Hélio Schwartsman > A esquerda não é woke Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nilton Silva

    Autocrítica e esquerda não cabem na mesma frase. Opa, aqui coube.

    Responda
  2. Cesar Costa

    Marcelo Duarte, vc repetiu exatamente o que eu acho chato. Me criticou mas mas não trouxe nenhuma informação. Me diga qual a base teórica da ideologia WOKE? Judith Butler, Kimberlé e outros expoentes da cultura WOKE dizem textualmente que se basearam em Foucault, Derrida, Lyotard, etc e você acha que são as vozes minha cabeça? Tenha a santa paciência!

    Responda
  3. Orasil coelho pina

    A raiz deste movimento está nos filósofos esquerdista de Frankfurt, é só buscar na história! Na verdade ao sentirem a derrocada do comunismo na Rússia, buscavam um caminho mais difícil de ser combatido, mas que também não diz nada! OrasilÃndioCaiuá!

    Responda
  4. Orasil coelho pina

    Esta autora penso que nunca ouviu falar em Brasil, porque por aqui só vejo identitários no campo esquerdista, nenhum de direita! Faz tempo não via uma tese tão equivocada! OrasilDemocraciaRepublicana!

    Responda
  5. José Cardoso

    O nome "esquerda" é normalmente associado à posição onde se sentavam os jacobinos na assembleia francesa durante a revolução. Mas há um outro significado mais antigo, de torto, vacilante, errado, associada à palavra gauche. Talvez esse seja o sentido por exemplo da crítica de Lenin ao esquerdismo, e da crítica dessa autora ao Michael Foucault.

    Responda
    1. José Cardoso

      Ou da palavra italiana: sinistra.

    2. Marcos Benassi

      Não nos esqueçamos do "canhoto", associado ao sete-peles!

  6. roberto barbosa de castro

    "Toma, que o filho é seu..." A direita jogando sinuca tranquilamente e vem uma maluca tentando se livrar de um filho que se tornou inconveniente... Simplesmente RIDÃCULO! A esquerda é especialista em criar narrativas. Será que essa vai vingar?

    Responda
  7. Joao Cantarelli

    O livro citado é de 2023 e chega em boa hora. O vento sopra contra os adeptos do tal movimento e é preciso discutir esse tema visando um reposicionamento. O resultado do último pleito nos EUA [e por que não dizer no Brasil] trouxe um recado. Soube que AOC, uma influente representante democrata, até retirou a indicação de pronome de suas redes após a vitória do republicano.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Ôôô, Hélio, esse papo de "woke" é chato e esvaziado pacaramba, né não? Sei lá. Fico na periferia/epiderme do assunto: venha de onde venha, é chato, desqualifica e não contribui com a discussão.

    Responda
  9. Kiko Mazziotti

    É de amargar! diria um antigo cronista. Não há nada que endureça mais do que admitir que a esquerda tem o monopólio da virtude e que só eles sentem empatia para com marginalizados, indignação com oprimidos e vontade de fazer justiça. Isso quer dizer que quem é de direita e de centro é um desalmado sem coração, que não se enternece nem com choro de criança faminta. A autora pode até escrever direitinho, mas não me venha com socialismo debaixo do braço que estou fora, foríssimo.

    Responda
  10. Armando Moura

    A direita veste sua camisa amarela da cbf a esquerda ativista usa camisetas. Desde de sempre, antes da esquerda e da direita existirem ,o ser humano é assim. Vá na ciclovia e veja todos com o mesmo estilo de vestimentas. Veja a barba de lenhador nos raspazes num país onde não precisa de lenha, veja os sapatos bico finos na Faria Lima. As redes só proveram. Assim nasce o pobre de direita que se acha classe média. Todos querem se identificar com isto ou aquilo.

    Responda
  11. Armando Moura

    A direita veste sua camisa amarela da cbf a esquerda ativista usa camisetas. Desde de sempre, antes da esquerda e da direita existirem ,o ser humano é assim. Vá Nima ciclovia e vejam todos com o mesmo estilo de vestimentas. Veja a barba de lenhador nos raspares num país onde não precisa de lenha, veja os sapatos bico finos na Faria Lima. As redes só proveram. Assim nasce o pobre de direita que se acha classe média. Todos querem se identificar com isto ou aquilo.

