Por quê? Economês em bom português > Considerações sobre impostos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ricos ja pagam muito imposto? como assim? se não ha tributação progressiva sobre patrimonio e sim regressiva, sobre o consumo? Empresas do Lucro Real, as que mais faturam, tem diversos mecanismos dentro da lei para diminuir o lucro, so ver a carga efetiva real do IR e CSLL. Quem paga é CLT, e pobre, mesmo sem patrimonio, sobre o consumo...
O imposto cobrado dos trabalhadores é um assalto. Os trabalhadores paga mais de 60%de impostos. Imposto de renda 27,5% e qualquer compra que for fazer paga mais de 35% de impostos e não tem saúde e educação de qualidade para todos que é dever do estado está na constituição.
Imposto desviado para campanha polÃtica ou verba de gabinete é roubo, sim. Dinheiro público é para o bem comum, não para financiar a ganância de polÃticos. Isso é traição ao povo e pilhagem descarada.
Talvez seja mesmo ingênuo tributar fortemente os muito ricos, pois eles fugiriam. Mas é assim nas atuais condições; seria preciso estudar de que modo coibir a fuga de capitais. A pergunta aqui é outra: como se forma uma superfortuna? A primeira resposta seria: com a exploração do trabalho alheio. Temos de descobrir exatamente como isso se dá e evitar que fortunas desproporcionais ao trabalho de seus donos se formem e multipliquem. Uma questão elementar de justiça.
O paÃs quer desencorajar o rico. Tributando é não oferecendo condições para todos
Socialismo ou corrupção?
''Isto é, você abre mão de parte de sua renda para ter polÃcia, Banco Central, sistema judiciário, transferência de renda para os menos afortunados, hospital público,'EXÉRCITO', .....'' Opa, Exércto, nossos impostos são usados para pagar golpistas? ViverÃamos melhor sem eles e a democracia também.
Se não tivéssemos exército, serÃamos invadidos até pela BolÃvia. O fato de temos alguns malucos golpistas no meio militar não implica que devamos abrir mão do exército, instituição importantÃssima para a segurança do PaÃs. Existem muitos militares decentes no Brasil.
A observação de que “ Sexto, antes de tributar mais, verificar vazamentos, brechas ou privilégios.” é o que o governo tenta fazer, acabando com subsÃdios e benefÃcios fiscais setoriais, mas saem a mÃdia, os ricos e a direita em geral dizendo que o governo só pensa em aumentar impostos, quando está apenas tentando fazer com que todos paguem, sem privilégios.
Reparo: os ricos no Brasil não são bem taxados, basta consultar os dados da Receita Federal, pagam alÃquotas menores do que pobres e classe média. Não pagam impostos sobre aeronaves, lanchas e iates, como nós pagamos sobre veÃculos terrestres. Uma tabela de IR unica verdadeiramente progressiva para todo tipo de renda resolve o problema, com limites para deduções, óbvio! A proposta do governo de alÃquota geral mÃnima para ricos é uma boa alternativa.
Está bastante claro que o problema referente aos impostos não são os impostos em si, mas a necessidade de a população cobrar a aplicação correta dos recursos captados pelos impostos. Apoiar redução ou fim dos impostos genericamente em um paÃs cheio de precariedades sociais e absurdas como o nosso é como ser um cego concordando com as cores apontadas em um desenho por alguém com visão perfeita, porém com péssima Ãndole.
Cobrar impostos é o método mais antigo da civilização e um fato bÃblico. Sequer Cristo era contrário á cobrança de impostos, porém sempre recomendados que fosse justo. Portanto jamais uma nação viverá sem a cobrança de impostos. Porém o que se contesta é o brasileiro trabalhar como arrendatário do Governo e a Janja promover JanjaPalozza com este dinheiro, isso é tapa na cara do contribuinte.
Excelente texto!
Sonegação sim é roubo!
O uso do dinheiro dos impostos é irracional e sujeito a uma mirÃade de manutenção de privilégios e ineficiências. O aparato estatal se serve da sociedade sem servi-la na devida proporção. O que se faz com o produto dos impostos no Brasil nega a finalidade do pacto social a todo instante. Então podemos caracterizá-los como uma extorsão, de legitimidade no mÃnimo altamente questionável.
Cabe ao povo fiscalizar, se seus representantes não o fazem, deixando de elegê-los quando não cumprem o seu papel.
Não é roubo segundo quem? O próprio Estado? Aà fica fácil, né? Não dá pra argumentar dentro da racionalidade que imposto não se assemelha a roubo ou extorsão. O argumento é se é necessário ou talvez inevitável. E a resposta é não: não é necessário nem inevitável. E é roubo sim.
Beleza, vai abrir mão de ruas asfaltadas, saneamento básico, energia, estradas, escolas, saúde pública, policiamento e segurança em geral, parlamento, governos, infraestrutura de todo tipo, corpo de bombeiros, samu, defesa do território, fiscalização nas fronteiras, nas matas, e todas as demais fiscalizações e órgãos de regulação de saúde, energia, telecomunicações, etc. ?
Há muito tempo não leio um texto tão objetivo, claro e coerente, sem medo das histerias ideológicas dos dois espectros. Meus parabéns.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Por quê? Economês em bom português > Considerações sobre impostos Voltar
Comente este texto