Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Araújo Braga

    No século XIX, os movimentos trabalhistas eram alinhados à esquerda, assim como, no século XX, as lutas por direitos de negros, mulheres e povos colonizados. Hoje, além desses grupos, a esquerda abraça pautas como direitos LGBTs, defesa do meio ambiente, minorias religiosas e PCDs. Já a direita, em grande parte, busca preservar estruturas de poder que privilegiam elites econômicas e sociais. A esquerda, por sua vez, se concentra em combater desigualdades e promover justiça para grupos oprimidos.

    Responda
  2. Fabrício Schweitzer

    Pelo jeito, vamos dizer que é comunista. Ainda é só raiz. Falta ao povo brasileiro, em geral, saber de onde vem, e a pobreza de ontem não deve ser apagada, tampouco usada como fator de opressão para os nossos próximos. Por que será que o arcabouço teórico de Michel Foucault é mais forte no Brasil que na tão sonhada Europa?

    Responda
  3. Rai Giovanni

    Os conservadores agora são Woke? É isso mesmo?

    Responda
  4. Cesar Costa

    Creio que a ideologia WOKE é de esquerda sim. Apesar de ter uma metafísica e epistemologia diferentes do Marxismo, suas bases são coletivistas à esquerda. A base teórica vem do pós-modernismo baseado nas ideias de Foucault, Lukács, Derrida e Rorty, todos oriundos da esquerda. É só mais um movimento para derrubar as democracias liberais, eles não desistem nunca!

    Responda
    1. Hernandez Piras

      As ideias da Profa Neiman, neste aspecto, estão em perfeita harmonia com a crítica do Prof Mark Lilla ao identitarismo. E Lilla, ao contrário de Neiman, é apenas um progressista moderado.

    2. Hernandez Piras

      "Bases coletivistas", "movimentos para derrubar as democracias liberais"!?! Lúkacs!?! Bem, é melhor mesmo ler a obra da Profa. Neiman.

    3. Pery Pedro

      Ela era enquanto ganhava eleições. Agora que não ganha é de direita.

  5. Pery Pedro

    A esquerda castrista, fedendo a naftalina e anos sessenta, defendida por meia dúzia de filhinhos de papai, só existe na América Latina e, no Brasil, morre assim que o Lula se aposentar, seja em 26 ou em 30. Vai com 30 anos de atraso quando comparada a Europa. que em seu lugar venha uma esquerda preocupada com os pobres, os desassistidos e o meio ambiente. Os dinosssauros que aqui escrevem já vão tarde. Muito tarde. Seu legado é uma dívida impagável, aqui, na Argentina, ena Venezuela

    Responda
  6. ADONAY ANTHONY EVANS

    Acho curioso quando comentários de leitores de EDR Extrema Direita Reacionária, resolvem entrar em análise de natureza culta, como o artigo, para opinar com sua ignorância e estupidez proverbial e atroz Acho que é uma forma de masoquismo, de Masoch, para passar vergonha.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Sim Adonai, mas Deus é bom o tempo todo e temos você, iluminado e culto, como toda a esquerda, para nos ensinar como pensar e como viver. Muito obrigado. Se me deixar pensar sozinho, ignorante que sou, farei bobagem. Daí a esquerda ter que tomar o STF e fazer um campo de concentração com os oposicionistas. Que sorte a nossa.

  7. Antonio Araújo

    Quando eu digo que a esquerda está apoplética vocês não acreditam...

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Espero que você seja de classe, pelo menos, alta, bem alta, pois, do contrário, estamos no mesmo barco - oprimidos, escravos e bobos (alguns).

    2. Antonio Araújo

      Uma das bobagens é essa ideia de querer representar a voz dos oprimidos, falar por eles. Grande farsa.

    3. Fabrício Schweitzer

      Só não confunda a ação do opressor com a reação do oprimido. No mais, há muita bobagem que não contribui em nada para um debate sério e edificante.

  8. Marcos C Souza

    Não li, mas a tese do livro parece equivocada. Ainda assim, acho saudável que a esquerda queira agora se afastar do identitarismo radical. Uma coisa é ser feminista, outra coisa é ser feminazi. E por aí vai.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Só há uma questão radical: a opressão hegemônica do patriarcado. No mais, o sol nasceu para todos/as.

