Reinaldo José Lopes > Os perigos da imaginação apocalíptica Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Putz, perdão, Reinaldo, tratei-te de Marcelo! Competências altas, mas é desatenção pra baralho. Perdão mêmo.
Vendo ontem o filme sobre o Rubens Paiva lembrei do meu sentimento na época. Embora os terroristas fossem evidentemente uma minoria, pareciam muito poderosos, sequestrando aviões e embaixadores, um atrás do outro. Aliás essa era a imagem que queriam projetar. Com o passar do tempo, a violência polÃtica migrou gradualmente para a direita. Eu associo a revolução iraniana como um ponto de inflexão, mesmo que fundamentalistas cristãos não tenham em princÃpio nada a ver com os islâmicos.
"Nada mais cretino e mais imbecilizante do que a paixão polÃtica. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem". (Nelson Rodrigues)
Sêo Marcelo, carÃssimo, só posso contribuir com minha mediocridade observativa: falando em radioatividade, religião persa, luz e trevas, lembrei-me dos indianos sikhs como os que abundantemente em Londres, com seus turbantes e barbas, de aspecto terrorista. Pô , nóis têmo ficando fino, sêo Leite: na Inglaterra, sikhs; aqui, Bozolóides sicks. É quase talequá.
O Bolsonarismo é tão nefasto que inaugurou o " homem bomba "! E o pior é que existe um exército de fanáticos nas mÃdias sociais pregando violência, ódio e ameaças à autoridades! Como deixamos essa aberração chegar a esse ponto?? Destruição de pessoas e famÃlias em nome de um fanatismo tosco e sem sentido! Lamentável!
O que há é uma ação planejada internacionalmente, partindo dos grupos de extrema-direita americanos, de fomentar os ressentimentos da pequeno-burguesia, mantê-los permanente excitados contra um inimigo imaginário: "o sistema". A partir daÃ, sempre aparecem idiotas para votar em Trump, Bolsonaro e Miley; e idiotas idiotizados o suficiente para depredar ou se explodirem na Praça dos Três Poderes.
E, neste caldo explosivo, ainda estão discutindo isenção fiscal para as igrejas, incentivando com isso a abertura de palanques para qualquer um falar o que bem entender sobre apoio polÃtico do altÃssimo.
Quanta baboseira em pouco espaço. Atentado suicida faz lembrar um carro-bomba do Isis com quatrocentos quilos de nitrato de amônio ou um palestino com explosivos junto ao corpo se explodindo dentro de um ônibus lotado. No incidente em questão, houve uma queima/explosão de fogos dentro do porta-malas de um carro estacionado longe de qualquer alvo importante, e dois rojões atirados contra o prédio do STF, sem causar danos. O suicÃdio em frente ao STF foi mais um protesto que um atentado.
Arrã, tá. Vai alisando topete de maluco, pra ver no que dá...
Inacreditável!! De uma olhada no estado da residência do homem bomba, depois das explosõe, como armadilha aos policiais! E óbvio que o objetivo era ter mais óbitos! A passada de pano ao criminoso terrorista e lamentável!!
A própria esposa do sujeito admitiu seus propósitos terroristas . Sua versão dos fatos não passa de outra cloroquina, uma mentira a ser repetida incessantemente.
Um terrorista incompetente não é menos terrorista, apenas que a célula terrorista a que pertence ainda não teve acesso ou não interessou aos grupos internacionais que poderiam lhes dar o treinamento e os recursos necessários; mas tem voluntarismo suficiente para levar à frente seus planos... com essa disposição, até que consigam, é só uma questão de tempo.
Quanta baboseira em pouco espaço.Atentado suicida faz lembrar um carro-bomba do Estado Islâmico com quatrocentos quilos de nitrato de amônio ou um palestino com explosivos junto ao corpo se explodindo dentro de um ônibus lotado. No incidente em questão, houve uma queima/explosão de fogos dentro do porta-malas de um carro estacionado longe de qualquer alvo importante, e dois rojões atirados contra o prédio do STF, sem causar danos. O suicÃdio em frente ao STF foi mais um protesto que um atentado.
Sobre esta matéria. Eu acredito que a torre de babel brasileira, está prestes a explodir! Todo mundo hoje, se acham o dono da razão, raciocÃnio zero. Com esquerda, ou direita no governo, a vida não será boa para todos. Mesmo porque, quem tem muito, quer mais e quem tem , pouco melhorou quase nada. A ilusão de vida boa para a sociedade vem se esgotando com o passar do meio milênio.
Xeque-mate, bem e mal ,luz e tre vas = Religião, essa equação esta levando o mundo de hoje há insan idade !
