Elio Gaspari > O surto terrorista está aí Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Paulo Augusto, grato pelo comentário. Sim, este atentado de BrasÃlia foi praticado por um bolsonarista. Mas a história recente está repleta de atentados terroristas de outra estirpe. Citei alguns casos nos comentários abaixo. Votei no Lula, nos dois turnos, mas recuso-me em negar a legitimidade de quem votou no Bolsonaro em participar do processo democrático. Eles representam metade da população brasileira. Proscrevê-los sob o rótulo de terroristas seria a própria negação da democracia.
Mário Donizete, grato pelo comentário. Nem todo bolsonarista é terrorista e nem todo terrorista é bolsonarista. Aceitar a sinonimia que você propôs seria concluir que metade dos brasileiros são terroristas, incluindo amigos e familiares nossos, o que seria um absurdo. Mesmo após a democratização, grupos de esquerda praticaram atentados terroristas: atentados em Porto Alegre, investigados pela Operação Érebo; atentado em Brazlândia, pelo grupo ecoextremista Individualistas Tendendo ao Selvagem.
Roberto Lobo, grato pelo comentário. A história está repleta de casos de atentados terroristas praticados por dissidentes e ativistas individuais, sem ligação com qualquer grupo: o atentado de Oslo e Ilha de Utøya (Anders Behring Breivik); Nice ( Mohamed Lahouaiej-Bouhlel); massacre na Mesquita de Chrischurch (Brenton Tarrant); El Paso (Patrick Crusius); Escola de Kazan (Ilnaz Galyaviev); Metrô de New York (Frank James); Winnenden (Tim Kretschmer). Contra fatos não há argumentos.
A turma que usou de um atentado para eleger o mito, fez para dar golpe, e não vão desistir, pois os mandantes não sabemos que são! O dinheiro tem poder e, não lÃngua.
E as explosões das torres de distribuição de energia
´´O surto camisista amarelista está aÃ``. Sim. Abaixo o(a)s camisas amarelas!
Está mais que na hora de chamar esses sujeitos pelo nome correto: não são lobos solitários: são Vira latas solitários,sem eira nem beira.
Greve dos caminhoneiros de 2018 foi patrocinada pelos patrões. Caminhoneiros empregados de transportadoras e empresas foram obrigados a parar por seus patrões. Era um plano para queimar mais o filme do governo Temer e eleger Bolsonaro. Era um ensaio da festa da Selma, com cobertura inclusive de setores militares e policiais.
A primeira medida que se tem na mente , logo após ato truculento agressivo , é medida mais agressiva e truculenta ainda ! Note-se , necessário se faz , debelar a causa da dor ! Estamos diante de uma sociedade doentia , cada um , desatinadamente faz o q bem entende ! Auto suÃcidio !
Jânio de Freitas no Poder360:"Nos restos já deixados por Bolsonaro, e todos os dias regados por sua ânsia de reavivá-los, o fanatismo pode ser o pior. É capaz de fatos terrÃveis e resistentes à extinção. No Brasil sempre dado a fanatismos, ocorre ainda uma integração agravante. O evangelismo comercial, que produz fanatismo para dominar a disposição dos (pobres) doadores de dinheiro, associou-se à polÃtica dos maus objetivos. Criaram o bolsonarismo. É um fanatismo sem originalidade".
reduzir pena? tem é que aumentar. cem anos de cadeia é muito pouco, quando os peixes grandes irão para a cadeia?
Pensem, caros comentaristas
Mas se nao foi , a quem interessava? À esquerda, acho q nao. Ao bolsonarismo tb nao, com a anistia sendo ventilada
Não queira aplicar lógica a loucos (ou enlouquecidos). O bolsonarismo despertou e empoderou os loucos que vao fazer... loucuras, sejam convenientes ou não ao mi(n)to deles.
Acho q foi um lobo solitario, radicalizado e enlouquecido
Adoro livros policiais e a regra basica é: a quem interessava o crime? Se nao foi um lobo solitario, a quem interessava?
Temos que debelar o quanto antes esse surto, com punições à altura dos perigos que a nossa democracia está passando. Não podemos esquecer o acontecido na Alemanha , quando , o Hitler solto depois de uma temporada na prisão, não deram a importância merecida ao seu 'ativismo' fascistoide ... E deu no que deu... "
Humanos somos dotados de um senso inato de justiça e tendemos a nos indignar com injustiças. O cinema usa muito isso e faz o vilão cometer injustiças no começo do filme para logo ser odiado pelo público. Penas de catorze a dezessete anos para vandalismo(maiores do que para homicÃdio doloso) são injustas e geram indignação. O suicÃdio em frente ao STF foi um protesto contra essas penas desproporcionais.
Sem dúvidas. Mas seu Elio elogia.
