Mercado > 80% defendem demissão de servidores por mau desempenho, mostra Datafolha Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Bruno Andreoni

    Se for permitida a demissão por mau desempenho, aparecerão critérios que na prática equivalerão a uma reafirmação da estabilidade. São literalmente séculos de parasitismo, entranhados na cultura da nação.

    Responda
  2. REGINA RODRIGUES BORGES

    Sou a favor! Desde que comece ser analisado aqueles que recebem altos salários!

    Responda
  3. Augusto de Souza

    Reportagem encomendada!

    Responda
  4. Marcelo Silva Teixeira

    Reportagem tendenci0sa e absurd@

    Responda
  5. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Os respondentes da pesquisa sabem o que é uma agência reguladora?

    Responda
    1. MARIO LUCIO CAMARGOS

      Porque a 'voz do povo' não é exatamente o foro capacitado para o escrutínio das coisas muito complexas.

  6. Antonio Dias Macedo

    Pimenta nos olhos dos outros é refresco ! Se algum desses entrevistados for aprovado em concurso público, muda de opinião imediatamente !

    Responda
  7. Alexandre Stuepp Cavalcanti

    80% querem saber onde estão, do que se alimentam e onde vivem os responsáveis por fiscalizar o poder executivo?

    Responda
  8. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

    É o que a lei prescreve, basta aplicá-la.

    Responda
  9. Alípio Dias dos Santos Correia

    A começar pelos políticos e seus secretários!

    Responda
  10. Luis Eduardo Fernandes Fernandes

    Boa noite! Na minha percepção a solução é uma reforma administrativa da base vertical e horizontal começando com os cortes de gastos e benefícios que apenas contemplam a minoria da sociedade. Nessa perspectiva, estaríamos no caminho certo, porque anomalia do serviço público são condicionadas em vários aspectos e conceitos que precisam ser ponderados e solucionados.

    Responda
  11. Salatiel Pereira da Silva

    A folha parece que virou uma bolha pensativa ultimamente. As pessoas votam em candidatos péssimos e avaliam os servidores? Será que estes péssimos candidatos estão agradando a folha ? E até fazendo coluna?

    Responda
    1. Bruno Andreoni

      Nossa, que horror impensável avaliar os funcionário públicos!

  12. DIRCE BUZATO

    Essa "anomalia global" precisa ser corrigida, mas a anomalia global de ser um dos primeiros paises que mais cobram impostos dos cidadãos, sobre isso ninguém se manifesta, né? Ninguém merece esse tal de 2 pesos 2 medidas nesse nosso Brasil....

    Responda
  13. marcos fernando dauner

    a solução é demitir todos e partir para o sistema total de cotas = metade do total para paraquedistas nacionais e a outra metade para emigrantes - venezuelanos, angolanos, haitianos , bolivianos, argentinos ,ucranianos , chineses, sírios, palestinos e afegãos

    Responda
  14. S Barreto

    Não vem com essa palhaçada, FSP. Qual é a de vocês? Que o Qi volte pra ocupar os cargos públicos? Quanto falta de visão deste jornal. Égua de vocês!

    Responda
  15. aluisio silva

    Custo anual para o Brasil: Bpc - 30 bi Bolsa família - 14 bi Univ. Federais - 5,5 bi Vale gás - 3,7 -bi Farmácia popular - 3,4 bi Lei Rouanet - 2,5 bi Samuel- 1,7 bi Total - 60,8 bilhões Contra Custo anual para: Forças armadas: 86,8 bi Incentivos fiscais para empresas: 97,7 bi, até 08/2024 Emendas parlamentares 44,67 bi Total: 229,17 bi Aí a dica de onde começar a cortar custos.

    Responda
  16. Jose Soares de Aquino

    Mau desempenho é o mesmo que demitir por justa causa. O problema é o político administrador comprar o desgaste de comprovar o mau desempenho, ou seja, esse tipo de demissão sempre foi possível.

    Responda
  17. Felipe Macedo

    O sonho do sistema é deixar tudo a critério dos donos do poder na ocasião. Aí não vai ter servidor de carreira atrapalhando comércio de jóias e afins. Todo apoio ao funcionalismo público

    Responda
  18. WALTER TRAVASSOS

    Datafolha a serviço da faria lima e assemelhados. É a campanha orquestrada para o corte de gastos no lombo do pobre trabalhador. Pobres, pretos, índios....continuem a votar nos seus inimigos!

