Mundo > China-Brasil: Com futuro compartilhado e amizade que supera distâncias é hora de navegarmos juntos sob velas cheias Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
BelÃssimo texto! Considero-me um entusiasta do aprofundamento das relações Brasil-China, mas claro, necessário lembrar que a premissa do ganha-ganha nas negociações comerciais e demais interações entre os dois paÃses tem que ser sempre considerada para a perenidade e saúde desta amizade.
Que belo texto, o que sobressai é o respeito mútuo, ao contrário de outros, que tratam o Brasil como subalterno. Achei interessante o toque sensÃvel, quando falam de Cultura. Outro nivel.
Eu acredito nas boas intenções do presidente da China. Para o Brasil, um grande aliado. Temos muitos acordos com os chineses, desde satélites a plantios de soja e milho, passando por uma vasta lista de negócios. Nos últimos 30 anos, a China se desenvolveu mais que o Brasil, por esforço do povo chinês. O Brasil pode seguir o mesmo caminho.
Não temos indústrias e sempre fazemos acordos com paÃses industrializados ao longo dos séculos: Inglaterra, EUA, Alemanha, China. Exporto um navio de café, e tu me envias um smartphone último tipo para eu brincar de videogame e tik tok. Tipo Maguila contra Mike Tyson. Famosa parceria Caracu.
Em breve, nos EUA, teremos um Trump protecionista, negacionista, egoista e trapaceiro internacional. Na União Européia temos o francês Macron que sempre só pensa no protecionismo aos seus conterrâneos, e que somados a alguns lunáticos da extrema-direita, travam o acordo Europa - Mercosul. Claro que o Brasil deve diversificar seus negócios internacionais, porém, a China, através de seu presidente, está dando mostras de que quer uma relação duradoura, pacÃfica, baseada no ganha-ganha e no respeito
Trump neles. A China compra todas as instituições democráticas do Brasil com uma ninharia. Já está fazendo isso.
Chapéu de alumÃnio
A China está comendo os regimes democráticos dos paÃses pobres pela beirada .
É hora de caminharem juntos sim , são muito parecidos .
EU confio muito mais no ira, arabia saudita, coreia do norte, russia china, e demais autocracias teocracias e ditaduras fuleiras e autoritarias do mundo alem dos membros do eixo do mal, todos parceiracos do lula e da brazuela. E desconfio de todo o ocidente e mundo livre kkkkkk
Kkkkk
Concordo. Ditadura chinesa ou ditadura americana forçam a gente a escolher. No momento prefiro fazer negócio com os china. Trump é um coitado.
Ainda bem, sr. Jef, que o Brasil se assemelha mais com a China, que é uma super potência econômica, tecnológica e militar, e não com os Estados Unidos que são um império decadente e anacrônico.
Já deu mostras de insanidade mental, naquela dancinha mequetrefe de meia hora, durante a campanha.
O Brasil atual se parece mais com a China .
O Don Trump EUA disse ao PR L U L A O f i c i a l:L U L A O f i c i a l] 3 que é hora de caminharmos juntos, perdão troquei, foi o presidente Xi Jinping da CHINA, considerada a maior potência mundial e maior comprador do Brasil e, é governado por um sistema comunista, com forte viés democrático socialista e liberal capitalista. Os EUA são democráticos com viés liberal capitalista e terão um chefe a partir de 25 terrivelmente prepotente, reacionário e negacionista!!!
OBS. Receamos q o pres eleito Trump, com todo poder adquirido para governar no Executivo terá maioria no Parlamento e muita aproximação com a Suprema Corte (Judiciário) certamente tentará a reeleição em 2028 por possuir tendências autocratas!!!
Ficaram os dois a parte do mundo. Dois ditadores. A Janja querendo regulamentação das redes sociais. Provavelmente porque é tão detestada que pouco importa.
Olha só quem fala, a Lis Je gue kkkkkk
Petulância do editorial tratar um chefe de Estado como ditador. O saudita que esquarteja jornalista, a Folha de S. Paulo denomina de "prÃncipe".
E não é?
O mundo todo sabe que Xi Jinping é um estadista, mas a Folha gosta de elogiar o Milei, minúsculo.
Devemos avaliar a sustentabilidade econômica ambiental de trocar 10 toneladas de minério ou uma tonelada de soja por um smartphone ou quinquilharias diversas. O acordo a ser feito é de parcerias pra fortalecer a indústria nacional. Quer vender aqui, produza total ou parcialmente aqui. Isso serve pra chineses, americanos, europeus, etc.
