Mundo > China-Brasil: Com futuro compartilhado e amizade que supera distâncias é hora de navegarmos juntos sob velas cheias Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Sensacional. Já estou aprendendo mandarim há dois anos.
depois de palavras otimistas o que no mundo atual esta em falta so me resta é convidar o homem para almoçar la em casa.
O que o Brasil tem ganho com o alinhamento aos Estados Unidos? Não tivemos lucros comerciais e investimentos, até agora nenhum, nem na época de Trump com Bolsonaro. Americanas só querem tachar. Seja bem-vinda a China, e que possamos crescer juntos com o império chinês. O resto é mimimi de quem tem sÃndrome de vira-latas com os estadosunidenses. A guerra fria acabou há muitos anos, o negócio é ser pragmático e crescia com quem quer crescer juntos.
Melhor antes de qquer opinião saber por não envolvidos como eles são . Leem o livro : Shanzai ! Vão ver a diferença de mentalidade . Governo do um também não ajuda ..
O Porto Chancay, a 80 km de Lima, recém inaugurado, vai diminuir os custos das mercadorias.
exato - e Paranaguá, Itapoá , São Chico e Navegacity ficarão ás moscas .
Com a eleição de Trump, o Brasil deve aprofundar sua parceria com os paÃses membros do BRICS e integrar a Iniciativa Cinturão e Rota. Todos saem ganhando: o povo brasileiro, o povo chinês, o estado brasileiro e o estado chinês. O único perdedor é o arrogante EUA.
O.alinhamento do Brasil com a China é questão de sobrevivência, bric s é questão de sobrevivência. A multipolaridade é a sobrevivência da humanidade
O.alinhamento do Brasil com a China é questão de sobrevivência, bric s é questão de sobrevivência. Os estado unidenses em breve estarão enfrentando os últimos momentos como um único paÃs em.breve terão que ser divididos
Chegou, chegando. Vamos deixar o Sr Donald fazer a América grande outra vez, olhando para seu umbigo, especialidade deles, e trabalhar com quem impulsiona o nosso Agronegócio. Vão de Vento em Popa.
Acho que devemos abraçar esse novo império. Eles tem alguns valores menos torpes e se dizem comunas o que é bem mais interessante. Chega de macdonalds com coca-cola. Já enjoou. Agora é China inbox!
Concordo com Benassi. Parceria pra trocar 10 ton de soja e minério por um smartphone não é sustentável a longo prazo. Chineses querem vender coisas ao Brasil, que tal fazer parceiras com empresas brasileiras? Foi essa a condição imposta pelos próprios chineses aos americanos.
Otimismo é bão, Erick, mas com cuidado e caldo de galinha,
Guioza e frango ao molho de laranja vão muito bem!
Antigamente era comum falar para o filho: - Esta não é para casar. A China não é para casar, o que nao significa que não de para brincar bastante. Nem os States são. Juras de amor eterno não funcionam em relações internacionais
Se dermos conta de um amorzinho oportunista, honesto e bem feitinho, tá bão demais! Hahahahah!
Que diferença enorme pro governo Bozo. Aquele só xingava todo mundo, era pária internacional e ficava isolado. Ja o atual recebe inúmeros convites para reuniões bilaterais e faz varias parcerias.
Nossa, prezado Paulo, você lembrou da barbaridade do Bozo e isso recordou-me a grossura do Xing-ling representante do Estado chinês respondendo ao Quadrúpede-ex-Chefe. Os chineses são respeitabilÃssimos e pensam no longo prazo; que é ótimo. Mas também são capazes de inegável aspereza, pra ser cuidadoso.
O Brasil só tem a ganhar se mantiver boas relações com todos os paÃses. E tem muito a aprender com a China, uma grande nação que venceu o imperialismo.
A China fez o States de bobos. Ofereceu seu mercado e sua mão de obra em troca de tecnologia. Aprenderam com os americanos e Depois deu um sonoro pé na b...
Sim muito, o maior problema do Brasil é sua submissão ao imperialismo
Não exatamente, né, meu caro? Continua rebolando em um espaço bastante tenso, talvez piorado com o palhaço laranja. E também tem lá seu próprio imperialismo, embora muito mais sutil. Sem tirar mérito algum desse pessoal, certamente possÃvel fonte de grande aprendizado.
Viva os BRICS.
o periquito verde agradece. vamos quebrar a indústria brasileira e consumir apenas made in china
O que o Brasil ganhou um protecionismo americano, tanto na era Trump/Bolsonaro quanto na era Biden/Lula? Nada. Que venha a China.
quando o tigre chinês tiver escravizado todo o Ocidente, a galera não poderá mais publicar as pérolas emitidas abaixo .
caro serginho - sugiro fazeres um estágio num desses navios pesqueiros chineses .que pescam em nosso litoral . A FSP publicou reportagem recente a respeito .
Marcos, em que mundo vc vive? Medo de comunismo em 2024? Qual o paÃs que a China comunizou nos ultimos 50 anos? Sugiro se informar melhor pra nao falar bobagens aqui na Folha!
