João Pereira Coutinho > 'Democracia iliberal' é um eufemismo, melhor chamar-lhe 'tirania democrática' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luís Santana

    Viktor Orbán vai muito bem, obrigado. Serviu até de anfitrião em summit da União Europeia, dias atrás.

    Responda
  2. Alberto A Neto

    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim". (Millôr Fernandes)

    Responda
  3. José Cardoso

    Já nos anos de G W Bush, os republicanos foram deixando de ser um partido liberal, com a crescente influência religiosa. Mas nada se compara ao atual controle trumpista. E esse grupo recebeu um aval sem precedentes das urnas. Mas por outro lado o Trump já tem quase 80 anos...

    Responda
  4. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna. Acrescento que a história não tem sentido e/ou caminha em uma única direção como apontou Popper em The Open Society.

    Responda
  5. Paulo Augusto

    Trump foi eleito democraticamente - embora eu ache o sistema indireto uma aberração. Então agora os malucos que votaram nele - e os sãos que não votaram - terão que aguentar o doido por 4 anos. Vida que segue....

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Além dos norte-americanos terem q aguentar governantes sociopatas (não doidos ou psicóticos), sobrará pra nós, mesmo distante do hemisfério norte, pois ventos, calor, degelo, poluição, virus, bactérias, Não respeitam fronteiras.

  6. Lourenço Manfredini

    Gostaria de saber como o colunista classifica o governo/estado Noruegues, por exemplo.

    Responda
  7. Tadêu Santos

    Não tenho ligação alguma com os EUA, mas já estava cansando de ouvir / ver o paspalhão Trump ter respostas prontas pra tudo, pricipalmente se critícas à sua campanha eleitoral, em tom jocoso e debochado. se fosse aqui no Brasil receberia advertência do TSE.

    Responda
  8. Renato Scherer

    Uma Democracia além no modelo liberal? Uma Democracia Popular, com manutenção das Instituições e separação dos Poderes, mas que a população participasse efetivamente das decisões, como nas Consultas Populares e Orçamento Praticipativo. Sem que sejamos lembrados apenas de 4 em 4 anos.

    Responda
    1. Márcio Queiroz

      O povo deveria exigir plebiscito para questões substâncias. Mas não tem poder para faze-lo. Enquanto isso bilionários sempre continuarão a mandar naqueles que os alimentam. Estrutura nova já para a política mundial. Fora presidencialismo e mais coletivos populares organizados no poder.

    2. André Silva de Oliveira

      Renato, em que país esse modelo que sugeres foi implantado com êxito? Diga aí.

  9. LUIS PASSEGGI

    Os argumentos soam convincentes. Mas a pergunta principal é: por que Trump ganhou? E tão amplamente? Até agora, ninguém soube explicar. E nos democratas, um que ficou bem sorridente foi Biden.

    Responda
  10. ADONAY ANTHONY EVANS

    A Democracia na América - Alexis De Tocqueville. No primeiro terço do século 19, o jovem viajou pelos Estados Unidos, quando anotou costumes sociais e políticos. Na volta à França, escreveu o clássico A Democracia na América, onde enaltece o sistema, mas adverte dos riscos da Tirania da Maioria, e do dilema do liberalismo; Liberdade X Igualdade. Tocqueville nunca foi tão atual.

    Responda
  11. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Mimimi Â… bla bla bla ..

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Este é seu argumento? Mimimi, blablabla?

  12. Raul Deodato Moura

    A enorme concentração de poder conseguido pelos conservadores nos USA, é realmente preocupante. Existiu algo parecido no passado do país? Vamos ver até onde suas instituições conseguem funcionar sem interferências diretas de quem está na presidência.

    Responda
  13. MARIO LUCIO CAMARGOS

    A expressão 'tirania democrática', assim como a expressão 'democracia iliberal', soa um tanto corrosiva, talvez subliminarmente, à razão de ser da democracia, não? Que tal, ao invés de 'democracia iliberal' ou 'tirania democrática', chamarmos a coisa de 'demotirania'?

    Responda
  14. hernando josé rocha franco

    A democracia para ser plena pressupõe certas condições que vão muito além do voto livre e direto, como, por exemplo, instituições sólidas de estado que promovam o já conhecido sistema de pesos e contra-pesos , evitando assim a concentração do poder e também se protegendo de governos tirânicos ou iliberais.

    Responda
  15. PAULO CURY

    Perdeu mané, tem que aceitar o jogo democrático, o povo de lá escolheu ele, e por maioria absoluta, agora é achar alguém bom de voto e tentar daqui a 4 anos, qualquer coisa diferente disso é golpe Para de chorar e espera, nem foi consenso e já quer anistia, não foi isto que disse o Barroso.

    Responda
    1. IVAN MATHIAS FILHO

      Ainda resta algum neurônio nisso que está preso ao seu pescoço?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.