O Brasil está no rumo certo nas relações comerciais com China. Tem q haver uma rota alternativa de comercio q não passe pelos EUA. Hoje a tecnologia está com os Asiáticos. Os Americanos dormiram no ponto e o ônibus passou pra eles. A guerra hoje voltou a ser fria.
Não há uma loja neste PaÃs que não esteja entupida de produtos chineses. Está aà o perigo, na pandemia não tÃnhamos máscara e outros insumos necessários p/ conter a doença porque a China estava saturada de pedidos. Somos dependentes demais dos produtos chineses, como nunca fomos dos produtos americanos. Não estamos produzindo quase nada do que precisamos. Não é inteligente!.
Tente comprar kker produto direto dos EUA. Aém de ser carÃssimo o frete custa os olhos da cara. Eles dominaram o comércio mundial porque são acessÃveis a todos e praticam o e commerce como nenhum paÃs consegue. Aà criou-se está dependência mundial da China. Vai ser duro fugir dela.
Por trás do artigo fofinho está um gigante que se autodenomina “tudo abaixo do céu”. A China quer o terceiro mundo sob sua órbita. Não tem apreço nenhum por democracia e seu interesse está nas preciosas commodities. Vamos sentir saudades do imperialismo norteamericano.
Todos os paÃses tem interesses, a diferença é que talvez com a China ,possamos estabelecer uma parceria em termos melhores que a que estabelecemos com os americanos no passado , só depende de nós mesmos não reptirmos uma subserviência e um viralatismo históricos
O pessimista não corre o risco de entristecer, prezado Osvaldo, é coisa precavida. A menos que, Bozolóide ou assemelhado, morra de raiva caso uma parceria "comuna" dê certo: entristece, enraivece e espuma. Eventualmente, explude.
milei abraçar o xi foi demais. o resto pode tudo!
Um artigo fofinho não muda o fato de que a China, disfarçada de multilateralista, quer, na verdade, ser, no futuro, o mais poderoso polo de um mundo multipolar (de poucos polos, obviamente).
Alguém aà confia em americanos?
EU confio no ira, arabia saudita, coreia do norte, russia e china, comfio em todas as autocracias e ditaduras do mundo alem dos membros do eixo do mal, todos parceiracos do lula e da brazuela. E desconfio de todo o ocidente e mundo kkkkkk
pela quantidade de ofensas que me são endereçadas abaixo, nota-se claramente que o povo que aqui se manifesta não tem a mÃnima preocupação com a indústria nacional
Verdade, Marcos. Vide a concorrência desleal que a indústria brasileira de pneus sofre, vide a declaração da ANIP. Esse surto de importação também afeta outros setores, como os de borracha, têxteis, produtos quÃmicos e aço.
Não, Marcos, desculpe-me contradizê-lo: quem o xingou (não reparei, mas arrisco), não se preocupa com a civilidade. Com relação à indústria, é possÃvel argumentar: algum cuidado com as polÃticas industriais, já ajuda. E não é tão difÃcil tê-lo.
é incrÃvel - e preocupante- a quantidade de baba ovos da China nesse espaço . eles preferem comprar as bugigangas made in China do que fortalecer a indústria brasileira . como são parasitas no Brasil, e não trabalham na indústria, não estão preocupados com a indústria nacional .
China, EUA, Rússia, etc. são todos iguais. Qualquer paÃs só visa os seus próprios interesses que podem coincidir ou não com o de outro. Como diria VinÃcius: que seja infinito enquanto dure.
Concordo. Não existe nação amiga de verdade. Cada paÃs que proteja seu mercado, seus empregos e seu povo.
O texto do Xi é engessado, formal e amigável: parece que foi escrito pelo Chat GPT
Rapaiz.... quanto confete!
Alguém aà confia em chinês ou russo? Só se tiver dois neurônios.
E se confiar nos EUA, é porque não tem neurônio algum....
A culpa dos problemas brasileiros é do próprio Brasil. Pare de usar essa muleta. E um paÃs de polÃticos incompetentes e corruptos
Se não confiar na China vai confiar em quem? Há quantas décadas confiamos no G7, em especial, EUA e o Brasil continua subserviente e dependente do sistema financeiro dessa ordem mundial. É preciso sair da "caixinha sem medo de ser feliz.
Andar de mãos dadas é complicado hein
Acho que o Brasil deve visar aos próprios interesses, não importa com qual paÃs. Caso a parceira da China nos traga benefÃcios, por que não? Alguém ainda confia nos EUA, por exemplo?
Por que o brasileiro é tão ingênuo? Ganha uns afagos de um estranho e fica todo embevecido. Quando é que vai ter juÃzo e ver as coisas como adulto? Se existe um PaÃs que só visa os próprios interesses esse PaÃs é a China. DevÃamos pensar no nosso e fortalecer a nossa produção industrial.