O estreitamento de parcerias do Brasil com a China é algo muito saudável. Sendo uma nação independente como somos, não devemos ter apenas relações com outras nações sob prévia autorização do governo dos EUA. Não nos interessam as guerras, mas sim fazer bons negócios e buscar a prosperidade do Brasil, sem essa história de alinhamento automático e incondicional com qualquer outra nação, pois essa é a receita pronta do atraso e da subserviência eternas.
Temos muito que aprender com a China. Pensar no longo prazo e incluir sua população pobre na economia (melhor maneira de enriquecer um paÃs).
Prezado xará singular, o estado autoritário facilita muito, né? Mas, de qualquer maneira, fizeram um trabalho admirável nos últimos 2O anos, capaz de obsscurecer as barbaridades do camarada Mao. É muito impressionante, foram centenas de milhões de pessoas... É muito significativo. Não obstante os milhões que foram liquidados e outros tantos que levam na cabeça ainda hoje.
exato - o povo brasileiro vai adorar quando adotarem a legislação trabalhista chinesa por aqui - sessenta horas de trabalho por semana e uma semana de férias no ano
Duvido. O que se quer aqui é trabalhar menos e ser Feliz. Viver mais com menos.
É bárbaro mesmo, Marcos. Mas, reconheçamos, inguazinho ao pessoal do Uber e Cia. E outros trampos "empreendedorÃsticos".
Fica ouvindo o tio do zap e não sabe que o Brasil está querendo diminuir a carga de trabalho, quase que escravocrata, sai da bolha. O importante é negociar com quem quer comprar os nossos produtos sem a imposição do protecionismo americano.
esse é o famoso "o que tem a ver o c com as calças?"
Saia do zap zap, e aprofundesse em informações, assim quem sabe poderá emitir opiniões mais corretas!
Marcos, vc precisa estudar pra não falar sandices como essa!
Enquanto brasileiros sempre esperaram as migalhas caÃrem da mesa dos Americanos para nos alimentarem, chineses nos colocam na mesa como iguais.
Fernando, prezado, isso é muita confiança no blá bonito dos cabra. Não obstante a relação mais amistosa, a assimetria tá na fuça.
Texto calmo e sereno, próprio dos chineses, sem ataques ou insultos. A China avança passo a passo em conquistas inimagináveis décadas atrás, como o desenvolvimento aeroespacial. Mesmo que seu presidente seja eleito por um colégio eleitoral do mesmo partido, o que isso difere na essência dos Estados Unidos, cheio de desigualdades e dominado por figuras imstáveis, como Musk e Trump? Para nós, brasileiros, a aproximação com a China é respeitosa e muito benéfica.
Vende-se
É simplesmente um ditador massageando o ego de seu vassalo.
E dando um banho nos gringoes, inabilidosos e relativamente hostis...
Quem tinha o desejo de ego amaciado era o ex-presidente, hoje inelegÃvel Jair Bolsonaro, que além de bater continência a bandeira americana, teve a cara de pau de dizer y love you trump! Simplesmente ridÃculo tamanha bajulação. Não ganhou nada em troca nenhuma tarifa menor. Só subserviência e admiração de um amor não correspondido. O Brasil não ganhou nada com os Estados Unidos.
Vem, Xi!
Me vende sua soja. Cuidaremos do resto.....
Sonhar é de graça. A hora que Trump entrar ficará pianinho. Se der incentivo as 40 maiores fábricas voltaram correndo para os USA. China fecha a porta.
Sua ignorância não cabe no universo!
O ditador Jinping usando saliva pra facilitar a sua relação com o Brasil . Bobeia Brasil ! Bobeia!
Brasil e China juntos por um mundo melhor para todos.
Muito "sambarilove" do Xi mas, declara propósitos de unidade na ação polÃtica global com o Brasil . Mantém compromissos comerciais, menciona a crise climática e se antecipa à tormenta que chega breve com a lamentável escolha da população americana do norte. O texto merece ser estudado por nossos representantes e por todos nós. Novos tempos estão por vir.
O Brasil deve manter uma ótima relação com a China E os EUA, e não cair nessa cilada de antiocidentais e antiamericanismo.
Perfeita sua colocação!
"Capivaras fofinhas"?!
quasi-Xará, não sabia disso, muito grato! Apenas destaco que são uma faca de dois legumes: na natureza (tal como os pandas, provavelmente) fedem e tem pêlo duro, são a anti-pelúcia. E, facilmente, têm carrapatos-estrela. Se dermos azar, o parasita é portador da febre maculosa, está se alimentando da capivara, desce nos matinhos ao redor e, bobeou, viramos sobremesa enquanto estamos encantados com os bichos. Em português claro h mas distorcido para fugir da sençura - são "fofinhas" mas uma Soda!
E não são? Caso não saibas, as capivaras são bem conhecidas no exterior e gostam delas, quase como dos pandas, pelo caráter pacÃfico e a cara de bicho de pelúcia. Nós mesmos não damos tanto valor a elas...
