Hélio Schwartsman > Bolsonaro acabou? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Colunista desolado com os fatos, busca sustentar a esperança da judeuzada fascista de sampa e o patrão reacionário da folhia.
Vivemos em uma verdadeira República das Bananas, onde tudo parece ser pura bravata. No final, o que muitos realmente querem é se sustentar à s custas do governo, sugando o dinheiro público como parasitas. Seja qual for a posição polÃtica, quem sempre acaba pagando a conta das passeatas, dos desfiles de motocicleta, dos sanduÃches de fast-food e dos luxuosos apartamentos é o mesmo: o povo E, no fim das contas, é o mais pobre que arca com todos esses. Paga a aconta e não participa da festa! vermes!
O articulista está equivocado, os crimes em questão admitem a forma tentada, até porque se consumada, não haveria quem apurasse o crime, pois haveria outra ordem institucional, a dos golpistas, portanto, todos os que poderiam apurar o crime, julgar e condenar, estariam ou mortos ou presos, ou calados, como foi em 64.
Interessante . Comentei criticando o golpismo, com palavras e expressões educadas e não agressivas a pessoas ou instituições e fui censurado. Aà deparo por aqui com comentários favoráveis ao golpe, com expressões e palavras chulas e odiosas , e tudo passa pelo censor.
Acho que você é vesgo, depois da Janja quem acabou foi o Presidente medÃocre atual e seus seguidores que não sabem como fazer pra justificarem o barro na privada, só defesa da Democracia não está sendo suficiente pois é uma c atrás da outra.
Não falha! Se não é a fixação no furico alheio, é escatologia. O mÃnion padrão precisa de muita análise.
Não vai dar em nada, pode escrever.
Apoiado! Até quando o Brasil viverá sob as sombras do golpismo das "queridas" Forças Armadas? Existem questões mais do que urgentes para essa gente pseudo patriota se preocupar, vejamos a questão da segurança pública, vejamos a questão de nossas riquezas naturais saqueadas a luz do dia na Amazônia que se transformou e terra de ninguém exceto pelos criminosos; vejamos a nacessidade urgente de se tentar recuperar o que foi destruÃdo em nossos biomas e outras mazelas que nos assolam.
Caro Hélio, Bolsonaro pode não ter sido citado com todos os três nomes, mas até um militar preso ontem disse que o "PR" autorizou qualquer ação até o dia 31 de dezembro. Ou seja, claramente o ex-capitão comandou tudo.
O Bolsonaro é o anti-tiradentes. A descoberta da conjuração, após a inconfidência do Mauro Cid, pode levar muita gente, mas se ele tiver mil vidas vai querer ficar com todas elas...
Vide Lula
Será que Bolsonaro está sendo recompensado pelo sistema por ter colaborado com o fim da Lava Jato!? Nada mais explica a ausência de uma única denuncia contra ele. O próprio Procurador Geral da República declarou de forma insólita que estaria aguardando o fim do perÃodo eleitoral para fazê-la. Como assim?! Sim, mas e agora?! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
EgoÃsmo extremado, tudo pelo poder, fazem os ambiciosos não ter limites. Maquiavel já dizia: 'Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição.'
Comece pela AMAN principal celeiro do partidarismo militar sedicioso, é urgente incorporar as escolas de oficiais ao sistema universitário federal.
O que precisa fechar é uma cela, com o coiso e todos os seus comparas atrás dela, trancar e jogar a chave fora.
Não só acabou mas se dissolveu, para o bem geral do Mundo. Virou um elemento tóxico.
Não só acabou mas evaporou, para o bem geral do Mundo. Virou papel higiênico.
O que foi planejado,pelo que se descobre atualmente,foi tentativa de homicÃdio. Ou,agora, tenta matar e não conseguir deixou de ser uma tentativa? A filosofia do expoente da intelectualidade mundial, senador 00, diz que que a tentativa (a vontade)já em curso, com pessoas postadas nas avenidas, a monitorar o trajeto de uma pessoa pública para cometer o homicÃdio, nada significa. Amorosos senhores, temos que examinar o DNA desse pessoal, por que não devem ser humanos Sapiens.
Acho que está a caminho e a folha de São Paulo deve publicar o novo artigo Aceitem a Democracia número 2. É no mÃnimo discutÃvel que um artigo possa ser publicado em nome da pluralidade quando o autor em nada acredita no que escreve. Pelo contrário, é o oposto de suas traçadas linhas por um ghost writer.
O que chamam de anistia, na verdade significa Bolsonaro disputar eleição em 2026, ficou mais difÃcil. Tudo porque existem opções liberais interessantes que surgiram após a eleição de 2018. Bolsonaro deixou os insatisfeitos do Exército conspirarem à vontade. Agora, com muitos problemas, as Forças Armadas ficam sem condições de reagir. O Brasil está se armando e precisa de credibilidade institucional nas Forças Armadas. Então, Bolsonaro viabilizou reformulações importantes na setor de Defesa.
A informação sobre ato preparatório está totalmente errada. Basta dar um Google no Art. 5º da LEI Nº 13.260, DE 16 DE MARÇO DE 2016.
Xiiiiii, Dartagnan, esta lei de 2O16 não é a antiterrorismo do Temer? Nem me lembrava mais dela, e é verdade: capaz de tipificar a coisa como sendo crime. Touché! [Ah, sençura, que doçura. Tenho medo de que seja pecado. Mas queria tanto que morresses... Serei por Zeus enquadrado?] Ah, que bom, reparei que esqueci de fraudar o ano, botando O maiúsculo ao invés de zero. Acho que agora vai.
Era bom que fosse verdade, que Bolsonaro,faliu!