Admira-me que Gaspari, experiente jornalista, se curve ao apelo "terrorista" perpetrado por esse governo gestado na Corte de Justiça, para descondenar o protagonista do maior esquema de corrupção do mundo. Ademais, toda a falácia de golpe ainda continua sendo sustentada por opiniões e crÃticas de tal natureza, quando o arbÃtrio se revela nas condenações nunca vistas antes na história dessa nação e, qdo se viu, se deu a descondenação, só que aqui havia o interesse agora revelado, o poder!
Repita o que aconteceu com o “descondenado”: -As provas foram manipuladas e as condenações foram anuladas; -As provas foram manipuladas e as condenações foram anulas; -As provas foram manipuladas e as condenações foram anuladas… Se informe! Leia sobre a Vaza Jato neste jornal!
Vai lamber umas botas de milico na porta de um quartel vai, amante de golpista.
Quando vão botar uma lupa no financiamento externo desses patriotas .
Será que os que estão presos ficam na gaiola pelo menos 3 anos ou 1/6 das penas?
A culpa é do Terrivelmente Mau Perdedor que não reconheceu a derrota. Se o Terrivelmente Mau Perdedor tivesse a grandeza de reconhecer a derrota,bem feito que perdeu!, nada teria ocorrido. Na cadeia estão,presumo, dois dos três Ps, os poderosos e polÃticos por aÃ, a assoviarem o chorinho:E o mundo não se acabou. Fanatismo por polÃtico,lula e bolsonaro, acaba com o bom senso e com a inteligência, se é que tiveram um dia. PolÃtico, Gado:vermelho e amarelo , é para ser cobrado e não idolatrado.
Elio: tem um erro aÃ. O Kennedy morreu em 22novembro. Por que digo isso? Porque desde esse dia meu sonho é conhecer Washington. À época o sonho seria como se hoje, alguém pensar: vou passear em Marte! Uma pobreza super franciscana. Cheguei em casa, após o grupo, o defunto pai, então vivo, triste ouvindo o rádio. O que houve? O Kennedy morreu. Bem feito!Não fale isso que vão te prender como Comunista. E não me conformei:a Capital dosestaduzunidos ter o nome do filho da dona Filomena.
Texto doudo, sem pé nem cabeça, parece que era um livro e foi resumido em im pagina
Pelo visto compreensão de texto nunca foi seu forte
Perfeito, e eu nem me lembrava dos incêndios criminosos que proliferaram recentemente! As autoridades sérias têm que investigar, sobretudo quem financia! Esses atos terroristas estão conectados, não são isolados! A Inteligência não pode descartar nenhum indÃcio, por mais inocente que possa parecer! Esses criminosos estão dispostos a qualquer coisa para desestabilizar o paÃs!! Sem ANISTIA!!
Sem anistia.
Eu devo estar sonhando ou eu vi gente defendendo aquele mmherda que sujou o gramado do STF aqui?
Faltou falar de outros eventos como a invasao a sede da PF e ao 1o ataque ao STF em 2022. Sem falar nos atentados isolados como bolsonarista matando PTistas. Falar em anistia é completamente descabido. Há sim, agora que se cobrar agilidade no encerramento do inquerito q apura envolvimento de financiadores e mentores dos ataques de 08/01, julga-los e puni-los exemplarmente. Quantos aos bolsonaristas, vigiai-os.
Sêo Elio, o senhor diz da investigação corrente, sobre fato passado. Preocupam-me as ações futuras, de prevenção contra eventuais novas barbáries: não temos o mesmo aparato de vigilância que está disponÃvel lá na Terra de Sam, e nem sei se seria bom tê-lo, dados os possÃveis efeitos colaterais da coisa. A onisciência do Estado têm um custo cidadão que, sei não, capaz de ser altÃssimo. Não tenho resposta pra minha angústia, infelizmente. De resto, investigar é arroz com feijão. E chumbinho.
Com o devidÃssimo cuidado, preparo e, absurdamente (mas fundamental), vigilância, caro Mario. Já vimos, como algozes e como vÃtimas, o quanto isso pode dar pano pra manga. E mangá também, do tipo conspiratório! Hahahahah!
Concordo. Sabemos que bolsonarismo é sinonimo de violencia e terrorismo. O bolsonarista por sua vez, é sinonimo de extremista, radical e fascista. É uma gente sem apreço por cumprir as leis e regras estabelecidas. Pior, interpretam as leis de acordo com suas conveniencias numa especie de universo paralelo. Sendo assim, voce está certo! é preciso se preocupar com o futuro e tomar providencias contra novos eventos, Monitorar as ações dessa gente pode dar algum trabalho. Mas, é fundamental.
E o terrorismo descarado do mst?
Querer comparar as ações do MST com as ações terroristas de alguns membros da extrema direita e tentar confundir os fatos.
