Alexandra Moraes - Ombudsman > Bolsonaro exibe sua temporada primavera-verão na Folha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Um arroubo antidemocrático em nome da "democracia", tÃpico de quem só admite uma via de pensamento. É como classifico esse texto.
O texto só piorou a percepção de que a FSP apoia essas figuras. Tem um ar de justificativa , não de autocrÃtica.
Não discuto a posição da editoria da FSP em dar o espaço para o texto mentiroso do Bolsonaro, porém, a mesma deveria contrapor a desfaçatez das suas palavras com um editorial que tanto esclarecesse sua decisão em dar o espaço, quanto colocasse os fatos históricos que contradizem a versão mentirosa do ex-presidente.
Fica evidente a intenção do editorial de apoio e continuar dando voz à s mentiras do inelegÃvel. Em nenhum momento vi algum texto contestando a retórica manipuladora e cÃnica de JB.
Nada justifica dar espaço para um cidadão que conspirou todo o tempo contra os pilares da democracia. E cinicamente com o tÃtulo “Aceitem a Democracia”. Os sem escrúpulos devem ser sufocados!
O figurino primavera-verão não cabe no Bolsonaro, então, apenas os fanatizados acharão que o traje primaveril lhe serviu.
Chamar a Folha de pluralista é piada. Não, ela não é!! Ela tem lado! Tenta disfarçar, mas tem. E se for necessário tratar o inomonável como um ator normal do jogo polÃtico pra esse lado vencer, vamos tratá-lo assim.
Quase cancelei a minha assinatura do jornal porque dar espaço a um ser que despreza as instituições,a imprensa tradicional,as leis e incentiva diuturnamente o Golpe de Estado, é normalizar os crimes que ele incentiva.
Não deve cancelar. Deve continuar expondo as bizarrices dos artigos que escrevem.
TÃpico em cima do muro! ou lavo as mãos e daqui a 20 anos peço desculpas!
Oxi! A ombudswoman está com medo de perder o emprego quando vencer o seu mandato?
Como já disse antes, ela é o Aras de saias.
A mesma folha que apoiou o golpe de 1964, que derrubou a democracia por 21 anos e que tem consequências atéhoje, dá voz a um fascista/golpista. Supreendendo zero pessoas.
CrÃa cuervos...
A fsp sendo o que ela sempre foi; literal o caquético jogo de sena, um revival pré 64.
Jogo de cena, contando com a fantasia de que todos os leitores são idiotas...
FraquÃssimos argumentos da ombudsman para justificar o injustificável. Ao tentar cancelar minha assinatura da Folha, o atendente sugeriu que eu esperasse pela coluna da ombudsman. Não ajudou em nada.
Não faça isso, Carla ... Não vale a pena ...
Contudo, minha cara Carla, admitamos: o argumento foi bom. Pega pelo célebro do freguês, estimula a fé numa instância institucional e... funcionou. Não é pouca coisa nesses tempos bicudos e toscos, o peçoau foi bem treinado na enrolação...
Deram a oportunidade e tentam agora tirar o mau cheiro. É passado.
Também estou tentando cancelar minha assinatura....o lamentável é essa ação da folha: *"tudo por dinheiro"*
A Secretaria de Redação respondeu exatamente aquilo que, durante a semana, previ que aconteceria em conversas com amigos. Sabia que não haveria um mea culpa. Lamentável- banaliza-se o mal em nome de cliques e polêmicas. Dr. Fausto também achou que poderia sair ganhando no pacto com Mefistófoles. Deu muito errado.
Podem tergiversar à vontade. A Folha deu palanque pra golpista. É a normalização das falas de um f@ cis t@ agora em pele de cordeiro. Se deu palanque, é pq concorda. Qdo a Folha não concorda, trata logo de demitir o colunista ou quem está no conselho editorial. Já vimos isso antes.
A folha não pode se esquecer do público espÃrito de porco, não é? Afinal, quem vai pagar a conta?
Estou na duvida sobre qual texto é o pior do ano: Belzebu ou ombudsman?
Nessas horas, há que lembrar Hannah Arendt e a banalização do mal- jamais permitir que a cidadania e os direitos humanos sejam afrontados! Trazer o "espÃrito de porco" para a sala, como defende a Alexandra, seria desmistificar o espÃrito do tempo? Entretanto, ao contrário, no caso parece servir de argumento para normalizar discursos de ódio, embora com batom de civilidade, como quer fazer crer...
Sempre considerei um exagero o protagonismo atribuÃdo ao personagem em debate no artigo. Não analisa nada em profundidade, não faz considerações relevantes. Está mais moderado mas o estilo falar coisas pars causar ainda ecoa.
Bolsonaro, o maior vagabundu que o Brasil já produziu. Chefe membro do Bolsonarollah!!!
