Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. antonio brito

    O governo é um bate cabeça. A deputada da base aliada conversar com um ministro da articulação política vira notícia, quando teria que ser uma consulta prévia ou seja o ministro não tem importância. A ministra da igualdade racial opina na área de trabalho contra o ministro do Trabalho. Todos querem aparecer

    Responda
  2. José Alberto Dietrich Filho

    O eterno discurso do PT foi em defesa do emprego, mas agora parece que querem quebrar os empregadores, que investem, acreditam, correm riscos que os empregados não têm. Na insolvência do empregador os direitos trabalhistas se sobrepõem até aos créditos fiscais. Parece que o contrato de trabalho é um contrato de adesão. Um oferece e o outro aceita ou não. Na Europa e nos EUA é assim. Porquê não haveria de dar certo no Brasil ?

    Responda
  3. Elcio Simielli

    Pensando como ficaria um condominio, que não tem fins lucrativos, e que mais de 50% das despesas são com funcionários. Vão partir pra portaria virtual.

    Responda
  4. Claudio Luiz da Cunha

    Sou a favor do 6x1 para o Congresso

    Responda
  5. Armando L Junior

    Deveria ser 5x2.

    Responda
  6. Luiz Ferretti

    No Brasil o que mais temos são especialistas: trabalhistas, de segurança, políticas internacionais, saúde, educação, epidemias etc., todos no sofá. Acusam os padrões facilmente, esquecendo as infinitas atividades que utilizam o 6×1. Sou a favor do 5 x 2, e sei que o custo "vai arder" em quem menos tem. Paciência, aqui vivemos de ondas e ventos.

    Responda
  7. Luiz Ferretti

    No Brasil o que mais temos são especialistas: trabalhistas, de segurança, políticas internacionais, saúde, educação, epidemias etc., todos no sofá. Acusam os padrões facilmente, esquecendo as infinitas atividades que utilizam o 6×1. Sou a favor do 5 x 2, e sei que o custo "vai arder" em quem menos tem. Paciência, aqui vivemos de ondas e ventos.

    Responda
  8. Vilma Inácio

    Quem é contra 6x1 pode esquecer farmácia 24h, shopping e restaurante nos fds. Posto de gasolina. Final de semana será dia de ver tv mas sem telejornal pq não vai poder ter jornalista né. Em Isr ael eh assim, proibido trabalho no sábado. Experimenta viver o Shabbat

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Vilma, os funcionários trabalharem 5x2, não significa que o comércio todo será fechado 2 dias na semana. Eles podem fazer escalas mantendo o estabelecimento aberto todos os dias da semana, mas os funcionários trabalham apenas 5 na semana.

    2. DANIELA Krause

      Sem lógica esse comentario. Se conseguem abrir 7 dias por semana e a escala é 6x1....

    3. Claudio Luiz da Cunha

      Mentira

    4. Rafael Pimenta

      Ah tá, então acabou e escrava 6x1 acaba estabelecimentos 24 horas (meldeus, santa ignorância).

  9. Rafael Pimenta

    Acho engraçado q qm é contra normalmente é a turma dos direitontos q não trabalha, e ainda dizem q a esquerda q é vagal (os ignaros não sabem q qm se recusasse a trabalhar na URSS ia preso). Isso deveria ter acabado no século passado, mas aqui a escravidão ainda persiste.

    Responda
  10. Rosamaria Silva

    Temos um congresso majoritariamente de direita. Dos 594 deputados, 273 são empresários, 160 fazendeiros perfazendo 72%. Dificilmente esse "debate" prosperará. A redução de horas trabalhadas sempre, quando proposta, gerou ruídos e, no entanto, quando implementada não gerou o caos como afirmam alguns alarmistas.

    Responda
  11. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Antigamente, supermercados fechavam sábado, após o almoço e abriam só na segunda e ninguém mor reu por isso! Nos anos 90, Diniz , junto às Cia Ltda e S/A pressionaram o governo, na 1° grande reforma trabalhista. Hoje, funcionários de mercados, mercadinhos e hiper ganham 1 S.M e trabalham enquanto o povo vai passear no supermercado, compranfo latarias. O Spread comercial está abismal, deve acabar o 6x1 que não traz benefício para o proletário, só para o grande empresário.

    Responda
  12. JOSE RENATO SIMOES

    Jornada 5X2 num 1º momento e 4X3 no futuro. Pode-se planejar um escalonamento. Mas a cara de pau desses que se põe contra não tem limites! Os caras trabalham numa jornada de 3X4 e ainda querem ter moral pra criticar!

    Responda
  13. Vladimir Delgado

    É a esquerda querendo comparar a realidade brasileira à do Reino Unido, da Dinamarca e da Suécia, quando sabemos que a diferença de preparo, educação e produtividade entre nós e eles é abissal. A proposta é demagógica e populista. Lógico que a maioria dos trabalhadores vai adorar ouvir isso. O problema é saber das consequências nefastas que isso pode causar, ou alguém acredita que essa conta vai ficar de graça? Depois o Luiz Inácio vai dizer que a ideia não foi dele, que foi do PSOL etc.

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Vladimir, acho que você não entendeu. Você já ouviu falar em trabalhar 5 dias na semana, mas o comércio trabalhar todos os dias? É só planejar as escalas dos trabalhadores. Com certeza você sabe que muitas pessoas quando estão de folga, vão ao mercado, bar, lanchonete, lojas de roupas, parques, shoppings, fazem pequenas viagens bate - volta. Então, elas saem para relaxar e gastar. Percebeu o benefício para todos?