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Agora que o sistema tem o apoio de parte da população, no caso os pobres de direita, ele não vai parar até arrebentar o trabalhador e o povo

  19. aluisio silva

    Sempre a mesma lenga lenga, propaganda paga covarde da direita para fazer o país dar mais um passo para trás, para trazer de volta os "bons tempos" do clientelismo e, quem sabe, coronelismo, acabando com os concursos e estabilidade do servidor público . Nos anos 90 trabalhei numa estatal inchada de militares, a qual foi privatizada sob o pretexto de dar um boom ao setor, o que até hoje não ocorreu. Alguns poucos certamente lucraram , ao contrário dos trabalhadores dispensados à época.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Quem pede "estado mínimo" sempre é pq quer "estado máximo" pra si mesmo. Nunca é pelo povo e a maioria. Muito menos com a extrema direita

  20. Marcela Carvalho da Silva

    Os 20% que foram desfavoráveis são servidores públicos, certeza. Passou da hora de uma reforma administrativa justa, a começar pelo Judiciário.

    Responda
    1. Salatiel Pereira da Silva

      Então você quer a reforma administrativa pra que? Qual seu real interesse?

  21. Ivan Bastos

    Poderíamos começar a avaliação e a demissão pelos militares das FFAA. São notórios incompetentes e custam demais ao país.

    Responda
    1. WALTER TRAVASSOS

      Essa pesquisa a datafolha não faz!!!

  22. Rui Blas Ortiz

    Me parece que, em defesa de muitos bons desempenhos e algumas críticas generalizadas, perdeu-se o recado da matéria: que servidores de desempenho pífio ou maus servidores deveriam ser desligados. Ora, obrigado e parabéns àqueles que desempenham bem seu trabalho e, adeus àqueles que sobrecarregam seus colegas de classe. Simples assim.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      E ai vc acordou, né?

  23. paulo cesar cruz

    Engraçado eles terem citado economias onde existe a social democracia, porque a direita tenta confundir o povo, tudo o que não é capitalismo é comunismo. Social democracia e socialismo para eles é tudo comunismo e se você contesta te mandam pra Cuba e Venezuela. Até quando vamos ficar neste rame rame ? E se alguém me mandar pra algum lugar , me mandem pra pqp, pelo menos sei que nâo estarei sozinho.

    Responda
  24. Waldir Roque Maffei

    Agora a Folha deve pesquisar também os cargos em comissão que permanecem, entra governo e sai governo. Daqueles que incorporam gigantescas comissões para a aposentadoria. Da para ter uma estatística. Em todas as esferas.

    Responda
  25. Ricardo Andrade

    Ao invés de pela energia limpa, a Folha, na verdade, é pela precarização do serviço público.

    Responda
    1. Ivan Bastos

      Nunca entendi esse logo da FSP.

  26. Antonio Calmon

    O serviço público tem os funcionários mais qualificados do país. Muitos passaram anos cursando uma faculdade de engenharia, a área mais difícil de se concluir um curso no país, para ganharem 3 ou 4 salários mínimos por mês. Não dá, a iniciativa privada do país está na cidade média. Então os concursos públicos selecionam os melhores.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Se não são aprovados em concursos públicos como Petrobras, Eletronuclear, Eletrobras (antes de ser covardemente privatizada), empresas públicas de gás além de Banco do Brasil, Caixa e outros, vão embora pro exterior porque o setor privado não paga o valor justo que esses profissionais extremamente qualificados e estratégicos pro desenvolvimento do país merecem, engenheiro no setor privado só se for no exterior, aliás, o setor público faz um favor em reter esses profissionais no país.

    2. Antonio Calmon

      Idade média.

  27. paulo cesar cruz

    O que está por trás é isto : cabide de empregos, chantagens, aparelhamento político, lobby e mais cor ru pção. Alguém lembra do discurso do legado que a Olimpíada deixaria ao Rio ? Alguém lembra da CPMF, que seria usada para a saúde ? Até quando o país vai cair no mesmo golpe ?

