Opinião > Efeitos dos eventos climáticos nas grandes cidades Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O espaço foi pequeno para explicar quais são as alternativas às cidades como são hoje.
[ah, sençura, não tô com paciência, hoje tô pouco "resiliente". Vão fão.]
Xiiiiii, Seu Carlos, cresci e adultesci em Campinas, metrópole de um milhão e tanto de gentes, com Unicamp, PUC, São Leopoldo Mandic, Instituto Federal de Ensino Superior, pelo menos um IF de pesquisa, um monte de indústrias high-tech, orra, *um acelerador de partÃculas* (isso é Soda pra valer), sei lá que mais. Se a gente, bacanudo assim, inunda pacaramba - tanto na quebrada quanto em área nobre, historicamente - cai árvore pra burrro, mileuma encrencas, quero só ver quem há de ser resiliente.
A mudança climática é um repto para a ciência; mas é esta que pode nos ajudar a lidar com o desafio. Precisamos de uma perspectiva multidisciplinar: evidências da ecologia, fÃsica, quÃmica, geografia fÃsica, gerenciamento de recursos naturais, economia e ciência atmosférica. Para entender os danos ao nosso corpo: biomedicina, genética, fisiologia, epidemiologia, neurociência, nutrição e bioestatÃstica. Para entender as forças atuantes do meio ambiente na nossa saúde. Um campo holÃstico.
Vito, carÃssimo, vou aproveitar que você fez esse comentário confiante na humanidade pra enganchar o meu - ainda tá apanhando no porão da folha, mas deve ser solto daqui a pouco. Óia, moro num lugar que dispõe de tudo isso, em vasto volume e alta qualidade. Todavia, suspeito que por herança de nossas toscas raÃzes tropeiras e, depois, metidas a bbbeesta, com barões de café e riquezas correlatas, somos politicamente incapazes de empregar toda essa sapiência na nossa vivência cotidiana.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Efeitos dos eventos climáticos nas grandes cidades Voltar
Comente este texto