Joel Pinheiro da Fonseca > Não adiantam lindos manifestos globais se a própria legitimidade do G20 está em xeque Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Helene Medeiros

    Muito boa analise Joel. Infelizmente esta cheio de gente que coloca na boca do colunista, aquilo que ele näo falou. Acontece demais nesse forum.

    Responda
  2. EVANDRO DE MIRANDA

    O multilateralismo, de fato, está em xeque como aponta o jovem e lúcido articulista da Folha, que tende, de fato, a se ampliar, sobretudo, com a posse do Donald Trump à presidência dos EUA. Quanto a uma sugestão dada por um dos comentaristas ao Economista e Filósofo questão para segurar o emprego na Globonews, acho ótima, posto que só assisto aos programas dessa emissora, quando o mesmo - soma-se Demetrio Magnolli - fazem parte do quadro de comentaristas daquele programa.

    Responda
  3. EVANDRO DE MIRANDA

    O multilateralismo, de fato, está em xeque como bem escreveu o jovem e lúcido articulista da Folha, goste ou não dessa realidade, que tende, de fato, a se ampliar com a posse do Donald Trump à presidência dos EUA. Quanto a uma sugestão dada por um dos comentaristas ao Economista e Filósofo para segurar o emprego da Globonews, acho ótima, posto que só assisto aos programas dessa emissora, quando o mesmo - soma-se Demetrio Magnolli - fazem parte do quadro de comentaristas daquele programa.

    Responda
  4. Waldemar Rodrigues Pereira Filho

    Desonestidade ou analfabetismo funcional? Esse rapaz é um caso de mistério corporativo....

    Responda
    1. Eduardo Fabr

      Aponte um único raciocínio dele que esteja equivocado.

  5. Cleomar Ribeiro

    A Legitimidade a ser julgada aqui é a do colunista! Eu voto pela drenagrm de suas asas e baní-lo da vida pública!Ele impulsiona de braga Neto a bozo passando por pastores puppeteers, operadores de Ponzi schemes, e diversos outros operadores que voam e pousam livres na terra cansada a devorar formiguinhas-da-terra! Pessoal,são todos crocodilos e serpentes alados!É drenar e banir! Eles estão a implementar chaos agudos sem parar! Não se pode tolerar tal desgraça! Eles não são dígnos da vifa pública

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Foge totalmente ao tema.

  6. Christiane Souza Santos

    Até a sua legitimidade como comentarista pode ser colocada em xeque, caro Joel. Você já foi melhor. Mas, evidentemente que, em um mundo no qual as guerras e as ideiais nacionalistas conservadoras proliferam, todas as instituições que visam criar e implementar ações unificadoras e pacificadoras são questionadas.

    Responda
  7. Amauri Costa

    Esse rapaz é remunerado para escrever isso? Pela mesma empresa que dispensou os serviços de Jânio de Freitas há dois anos por contenção de gastos?

    Responda
  8. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Na Globo News Joel vai sempre de Demétrio, aqui escreve qualquer coisa pra gerar comentários pq tem que bater a meta.

    Responda
  9. Alberto Melis Bianconi

    Censura, não pode criticar o editorialista do jornal. kkk

    Responda
  10. Alberto Melis Bianconi

    Ver Joel condenar a globalização... ops, foi mal, o gobalismo, para usar a linguagem dessa nova direita mequetrefe, é de morrer de rir. Com a crise de 2008, que não aconteceu na periferia do sistema, nem na longínqua asia (não mais) nem no atrasado México, mas no centro mesmo do sistema liberal-democrático, no campeão da economia de mercado, não é mais esquerda que combate a globalização. Foi o ocidente perdeu legitimidade, não o G20.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Näo me parece que o colunista condene a globalizacao. Ele simplesmente faz uma analise e lanca a pergunta: Sera que os milhoes de eleitores de Trump, de Milei e de lideres europeus sao a favor da globalizacao almejada pela cupula do G20? Em sua analise ele somente lanca a questäo.

    2. Marcos Benassi

      Dedo no'zóio! Com elegância e luvas estéreis.

  11. Andre Moraes

    Joel está desolado. Como ele vai defender sua tese do bolsonarismo moderado?

