Hélio Schwartsman > Louco ou golpista? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Fernando Alves, quero ouvir sua opinião depois da descoberta da trama maquiavélica do golpe. Golpe de verdade incluindo assassinatos. Simples assim.
Seria mais um boi desgarrado
"Há método nessa loucura". (Polônio, Hamlet)
Taxá-lo de louco é estratégia da direita, no mesmo sentido de chamar os terroristas da praça dos três poderes de baderneiros. Assim, normalizam um crime hediondo, sugerindo atitudes mentecaptas, para aliviar os mandantes. O sujeito, um bolsonarista convicto, segundo a ex mulher, anunciou aos quatro ventos que iria matar o Alexandre de Moraes. Chegou perto, mas os golpistas vão fazer chacota, como fizeram com os explosivos no caminhão de combustÃvel. Não há razão para desqualificar o crime.
Os extremos na polÃtica, tanto de direita como esquerda, são idênticos e insalubres para a democracia! OrasilTeimoso!
Correto, mas atualmente só estamos vendo extremismo na direita. Tempos bons quando brasileiros não se matavam por polÃtica...
Só lembrando que com Bolsonaro só vai existir dois partidos , os sequazes e asseclas. Os sequazes formando por Bolsonarista raiz, e os asseclas também formados por bolsonarista, que achavam que o Brasil e a democracia ia resistir. Esse ditadura vai durar 21 anos…
Investigação e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
Maria Lopes no caso do louco "bolsonarista" que se matou por ódio ao ministro do "Supremo" não será possivel obter um diagnóstico dos especialistas como no caso do Adélio. Convenientemente se divulga a informação, que jamais poderá ser comprovadas, de que ele estaria à serviço do ex-presidente. Um pouco de bom senso não lhe faria mal.
O thomazine precisa voltar para o hospicio. Imaginar que alguem iria contratar um louco para lhe dar uma facada "fake" para tirar ganhos politicos é sinal de que ele ainda não esta curado e pode representar um perigo para a sociedade.
Ah, que saudade daquele Brasil tranquilo, onde a violência era "civilizada" e os desequilibrados só usavam objetos cortantes para agredir candidatos em campanha. Nada dessa coisa moderna de se explodir em frente ao STF! Como éramos pacÃficos, quase poéticos, em nossa escolha de métodos de agressão. Que progresso admirável, não?
Aquilo que todo mundo pensa que é, não é, essa Bomba está com cheiro, e forte, do mesmo esquema da Bomba do Rio Centro, foi plantada com certeza por quem tem interesse vital em manter as coisas como estão ou seja, as "esquerdas" fajutas brasileiras avalizadas pelo Tribunal da Inquisição instalado no STF o verdadeiro Gabinete do Ódio que quer eliminar totalmente qualquer um que seja contra essa Ditadura Democrática atual, a Tática da Bomba é igualzinha a da Bomba do Rio Centro.
Justa Lerda, Josés, parem de consumir cloroquina ou outros alucinógenos, o bagúio tá lôko e descontrol.
Sua interpretação dos fatos não me parece muito exagerada. Que o pobre coitado que se explodiu por odiar um ministro ajudou os tres mosqueteiros do rei encastelados no STF que fizeram um discurso "emocionado" em defesa das "instituições democraticas", a manter os presos politicos "sem anistia" até o fim do mandato do chefe e, por tabela , implantar o tão sonhado (pela esquerda) contrôle social da midia pode ter algum fundamento. O futuro nos dirá!
Bolsommherdas cowardes! Não assumem seus atos de mmherda.
Não é “louco ou golpista.” É louco e golpista.
Ambos.
Como o autor das explosões teve acesso aos explosivos?
Pois é, como chaveiro tinha renda o suficiente para comprar os explosivos, viajar p BrasÃlia de carro, alugar casa em Ceilândia? Tinha conhecimentos pra montar as bombas? Aprendeu sozinho na Internet, na Dep web, teve aulas com algum expert? Há muito a se investigar. Certeza aque era bolsonarista e queria matar Alexandre de Moraes. De todo modo, boa coisa não era, isso é certo.
Não sei quais eram, Maria Luiza, mas se fosse pólvora, qualquer cac deve poder adquiri-la pra recarregar cartuchos. Dinamite, não; todavia, "controlada" pelo exército, pode ser traficada por qualquer pedreira pelaÃ. E, na verdade, dá pra fazer explosivos perfeitamente eficazes com certos ingredientes comuns - até fertilizante agrÃcola - e um pouquinho de conhecimento de quÃmica.
E como se não bastasse todo esse extremismo que vivemos desde a posse do aspirante a ditador em 2.018, tem ainda o presidente do senado Rodrigo Pacheco a liberar verbas para parlamentares extremistas se reunirem com entidades de extrema direita nos EUA, para "terem" aulas e orientações de como se organizarem melhor para aumentar o sucesso das suas ações no Brasil. Realmente é muito descaso com o dinheiro do contribuinte.