Não é compreensÃvel que órgãos da imprensa brasileira, como FSP e Globo News, deem voz a um cidadão que, quando presidente da República, atacava dia sim, dia também, esses mesmos órgãos, inclusive com ameaças de cassação de suas concessões. Uma coisa é dar espaço a pensamentos divergentes, outra, bem diferente, é abrir as portas para quem não apenas diverge do pensamento democrático, mas, pior, ataca a democracia brasileira e propaga fake news cotidianamente.
Dar voz a uma pessoa que sempre mentiu e mente copiosamente é inadmissÃvel. Tudo o que ele diz, na verdade, o que alguém fez e mandou entregar. A senhora Alexandra sabe, a secretaria da redação sabe, eu sei, você que me lê sabe, todos sabem que o texto transcrito pelo colunista não é de autoria dele. Isso não é jornalismo. E hoje foi o dia de buscar uma narrativa para justificar o injustificável. Estão seguindo aquela máxima dos polÃticos: a gente mente e depois mente de novo.
A chefia da fsp abre espaço pro ignaro, não porque eh plural, sempre foi singular. Monocrática e monocromática, liberal até os gargumilos, sofre de um mal incurável, genético e progressivo, uma falha na sequência do DNA, produz uma proteÃna contaminante, que se espalha na manada , cuja única função eh o ataque perene a lula.
Não entendi se o texto é da Ombusdman ou da porta voz da Folha...
E pq insistem em falar tanto nele?
Uai, Alexandra, dá pra discutir - o que não é pouca coisa. A objeção sobre a qualidade do jornalismo, contudo, não tá nem de longe respondida pela secretaria da redação. A folha nem se posicionou editorialmente frente à mentira da e mistificação, muito menos jornalisticamente, botando um bom artigo ao lado. Comeu bola, lambeu saco, prestou um desserviço à freguesia e um desrespeito ao frio seu frias - que é capaz de ter esquentado no mausoléu, tamanha vergonha.
Claro que não discute. Só não consegue ser direto, preferindo a leviandade velada.
Tenho visto videos da esquerda mostrando de modo quase completo um pronunciamento da extrema direita no congresso, seguido do pronunciamento da esquerda, também de modo quase completo. Não preciso nem comentar as omissões, as distorções que esta folha faz ...
Arrã. Antônio, nem discuto suas razões; todavia, o 247tem o culhão de se financiar (pobremente) com seus, nem tantos, assinantes.
O 247 não publicaria, tenho certeza. Mas a Folha tem princÃpios e eles se encaixam no conceito de democracia, goste-se ou não. O resto é tentativa velada de censura e exercÃcio de bom-mocismo farsesco.
A ombudsman (jornalista que critica material publicado e responde queixas dos leitores), tenta justificar a decisão da Folha em abrir espaço para um golpista falar sobre democracia, provavelmente motivada pela debandada de assinantes...Mas, vamos lá, ela é fraquÃssima na argumentação absurda e seguindo o raciocÃnio da ombudsman, se Hitler fosse vivo, seria convidado pela Folha a escrever um artigo, discorrendo sobre igualdade.
Acho que sim. Convidaria o bigodinho, pois ele mesmo não sabia, mas já era anti lula, e isso pro editor da folha eh condição SINE qua non para habitar o planeta liberal.
De acordo com o artigo exposto acima, com todas a justificativas da Folha para normalizar e igualar todos como iguais (de forma redundante mesmo), a Folha consequentemente normalizaria todos os tiranos e ditadores da história. Isso nos leva a pensar que a Folha daria espaço até para a opinião de um tipo Hitler. Ou não?
"O Jair ofereceu o texto depois de uma entrevista " antes ao contrário. Foi solicitado a ele um texto que ele encomendou Fábio Wajgarde. O leitor sabe que o ex presidente, um autoritário tÃpico, não consegue escrever dois parágrafos inteligÃveis sobre democracia. Não basta ser inelegÃvel, tem que causar e aparecer a toda hora e isso o jornal garante o espaço. Se ele pediu para que publicasse o artigo que fosse como matéria paga, dinheiro das jóias estão aà para isso.
A desfaçatez da senhora é tentar justificar dizendo que foi o Bolsonaro que pediu para publicar... Repito, querem nos idiotizar.
A declaração de Bolsonaro contra a Folha de São Paulo, marcada por uma retórica beligerante e uma postura confrontadora em relação à imprensa, reflete a tendência autoritária que pautou boa parte de sua gestão. Ao atacar veÃculos de comunicação, especialmente os crÃticos a seu governo, Bolsonaro não apenas tentou deslegitimar a imprensa como pilar democrático, mas também busca criar um inimigo externo para mobilizar sua base de apoio. A estratégia de demonizar a mÃdia é tÃpica de populistas.