    Responda
  12. Bruno Andreoni

    Autocrítica da esquerda costuma ser a de que não radicalizaram o suficiente.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Ser radical significa literalmente ir a raiz do problema. Qual e o problema da sociedade? A imensa desigualdade que se implantou com a *mão invisível* do Mercado. Assim há os que lutam por todos e os que lutam por seu próprio bolso (radicalmente…)

  13. Leonardo de Oliveira Ramos

    Agora que descobriram que o identitarismo é o filho feio da politica, querem transformá-la em pauta da direita. Aliás, como algumas correntes tentam fazer com o Maduro. Ou seja, uma atitude vergonhosa …

    Responda
  14. Oussama El Ghaouri

    Para fazer valer suas teses, jornalistas fazem esse tipo de contorcionismo pseudo intelectual. Que tristeza. Só tratando como diversionismo de imprensa mesmo. &û

    Responda
  15. Matheus Battistoni

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  16. Humberto Celebrini

    Se levássemos isso a sério, teríamos que dizer que 95% da esquerda atual é, na verdade, direita (pois partiriam de bases reacionárias). É óbvio que não há sentido algum na tese da Susan Neiman.

    Responda
  17. Laerte luiz Nascimento

    A esquerda tornou -se “ luxo “ , “ light” e não ocupa as ruas, as favelas, o interior do interior das cidadezinhas . Afastou -se do cheiro do povo e busca agora os palácios suntuosos , lugar de altas transações , negociatas , etc . A esquerda começou a gostar do poder e isto lhe custou caro . Ela usa o mesmo discurso dos “ estudantes uspianos “ e o mantém Velho e cafona narrativa como se fosse uma roupa suja , sempre trocada . Reiniciar o percurso ?? Muito difícil , eles perderam a noção

    Responda
  18. Raymundo de Lima Lima

    Concordo. Aliás, está no Manifesto Comunista,Marx e Engels, o q eles chamam d 'socialismo burguês' é renomeado Woke. Neste saco, somuram com as contradições d classe; sumiram com a empatia e luta pela classe q trabalha-semcapital. Woke faz desaparecer pulveriza as lutas. Some a LutaBásica, Principal. Cada vez mais perdendo conquistas ddireitos. Sobra a esta classe alienação d ser doutrinada p religiões,explorada p 2a.vez.

    Responda
  19. Márcio Marques Alves

    É um pouco tarde para isso, o que tinha que dar m3r...d@, já deu. Agora é juntar os cacos e ir de encontro com as pautas do mundo real, das pessoas da vida real e ver se dá pra recuperar alguma coisa. Porém, o encontro do G20 que está ocorrendo agora, demonstra que ainda há muito o que ser revisto pela esquerda, que de acordo com Luiz Felipe Pondé, virou fetiche dos capitalistas (que tanto criticavam antes), pois são as pautas woke, principalmente ambientais que dominam o evento no Rio de jane.

    Responda
  20. Felipe Vasconcelos

    A ideia de democracia efetiva, para além de eleições, e incluindo acesso à justiça, para mim é muito simples: quanto menor a possibilidade de ascensão social, mais parecida com uma sociedade em castas; quanto maior a possibilidade de ascensão social, independentemente do lugar do mundo que você veio, mais democrática ela é. Aliás, o sonho americano é justamente: ascensão pelo trabalho duro, algo que se perdeu, com crescente desigualdade de bilionários de big techs.

    Responda
  21. Felipe Vasconcelos

    Gostei da ilustração da Annette e dos cartazes, como Transgêneros Albinos do Vôlei Unidos, e Contra a Exploração de Indianos no Telemarketing.

    Responda
  22. LUIS PASSEGGI

    A esquerda tirando o … da reta? Era para ter pensado antes. Tipo, 40 anos atras das guerras culturais. Agora nao dá mais, Kamala. Trump ja ganhou.

    Responda
  23. victor lag

    Agora de políticas identitárias e wokismo foram pra me&d@ querem jogar a responsabilidade na direita pra manter a esquerda lia “pura “ . Que picaretagem intelectual. Não comente, guarde o ódio do bem para si.

