Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Emmerich

    Muito "sambarilove" do Xi mas, declara propósitos de unidade na ação política global com o Brasil . Mantém compromissos comerciais, menciona a crise climática e se antecipa à tormenta que chega breve com a lamentável escolha da população americana do norte. O texto merece ser estudado por nossos representantes e por todos nós. Novos tempos estão por vir.

    Responda
  2. Felipe Vasconcelos

    O Brasil deve manter uma ótima relação com a China E os EUA, e não cair nessa cilada de antiocidentais e antiamericanismo.

    Responda
  3. Felipe Vasconcelos

    "Capivaras fofinhas"?!

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Uma coisa é bastante evidente: há nessa proposta uma visão de cooperação, presente e futura, entre dois países continentais, criativos e potentes. Isso é bastante distinto daquilo que nos é acenado pelos sobrinhos de Sam, com sua retórica belicista e cada vez mais auto-protetiva. Todavia, é essencial que saiamos de uma posição exportadora de commodities para algo mais relevante do ponto de vista industrial e de desenvolvimento: nisso, a China pode contribuir para que a relação avance tremendamen

    Responda
  5. Lucas Fernando Amorim

    Engraçado falar de navegar juntos, porque tanto China quanto Brasil quase não têm barcos à vela. E sabe o que dizem: onde tem menos vela, costuma ter mais opressão. Acho que chegou a hora de investir em barcos as vela. 

    Responda
  6. jose lins

    Um país admirável , a segunda potencia militar , talvez a primeira e nunca invadiu um país estrangeiro , esse presidente tem sim uma postura de estadista . Eleição direta lá acho que não daria certo , seria muito confuso e logo iriam aparecer os oportunistas corruptos como aqui no Brasil .

    Responda
  7. henrique de sousa lima

    Brasil potência mundial!!!

    Responda
  8. Ivan Zacharauskas

    Bela e profunda mensagem, que possamos seguir juntos sob velas cheias!

    Responda
  9. LUIS FERNANDES

    Sim, vamos aumentar a engorda dos porcos chineses pra consumo da populacao chinesa e em troca destruímos a floresta amazonico com o aumento criminoso do agronegocio. Essa e a grande amizade de Xi.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Luis, se entendermos sua crítica como "cuidado para não ficarmos sempre como exportadores de produtos primários", faz sentido. Mas as excelentes observações do André dão um contexto um pouco mais amplo né não?

    2. Andre Moraes

      Esse relação de porcos chineses e transformar o Brasil em um fazendão é coisa do governo anterior; que acelerou a desindustrialização do país. Você tem espaço para desenvolver os dois modelos; sem predar a floresta como também aconteceu no governo anterior. O Brasil pode estabelecer relações tecnológicas com a China e ser uma liderança para prover produtos industrializados para o continente. Não é a toa que nosso PIB vai bater 4% esse ano.

    3. Andre Moraes

      Fernandes, você continua preso ao comunismo? A China é uma economia de mercado, comandada por um partido único e conseguiu construir um modelo único de capitalismo não associado a uma democracia liberal e que funciona pra eles. Ninguém desenvolveu mais que eles e tirou mais gente da miséria que o chineses. Sua fala mostra sua ignorância e cegueira ideológica. Eu conheço profundamente os dois países. Vocês misturam alhos com bugalhos.

  10. Chico Neto

    É nóis

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, a concisão é uma virtude de primeira categoria. Hahahahah!

  11. Andre Moraes

    Isso aí. Bozo foi subserviente e bajulador dos americanos em dois anos de Trump, e não conseguiu extrair absolutamente nada da relação. China sabe construir uma relação ganha ganha; e se Trump seguir pelo caminho de relação ideológica, que eu acredito que não vai acontecer. Respeito e pragmatismo na relação com os americanos, mas Brasil First.

    Responda
    1. elcio matos

      Esses bozolinos demonizam a China por ela ser comunista, e clamam por um rompimento das relações do Brasil com os chineses, mas são tão tacanhos que não percebem que produtos chineses fazem parte do dia-a-dia deles, como acessórios de celulares, computadores, TVs, carros, vestuário, enfim, uma infinidade de coisas. Isso que dá só se informar pelo zap da família.

    2. Andre Moraes

      Luís, você continua preso ao comunismo? A China é uma economia de mercado, comandada por um partido único e conseguiu construir um modelo único de capitalismo não associado a uma democracia liberal e que funciona pra eles. Ninguém desenvolveu mais que eles e tirou mais gente da miséria que o chineses. Sua fala mostra sua ignorância e cegueira ideológica. Eu conheço profundamente os dois países. Vocês misturam alhos com bugalhos.

    3. LUIS FERNANDES

      Prefiro ser anti-comunista do que anti-capitalista. Mas e típico dos lulistas adorar ditadores… Aguarde o aumento agressivo da China militar em Taiwan e Mar da China. Enquanto isso sugiro estudar mais q seu ignorante guru