Ah, vá? Explodiram-se próximos ao poder? Puxa...
Seu Elio, explodiu-se ou foi explodido, baleado, e caiu em cima do rojão aceso? Senhor acredita mesmo q soltar rojão na praça dos Três Poderes é terrorismo? Pára!
Zé, prezado, como é que é o "baleado", por favor?
Cegueira seletiva!!
Nada daquilo aconteceu na verdade, foi criação de inteligência artificial. Impressionante né Zé! E a oração para pneu, continua? Acho que você tem muito potencial, a PF tem que te dar uma atenção especial.
O atentado contra o STF ecoa nos corredores do Planalto, nos noticiários matutinos e nas redes sociais em ebulição. A nação, atônita, vê o seu cotidiano ser tragado por uma nova forma de violência, sem rosto definido, mas com raÃzes profundas. Não é apenas o medo do ataque súbito, mas o vÃrus da paranoia que parece contaminar todos os aspectos da vida pública e privada. O termo terrorista, outrora reservado a extremismos organizados, agora serve a um cardápio mais amplo: dissidentes e ativistas.
O que você chama de "sem rosto definido" é conhecido claramente por mentes sãs: é aquele que foi condenado por terrorismo e insubordinação no Exército Brasileiro.
O termo "terrorismo", no Brasil, agora tem sinonimo: "bolsonarismo". Por sua vez, o termo "bolsonarista" significa radical, extremista e fascista. Talvez, até tenhamos em breve dois novos verbetes incluidos no "Aurélio".
Dissidentes e ativistas não invadem e depredam patrimônio publico, não explodem caminhões em áreas públicas, nem tentam explodir o STF, nem a estátua da justiça, nem tentam matar um juiz. Também não fazem planos de explodir instalações militares. Lembra-se da bomba do traste inelegÃvel "O caso foi investigado e o capitão julgado por uma comissão do Exército que decidiu, por unanimidade, pela expulsão dele do Exército. O Superior Tribunal Militar (STM)".
Não existe terrorismo no Brasil. Existe um movimento orquestrado de beligerância,intolerância e de radicalismo extremo. Este movimento iniciou com a ascensão polÃtica de Jair Messias Bolsonaro e a criação do gabinete do ódio comandado por seus filhos. Basta a Justiça cortar a cabeça da cobra e colocar o mentor e criador deste clima na cadeia e acabar com o sonho de seus seguidores, ou se isso não for feito está onda irá crescer sem controle, levando o paÃs ao caos.
Como solução, prezado João, essa é uma hipótese benigna. Há percepções alternativas, que apontam inclusive para piora da situação. Enfim, Zeus te ôva.
Falta a esse governo e seus simpatizantes (STF) definirem o que são terrorismo e terrorista. PT nunca classificou as FARCS e Hamas como grupos terroristas a despeito de todas as atrocidades cometidas por eles.
Apenas para que a mentira repetida não vire verdade. Lula condenou os ataques terroristas do hamas e também condenou o genocÃdio de Israel contra os palestinos indefesos, inclusive com o corte de água e alimentos, matando milhares de crianças,mulheres e idosos indefesos. Lá é muito difÃcil classificar quem é do bem e quem é do mal, Israel é o laboratório e a máquina de guerra dos ianques.
O terroristas bolsonaristas tem sempre um passador de pano! Lamentável
FARCS e Hamas não atuam no território brasileiro. Quem deve classificá-los são o judiciário dos seus paÃses.
Você acha que é uma questão de semântica? Talvez ache também que tentar explodir o STF e matar Alexandre de Moraes seja puro romantismo não?
Deixe de histeria, camarada. Combater a estupidez humana é impossÃvel, mas amplificá-la além da realidade não ajuda. O problema não está nos amadores e seus planos tortos, mas nos que planejam em silêncio.
Amadores, Marcos, surtados como as pessoas que os influenciam. Nem de perto são sinais de algo generalizado, apesar de atitudes que poderiam ter consequências graves. A direita tem 50 milhões de votantesÂ… fosse generalizado, terÃamos um unabomber por dia. Temos nossa Gaza, com 40.000 mortos todos os anos, regados a arrego. Essa é a verdadeira face do terrorismo institucionalizado, que não interessa a quem tem escolta armada.
Com um pouco mais de sangue-frio e preparo, Alexandre, o cabra chegava lá. Passou raspando.
Faltou o cabeça desse surto.
Enquanto essas páginas infelizes da nossa história não forem devidamente apuradas, os culpados indiciados, julgados e condenados, os fanáticos seguirão soltos e se alimentando cada vez mais dos discursos de ódio, dos apitos de cachorro, propagados pelo inelegÃvel e parlamentares da extrema direita neofascista.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O surto terrorista está aí Voltar
Comente este texto