Marco Aurélio, os EUA são o nosso segundo comprador e os paÃses europeus também são grandes parceiros comerciais. Não sobreviveremos apenas com a parceria da China, cujas importações se concentram em ferro e soja.
Amigo, qualquer paÃs só visa os seus interesses, que podem ou não coincidir com o de outro. Como diria VinÃcius: que seja infinito enquanto dure.
Amigo, o maior parceiro comercial do Brasil atualmente é a CHINA! Ela é uma grande compradora de produtos brasileiros, e assim fortalece a nossa balança comercial. Precisa dizer mais alguma coisa?
Sim, estamos muito próximos da China e quem duvida disso, basta ter a ousadia de expressar sua opinião… e nem precisa ir muito longe, tente fazer isso aqui nos comentários e veja se esse espaço não é também chinês quando seu comentário tiver de passar pela moderação.
Quanto mais o Trump pressionar o Brasil, mais penderemos pro colo chinês. É a lógica da sobrevivência comercial.
A china compete de forma desigual e prejudica a indústria brasileira. Os problemas dos EUA com as importações são os mesmos que temos, estamos fazendo alianças erradas.
É desanimador ver o complexo de vira-latas (com perdão aos fofinhos cachorrinhos) que o brasileiro não perde. Até de "estadista" chamam a quem prejudica nossas indústrias. Eu não chamo a ninguém de "estadista". PolÃticos são pra serem cobrados, não idolatrados.
Verdade, Gisele. Vide a concorrência desleal que a indústria brasileira de pneus sofre, vide a declaração da ANIP, pra citar um exemplo. Esse surto de importação também afeta outros setores como os de borracha, têxteis, produtos quÃmicos e aço.
Zueleide, você vai avaliar o comentário dependendo da minha formação acadêmica, é isso? Se eu informar que estudei em Harvard, está bom para você? kkkk Vê se enxerga, garota!
Você é economista? Se formou inde? Ou só opinião mesmo? Gostaria de saber para avaliar sua defesa das "alianças erradas". O que seria a Aliança certa? Obrigada
Prejudica nada! Se o Agro a safra que tem hoje é porque teve um foguete chinês para levar nosso satélite para o espaço. EUA e G7 não fornecem e, ou transferem tecnologia para o Brasil. O Brasil tem a maior plataforma de lançamento espacial que assusta a América e daria vantagem militar para o Brasil é outros aliados dele. Além é claro da vantagem econômica sobre o G7. Querem a gente apenas como quintal!
Aponte a aliança mais sensata, então.
o que prejudica a indústria brasileira é a atitude mesquinha da elite polÃtica brasileira, que super explora a população e o meio ambiente daqui e de outro lado impede projetos de desenvolvimento do paÃs no Congresso e Senado. Não somos em NADA parecidos com os EUA e, com a nova presidência deles, as coisas para o Brasil tendem a piorar, afinal Trump já disse que cumprirá suas promessas de campanha, dentre as quais a deportação de brasileiros e taxação dos produtos daqui
Temos os navios. Os brasileiros podem remar..
Que o estadista Xi Junping consiga levar a mundo a um porto seguro. Go China.
Tem a extrema-direita que idolatra o micto e esquerda que idolatra outro micto.
Estadista . Só pode estar brincando chamar um ditador de estadista. Espero que seja uma ironia
tão logo os chineses conseguirem outros fornecedores de grãos na Ãfrica central , dirão adeus aos agroboys bolsomitas brasileiros
O MaurÃcio Rodrigues ta se sentindo a verdadeira escrava Isaura kkkkk "acordamos 4h, vamos pra lavoura" meu deus que mimizento. Mas valeu as risadas hahah em tempo, ótimo texto camarada Xi, bem esclarecedor.
A sua visão de mundo é limitada. E dá pra perceber que o é avesso ao trabalho. Acordamos 4 horas da manhã, vamos para a lavoura, não temos sábado e domingo. Damos dezenas de empregos, onde o piloto da colheitadeira deve ganhar bem mais que o.sr. ,E ainda fica aà torcendo.pelo nosso fracasso. É difÃcil de compreender
MR - se a China parar de comprar nossos grãos, não vamos vender soja para a Islândia ? Malta ? Luxemburgo ? acordo !
O planeta Terra não tem só a China pra ser alimentada . Não delire. Vá se tratar enquanto é tempo
Eles já compraram, lá e cá, um monte de terra. E tão produzindo. E sua demanda tende a diminuir, de fato.
A única coisa nesse texto que valeu minha atenção foi o elogio às capivaras, que real são fofinhas.
