João Pereira Coutinho > 'Democracia iliberal' é um eufemismo, melhor chamar-lhe 'tirania democrática' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Viktor Orbán vai muito bem, obrigado. Serviu até de anfitrião em summit da União Europeia, dias atrás.
"Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim". (Millôr Fernandes)
Já nos anos de G W Bush, os republicanos foram deixando de ser um partido liberal, com a crescente influência religiosa. Mas nada se compara ao atual controle trumpista. E esse grupo recebeu um aval sem precedentes das urnas. Mas por outro lado o Trump já tem quase 80 anos...
Excelente coluna. Acrescento que a história não tem sentido e/ou caminha em uma única direção como apontou Popper em The Open Society.
Trump foi eleito democraticamente - embora eu ache o sistema indireto uma aberração. Então agora os malucos que votaram nele - e os sãos que não votaram - terão que aguentar o doido por 4 anos. Vida que segue....
Além dos norte-americanos terem q aguentar governantes sociopatas (não doidos ou psicóticos), sobrará pra nós, mesmo distante do hemisfério norte, pois ventos, calor, degelo, poluição, virus, bactérias, Não respeitam fronteiras.
Gostaria de saber como o colunista classifica o governo/estado Noruegues, por exemplo.
Não tenho ligação alguma com os EUA, mas já estava cansando de ouvir / ver o paspalhão Trump ter respostas prontas pra tudo, pricipalmente se critÃcas à sua campanha eleitoral, em tom jocoso e debochado. se fosse aqui no Brasil receberia advertência do TSE.
Uma Democracia além no modelo liberal? Uma Democracia Popular, com manutenção das Instituições e separação dos Poderes, mas que a população participasse efetivamente das decisões, como nas Consultas Populares e Orçamento Praticipativo. Sem que sejamos lembrados apenas de 4 em 4 anos.
O povo deveria exigir plebiscito para questões substâncias. Mas não tem poder para faze-lo. Enquanto isso bilionários sempre continuarão a mandar naqueles que os alimentam. Estrutura nova já para a polÃtica mundial. Fora presidencialismo e mais coletivos populares organizados no poder.
Renato, em que paÃs esse modelo que sugeres foi implantado com êxito? Diga aÃ.
Os argumentos soam convincentes. Mas a pergunta principal é: por que Trump ganhou? E tão amplamente? Até agora, ninguém soube explicar. E nos democratas, um que ficou bem sorridente foi Biden.
A Democracia na América - Alexis De Tocqueville. No primeiro terço do século 19, o jovem viajou pelos Estados Unidos, quando anotou costumes sociais e polÃticos. Na volta à França, escreveu o clássico A Democracia na América, onde enaltece o sistema, mas adverte dos riscos da Tirania da Maioria, e do dilema do liberalismo; Liberdade X Igualdade. Tocqueville nunca foi tão atual.
Mimimi Â… bla bla bla ..
Este é seu argumento? Mimimi, blablabla?
A enorme concentração de poder conseguido pelos conservadores nos USA, é realmente preocupante. Existiu algo parecido no passado do paÃs? Vamos ver até onde suas instituições conseguem funcionar sem interferências diretas de quem está na presidência.
A expressão 'tirania democrática', assim como a expressão 'democracia iliberal', soa um tanto corrosiva, talvez subliminarmente, à razão de ser da democracia, não? Que tal, ao invés de 'democracia iliberal' ou 'tirania democrática', chamarmos a coisa de 'demotirania'?
A democracia para ser plena pressupõe certas condições que vão muito além do voto livre e direto, como, por exemplo, instituições sólidas de estado que promovam o já conhecido sistema de pesos e contra-pesos , evitando assim a concentração do poder e também se protegendo de governos tirânicos ou iliberais.
Perdeu mané, tem que aceitar o jogo democrático, o povo de lá escolheu ele, e por maioria absoluta, agora é achar alguém bom de voto e tentar daqui a 4 anos, qualquer coisa diferente disso é golpe Para de chorar e espera, nem foi consenso e já quer anistia, não foi isto que disse o Barroso.
Ainda resta algum neurônio nisso que está preso ao seu pescoço?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > 'Democracia iliberal' é um eufemismo, melhor chamar-lhe 'tirania democrática' Voltar
Comente este texto