleição do governador e do prefeito da capital. Funcionou nos EUA com a eleição do Trump e da maioria na Câmara e no Senado. EM 2026 a direita volta ao Poder no Brasil.
Pelo que se vê, tem gente que não sabe o que é esquerda. É ridÃculo falar sobre o que não se sabe.
Nossa , como a professora é esperta , fazendo pregação ideológica e lacração. Deveria respeitar os eleitores, mas entender a democracia é impossÃvel para a esquerda
Que esquerda? São as ideias liberais que estão sendo cobradas por aqueles que perceberam serem elas, distante da vida prática, meros discursos para encobrir o que constitue o cerne da exploração capitalista, a exploração do Trabalho. Quem emigra é pq está insatisfeito com sua pp pátria e leva consigo essa insatisfação.
Quem precisa entender de democracia? Faça um esforço e lembre-se do 6/1/ 2021 lá e do 8/1/2023 aqui. Quem não aceitou os resultados lá é aqui?
A reeleição de Donald Trump é o marco que indica que estamos deixando o Antropoceno e ingressando no Estupidoceno!
Taà o resultado do identitarismo - que é diferente de polÃtica de identidade.
São de fato inúmeras as explicações para o avanço preocupante do populismo de extrema-direita em boa parte do mundo, senão em todo. Algumas simplistas, como a da professora Maria Tavares. Não a menosprezo. Apenas digo que ela parte de um conceito único, embora me pareça verdadeiro. Consigo vislumbrar e absover várias razões mas vejo que o desgaste da democracia é a base de todas elas. Infelizmente, a democracia pouco foi capaz de acabar com as desigualdades e a pobreza. E isso é inamovÃvel.
A democracia liberal nunca passou de um discurso, bonito de ouvir, que nunca se efetivou para além da possibilidade do voto. Democracia é um conceito amplo facilmente manipulável e as ideias liberais de liberdade, igualdade, direito à propriedade e a segurança, não se concretizam para todos os indivÃduos que se arvora defender. Brandidas, agora, pela extrema direita conquistam aqueles emigrantes que continuam cegos pelo mito “way of life” estadunidense que os pp liberais enterraram nos EUA.
Acho que o povo cansou do populismo de esquerda depois de tomar conhecimento do fracasso do socialismo em promover a "igualdade" e acabar com a "pobreza" nos paises em que esse regime totalitario de esquerda foi imposto. Quem quiser conhecer os resultados desse fracasso basta procurar por 'CUBA" no Youtube. Não é por acaso que a esquerda brasileira quer, à todo custo, impor a CENSURA , mas esse desejo não é realizável em tempos de acesso às redes sociais.
A expressão "ressentido" me parece uma acusação. Ninguém diz que uma pessoa negra, sem oportunidades por causa do racismo, é alguém ressentido. A autora esqueceu de dizer que esses brancos excluÃdos da hiperglobalização trabalhavam na indústria, chão de fábrica, e que esse empregos sem diploma eram de classe média. Estamos na era da economia do conhecimento, com empresas de tecnologia da informação, que geram patentes e terceirizam a fabricação industrial para o leste asiático.
Antes mesmo de haver resolvido os problemas gerados pela economia industrial/ comercial a chamada democracia liberal está a lidar com uma nova realidade da economia do conhecimento. No entanto a realidade mostra que esse pensamento liberal, na verdade, não consegue entregar suas promessas de liberdade, igualdade, direito à propriedade e a segurança aos indivÃduos qto mais à coletividade. O liberalismo fracassou e nos impõe agora lidar com esse absurdo mundial q são os lÃderes da extrema-direita
Trump apoia os genocidas, tem algo em comum com Tavares.
Debaixo da onde? De todos os Estados-? Tá chato demais esqueça. Cansa.
Aceita que dói menos. Que coisa chata
Ainda não entendeu as urnas... elite cega.
Resumindo: a vaca está indo para o brejo.
Os novos governantes, assim como os antigos, não parecem ter soluções para os problemas crônicos acelerados pelas mudanças tecnológicas, ambientais, sociais e econômicas. Ideologia, precisamos de uma para viver.
O que virá depois do fracasso da ideologia liberal?
É e Trump com apoio das mÃdias sociais, explorando seu lado showmam soube aproveitar profundamente as divisões, os sentimentos de pertencimento e as percepções de desigualdade, muito mais do que de Realidade para construir sua narrativa e bombardeou as eleições com aparições e suas informações distorcidas. Vou ficar com a análise de José Simão na Era da Pós-verdade; A insanidade venceu!
Eu diria a força inversa, Trump foi apoiado pelas mÃdias sociais e seus donos, veja o que Musk fez no Brasil, mas também Zuckerberg, e tudo envolvido a eles.
Maria HermÃnia. Parabéns! Como sempre suas conlcusões são ridÃculas e pautadas pela agenda do PT.
Mais um comentarista que confunde Liberal com Esquerda.
Isso ! ataque o mensageiro.
Leia um livro.
Aqui no Brasil, os funcionários públicos (e pobres) bolsonaristas vão fundar a AFPN - Associação dos Funcionários Públicos Neoliberais. Coerente com a capacidade intelectual deles.
Depois de defenestrado, Biden lavou as mãos como Pilatos
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Maria Herminia Tavares > Os novos trumpistas vieram de baixo Voltar
Comente este texto