Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Malta Campos

    Obrigado, doutora. Esse nível de reflexão eleva é muito o desse jornal

    Responda
  2. Marcelo Castro Andreo

    Será como um vício. Depois que todos estiverem entorpecidos, ninguém será capaz de abrir um vidro de azeitona sem IA.

    Responda
  3. Raymundo de Lima Lima

    Acompanho-te, Suzana. “O progresso da humanidade não está simplesmente em dispor de mais informação,mas em transformá-la em conhecimento,acumulado e mantido vivo[...]aprende a pensar, sintetizar, usar e transmitir”(sic). Mais:vivemos um período em q governantes desprezam e odeiam conhecimentos sistemáticos; escolhem a ignorância e estupidez em atos públicos, representando um retrocesso na humanidade civilizada. Progresso tecnológico não é progresso d pensamento e moral-ética.

    Responda
  4. Rubens Souza

    O tema é mesmo instigante. Suzana adota como premissa que inteligência é flexibilidade, mas flexibilidade pressupõe existir o livre-arbítrio, entretanto, este último foi questionado ou detonado pelas neurociências ao mostrar que decisões simples, por ex., elevar um braço são tomadas por processos inconscientes antes que a escolha se torne consciente. Fica como sugestão para que a autora visite ou revisite o assunto.

    Responda
  5. José Cardoso

    Tudo depende do uso. Corrigir redações do Enem por exemplo me parece um bom uso da IA.

    Responda
  6. JORGE LUIZ LANFREDI GAIA

    Darwinismo social é o que vivemos. E a IA não é exceção. Ela só está acelerando o caminho do ser humano rumo à sua própria aniquilação. Empatia ? Isso é para os fracos.

    Responda
  7. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Imagine pensar em como será dentro de um ano ou dois, então...

    Responda
  8. Nilton Silva

    E o pior é que estamos num caminho sem volta. Assim como os problemas climáticos, a inteligência artificial veio pra ficar.

    Responda
  9. Helenice Aparecida Bastos Rocha

    Suzana, dessa vez você foi além, na concretização acerca da IA. Perfeito. Obrigada.

    Responda
  10. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Excepcional! FSP, agradeça minha assinatura a Suzana.

    Responda
  11. Décio Ceballos

    Sou um ateu que acredita em design inteligente. Antes do darwiniano, mas nas premissas para que o universo aconteça como sabemos ou como fazemos ciência. Acredito que poucos tenham percebido o paralelo existente, no que se refere ao "design inteligente", para a vida e para as tecnologias, o que permite que as premissas do electromagnetismo viabilizem cerebros móveis e celulares de bolso. As tecnologias que desejamos são possíveis, sempre sonhamos com aviões e com IAs. Como?

    Responda
  12. Marcelo Magalhães

    Se a tecnologia é responsável pela construção de conforto e segurança, também é a responsável pela destruição do meio ambiente. É o pressuposto para controle da natureza e advém da ciência, que é o que coloca o ser humano no topo da cadeia. Como todo sucesso, obedece a curvas com a explosão exponencial, mas exaure recursos e entra no patamar até despencar. É só questão de tempo.

    Responda
  13. herbert tresoldi

    Medo atoa! Poucos pensantes não se submetem a nada e mantém a força pra frente, mesmo que alguns sucumbam. Evolução humana continua pro bem ou pro mal.

    Responda
  14. adenor Dias

    Matéria maravilhosa! É verdade que tecnologia faz a gente parar de pensar! A calculadora que já está no mercado há muito tempo, fez com que não praticamos a matemática manual. É só decorar as teclas, que a maquina nos dar o resultado. Estamos tão dependente da tecnologia, que quando falta energia, os mercados não pode nos vender vela, pois precisa registrar a venda para o patrão, e não se pode usar cartões de credito ou debito. De tanta maquina, estamos virando uma.

    Responda
  15. Giovani Ferreira Vargas

    Credo! Quanta besteira!

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Seu comentário me faz lembrar de uma palestra do grande prof. Clovis Barros Filho, q viralizou na internet: "Você tem brio"?

  16. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Cara Suzana, excelente reflexão. Nosso Nicolelis, neurocientista, disse em entrevista q realmente não existe Inteligência Artificial. Mas pior do q acreditar nesta falácia q é a existência da IA, é acreditar q se está livremente escolhendo não mais pensar, quando na verdade nem mesmo a escolha de não querer mais a liberdade de escolher, já não é mais verdadeiramente uma escolha. "Livre pensar é só pensar" seria Millor. Será q depois da IA alguém ainda vai se arriscar nessa aventura de PENSAR?

    Responda
  17. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Dra Suzana Houzel excelente texto sobre a era da confusão sobre valores e tecnologias que alimentam mais e mais as desigualdades entre nações e entre indivíduos.

    Responda