"FANÃTICOS" publicado ontem por Jânio de Freitas no Poder360 é a melhor sÃntese do que se passa no Brasil desde 15/11/2018 até hoje.
Depois que vi sua mensagem, fui lá no 360 e li. Ótimo texto.
Acho que tem mais a ver com fanatismo: possuir uma ideia inflexÃvel, uma verdade absoluta, e tentar impô-la aos demais, nem que seja por meio da violência. Ideias muito extremadas, que não passam por crivos e têm capacidade para se difundir: o sistema não funciona, a instituição tal é a origem dos males, o povo tal é inferior, o grupo polÃtico tal deve ser exterminado. O mundo das ideias pode ser movediço, na sua forma extremada pode engolir qualquer pessoa e, quando se vê, não tem retorno.
Excelente artigo! Parabéns! Dois livros explicam, em parte, esta realidade: "Os Demônios Descem do Norte", de Delcio Monteiro de Lima, lançado no final da década de 1980, e "A Fé e o Fuzil", de Bruno Paes Manso, lançado recentemente.
O primeiro e maior homem-bomba de toda a história do Brasil, atende pela alcunha de Bozo, vulgo Bolsonaro, chefe do Bolsonarollah!
Na noite de 30 de abril de 1981, durante um show do Dia do Trabalho no Riocentro com público de 20 mil pessoas, explodiu uma das bombas trazidas por dois militares que estavam em um carro que se encontrava no estacionamento. Tal episódio ficou conhecido como o Atentado do Riocentro.
Mas lá o caso nao foi de suicÃdio. Foi de incompetência dos miltares envolvidos que nao souberam manipular as bombas
Ouvi falar que o homem-bomba é uma das consequências advindas dos 367 votos na Câmara e 61 no Senado em dois mil e dezesseis. Vou pesquisar para ver se é verdade.
Ótimo texto.
Esse cara só podia estar muito doido para escrever isso. Viagem pura na gonorreia.
Daniel, o que dá b.o. cognitivo é sÃfilis.
Que tal explicar porque não concorda com os argumentos do colunista?
A 20 anos atras nao existia o bolsonarismo. Com o advento dessa modalidade politica, veio junto toda a sorte de radicais e arruaceiros dispostos a instalar o caos. Hoje o bolsonarista é sinonimo de violento, radical, terrorista e fascista.
O pior é que essa gente não tem empatia, solidariedade ou esperança, vivem do ódio e rancor a todo aquele que ouse discordar de suas ideias e convicções esdrúxulas! Vivem numa realidade paralela onde só é certo ou admissÃvel à quilo que acreditam! O contraditório é ofensivo! Infelizmente sintomas de sociopatia!
As intervenções na ordem polÃtica oriundas de meios militares é uma constante no Brasil desde a República. Com as oligarquias nacionais ou de fora no comando. Então, novidade mesmo foi uma década onde foi possÃvel sonhar com algo diferente. Acabou como vemos agora, sem novidade alguma.
PolÃtica é o caminho.
Reinaldo é um bom jornalista quando fala de suas especialidades: biologia e arqueologia. Já quando se mete a comentar imaginação apocaliptica … o chatgpt é bem melhor (ele usou?).
É evidente que o negacionismo, fake news, ignorância, fanatismo religioso e covardia, são ingredientes essenciais para tragédias injustificáveis. Tenho certeza que a direita extremada carrega em si, o germe da loucura. Ou seja, está seria requisito para se chegar a pensamentos que nutrem perturbados em geral.
Quanta baboseira para tentar justificar a atitude de um suicida com claros distúrbios psiquiátricos como tantos por aÃ, em sua grande maioria anônimos. Bomba caseira é apenas uma das inúmeras formas de morrer para aqueles que atentam contra a propria vida
Hernandez, o verdadeiro terrorista é inteligente e estrategista, age de surpresa e na grande maioria das vezes consegue seu objetivo, muito diferente desse principiante perturbado e infeliz que não sabia nem o que estava fazendo ali
Sim, Gorrasi, e é muito comum que suicidas brasileiros se matem em BrasÃlia, diante do STF, com vários artefatos explosivos amarrados ao corpo. Vocês acreditam mesmo nisso ou é só desespero?
Eu diria que entre os bozoloides existem centenas de caras como esse, que incentivados pelas redes bozonaristas fariam de bom grado o que bozo sempre teve vontade mas não tem cul hoes para fazer. Depois da me rda pronta ele joga os seus seguidores radicais aos leoes e diz que são loucos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Reinaldo José Lopes > Os perigos da imaginação apocalíptica Voltar
Comente este texto