Um lunático solitário que escutou as palavras de ordem de Bolsonaro, igual aqueles que acamparam nas portas dos quartéis, para pedir um mais um golpe de estado, o retorno anticonstitucional de um regime autoritário, violento e truculento, que, no passado, matou e torturou em nome do Estado.
Lobo solitário?Não. Apenas obedecendo as ordens que JMB pregou durante a sua desgovernanca no paÃs
Hilária a tese do zebu solitário..
Hélio, meu caro, o Supremo não mina sua credibilidade "por conta de heterodoxias" jurÃdicas na repressão e punição da barbárie Bozolóide; vá lá, para não ser tão preemptório, não somente por isso. A credibilidade da nossa Alta Corte é, dia a dia, desmontada pelos dignÃssimos ministros, ao aceitarem mimos, comparecerem a convescotes, serem extemporâneos em suas decisões - olha o collor, pô - fazerem grandes negócios jurÃdicos e "educacionais" etc. Ser duro com criminoso, é o de menas.
Sem anistia, cem anos de cadeia para todos
Liberdade de explosão?
Até tu, Hélio. Trama golpista mais ampla? Que trama é essa que o sujeito se suicida e não danifica nem o nariz da estátua de Têmis como fez o prof. Astromar na de Roque Santeiro, novela de Dias Gomes. Se toda "trama" for assim, a democracia brasileira estará salva para sempre.
só o gesto, simboliza um atentado a democracia, ele não estava reivindicando o direito de poder andar pelado, queria o fim do STF
Tem que proibir o filme do Coringa
Sei não, Matheus, esse daà ainda tem méritos artÃsticos, pô. Mas se quiserem proibir as porcarias alucinatórias daquela produtora não-sei-o-que Paralelo (é Brasil, né?) eu dou o maior apoio: senão pela sanidade polÃtico-mental do paÃs, pelo menos por uma questão de limpeza pública.
Ia até bem, até atacar o STF. O que não surpreende mais.
Quanto a juÃzes falarem fora dos altos, lembro que o presidente do TRF 4 disse a seguinte pérola: "não li a sentença, mas está perfeita.
Ele não atacou. Fez uma análise precisa. Até o momento, não há confirmação de que o atentado faça parte de uma trama golpista mais ampla. Como cidadão, pode achar que sim, mas um ministro do STF não pode se manifestar antes de qualquer conclusão. Simples assim.
Não são excludentes. Golpista e louco.
A ditadura vai aumentar
Sem anistia.
É mêmo, prezado xará singular, a ditadura da bombinha Bozolóide -que explode tudo com o que não concorda - tá pegando pesado. Ou se bota esse pessoal em cana e reprime a loucura, ou nóis sifú de verdamarelo.
Se agiu sozinho ou não, as investigações dirão; mas, a inspiração para esses atos absurdos tem nome e sobrenome conhecidos!
Jair Bolsonaro, pra ficar explÃcito.
Culpar a corte pelas loucuras que ela tem de julgar é um bocado demais, não? A ultradireita quer dar golpe de estado, depois quer anistia, e a culpa é mesmo do STF? Faz o favor. Ter dois pesos e duas medidas em situações tão extremas é fora de propósito.
Excelente artigo.
Boa anâlise.Bom conselho ao ministro!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Rapá, não é que é mêmo? Se tá serto. Agora, já recomendei hoje e repito: não se expluda em público. Pega mal, envergonha famÃlia e amigos e dá trabalho pra recuperar os fragmentos.
Com a passada de pano que estão tentando fazer, a extrema-direita vai mudar seu slogan de "liberdade de expressão" para "liberdade de explosão".
De onde você tirou isso? Quer piorar a imagem da direita no Brasil, que sempre se destacou pelas manifestações pacÃficas e organizadas? Vamos acalmar os ânimos.
Não é louco. É terrorista!
Tem que cortar a cabeça desta serpente.
Moraes se fortalece, mas a Procuradoria Geral da República se enfraquece. Não há como deixar de responsabilizar sua inércia em relação a Bolsonaro, ao menos em parte, pela tragédia que o paÃs assistiu ontem. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
"Uma coisa está na outra, de uma mesma maneira; e de maneira diferente de como está em si mesma". (Ferreira Gullar)
A Imprensa, no caso da facada no Bolsonaro, tratou desde o inÃcio o Adélio como louco, inimputável. Agora, tratam de pedir que o caso do Unabomber brasileiro seja investigado. Para ver conexões. Não dá pra tratar como louco. Enfim, povo percebe essa discrepância que beira militância e guarda. DaÃ, nas eleições não entendem porque a Direita vence com folga a esquerda. A mÃdia ajuda a direita ao se posicionarem. Perdeu credibilidade.
Por que não investigar se não havia mesmo outros interesses fora a militância violenta dele? Um chaveiro com poucas economias bancar tudo o que ele comprou, ainda que não seja nada sofisticado, mas pagar aluguel por vários meses... Alguma ajuda pode ter tido. E ninguém vai assumir isso, claro. Vão dizer qualquer coisa para não aparecer junto ao morto. Mas o celular pode ajudar. Tudo tem de ser apurado.