    Responda
  24. Vito Algirdas Sukys

    Parece que nem toda esquerda é iluminista, com universalidade e progresso. Algumas defendem a luta pelos direitos desconhecendo sua vinculação com a aceitação de deveres que sejam coletivos. As relações de poder parecem permear tudo; a justiça sendo conveniente para a classe dominadora. Mill aceita a democracia representativa e a livre discussão mas deve haver um bem coletivo a ser buscado, caso contrário seria cada um por si ou cada grupo por si.Há deveres que devem ser avaliados coletivamente

    Responda
  25. Cesar Costa

    Acho bem chato quando os comentários não trazem algum tipo de informação mas só ataques ad hominem. Alguma informação contratia sobre a ideologia WOKE não ter suas bases no pós-modernismo? Ou que seus formuladores não eram ex marxistas? Ou que esse movimento não seja mais um de combate ao capitalismo e democracias liberais?

    Responda
    1. marcelo duarte

      ah, vc acha "bem chato"? também acho bem chato quando alguém afirma, gratuitamente - ou seja, sem nenhuma fundamentação além das vozes em sua cabeça -, que a "ideologia woke" tem bases pós-modernistas e em "ex-marxistas". devo levar isso à sério porque vc escreveu?

    2. Fabrício Schweitzer

      Tudo certo, Prezado. Apenas "democracias liberais" é que soa destoante das propostas dos marxistas supracitados e seus movimentos pós-modernos. Acredito ser mais o caso de democracias sociais.

  26. hernando josé rocha franco

    Ih, caramba! Se é assim, vai ter crítico do pensamento woke revendo suas posições (inclusive aqui na Folha...kkkkkk). Vivam as narrativas!!!

    Responda
  27. Felipe Araújo Braga

    No século XIX, os movimentos trabalhistas eram alinhados à esquerda, assim como, no século XX, as lutas por direitos de negros, mulheres e povos colonizados. Hoje, além desses grupos, a esquerda abraça pautas como direitos LGBTs, defesa do meio ambiente, minorias religiosas e PCDs. Já a direita, em grande parte, busca preservar estruturas de poder que privilegiam elites econômicas e sociais. A esquerda, por sua vez, se concentra em combater desigualdades e promover justiça para grupos oprimidos.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Essa nomenclatura binária nasceu do embate entre revolucionários e burguesia em ascensão no Parlamento da França aristocrática. Ganha a luta a reação foi a da exclusão dos defensores da verdadeira igualdade. Sim a esquerda encampou a luta dos minoritários, afinal não se abandona o ferido no campo de lutas. É um erro? Talvez de forma mas, jamais, de consciência da situação do outro. É preciso lutar por todos, até mesmo pelos alienados pelo Mercado.

  28. Fabrício Schweitzer

    Pelo jeito, vamos dizer que é comunista. Ainda é só raiz. Falta ao povo brasileiro, em geral, saber de onde vem, e a pobreza de ontem não deve ser apagada, tampouco usada como fator de opressão para os nossos próximos. Por que será que o arcabouço teórico de Michel Foucault é mais forte no Brasil que na tão sonhada Europa?

    Responda
  29. Rai Giovanni

    Os conservadores agora são Woke? É isso mesmo?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Desde criancinha! Hahahahah!

    2. marcelo duarte

      não, não é isso. releia.

    3. Hernandez Piras

      O que não significa dizer que o verdadeiro conservadorismo, que não se confunde com a extrema-direita, seja identitarista.

    4. Hernandez Piras

      Não "agora", Giovanni! Na verdade, o identitarismo de direita é mais antigo ainda que aquele da esquerda. O que é o supremacismo branco senão uma forma de identitarismo? As teorias raciais do nazismo também eram uma expressão de identitarismo, assim como o ultranacionalismo e o chauvinismo.

  30. Cesar Costa

    Creio que a ideologia WOKE é de esquerda sim. Apesar de ter uma metafísica e epistemologia diferentes do Marxismo, suas bases são coletivistas à esquerda. A base teórica vem do pós-modernismo baseado nas ideias de Foucault, Lukács, Derrida e Rorty, todos oriundos da esquerda. É só mais um movimento para derrubar as democracias liberais, eles não desistem nunca!

    Responda
    1. marilza abrahão

      Por que desistir se as democracias liberais continuam assentadas na profunda desigualdade social existente no mundo? Tais democracias apropriaram-se dos princípios de liberdade e igualdade e os reduziram à defesa dos interesses dos donos dos meios de produção profundamente avessos à ascensão dos donos da força de trabalho (seja qual for sua *identidade*). Mais um ponto para a ideologização à serviço da direita.

    2. marcelo duarte

      "movimento para derrubar as democracias liberais" foi ótimo. o que vc tem fumado?