    Responda
  12. Rafael Gallina Delatorre

    A eleição de Trump está dando resultados nas colunas do jornal também. Coluna destilando um pessimismo grosseiro e raivoso. O encontro deixou o colunista com raiva, gostava mais quando o país estava imerso em fanfarronices.

    Responda
  13. Sebastião Carvalho

    Qual a razão da FSP não publicar meus comentários?

    Responda
  14. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Joel estava na casa do Braga? Kkkkk

    Responda
  15. ADONAY ANTHONY EVANS

    Se o projeto Lula não funcionar, não haverá solução para as invasões migratórias na Europa e nos EUA. Não dá prá fazer muro contra jangadas no Mar.

    Responda
  16. ADONAY ANTHONY EVANS

    Lula, operário, nove dedos, "descondenado" reúne mais de 80% do PIB do Mundo e 47 mandatários, em torno de Agenda para o Futuro. Jair, Capitão do Exército Brasileiro, pré condenado, reúne o Véio da Havan, Malafaia e Sérgio Reis.

    Responda
  17. MARIA F LUPORINI

    Joelzinho está chateado porque o G20 no Brasil, sob a presidência de Lula, foi um sucesso. De público (só faltou o Putin, que não vai a nenhum evento mundial multilateral). Todos os líderes do G7, oitenta e cinco por cento do PIB do mundo. E de crítica: sob o sol do Rio de Janeiro, um ocumento final contendo o lançamento da Coalizão contra a fome no mundo, críticas à guerras, ao unilateralismo e ao neoliberalismo. É demais para as mentes colonizadas que prestam continência para outras bandeiras.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Foge totalmente do cerne da analise.

    2. MARIA F LUPORINI

      * documento

  18. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Para Joel o mundo deve se curvar ao rei Trump e ao bobo da corte, Milei, que por sua vez assumiu o lugar do ex bobo Bolsonaro. SQN, China não vai deixar.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A China nem vai precisar se mexer, quando a decadência pega certa velocidade ninguém mais para.

  19. Gilmar Maghenzani

    Já pensou Joel o seu minto fazendo o discurso de abertura do G20? primeira coisa que ele iria dizer é que não daria dinheiro nenhum e que todos saíssem vazados do Brasil

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Pensei nisso. Alguém imagina o Bozo discursando para o G7, G20, líderes mundiais? Alguém imagina o ex da Folha liderando uma iniciativa mundial contra a fome, as guerras, o neoliberalismo? O cotovelo dói demais. Odeiam o Brasil, detestam que o Brasil apareça como país civilizado e emergente. Dá-lhe editorial e coluna do contra, minimizando o evento.

  20. José Cardoso

    Já existe a ONU. Como essa não resolve muita coisa criam-se mini-Onus que também não resolvem...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A ONU e o G20 são coisas muito diferentes... O G20 é u fórum menor que procura avançar propostas de governança global, A ONU é uma associação onde, em princípio, cabe todo mundo (infelizmente nem sempre) e tem por objetivo quase exclusivo buscar a paz. Há redundâncias, gorduras, ok... mas é tipo o STF, ruim com ele, muito pior sem.

  21. marcelo duarte

    joel pinheiro da fonseca, nosso farol em relações internacionais...

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Farol dos latinos da "America", sabujos desesperados por um green card, patriotas da pátria alheia, adoradores de outras bandeiras, comedores de sobras das mesas dos países ricos. Ouvi um "i love you"?

    2. Gilmar Maghenzani

      farol que não funciona

  22. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

    Não adianta ter espaço neste jornal e não ter legitimidade nem credibilidade, né Joel, o Manél.

    Responda
  23. Adalberto Otaviano Luciano

    É triste ver nas sinaleiras de Salvador, a constante multiplicação de cidadãos exibindo cartazes: "Tenho fome".

    Responda
  24. Tadêu Santos

    NA VERDADE, O NACIONALISMO DA ULTRADIREITA É QUE ESTà DESVIRTUANDO os processos democráticos, com uma visão deturpada de governança, O exemplo maior é a virada eleitoral do Trump sobre a democrata Kamala, de forma espetacular, pois os institutos de pesquisas apontavam empate técnico até o último segundo e de repente, descamba para o negacionista reacionário, sem plano de governo ou de estado, a não ser a deportação em massa dos imigrantes, da qual sua esposa é... uma espécie de suicídio...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      dá para explicar do contrário o povo que votaria em Kamala aumentaria e o tupete perderia feio.