  9. ADONAY ANTHONY EVANS

    Não sou de Esquerda, por que todas suas estratégias me parecem erradas, a começar pelo dogmatismo. Mas entendo que a Esquerda, mesmo quando errada, mira o Futuro, enquanto a Direita mira o Passado. Que a Esquerda, mesmo quando errada, tem a Humanidade como alvo, o ser, base de qualquer Humanismo, enquanto a Direita tem por alvo o ter, mesmo que à custa do bem estar e até da vida do outro. Respondam rápido os que duvidam, escravagismo e espoliação de terras indígenas é de Esquerda ou de Direita?

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Prezado Fabrício, a Esquerda raiz, pertence ao Humanismo, mas o Humanismo não é exclusividade da Esquerda. Para boa parte dela, Stálin, Pol Pot e Maduro são Esquerda, quando na verdade são sua aberração.

    2. Cesar Costa

      Acho que vc é de esquerda sim, só não se deu conta ainda. De qual escravagismo ocê está falando? Da Grécia antiga ou de outros inúmeros exemplos que não tem nada a ver com orientação política? O Islã iniciou o escravagismo muito antes e parou muito depois do ocidente e não dá para clássica-los de esquerda ou direita. Escravidão é uma chaga humana, não tem ideologia.

    3. Antonio Araújo

      Bobagem.

    4. Fabrício Schweitzer

      Estranho alguém reconhecer o humanismo, a humanidade e o ser, mas dizer não fazer parte dessas ideias.

  10. Jorge Rodrigues

    A esquerda é sim identitária, woke, defensora da teoria crítica da raça e adepta de outras pragas congêneres. Aliás, são exatamente essas pragas incorporadas ao ideário esquerdista que têm contribuído imensamente para que a esquerda perca eleitores (tanto no Brasil como em vários outros países). Todas essas pragas são sectárias, insensatas, altamente agressivas, anticientíficas e paranoicas (enxergam racismo em tudo).

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Qual a sua contribuição científica para o racismo?

  11. Fabio Almeida

    Primeiro vieram com a ideia de que o Lula é de Centro. Agora que esquerda não é Woke e que o fim da jornada 6x1 é para o empregado e empregada ficar com a família. Daqui a pouco vão dizer que a liberdade é um valor da esquerda.

    Responda
  12. Marco Antônio M de Oliveira

    Ainda que polêmica a tese, é inegável o relevante serviço prestado para as vitórias da direita, afugentando eleitores.

    Responda
  13. José Fernando Marques

    Não se pode negar que uma atitude autoritária, baseada no rancor, retirou parte da legitimidade dos movimentos identitários. Os métodos de ação tornaram-se intolerantes, infelizmente. Digo isso de um ponto de vista de esquerda. É possível defender as mesmas pautas sem cancelamentos ou linchamentos morais.

    Responda
  14. Fabrício Schweitzer

    As Políticas Identitárias não são e não serão jamais de direita, a menos que seja para defender a identidade hegemônica branca, europeia, patriarcal, heteronormativa e opressora. Você leu corretamente?

    Responda
  15. NACIB HETTI

    Mais uma para tentar estabelecer os contornos da esquerda tradicional. Tarefa hercúlea. Tal qual o cinza a esquerda tem, também, cinquenta tons. Vai desde a esquerda perfumada californiana até a ditadura corrupta de um tal de Maduro.

    Responda
  16. Rodrigo Cabral

    Pronto, agora o identitarismo é da direita. Cada uma...

    Responda
    1. Marcos C Souza

      Pois é! Até o Maduro já disseram ser de Direita! :)

  17. antonio brito

    Correto. A esquerda abandonou o universal para ganhar os votos dos identitários. Perderam votos. Não perceberam que o regime de cotas não é para acabar com os privilégios e sim para escolher os privilegiados. Haja vista a cota para quilombolas na residência médica.

    Responda
    1. João Orlando Santos

      Correto coisa nenhuma. Correto seria extinguir as Cotas se antes criassem uma lei que determinasse que as Universidades Públicas seriam exclusivas para alunos oriundos de escolas públicas. É impossível ao aluno do ensino médio de escola pública competir com os alunos de escola particular. E não esqueça que quem paga o ensino médio dos mais abastados nas escolas particulares é o povo brasileiro ,pois o abastado deduz a educação do Imposto de renda.