    3. Hernandez Piras

      As ideias da Profa Neiman, neste aspecto, estão em perfeita harmonia com a crítica do Prof Mark Lilla ao identitarismo. E Lilla, ao contrário de Neiman, é apenas um progressista moderado.

    4. Hernandez Piras

      "Bases coletivistas", "movimentos para derrubar as democracias liberais"!?! Lúkacs!?! Bem, é melhor mesmo ler a obra da Profa. Neiman.

    5. Pery Pedro

      Ela era enquanto ganhava eleições. Agora que não ganha é de direita.

  31. Pery Pedro

    A esquerda castrista, fedendo a naftalina e anos sessenta, defendida por meia dúzia de filhinhos de papai, só existe na América Latina e, no Brasil, morre assim que o Lula se aposentar, seja em 26 ou em 30. Vai com 30 anos de atraso quando comparada a Europa. que em seu lugar venha uma esquerda preocupada com os pobres, os desassistidos e o meio ambiente. Os dinosssauros que aqui escrevem já vão tarde. Muito tarde. Seu legado é uma dívida impagável, aqui, na Argentina, ena Venezuela

    Responda
  32. ADONAY ANTHONY EVANS

    Acho curioso quando comentários de leitores de EDR Extrema Direita Reacionária, resolvem entrar em análise de natureza culta, como o artigo, para opinar com sua ignorância e estupidez proverbial e atroz Acho que é uma forma de masoquismo, de Masoch, para passar vergonha.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Primeiro que não de Esquerda, por que não me filio a rótulos, segundo por que erra demais. Quando apoia o golpismo de Maduro, nem desconfia que está apoiando o golpista Bolsonaro. Compensa em parte seu cérebro pequeno com coração. A Extrema Direita, além do cérebro botânico, grão de ervilha, jamais teve, não tem, e jamais terá coração. Por isso seu lugar é na Papuda, embora alguns andem soltos por aí, claudicando toscos comentários em jornais.

    2. Pery Pedro

      Sim Adonai, mas Deus é bom o tempo todo e temos você, iluminado e culto, como toda a esquerda, para nos ensinar como pensar e como viver. Muito obrigado. Se me deixar pensar sozinho, ignorante que sou, farei bobagem. Daí a esquerda ter que tomar o STF e fazer um campo de concentração com os oposicionistas. Que sorte a nossa.

  33. Antonio Araújo

    Quando eu digo que a esquerda está apoplética vocês não acreditam...

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Fale por você. Volte no meu comentário anterior.

    2. Fabrício Schweitzer

      Espero que você seja de classe, pelo menos, alta, bem alta, pois, do contrário, estamos no mesmo barco - oprimidos, escravos e bobos (alguns).

    3. Antonio Araújo

      Uma das bobagens é essa ideia de querer representar a voz dos oprimidos, falar por eles. Grande farsa.

    4. Fabrício Schweitzer

      Só não confunda a ação do opressor com a reação do oprimido. No mais, há muita bobagem que não contribui em nada para um debate sério e edificante.

  34. Marcos C Souza

    Não li, mas a tese do livro parece equivocada. Ainda assim, acho saudável que a esquerda queira agora se afastar do identitarismo radical. Uma coisa é ser feminista, outra coisa é ser feminazi. E por aí vai.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Só há uma questão radical: a opressão hegemônica do patriarcado. No mais, o sol nasceu para todos/as.

  35. ADONAY ANTHONY EVANS

    Não sou de Esquerda, por que todas suas estratégias me parecem erradas, a começar pelo dogmatismo. Mas entendo que a Esquerda, mesmo quando errada, mira o Futuro, enquanto a Direita mira o Passado. Que a Esquerda, mesmo quando errada, tem a Humanidade como alvo, o ser, base de qualquer Humanismo, enquanto a Direita tem por alvo o ter, mesmo que à custa do bem estar e até da vida do outro. Respondam rápido os que duvidam, escravagismo e espoliação de terras indígenas é de Esquerda ou de Direita?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, maduro (sem trocadalho, porfa), respeitável, discutível. Como sempre, sapientíssimo. E, se me permite uma ousadia, esse bagulho de "negociação" do Marco, é de sssaafado, seja quem quer que o apóie, no contexto e local (Stf) em que ocorre. É deplorável: porque cê pegou justo esse exemplo? Posso estar mal informado, claro, torço por isso.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Prezado Fabrício, a Esquerda raiz, pertence ao Humanismo, mas o Humanismo não é exclusividade da Esquerda. Para boa parte dela, Stálin, Pol Pot e Maduro são Esquerda, quando na verdade são sua aberração.