Uma coisa é bastante evidente: há nessa proposta uma visão de cooperação, presente e futura, entre dois paÃses continentais, criativos e potentes. Isso é bastante distinto daquilo que nos é acenado pelos sobrinhos de Sam, com sua retórica belicista e cada vez mais auto-protetiva. Todavia, é essencial que saiamos de uma posição exportadora de commodities para algo mais relevante do ponto de vista industrial e de desenvolvimento: nisso, a China pode contribuir para que a relação avance tremendamen
Perfeito.
Engraçado falar de navegar juntos, porque tanto China quanto Brasil quase não têm barcos à vela. E sabe o que dizem: onde tem menos vela, costuma ter mais opressão. Acho que chegou a hora de investir em barcos as vela.
Um paÃs admirável , a segunda potencia militar , talvez a primeira e nunca invadiu um paÃs estrangeiro , esse presidente tem sim uma postura de estadista . Eleição direta lá acho que não daria certo , seria muito confuso e logo iriam aparecer os oportunistas corruptos como aqui no Brasil .
Brasil potência mundial!!!
Bela e profunda mensagem, que possamos seguir juntos sob velas cheias!
Sim, vamos aumentar a engorda dos porcos chineses pra consumo da populacao chinesa e em troca destruÃmos a floresta amazonico com o aumento criminoso do agronegocio. Essa e a grande amizade de Xi.
Kkkk. Olha o naipe dessa caricatura! O mundo não é digital, ou um ou zero. Sua ignorância só é superada pela sua pedancia.
O leitor Andre se considera profundo conhecedor da China. Vai pra la. Vai pra la viver num pais controlado pelo estado onde a liberdade do cidadão e tolhida e a imprensa manipulada. Mas não sou nem lulista nem bolsonarista, e ambos polÃticos estao andando pra salvar a floresta amazonica. E parece ser esta tb a sua posição.
Luis, se entendermos sua crÃtica como "cuidado para não ficarmos sempre como exportadores de produtos primários", faz sentido. Mas as excelentes observações do André dão um contexto um pouco mais amplo né não?
Esse relação de porcos chineses e transformar o Brasil em um fazendão é coisa do governo anterior; que acelerou a desindustrialização do paÃs. Você tem espaço para desenvolver os dois modelos; sem predar a floresta como também aconteceu no governo anterior. O Brasil pode estabelecer relações tecnológicas com a China e ser uma liderança para prover produtos industrializados para o continente. Não é a toa que nosso PIB vai bater 4% esse ano.
Fernandes, você continua preso ao comunismo? A China é uma economia de mercado, comandada por um partido único e conseguiu construir um modelo único de capitalismo não associado a uma democracia liberal e que funciona pra eles. Ninguém desenvolveu mais que eles e tirou mais gente da miséria que o chineses. Sua fala mostra sua ignorância e cegueira ideológica. Eu conheço profundamente os dois paÃses. Vocês misturam alhos com bugalhos.
É nóis
Tamo junto.
Hahahahah, a concisão é uma virtude de primeira categoria. Hahahahah!
Isso aÃ. Bozo foi subserviente e bajulador dos americanos em dois anos de Trump, e não conseguiu extrair absolutamente nada da relação. China sabe construir uma relação ganha ganha; e se Trump seguir pelo caminho de relação ideológica, que eu acredito que não vai acontecer. Respeito e pragmatismo na relação com os americanos, mas Brasil First.
Luis Fernandes, tenho uma novidade para você: ninguém precisa ser contra o comunismo ou contra o capitalismo. A realidade não é binária. Não existe apenas esquerda ou direita. No sistema de numeração base 2 existe apenas zero e um. A consequência é não conseguimos representar valores com total precisão em binário. Assim como na dualidade, nuances são perdidos quando nos restringimos apenas aos extremos.
Sr Luis Fernandes, a ignorância é um problema lamentável! A China é simplesmente o nosso maior parceiro comercial!! PaÃses não tem amigos, e sim interesses comerciais que beneficiem a sua população!! Pergunte a opinião do Agronegócio sobre a nossa relação com a China! Impressionante como certas pessoas não evoluem, ou nem tentam!!
Esses bozolinos demonizam a China por ela ser comunista, e clamam por um rompimento das relações do Brasil com os chineses, mas são tão tacanhos que não percebem que produtos chineses fazem parte do dia-a-dia deles, como acessórios de celulares, computadores, TVs, carros, vestuário, enfim, uma infinidade de coisas. Isso que dá só se informar pelo zap da famÃlia.
LuÃs, você continua preso ao comunismo? A China é uma economia de mercado, comandada por um partido único e conseguiu construir um modelo único de capitalismo não associado a uma democracia liberal e que funciona pra eles. Ninguém desenvolveu mais que eles e tirou mais gente da miséria que o chineses. Sua fala mostra sua ignorância e cegueira ideológica. Eu conheço profundamente os dois paÃses. Vocês misturam alhos com bugalhos.
Prefiro ser anti-comunista do que anti-capitalista. Mas e tÃpico dos lulistas adorar ditadoresÂ… Aguarde o aumento agressivo da China militar em Taiwan e Mar da China. Enquanto isso sugiro estudar mais q seu ignorante guru
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > China-Brasil: Com futuro compartilhado e amizade que supera distâncias é hora de navegarmos juntos sob velas cheias Voltar
Comente este texto