Boa idéia, que deveria ser levada a sério. Estados Unidos está em rota de isolamento mundial, o que deve ficar evidente nos próximos 20 anos.
Brasil e China têm culturas admiráveis e um futuro promissor, mas a democracia, os direitos humanos e a sustentabilidade ambiental precisam ser a bússola. Respeitados esses valores, tudo pode acontecer para o bem de ambos os paÃses. Hoje, infelizmente, não é assim. Trabalhemos para mudar.
Se associar a China é dar fim a indústria nacional !
Os polÃticos que nós elegemos já deram fim a indústria nacional. Precisamos renacionalizar o Brasil não elegendo estes polÃticos que saqueiam os cofres públicos do paÃs.
O Brasil precisa resolver o problema da pobreza extrema do povo trabalhador. Milhares de trabalhadores são jogados nas ruas todos os anos devido ao baixÃssimo salario e super tributação. Tem muitos parasitas na polÃtica que consomem bilhões e só atrapalham o desenvolvimento do paÃs. Sem tirar o povo trabalhador da pobreza o paÃs não tem futuro. O destino é mergulhar cada vez mais fundo no atoleiro.
Parasitas na polÃtica sustentados por um forte apoio financeiro do andar de cima e mÃdia. Nos dias de hoje em que a mentira é a verdade, a mÃdia não faz o seu melhor papel. Assumiu de vez o quarto poder escancaradamente a favor do andar de cima.
Pobre mundo, pobre Brasil. EUA e Europa e China se esforçam para nos manter pobres fornecedores de commodities enquanto corrompem nossa elite e nossos polÃticos. Não vamos progredir com apoio e dinheiro dos outros. Temos que encontrar nosso próprio caminho. DifÃcil.
Os EUA com esse governo de extrema direita vai levar eles ao buraco, a China vai ser torna ainda maior aqui na America Latina e na America do Sul, Que venha para somar e não dividir
Que texto impecável, chega a ser poético! Avancemos sob velas cheias à nova ordem mundial.
Em 1989 este homem trabalhava com uma enxada. Um gigante.
A época que antecedeu a segunda guerra mundial, o Getúlio Vargas tinha um olho na Alemanha e o outro nos EUA, tentando buscar quem poderia oferecer mais vantagens ao Brasil. Parece que temos agora uma situação parecida.
Talvez hj a China seja e a que oferece um caminho mais sólido pensando como economia
Muito bem lembrado!
Naquela época os EUA demonstraram interesse e investiram no Brasil, até mesmo para conter a admiração de Vargas ao regime de Hitler. Atualmente vemos a China com diversos investimentos e influência em variadas áreas no Brasil e os EUA tentando acabar de vez com a globalização, sem conseguir, claro.
" Não importa a cor do gato, o que importa é se ele sabe caçar ratos" Deng Xiaoping Os ratos expressados pelas mazelas brasileiras carecem de gatos ( gestores públicos) que enfrentem esses ratos que há século convivemos, sem respostas ou soluções aos nossos graves problemas estruturais. Precisamos de um projeto de transformação social efetiva, baseado na liberdade, democracia, devido processo legal, respeito à propriedade e à iniciativa privada, com inclusão social e redução das desigualdades.
A China já e a maior economia do mundo, os USA com Trump aprofundarão sua decadência e fim! O Brasil precisa ampliar e espraiar as coperações e negócios com a China - inclusive referente às tecnologias, máquinas e equipamentos voltados para a produção agropecuária familiar, das comunidades tradicionais, assentadas, quilombolas etc.
Nao disse nada demais, porque tudo q escrevo tem q sofrer censura desse jornal
Benassi é criativo demais. Vc é 10
Sábio chinês Confúsio sempre diz "phôia é que nem China, né? Sençula sem dó nem piedade!" Hahahahah!
Brasil é muito importante para ser tratado como quintal.Benvindo Presidente Xi, q traga mais investimentos!
Sem peças da China o Bozo não andaria fazendo fiasco em motociatas por aÃ.
Texto emblemático que reflete ao meu ver o caminho a seguir para o Brasil nos anos vindouros. A China está lançando as bases para uma parceria que pode alterar a geopolÃtica global. Além de tudo tem boas tiradas culturais Gostei da capivaras fofinhas
Faço das suas palavras, as minhas.
Nosso maior parceiro comercial! Viva nossa amizade com a China. Não podemos ficar a mercê dos Estados Unidos - devemos buscar uma boa relação com eles - mas Trump e os seus precisam saber que somos um pais soberano. A História mostra que todos os impérios caÃram!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > China-Brasil: Com futuro compartilhado e amizade que supera distâncias é hora de navegarmos juntos sob velas cheias Voltar
Comente este texto