Este infeliz vai ser usado de todas as maneiras possÃveis segundo a conveniência dos oportunistas usuais. Já estão dando uma dimensão dantesca a este atentado cuja única vÃtima foi este desequilibrado, assim, oportunamente, já está sendo "esquecido" o ocorrido em Guarulhos, este sim um problema da maior gravidade, disseminado pelo paÃs e não enfrentado pelas autoridades, o crime dentro das forças de segurança e do próprio Estado.
Passada de pano não vai liberar a anistia aos golpistas.
Mas o caso de Guarulhos a leniencia é do Derrite, não do Lewandovski
e o caminhão sem freio que matou nove pessoas na serra de Guaratuba há poucas semanas, é fato isolado ou triste rotina ?
Acho que o senhor deve perguntar ao Bolsonaro.
Comentarios, quase todos, parecem um FLA/FLU. Ou é culpa do Bolsonaro ou é do Lula.
O elemento que se explodiu era bolsonarista, fato.
Vivemos momentos difÃceis em nosso paÃs, as coisas parecem que estão fora dos eixos. Temos exemplos alarmantes nos 3 poderes da nação. O legislativo empurra goela abaixo da nação o tal orçamento secreto, o executivo não corta gastos que alimentam a inflação e o judiciário com suas decisões monocráticas que beneficiam ladrões confessos. E os 3 reclamam quando são criticados, um escárnio.
E alguns não lembram que a ultradireita empareda o governo atual por todos os lados, negociam para não haver saÃda. O orçamento secreto é de quase todos os partidos, não de só um lado. Os eleitores queriam eleger um completo destram belhado para a prefeitura de SP. A culpa é da esquerda e do STF? Quem elegeu Nero que assuma sua parte. A outra metade da nação votou pela democracia, lembra? Isso não conta? Escárnio é juntar alhos com bugalhos, esquecer o 8 de janeiro e tantas outras coisas.
Tá todo mundo louco Cesar e, eu achando que "homem bomba" nunca chegaria até aqui.
São diferentes ação isolada e fato isolado. Pode ser uma ação isolada, investigações dirão. Fato isolado não é. Faz parte dos sentimentos de ódio e violência disseminados por Bolsonaro, transformados em ação por seguidores extremistas. Terrorismo faz parte da história do ex-capitão e seguidores, em diversos momentos. Juridicamente, será difÃcil incriminá-lo. Moralmente, é culpado.
Na elaboração e execução pode até ser um lobo solitário , mas na ideologia faz parte de uma alcatéia bolsonarista perigosa e agressiva ! Com certeza a PolÃcia Federal não é ingênua, pois outros como este, provavelmente, estariam prontos para agir , esperando apenas a senha para uma nova ação tresloucada! Depois do oito de janeiro devemos entender que eles podem fazer qualquer coisa , basta ver o que ocorreu quem esse sujeito . Ele na verdade falhou , seu objetivo principal não era o suicÃdio!
Adelio teve diagnóstico feito por vários especialistas. E seu minto teve quatro anos com toda a estrutura do governo federal para investigar todos os detalhes do caso. E nada novo foi encontrado.
O Marcos Araujo pode ter alguma razão. Os dois terroristas citados precisam ser condenados de acôrdo com a gravidade de seus crimes mas não podem ser confundidos com os milhares de brasileiros que vandalizaram os predios do Congresso e do STF em repudio à uma eleição viciada pela interferência indevida do TSE. A pena para vandalismo jamais chegaria a 17 anos e Kassio Nunes foi o unico ministro que agiu com equilibrio e isenção ideologica.
O bolsonarista que tentou explodir o Aeroporto de Brasilia era louco também? E os que tacaram fogo nos ônibus no dia da posse do Lula também eram loucos? Como temoucos nesta corrente politica. Sem anistia. Jair na Papuda
Adélio não era louco solitário. Foi arregimentado e combinado para dar a fake facada. areegimentado e treinado por 01, ou 02, ou 03.Faquinha do rocambole famoso.
Tenho opinião divergente do articulista. Digo que se trata de uma "finta". O ato serve para esconder algo de pior que está para acontecer. Ou já aconteceu e os golpistas de sempre querem esconder. /contam sempre com o "bom moço" amigos da velihinha de Taubaté, que estão sempre protegendo os criminosos
Ótima analise como sempre!
Não há dúvida, não há ato isolado, não há anistia, e não há heterodoxia! Há a lei e a cadeia para os lÃderes desse terrorismo polÃtico, também!
Tinha que terminar atacando o STF né? Como todo bolsonarista à paisana, culpa a vÃtima. Se a "credibilidade da corte" resistiu a urina, fezes da Dona Fátima, água, fogo dos Kids Pretos, fumaça, germes bolsológicos e até bombas, não será mais um artigo que irá afetá-la.
Todo golpista conta com ato favoráveis praticados aos seus nefandos intentos. E quando entre estes loucos tiver um soldado como Mourão, o golpe acontece.,como em 1964.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Louco ou golpista? Voltar
Comente este texto