    2. Claudio Luiz da Cunha

      Mhuuuu

  14. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Nosso maior problema são os gastos públicos causados em sua maioria pelos políticos e empresários e não pelos pobres como a mídia e os ricos querem que o povo acredite só para prejudicar Lula. Agora, tanto direita como esquerda discutem esse problema de maneira leviana e os empresários já querem desonerações. Portanto, quem vai ter que pagar é o governo Lula e os mais pobres.

    Responda
  15. João Batista de Junior

    Jornada de trabalho de 40h semanais para todos já estaria bom. 36h ficaria para o futuro.

    Responda
  16. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Nosso maior problema são os gastos públicos causados em sua maioria pelos políticos e empresários e não pelos pobres como a mídia e os ricos querem que o povo acredite só para prejudicar Lula. Agora, tanto direita como esquerda discutem esse problema de maneira leviana e os empresários já querem desonerações. Portanto, quem vai ter que pagar é o governo Lula e os mais pobres.

    Responda
  17. Marcos Serra

    Qual a razão da Folha ter omitido que o governo Lula Três registra prejuízo de um bilhão e setecentos mil reais em vacinas vencidas? Esquecimento? O Xandy vai dar prazo para o Ministério da Saúde explicar? O Tribunal de Contas vai indiciar os responsáveis pelo prejuízo no bolso do consumidor? A incompetência do atual desgoverno irá apresentar qual justificativa? Quantas casas populares poderiam ter sido construídas com esse montante? Enquanto isso, corre solto o Janjapalooza. Fazuéli, faz.

    Responda
    1. Rafael Pimenta

      Esperneie vovô, seu fascistóide de estimação logo logo estará na jaula.

    2. Valderi Silveira Pinto Júnior

      bip bip bip bolsomínion detectado. Fugiu do tema, tirou zero em redação!

  18. Jorge Rodrigues

    O fim da jornada 6x1 tem alto teor populista e nenhum estudo técnico sobre a sua viabilidade. É óbvio que iniciativas desse tipo, partindo de um partido da base aliada, terá total apoio do governo Lula.

    Responda
    1. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Gastar bilhões em incentivos fiscais, renúncias, fomentos industrisis a perder de vista, para empresários pode, benefício para o trabslhador é sacrilégio!

    2. Morgana Brígida

      Tudo o que é feito em benefício do povo, uma parte da elite do Brasil rótula como populismo. Tudo, absolutamente tudo. Qual seria a sua proposta, não populista, em benefício do povo? Assim, poderíamos usá-la como uma ideia viável. Se o governo não apoiar seria um escárnio para a própria sigla.

  19. Manoel Raimundo Alves

    O trabalhador brasileiro merece respetivo! Avante, logo, já com essa PEC. Além de gerar mais emprego, ela trará mais humanidade à relação de trabalho, dando mais tempo livre ao trabalhador, para cuidar mais da sua saúde mental e da vida familiar. É só vantagens, para o trabalho e o capital. Humanização do trabalho, já!

    Responda
    1. Elcio Simielli

      Caro Manoel. E como ficariam as entidades sem fins lucrativos, como um condomínio residencial?

  20. Fabio Almeida

    Concordo com o mínimo a 10 mil!! Quem pode ser contra??

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      quem sabe de economia. aumentos artificiais são rapidamente engolidos pelo aumento do valor da moeda: inflação.... no dia seguinte estabiliza e segue o jogo. o salário mínimo será de 10 mil e o do STF 300 mil. Tempos depois corta-se os zeros e volta tudo ao normal.

  21. marcos fernando dauner

    a ironia é que os que defendem isso, adoram comprar em sites chineses, produtos feitos por mão de obra escrava no sudoeste asiático . .

    Responda
    1. Raul de Jesus Duarte

      O que tem uma coisa a ver com outra?

  22. JOSE RAMOS VIEIRA

    É provável que o LULA apoie essa PEC demagógica . Todavia , ele seu ENTOURAGE , sabem os efeitos maléficos para a economia e para os trabalhadores que a jornada de trabalho para 36:00 horas acarretará . Assopra que apoia a PEC e depois diz para os incautos que a direita não permitiu . Todavia a médio e longo prazo mudar para 40:00 horas seria um avanço saudável . No prazo de 4 anos , tira-se 1:00 hora por ano . Passar de imediato para 36:00 sem reduzir impostos irá quebrar empresas e inflação

    Responda
  23. paulo cesar cruz

    Temer desmontou o sindicalismo e hoje estamos reféns de redes sociais. É um debate que vale a pena ser discutido com pragmatismo e não com a contaminação de paixões ideológicas. Não demora muito entram em campo aqueles que votaram contra o direito das empregadas domésticas, e que hoje são por elas reeleitos. Os fãs do Estado mínimo, do bolsa família, muitos devedores de impostos e sonegadores.

    Responda
    1. paulo cesar cruz

      Perdão, quis dizer críticos do bolsa família. Aquele camarada cheio de dívidas trabalhistas,que não paga condomínio mas faz críticas a políticas públicas de transferência de renda.

  24. MARIA STELA C MORATO

    A jornada de trabalho dos deputados é 2X1

    Responda
    1. antonio brito

      Tem que dar sete, é três por quatro.