Populistas autocratas, principalmente.
Parei de ler no "pode ter mudado de opiniao". De tão patético, só posso achar graça.
A Folha, e nenhum veÃculo de informação sério, não pode publicar textos de um criminoso. A única oportunidade de bolsonaro exibir suas "opiniões" é através dos autos processuais, e assim mesmo através de seu advogado.
Quatro anos sendo torturado por aquele horroroso cercadinho, e agora vem um artigo, versão GPT, irônico e hipócrita, para nos lembrar que as sombras estão sempre à espreita. Tudo bem, viva a democracia!!
Vou "roubartilhar" texto de um (correto, brilhante e bem humorado desconhecido meu: MaurÃcio Abdalla - os créditos são dele): "Bolsonaro pedindo respeito à democracia, dará inÃcio a uma série de artigos da mesma linha. Conheça os próximos: Suzane Richthofen: "Respeitem os pais". Goleiro Bruno: "Respeitem as esposas". ManÃaco do Parque: "Respeitem as mulheres". Casal Nardoni: "Respeitem as crianças (e filhos)". PM (de qualquer estado): "Respeitem as pessoas pobres e negras". Nada a acrescentar..
Janja:"Respeitem a liturgia do cargo de primeira-dama".
filhos do poder de BrasÃlia, que queimaram Galdino: respeitem os indÃgenas.
Ombudsmans do passado criticavam os erros do jornal. Para serem independentes, recebem estabilidades e salários mesmo após terminado o mandato do cargo. Agora, a atual ombudsman apenas faz os serviços de relações publicas e assessoria de imprensa da imprensa. A decadência parece ser o projeto da Folha. Decadência de seu serviço e do paÃs como um todo. Tenta igualar democratas e torturadores normalizando anomalias politicas com o mesmo cinismo dos torturadores.
Prezada Alexandra Moraes: procure nos arquivos da folha/80 anos, o capÃtulo sobre Campanhas Publicitárias. Dentre as que mais marcaram o público, está a "Folha de rabo preso com o leitor"...tenha certeza que hoje em dia não está mais. Outra ainda diz: "O jornal que mais se compra e o que menos se vende" - desafio a repetir o slogan sem enrubescer.
Dedo no'zóio! Do jornal, que tenho certeza que a moça não seria o alvo de tamanha intrusão.
Qual é a utilidade de veicular um texto inteiramente falso e mentiroso, psicografado por Bolsonaro? É evidente que um analfabeto funcional como ele não tem capacidade para escrever aquilo e as mentiras foram desconstruÃdas pelo próprio Ombudsman. Ele é inelegÃvel exatamente porque atentou seguidamente contra a democracia.
Só uma correção: na visão kardecista a psicografia exige inteligência de quem envie a mensagem.
A Ombudsman vem escrever um texto para justificar as muitas criticas pelo fato do jornal ter aberto espaço para um artigo publicado por Bolsonaro (mas claramente não escrito por ele). Em sua justificativa faz comparações tentando colocar no mesmo nivel a esquerda, que nunca planejou golpe e a direita golpista e da ditadura. E até hoje a FSP não explicou porque censura seus leitores que pensam diferente assim como se fez na ditadura brasileira. Para mim está clarÃssimo a conduta da folha.
Bolsonaro tem razão ao dizer que a Folha "...é a fonte do mal...", pois só ela publicaria um artigo em que ele, mentirosamente, se define como democrata. Democrata? Só no dia em que o sargento Garcia prender o Zorro.
Bolsonaro deve ter feito esse texto por inteligência artificial, não vai demorar um tempo para ele começar a falar as suas bobagens e destilar ódio contra a democracia, contra o STF, contra as eleições pseudo fraudadas e as instituições democráticas no Brasil. Está tentando buscar a anistia pela sua tentativa de golpe, mas não passará. Sem anistia para golpista.
É impressionante a FSP, não tem 1 dia que não falrm pelo menos 5 vezes sobre JMB e nunca é uma crÃtica direta a todo mal causado por ele ao paÃs.
Todo mal é exagero! Quase todo! Nos quatro anos de governo Bolsonaro, foi de fato uma tragédia, discurso de ódio tanto no cercadinho como nas suas lives, o lobo solitário, o Tiú Fras, que se explodiu tentado destruir o STF, não ouviu vozes da cabeça, ouviu vozes de bolsonaro durante 4 anos, que o levou a fazer a loucura que fez. Sem anistia para o golpista. Afinal o que que Bolsonaro fez de bom no seu governo? Nada!
