Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Amaral Neto

    Vocês colocam lupa sobre os devaneios da Janja, que serão esquecidos semana que vem, e se distanciam dos acordos unânimes que estão sendo fechados. O G20 no Brasil é um sucesso da diplomacia.

    Responda
  2. Marcus Guedes

    Vocês não entenderam ainda? É questão de Édipo. Ciúme. O fundador da FSP, pai dessa geração, era muito Amigo de Lula.

    Responda
  3. Marcus Guedes

    A eleição de Donald foi uma benção para o Brasil. Se aproximará da China e União Europeia. Quanto a FSP, um periódico maravilhoso. Linha editorial? Infantil.

    Responda
  4. Marcelo Magalhães

    Esse texto tem que ser lido, ouvindo uma música do Nelson Gonçalves, ou, mais contemporâneo, uma ladainha sertaneja qualquer. O brilho do presidente Lula ofusca, de forma estonteante, o planeta como um todo. A folha não tem um fato objetivo que demonstre inconsistências da extensão da liderança, daí ela se utiliza de uma manifestação da primeira dama, como nunca foi feito com outros presidentes. E sempre como ponto futuro, porque no presente não dá para falar nada contra Lula. Que ressaca!

    Responda
  5. Gil Carlos Dias

    Mais uma vez eu pergunto: quando a Folha vai fazer algum elogio ao Lula ele ao PT? Nunca!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vai fazer sim um dia, no dia que ele mó rrer vão dizer vai com d.

  6. Humberto Giovine

    A cúpula avançou em propostas para o mundo. Milei terá influência quase nula nas relações Brasil-EUA e no próprio campo da América do Sul. E o episódio Janja-Musk já foi esquecido. Lula comportou-se como um bom anfitrião, em um evento desta importância, e nossa diplomacia foi protagonista, mantendo temas importantes em sua pauta.

    Responda
  7. João Galuzio

    "Irmãos do norte" (sic); China de braços abertos (#SQN)... Menos idealismo e um bocado mais de pragmatismo. Não tem essa de irmão e braço aberto... dito assim é apenas escolher o Império a quem vai se submeter. De fantasia já chega o freudiano e adolescente presidente vizinho deslumbrado com seu paizão misantropo e mandalhão. O tigrão oriental parece cada vez mais uma hiena ensandecida para pegar a carniça.. Doloroso eu dizer isso, idealista e candido quixotesco que sou.

    Responda
    1. Ricardo Schrappe

      São os idealistas cândidos e quixotescos que mantêm a graça e a poesia no mundo. :)

  8. Márcia Meireles

    Tanto assunto para abordar sobre o G20 e o editorial destaca Trump, que nem presidente ainda é e nem participou da cúpula, que baita má vontade com o governo Lula, impressionante!

    Responda
  9. hernando josé rocha franco

    O editorial parece muito preocupado com Elon Musk, um bilionário mimado e egocêntrico. O que vimos também foi um bom trabalho do Itamaraty e do atual presidente brasileiro, que conseguiu avançar com a pauta de combate a fome, com a inclusão de muitos países, inclusive da Argentina.

    Responda
  10. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    A manchete deveria ser (imitando a concorrência): A reunião de cúpula do G20 é uma grande vitória da diplomacia brasileira. Larguem mão de serem azedos. Reconheçam vitórias. Faz bem para todo mundo.

    Responda
    1. hernando josé rocha franco

      Concordo! Uma ótima vitória do governo brasileiro, e muita dor de cotovelo.

  11. André Neres Ferreira

    A veneração e a subserviência chegaram na Folha. Venerar Elon Musk só porque é um bilionário mimado, que ataca a soberania dos países, é um erro.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      A imprensa propagou o ódio contra todos e foi ela que começou com as reclamações no passado sobre sermos um País de vira latas

  12. antonio maluche neto

    Comentario de extremista de direita. Susseso absoluto a participação Brasileira. A INVEJA É DOLORIDA....KKKK

    Responda
  13. noel neves

    Falando em "bola de cristal" gostaria de saber se Trump vai pagar a dívida da Argentina? Nas relações comerciais, quais seriam os impactos para o Brasil com Trump? E a "liberdade de expressão" só vale pra eles?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Só para eles, até as leis só pra eles que não valem mas para os inimigos sim

  14. AILTON SOUZA

    Folha poderia nos dizer em que Trump favoreceu ou trouxe pro Brasil no governo Bolsonaro. Nada, absolutamente nada e ainda ficaram babando ovo pro cara e babam até hoje por ideologia. A mesma coisa Biden com o governo Lula com uma diferenca Lula é só diplomacia manteve boas relações de estado e só. A China é sem dúvidas é o maior parceiro comercial disparado do Brasil é quem dá sustentação principalmente pro Agro e não vejo uma linha do Xi Jinping nesse G20.

    Responda
  15. Raymundo Itareru

    o Brasil tem uma chance de ouro para se livrar dos irmãos do norte, a China está de braços abertos para uma parceria vitoriosa, chega de sabujice, ninguém precisa do pate ta, a fsp e toda a imprensa são vassalos dos la drões das riquezas dos miseráveis

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Raymundo. A China "agradará" o Brasil enquanto for de SUA conveniência. Lembre-se sempre disto.

    2. Hermes Yaly

      Mais um que acha que a China é "boazinha" ou, pelo menos, melhor do que os EUA. Sugiro pesquisar a atuação da China na exploração dos recursos minerais e agrícolas da África e seu desprezo pelo meio ambiente (dos outros) e direitos humanos (de todos, inclusive dos chineses).

  16. Raymundo Itareru

    o Brasil tem uma chance de ouro para se livrar dos irmãos do norte, a China está de braços abertos para uma parceria vitoriosa, chega de sabujice, ninguém precisa do pate ta

    Responda
  17. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Devendo lá? Quite as dívidas e será?

    Responda
  18. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    O Brasil é soberano quando quitar as dívidas com USA. Por enquanto está com ordem de despejo na embaixada em Boston.

    Responda
    1. Amaral Neto

      Os EUA devem mais ao Brasil do que o Brasil aos EUA.

    2. Gilmar Maghenzani

      Eu sei é com o fmi mas o Brasil é o quarto maior credor dia Usa, e a fonte é o síndifin

    3. Gilmar Maghenzani

      Qual é a dívida?

  19. Décio Ceballos

    Janja não deveria ter dado panela para a folha bater.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      É a única panela, sem problema, porque não resiste muito tempo. Vai ser tão rapidamente esquecida, como foram as manchetes do escândalo do ministro Alexandre de Moraes, feitas em acordo com o Glenn Greenwald. Canoa furada.

  20. João Galuzio

    Do principal e das platitudes! Por princípio o texto de tão plausível é + uma platitude, como é raso o deslocado e deslumbrado sorriso 'giocondo' da primeira-cônjuge. A nota acessória e "en passant" do diktat merecia + atenção. A 'opinião' soa hermética quando não explora o sentido do 'dictatum', o que é ditado ou imposto por força. Sem trocadilho, seria didático explicar o diktat. Mediano precisei investigar para saber que é oportuno. Sem contexto, conversa para poucos, lacração.

    Responda
  21. Flávio Fernandes Marinho

    A FSP sempre olhando o copo vazio, FSP era feliz com o inelegível insultando líderes mundiais e jornalistas da própria Folha no cercadinho.

    Responda
  22. Roger Hoefel

    Família Frias: não esquecem que o Brasil é soberano.

    Responda
    1. Roger Hoefel

      não reneguem a soberania, please