Vera Iaconelli > Escola sem celular e o que mais? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rondon De Castro

    Um modesto alerta aos pais e educadores aliviados , agora que podem contar com uma lei para suprir suas dificuldades na educação dos seus filhos e alunos: a lei pode mudar e voltar a permitir os celulares desde que…

    Responda
  2. MILTON DOLL

    Sim ! Deveríamos criar um selo de "área livre de conexão" e criar indicar locais, bares, restaurantes, cinemas (...) onde não há conexão alguma.

    Responda
  3. Renato Almeida

    O problema é que os pais continuam viciados, dando pessimos exemplos em casa.

    Responda
  4. José Cardoso

    Creio que isso é um consenso.

    Responda
  5. Gustavo Montoia

    Pior que impor está regra aos alunos são os seus mimados pais que ligam no meio da aula.

    Responda
  6. Ana Wolf Baptista

    Ótimo artigo. Lembrei de um livro infanto-juvenil recém lançado que li a pouco: "No jogo no outra vez" de Valeria Portella. A história mostra um pré adolescente que começa a perder o controle de tudo quando fica longe do celular e dos games, e como ele vai fazendo escolhas que o ajudam a ser menos dependente disso. Bem legal.

    Responda
    1. Ana Wolf Baptista

      "No jogo outra vez" nome correto do livro.

  7. Hercilio Silva

    Como farão os pais que criaram o hábito de acompanhar onde os filhos estão pelo celular? A se comunicar com eles sempre que sentem necessidade. E nem se falou em outro absurdo, a monitoração dos filhos por câmeras das próprias escolas. Não, os filhos não têm culpa nisso não.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Outro vício a ser retirado - o dos pais.

  8. humberto cavalcanti

    Nada de novo. Finlândia,top em sistema de ensino humanista, não robotizado pro chamado mercado e top em eletrônicos todas as escolas são públicas,e são proibidos eletrônicos,exceto em aulas sob estrito acompanhamento de professores,que lá têm alto status,concursos super concorridos, salários idem. Outros países proíbem.Vivemos na era da pseudo democratização da informação(pra que tanta informação se a gente parou de pensar?), da pseudo sociabilidade (sociabilidade é troca entre diferentes)

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Finlândia está banindo os tablets de sala de aula, após concluir na qualidade do aprendizado.

  9. Roberto Gomes Pereira

    Que tal aproveitar o embalo e declarar a escola espaço livre de Powerpoint? Ou só eu vejo professor com doutorado, pós doutorado e sei lá mais o que ler Powerpoint surrado feito décadas atrás e chamar isso de aula? PS: doutorado financiado pelo Estado, s propósito.

    Responda
    1. Ricardo Thomazine

      Prezado, infelizmente estás generalizando e sendo injusto com a maioria dos professores que mal tem uma boa louza pra lecionar.

  10. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

    Excelente artigo. Como professora do ensino fundamental de rede pública municipal, veja um clarão na forma de proibição do celular nas escolas, no começo do túnel para livrar as crianças, jovens e adultos do século XXI e, por extensão, todos os homens e mulheres vivas do século passado de um produto tão viciante, o celular, quanto bebida alcoólica, cigarro e as drogas ilícitas e as lícitas consumidas sem receita médica.

    Responda
    1. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

      Onde se lê veja, leia-se vejo...

  11. Marcio Castro

    Artigo excelente que sintetiza os diversos danos causados pelo uso e abuso do celular por crianças e adolescentes. No entanto, temo que as reações ultrapassem o choro e os dentes rangidos. Imagino alguns em franco desespero, aumento das faltas, celulares entrando escondidos como nos presídios, crises de pânico, agressões, entre outras. As escolas vão enfrentar situações complexas quando a medida entrar em vigor. Aguardemos.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Com o tempo, normaliza.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.