  25. JOAO LUIS MENDES

    Esse "colunista" é muito pé-de-chulé.

    Responda
  26. Alexandre Marcos Pereira

    O fato é que, no grande tabuleiro das relações globais, nem mesmo a saciedade está livre de se tornar uma peça política. Há uma ironia perversa em vivermos num planeta capaz de produzir comida suficiente para todos, mas que escolhe, repetidamente, a fome como destino para milhões. Nas cúpulas diplomáticas, entre discursos inflamados e tapetes vermelhos, a palavra fome aparece envolta em eufemismos: insegurança alimentar, déficit nutricional, desnutrição severa. Nomes técnicos convenientes.

    Responda
  27. marcos stein

    Queria mesmo um empreguinho numa ONG,na ONU,na OMS...ficar lutando contra moinho de vento sendo pago sem ter tido um voto sequer e ser financiado com dinheiro público e nunca ter que mostrar resultado...apenas procurar por mais problemas pra pedir mais dinheiro público. Acho que o povo tá cansando de ser enganado...

    Responda
  28. MARCOS ANTONIO DE HOLANDA TAVARES

    Não é coincidência: o comentário reflete exatamente o pensamento da Folha. E, Joel, o que você sugere seja feito? Vaticinar o fracasso - olhando para o passado -, sem embasar o vaticínio, é um exercício cômodo.

    Responda
  29. Lisy P F S

    Quem vai acreditar no Brasil? É só observar os quadrilheiros da Lava jato que foram perdoados aqui e continuam pagando nos outros países.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Não estou vendo o Trump ser condenado por seus crimes. Bilionário, como os que participaram da lava-jato, nunca são presos.

    2. MARIA F LUPORINI

      Acredita na causa. Orgulho do Brasil liderar a iniciativa.

  30. MARIA F LUPORINI

    Joelzinho espalha a teoria da conspiração do "globalismo", bobagem de extremistas, e chama o obscuro Milei, da Argentina pires na mão do FMI, de líder. Patético.

    Responda
  31. Lisy P F S

    Nada vai mudar nenhum país rico deixará de investir em seus países para investir aqui.

    Responda
  32. Guilherme Torres Godoy

    A gente pode fazer comentários, vamos dizer em nosso comentário que o circo do G20 acabou, fizeram o que o povo gosta de falar, fome, guerra no Oriente Médio, amenaza de uma guerra nuclear começando pela Ucrania, desastres ambientais, mas, eles os poderosos do mundo vão dar Bilhões de dolares para combatir a fome. So que esse comentário de Joel Pinheiro esqueceu de falar que no próximo ano um fanático pega a boca de presidente dos EE. UU. e Tudo isso que foi aprovado hoje, vai pra la cocuia.

    Responda
  33. jose prado

    O Sr tem sugestão de uma solução melhor? Não ou sim? Se sim, mãos a obra! Se nao, aceite a que se aoresenta e contribua para sua implementação! O que não dá é essa chorumela_ cantinela inconsequente!

    Responda
  34. Edgar Candido Ferreira Candido

    Concordo com o artigo. É preciso além da intenção a realização.

    Responda
  35. augusto ferreira

    O Joel é o típico aspirante a jornalista que se equilibra entre a obediência serviçal ao patrão (nO Globo) e a tentativa de criar um imagem própria (na Folha).

    Responda
  36. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Infelizmente nada de concreto é consumado. Cartas e mais cartas de intenções, fotos e mais fotos, abraços e mais abraços. Vergonha passa o Brasil , com os socialistas de plantão ,a décima economia do mundo querendo como sempre dinheiro dos países mais ricos ,o que deveria ser destinado aos 140 países no rabo da fila inclusive com participação grande do Brasil. Quando os irmãos combinam uma vaquinha para presentear o pai, o socialista é o primeiro a pular fora e fala que está apertado.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Flertou há quatro anos, e já falou de reeleição daqui a quatro, fazendo de conta que brincava.