    Responda
  28. paulo cesar cruz

    A hipocrisia brasileira sempre travestida de eficiência e modernidade. A mesma cantilena de sempre. Se ainda resta uma classe média neste país de abismos, se deve,em grande, parte ao funcionalismo público. Salários baixos,empregos precários, horas exaustivas, o sonho do mercado. Imagine se aquele funcionário da alfândega teria resistido aos avanços de Bolsonaro, no caso das jóias, se não tivesse estabilidade.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Se não tivesse estabilidade hein, e olha que mesmo assim o servidor da alfandega (acho que é fiscal da Receita Federal) levou "uma carteirada" do assessor do Bolsonaro, mesmo assim, como tem estabilidade não se sujeitou a ameaça e fez o seu papel de fiscal de forma urbana e ética.

  29. Daniel Ravena

    Folha sendo ... Folha. Porcentagem parecida dos brasileiros também defende maior taxação de grandes fortunas. Folha sendo ... Folha. É no mínimo impreciso concluir que não falta recursos para melhor prestação de bons serviços públicos comparando carga tributária entre países, porque estes não têm deveres estatais na mesma extensão. Folha sendo ... Folha.

    Responda
  30. Marcelo Barbosa

    A mídia, inclusive a Folha, faz lobby pela reforma administrativa porque sabe que os melhores e mais qualificados trabalhadores do país apostaram na carreira pública porque se negam a trabalhar no setor privado de forma precária e ganhando salários medíocres. Já existe no estatuto do servidor público a possibilidade de demissão do funcionário (e não exoneração) por mau desempenho, o que falta é uma Lei complementar que regulamenta o assunto criando critérios e avaliação de desempenho.

    Responda
  31. raul neto

    Sou servidor publico, atendo balcão e sempre sou elogiado pelos advogados a quem atendo. Trabalho muito e não dou a mínima bola para os comentaristas, desinformados, invejosos que só falam o que não sabem aqui. São uns frustrados, só isso.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Vc certamente eh uma exceção. A grande maioria acha que esta fazendo um favor de atender o publico, e não um dever.

    2. Nelson Maria de França

      Fala mais não. Humilhou demais.

    3. José Augusto Seixas Júnior

      Legal seu comentário. Os frustrados devem ter prestado diversos concursos públicos e nunca foram aprovados...

    4. Marcelo Barbosa

      Na lei de dez. de 90, há a possibilidade de demissão do funcionário público por mau desempenho, o que falta é uma lei complementar que regulamenta isso e cria os critérios de avaliação além do período de estágio probatório mas há uma desinformação muito grande por parte das pessoas que acham que ser funcionário público é mordomia porque tem estabilidade, mas não é assim que funciona e querem acabar com a estabilidade generalizando-os como incompetentes e "encostados" na estabilidade.

  32. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Que tal incluir o legislativo e judiciário nesta aventura. Lembrete, foi o SUS que enfrentou com destreza e competência a pandemia, em que pese a incompetência dos governantes de então. A dsp sendo o que sempre foi.

    Responda
  33. Vilma Inácio

    Precisamos de um milei pra demitir funça no atacado

    Responda
    1. raul neto

      Você é uma incompetente.

  34. Benedito Claudio Pacifico

    Ninguém pode concordar com os privilegios dos servidores de todos os poderes e de todas as esferas que são definidos pelos seus próprios pares , deveria tambem haver só uma previdência no país cabendo excessão para militares em tempo de guerra . Somos um unico país mais com varios tipos de cidadãos.

    Responda
  35. Adelar Motter

    A Folha insiste em desqualificar o Serviço Público de forma genérica, omitindo de suas ‘análises’ a casta superior (judiciário, políticos e militares) onde estão os maiores salários e as piores entregas para a sociedade. Ou a FSP não os considera Servidores Públicos!?

    Responda
    1. Antonio Calmon

      A Folha está em campanha.

  36. José Augusto Seixas Júnior

    Carreiras típicas do Estado uma balela. Vamos começar a reforma pelos membros da magistratura e do ministério público. Como esse pessoal consegue fazer doutorado, dar aulas, etc. Quem tá trabalhando no lugar deles?

    Responda
  37. CID CANCER GON ALVES

    Considerando que servidores públicos são os que são pagos com os recursos dos impostos, essa discussão só faz sentido se começar pelo pessoal das forças armadas (essa inutilidade onerosa) e pelo das polícias militares (excrescência da ditadura militar). E, claro, sem esquecer da magistratura em todas as instâncias e da turma do ministério público, estadual e federal. Começando pelas mordomias e penduricalhos dos maiores privilegiados do funcionalismo público, podemos discutir os demais.