Mudaram o papel do Ombudsman na Foice? A atitude de Alexandra Moraes lhe parece de uma mediadora de conflitos? A narrativa agressiva contra Bolsonaro em seu texto seria um aceno aos esquerdo patas que criticaram a FSP por ter dado espaço ao ex-presidente? Patético. Cancelando minha assinatura.
Os papa-capins logo vêm destilando o ódio que é peculiar aos esquerdo/patas!
Duvido que você cancele a assinatura. Afinal esse é mais um espaço para um troglodita de extrema direita como você destilar o seu ódio e propagar um amontoado de mentiras e baboseiras.
A melhor notÃcia do ano: Napu vai cancelar a assinatura. Pena que seja mais uma das milhares de mentiras postadas por ele. Amanhã ele estará de volta, expelindo seu ódio. Napu, faça como sempre faz: denuncie meu comentário.
Grande dia!
Comentou o suprasumo do bolsonarismo. Não acrescenta nada ao debate e só repete os jargões que lhe enfiam na cabeça. Quem que respeitar a democracia é Bolsonaro, que ao contrário do texto que escreveram pra enviar pra folha, ele tem a aversão a democracia. Fato!
Os fanáticos que ouviram Bolsonaro esbravejar no cercadinho e nos palanques improvisados que ele fez contra o STF, contra a democracia, e contra as instituições, não se contentam com sua derrota. Acho que está na hora de admitir porque já está chato. Afinal que Bolsonaro fez de bom em quatro anos a não ser tumultuar a vida nacional, e deixe lá o ódio entre o povo e as instituições? Sem anistia para golpista!
Muitos ainda continuam na Terra Plana. Fazer o que?
Cancela mesmo. Chega do teu fana tismo pelo im becil do bozo aqui.
Minha curiosidade é saber quem de fato escreveu tudo aquilo. Procura-se o 'ghost writer'.
eu pergunto para a Sra Alexandra quais desses que a Sra mencionou é antidemocrático, e tentou um golpe? e qual deles tentou desqualificar a imprensa, e seus profissionais? esse cara não mudou de opinião, é um oportunista, é o escorpião querendo pegar carona nas costas do sapo
Parabéns à ombusdman, faço minhas suas frases finais. A verdade é que, no estágio do capitalismo a que chegamos, a democracia , outrora associada à esse sistema, já não interessa mais. Malásia, China e outras demonstram isso, e o chamado Ocidente, por suas próprias mãos, tende a extingui-la inexoravelmente.
A coluna está boa. O que ninguém disse, coluna e secretaria de redação, mas sabe, é que Sonsonaro não escreveu o artigo. Não consegue articular dez palavras em sequência lógica.
Pois é rives, no artigo imaginário, que não li, receio que não houvessem palavrões. Lapso lamentável do verdadeiro autor, pois teria dado mais credibilidade ao texto.
Exatamente! O que Sonsonaro sabe fazer se fosse escrever um discurso seria parecido com a reunião ministerial que o Ministro Celso de Melo mandou publicizar. Aquele é o Sonsonaro. Uma aberração!
Um bolsonarista raiz respondeu prontamente ao pedido do Ãdolo para respeitarem a democracia. Bem ao estilo do chefe e seus liderados. Se explodiu. Democracia para eles é assim. Tem que ser dinamitada
Apesar de ser contrária a qualquer manifestação do inelegÃvel, creio que a publicação da entrevista e do artigo se constituem em atitude democrática na qual sempre se pautou a FSP. A esquerda detesta, evidenciando o seu caráter anti democrático de sempre. Parabéns Folha!
Você confirma que não é de esquerda, o que numa democracia é normal, é necessário o embate esquerda-direita. Mas a direita acabou no paÃs, todos eles bandeando para a extrema direita golpista e esta folha se mantendo porta voz deles, o que não tem nada a ver com pautar-se por atitude democrática.
Se fosse possÃvel entrevistar mortos a Folha já estaria entrevistando o Adolf. Como não dá, sempre será possÃvel publicar trechos do Mein Kampf. Vai em frente.
Dar voz a Hitler e Mussolini ocasionou o que todos sabemos, desconhecer História é imperdoável para um jornal como a Folha. Depois do leite derramado, a nossa civilidade foi para o espaço!
Quanto mais tempo Bolsonaro ficar solto, quanto mais tempo terá de seguir propagando seus ataques ao STF, às urnas eletrônicas, ao regime democrático, etc. Mais ele insufla sua massa de fanáticos a reagir por meio da violência, das bombas, das armas, do ódio, do ressentimento.
É por intermédio dessas comparações entre Lula e Bolsonaro, que se tentam normalizar tudo o que Bolsonaro representa, todos os seus crimes, e o fato de ele se encontrar fora do campo democrático.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Alexandra Moraes - Ombudsman > Bolsonaro exibe sua temporada primavera-verão na Folha Voltar
Comente este texto