    2. MARIA F LUPORINI

      O Brasil lidera a iniciativa. Vergonha passa o povo dos Eua, que elegeu um extremista que flertou com o fim da democracia de lá há 4 anos.

  37. Laudgilson Fernandes

    Joel você é o cara que adora empregadas domésticas. Adora Trump e Milei. Vc é a cara da Folha, nisso ninguém pode negar. Seus generais começaram a serem presos hoje. Gente que seria capaz de assassinar um presidente e um vice, prender e assassinar um ministro do STF. Trump e Milei são os típicos arrogantes e senhores feudais que acreditam que a violência é o caminho e solução para os seus interesses doentios e econômicos.

    Responda
  38. Rocia Oliveira

    Desta vez o sr colunista resolveu chorar as pitangas e declarar, para não variar, que é melhor não fazer nada, que nada leva a lugar nenhum e , para nâo fazer-se nada. Coluna após coluna, o Joel Pinheiro busca destruir qualquer ideias de que vale a pena construir um mundo melhor. Pena que não é somente pessimismo. É a constante defesa do atraso. Falta de visão mesmo.

    Responda
  39. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    novamente para publicação- Joel já tinha sempre o texto pronto uma semana antes do G20, no que faz par com o Josias de Souza. Este sempre no seu formato ritmado, destilado com as suas maldades de personagem de romance russo. Imagino que o seu próximo texto e o do Josias já estejam prontos, esperando a ação governamental de ocasião para publicação imediata do mais do mesmo. Ambos irrecuperáveis para o exercício de um jornalismo sério.

    Responda
  40. Tadêu Santos

    NA VERDADE, O NACIONALISMO DA ULTRADIREITA É QUE ESTà DESVIRTUANDO os processos democráticos, com uma visão deturpada de governança. O exemplo maior é a virada eleitoral do Trump sobre a democrata Kamala, de forma espetacular, pois os institutos de pesquisas apontavam empate técnico até o último segundo e de repente, descamba para o REAÇA negacionista, sem plano de governo ou de estado, a não ser a deportação em massa dos imigrantes, da qual sua esposa é...uma espécie de suicídio...

    Responda
  41. Gabo Franca

    Jorl mal disfarça a sua adesão as teses mais estupidas e isolacionistas que apresenta didaticamente, mas que são as armas dessa extrema direita sombria e fa scista que cresce no mundo

    Responda
  42. Paolo Valerio Caporuscio

    O G20 é a continuação da enrolação e enganação mundial desde a Eco92, os poderosos economicos globais não estao nem aí com o planeta.

    Responda
  43. julio alves

    Joelzinho feliz porque seu mito Milei contesta o G20.

    Responda
  44. Leonardo Trindade

    De que adianta um presidente cumprir seu mandado até o fim se o próximo vai usar a faixa presidencial para se limpar no banheiro?

    Responda
  45. Hercilio Silva

    Que as instituições têm falhado é fato. Agora se a alternativa forem os tais anti globalistas, é volta a conhecido passaso. Nacional chovinismo, xenofobia, autoritarismo e violência que desemboca em mais guerras. É preciso evoluir e não andar pra trás.

    Responda
  46. Gustavo Michelin

    Perfeito

    Responda
  47. Daniel L

    O que não adianta é você, Joel

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Daniel Liaz em nova roupagem? Feriado prolongado na repartição?

  48. Armando Moura

    se o G20 náo valesse a pena, não teriam vindo os lideres dos principais paises do mundo, excessão da rússia. É tão legitimo como a ONU e muito mais valoroso que o G7. Expõe as divisões e onde a coisa deve ser tratada.

    Responda
  49. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Joel já tinha o texto pronto uma semana antes do G20, no que faz par com o Josias de Souza. Este sempre no seu formato ritmado, destilado com as suas maldades de personagem de romance russo. Imagino que o seu próximo texto e o do Josias já estejam prontos, esperando a ação governamental de ocasião para publicação imediata do mais do mesmo. Ambos irrecuperáveis para o exercício de um jornalismo sério.

    Responda
  50. Otavio Assumpção

    Joel teu lugar é na oeste ou no Brasil paralelo.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.