    Responda
    1. Olavo Cardoso Jr

      Esquerda quer ver o Brasil militarmente fraco. Todos sabemos pq.

  38. luiz roberto silva

    Não tenho dúvidas que 100% concordam com demissão de governos por mau desempenho também.

    Responda
  39. Fernando Lima

    O que deveríamos urgentemente começar a debater é sobre a despolitização da Administração Pública. Enquanto políticos continuarem colocando seus interesses à frente do Serviço Público, a estabilidade ainda será necessária.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Despolitizar mas querem acabar com a estabilidade do servidor público? Mas é aí que tá, os politizados são, justamente, os nomeados diretamente pelo poder executivo do ente federado sem concurso público que está ali em troca de apoio político e eleitoral, os chamados cargos comissionados, se querem acabar com a politização deveriam primeiro diminuir ou extinguir os cargos comissionados.

  40. neli faria

    Mas, o mau servidor público responde a processo disciplinar e é demitido. E os cargos de confiança? E as propaganda autopromocional? Que silêncio subserviente! Qual o motivo de a alesp, bndes, ministérios , gastarem rios de dinheiro em propaganda inúteis para a população?

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Neli, o processo disciplinar é extremamente burocrático e muito subjetivo até porque, a maioria dos demitidos são os mal avaliados em período de estágio probatório, o que falta é conscientização e informação da população sobre como funciona a gestão de pessoas no setor público e criar uma lei complementar que abrange a possibilidade de avaliação e demissão do servidor após o estágio probatório mas não é nesse foco que a mídia em geral foca, e sim, no fim da estabilidade do servidor público.

  41. Ricardo Andrade

    Folha é um jornal a serviço da precarização do serviço público

    Responda
  42. MARCO ANTONIO POLISELI

    Vixe, agora a folha é o DataFolha se f! Os encostados militantes funcionários contratados do Lule vão ficar doidos!!

    Responda
    1. neli faria

      Isso a Folha não fala!

  43. JAILSON DE BEZERRA

    A Folha e sua perseguição incessante ao funcionalismo público. Por que não fazem campanha para criar leis que realmente funcionem na hora de punir políticos ladrões? Bolsonaro até hoje está solto.

    Responda
  44. Douglas Sales

    Ninguém deve ficar encostado nos serviços públicos. Quem não produz, ou não cumpriem as devidas obrigações deverá ser demitido. Agora devemos ter cuidado e muito com as injustiças. As panelinhas que se formam em todas as classes e até no crime organizado é dificil vencer e cometem várias injusticas, levam o jogo do jeito deles; e se você que está dentro começar pensar dferente é logo eliminado.

    Responda
  45. ODETE DOS SANTOS

    Folha só me decepciona.. Porque não escrevem sobre os desempenhos dos vereadores, deputados, senadores, prefeito e governadores que são também servidores e poucos fazem para o povo e pelo povo? E os militares???? Estão em luta para a privatização mesmo não é?

    Responda
  46. Luiz Antônio Oliveira

    Isso não é artigo, é manufatura da opinião pública pra pautar mais uma vez a ladainha da reforma do Estado e precarizar cada vez mais o serviço para entrega-lo ao ineficaz setor privado. Detalhe: não tem uma linha sobre a casta militar.

    Responda
  47. Cauê Ito

    A folha perde a oportunidade (atualissima por sinal) de debater na pesquisa a condição dos militares, que também são funcionários públicos e têm regras próprias estapafúrdias como pensões à viúvas de companheiros que nem sequer morreram, auxílios e benefícios extremamentes desproporcionais, etc.

    Responda
  48. Anna Guimarães

    São muitos fatores a serem considerados, dentre eles: Os instrumentos de avaliação de desempenho são falhos e mal aplicados e devem ser aprimorados. A falta de estabilidade pode tornar o serviço público um curral dos políticos, por outro lado, alguns funcionários públicos se acomodam com a estabilidade , têm baixa produtividade e excesso de afastamentos e não aceitam ordens de seus superiores por se julgarem blindados com a estabilidade.

    Responda
  49. Lisy P F S

    Demissão

    Responda
    1. Ivan Bastos

      Você pediu demissão? Que bom.

  50. Luiz Bayard Bayer de Carvalho

    Em tempo, sou aposentado, nunca fui funcionário público.

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.