    3. Cesar Costa

      Acho que vc é de esquerda sim, só não se deu conta ainda. De qual escravagismo ocê está falando? Da Grécia antiga ou de outros inúmeros exemplos que não tem nada a ver com orientação política? O Islã iniciou o escravagismo muito antes e parou muito depois do ocidente e não dá para clássica-los de esquerda ou direita. Escravidão é uma chaga humana, não tem ideologia.

    4. Antonio Araújo

      Bobagem.

    5. Fabrício Schweitzer

      Estranho alguém reconhecer o humanismo, a humanidade e o ser, mas dizer não fazer parte dessas ideias.

  36. Jorge Rodrigues

    A esquerda é sim identitária, woke, defensora da teoria crítica da raça e adepta de outras pragas congêneres. Aliás, são exatamente essas pragas incorporadas ao ideário esquerdista que têm contribuído imensamente para que a esquerda perca eleitores (tanto no Brasil como em vários outros países). Todas essas pragas são sectárias, insensatas, altamente agressivas, anticientíficas e paranoicas (enxergam racismo em tudo).

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Jorge Rodrigues, é preciso ser muito sectário para não perceber a contradição que existe entre falar em sectarismo ao mesmo tempo em que se denomina ideias dos outros como "pragas". A direita tem sua própria forma de identitarismo, aliás, mais antiga que aquela da esquerda.

    2. Fabrício Schweitzer

      Qual a sua contribuição científica para o racismo?

  37. Fabio Almeida

    Primeiro vieram com a ideia de que o Lula é de Centro. Agora que esquerda não é Woke e que o fim da jornada 6x1 é para o empregado e empregada ficar com a família. Daqui a pouco vão dizer que a liberdade é um valor da esquerda.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Liberdade e igualdade são valores universais que derivam da ideia de Democracia. Se será uma democracia liberal ou uma democracia social é uma consequência da luta de base contra a exploração do homem pelo homem. Conceitos servem para explicitar ou ocultar a verdadeira realidade, tarefa das ideologias.

  38. Marco Antônio M de Oliveira

    Ainda que polêmica a tese, é inegável o relevante serviço prestado para as vitórias da direita, afugentando eleitores.

    Responda
  39. José Fernando Marques

    Não se pode negar que uma atitude autoritária, baseada no rancor, retirou parte da legitimidade dos movimentos identitários. Os métodos de ação tornaram-se intolerantes, infelizmente. Digo isso de um ponto de vista de esquerda. É possível defender as mesmas pautas sem cancelamentos ou linchamentos morais.

    Responda
  40. Fabrício Schweitzer

    As Políticas Identitárias não são e não serão jamais de direita, a menos que seja para defender a identidade hegemônica branca, europeia, patriarcal, heteronormativa e opressora. Você leu corretamente?

    Responda
  41. NACIB HETTI

    Mais uma para tentar estabelecer os contornos da esquerda tradicional. Tarefa hercúlea. Tal qual o cinza a esquerda tem, também, cinquenta tons. Vai desde a esquerda perfumada californiana até a ditadura corrupta de um tal de Maduro.

    Responda
  42. Rodrigo Cabral

    Pronto, agora o identitarismo é da direita. Cada uma...

    Responda
    1. Marcos C Souza

      Pois é! Até o Maduro já disseram ser de Direita! :)

  43. antonio brito

    Correto. A esquerda abandonou o universal para ganhar os votos dos identitários. Perderam votos. Não perceberam que o regime de cotas não é para acabar com os privilégios e sim para escolher os privilegiados. Haja vista a cota para quilombolas na residência médica.

    Responda
    1. antonio brito

      João, sempre estudei em escola pública. Que até o segundo grau tenhamos escolas públicas é uma obrigação do Estado. Que a universidade pública seja paga com bolsas e empréstimos é uma questão de justiça social.

    2. João Orlando Santos

      Correto coisa nenhuma. Correto seria extinguir as Cotas se antes criassem uma lei que determinasse que as Universidades Públicas seriam exclusivas para alunos oriundos de escolas públicas. É impossível ao aluno do ensino médio de escola pública competir com os alunos de escola particular. E não esqueça que quem paga o ensino médio dos mais abastados nas escolas particulares é o povo brasileiro ,pois o abastado deduz a educação do Imposto de renda.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.