-
Adller Sady Rijo Farias Costa
Houve outros parlamentares negros. O próprio Abdias do Nascimento vituperou contra os jornais que estamparam, na ocasião, manchetes proclamando que ele era o primeiro senador negro do Brasil. Abdias lembrava que, ainda que inseridos numa sociedade que os embranqueceu, senadores do Império ou da República como Montezuma, Cotegipe, Zacarias de Gois, Manuel Vitorino, Francisco Glicério, Franscisco Melo Viana, Valdon Varjão, etc. eram de ascendência africana.
-
João Vergílio
O critério para exclusão não era cor, mas analfabetismo. Esse tipo de "truque verbal" vai render uma derrota nas urnas em 2026 que fará a vitória do Trump parecer derrota. Ninguém aguenta mais esse discurso.
-
Adller Sady Rijo Farias Costa
Houve outros parlamentares negros. O próprio Abdias do Nascimento vituperou contra os jornais que estamparam, na ocasião, manchetes proclamando que ele era o primeiro senador negro do Brasil. Ânsias lembrava que, ainda que inseridos numa sociedade que os embranqueceram, senadores do Império ou da República como Montezuma, Cotegipe, Zacarias de Gois, Manuel Vitorino, Francisco Glicério, Franscisco Melo Viana, Valdon Varjão, etc. eram de ascendência africana.
-
Henry Galbiatti
Nesta reportagem não são os negros, mas sim os excluídos: mulheres, brancos pobres, negros pobres, índios, estrangeiros pobres, enfim, os grupos sociais que sem posses ficaram a margem. Visão bem restrita da situação geral.
-
Alessandro santi
me espantei com a manchete, 1985!, mas depois lendo a matéria percebi que foi exagero mesmo a data 1985.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.