Natalia Beauty > A vida e suas nuances de resiliência e adaptabilidade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Não podemos lidar com os desafios apenas usando força, alguns demandam leveza e outros ambos. Daí o valor da sabedoria que sabe distinguir quando devemos usar leveza, força ou ambos. O processo de resiliência é objeto de muitas pesquisas e teorias, mas podemos evocar esquematicamente 3 fases principais após um colapso na vida: resistência, adaptação e crescimento. A famosa fórmula de Nietzsche em O Crepúsculo dos Ãdolos expressa isso muito bem: “O que não me mata torna-me mais forte".

    Responda
    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      No livro Viver: um manual de resiliência para um mundo imprevisível, do filósofo francês Fredéric Lenoir encontramos o seguinte trecho: "O conceito de resiliência foi desenvolvido e popularizado na década de 1990 pelo neuropsiquiatra francês Boris Cyrulnik. A palavra inglesa resiliência vem do latim resilio que significa “pular para trás”, daí a ideia de voltar atrás, de resistir a um golpe".

    2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Cyrulnik é um ótimo exemplo de pessoa resiliente: colocado por seus pais numa pensão aos 5 anos para poder escapar da deportação, antes deles morrerem em Auschwitz. Confiado à assistência pública e a inúmeras famílias de acolhimento, acabou por ser adoptado por uma tia materna no final da guerra. A infância traumática irá encorajá-lo a tornar-se psiquiatra e a confiar nos seus recursos interiores para superar essa terrível provação.

  2. Flávio Taylor

    Gente, Natália beatiful é aquela que cobra 12.000 pra fazer uma sobrancelha e teve um episódio recente de 5 horas de atraso num evento? Sem desculpas querida.

    Responda
  3. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Fazia um tempo que eu não lia essa coluna. Voltei e senti que continua igual: no fundo, a mensagem é o autoelogio. Acho dispensável. Poderia mudar o disco, que tal falar sobre como fazer uma boa sobrancelha? Pode interessar bastante e é menos arrogante.

    Responda
  4. joão moreira

    É um texto irônico esse, não? Esse papo de resiliência é um clichê de manual de auto ajuda pra classe média. Ou serve para entorpecer a vida de quem fica 4 ou 5 h num buzão lotado todos os dias para limpar o closet da nossa colunista que atrasou no aeroporto.

    Responda
  5. joão moreira

    Nossa modelo de guerreira teve que exercitar toda sua resiliência por causa de trânsito e atrasos no aeroporto! Que coragem! Que pessoa focada! Esses empreendedores de sucesso sao magníficos! Todos nós deveríamos ser assim tambem! Quem fica 4 h por dia dentro de um ônibus lotado e ganha um salário minimo recl ama à toa! Nao sabe o que é resiliência dos empreendedores!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.