Eita, sô, minha estranheza começou com o tÃtulo: evidentemente, não, uai. Pros bÃpedes, só o péssimo comportamento na pandemia já seria aval para bater o Bozo no liquidificador. Tanto não é assim que o mundo gira que o Luzitano continua rodando pelaÃ; o centrão, se me permite discordância frontal, tá nem aà com democracia, quer o seu. Resta enquadrar esses milicos eixcrotos, entendendo que a instituição está carcomida pelos seus próprios cupins, e fazer uma reforma profunda. Sem o Múcio, DumBão.
Ah, como a phôia é moral e bondosa: não se pode chamar milico de vvveerme, somente de cupim. Milho da Juta, pode? Esse botarmos a folha nesse mesmo balaio qualificativo? Ceis tão um saco, minha gente.
Sempre vale a pena ler a coluna do Hélio e hoje ele surpreendeu. Será que a Folha poderia explicar melhor essa história de que planejar e preparar golpe de estado não é crime? Para mim, leigo em Direito, foi uma surpresa.
Leia os arts. 359-L e 359-M do Código Penal. Nem precisa ser formado em Direito pra entender. Basta ler, coisa que o colunista não fez.
Aproveitando a sua sugestão de pauta, prezado Paulo, valeria a pena a comparação: se pegarem um bando de malandro planejando roubar um banco, com tudo preparadinho e esquematizado, creio que isso dá cadeia. Milico planejando derrubar governo eleito, dá não. Algum colega sabido em legislações e diligências policiais, se puder, que ilumine nossas dúvidas.
A sanha bolsonarista passará com o tempo, mas deixará como herança um congresso reacionário e outros tantos pretendentes para ocupar seu lugar nas próximas eleições, TarcÃsio, Nikolas, Nunes, Zema, Leite, Caiado, etc.
Gilmar, tem também o PSOL como saÃda.
Boa Anete é por isso que voto sempre no PT se comparar com os outros não dá nem pra saÃda
Antonio Brito.
Uma pena que o maior não passa de um golpista, que surfa na onda da PF, PGR e STF. Será indiciado, julgado e condenado. As provas contra ele são abundantes, evidentes e irrefutáveis, foram gravadas, auditadas e arquivadas. Queiram ou não, o PT é o maior do paÃs. Trata-se do maior e bem mais estruturado partido do paÃs. Possui um histórico de lutas, tem propostas, projetos e ideais. Não se trata de um partido de aluguel, que se aluga apenas para ganhar eleições, como o PL e outros.
Correto. O bolsonarismo é maior do que Bolsonaro. Lula é maior do que o petismo que definha. O primeiro surfa na onda o segundo procura a onda.
Ainda bem que o colunista reconhece que o simples fato de planejar um crime não é crime. Desejar a morte de alguém, por ex, pode ser pecado, mas não é crime. Janot confessou ter ido armado ao STF para matar o ministro Gilmar Mendes. Cometeu crime? Não. A exemplo do que aconteceu com Trump, Bolsonaro sairá muito mais forte, porque a população já percebeu que se trata de mais uma perseguição.
TÃpico comentário de gente que reza pra pneu
Hahahahah, Zé, essa foi excelente. Agora conta aquela da Juta, que apanhou porque quis cobrar do Bozoolóide que broxou: "cobrar o quê, vvvaagabunda, se a gente nem bimbou?" RaciocÃnio impecável, já que nem pecado foi: sem fornicação, sem pecado - obviamente porque espancar meretriz não é pecado, pecadora é ela, que vende seu corpo; o porco que a pune, esse deveria ser glorificado. Tá bão, então.
Como lembra Azevedo tentar um golpe é crime. Só não é crime se o golpe dá certo. Sempre explico a meus estudantes, que só há um crime de guerra: perder a guerra.
Benaventurados são os perseguidos. É copioso seu galardão, no céu.
Perseguição? A maioria da população é pouco letrada, mas como tudo que exagera exaspera, penso que já se cansou de tanto fanatismo.
Perseguição? Só porque o veneno não foi bebido?
Eu não me lembro de algum oficial do exército se manifestar contra os acampamentos em frente aos quartéis antes do 08/01/ 2023. Acho que quem não estava apoiando o golpe, estava se fazendo de sonso.
Respondendo à pergunta (retórica) do articulista. Bolsonaros não acabam, sobrevivem em Kombis que entregavam jornais e levavam subversivos à tortura. Bolsonaros sobrevivem nas páginas dos jornais que publicam textos de milicianos golpistas. Não acabam nunca, continuam no descompromisso e omissão de muitos.
Tudo em nome de deus. Por que todo milico é tão religioso? Talvez porque yavé é também chamado de Senhor deus dos exércitos.
É para isso que o governador de SP quer escolas cÃvico-militares, para armar golpes quando os partidos ligados a eles não forem eleitos. É essa a preparação que os militares trazem para o paÃs, a escola da violência, do golpe, das tramas internas.
Não havia pensado nisto. Com todo respeito aos militares sérios, as PolÃcias e as Forças Armadas são como todas as instituições do Estado: nenhuma serve de baliza e precisa sempre fazer autoavaliação. Se o Exército Brasileiro aceitasse suas tristes mazelas históricas, deixaria de abrigar quadros anti-democráticos.
Faz sentido.
Leonilda, compartilho sua opinião.
Sou favorável que seja feita uma necrópsia moral nesse cadáver polÃtico.
Hélio já errou ao aceitar a "desidratação" do Jair em 2018. Deveria por barbas de molho e analisar a sÃntese de Jairo Nicolau, cientista polÃtico, que pesquisou a chegada do Messias. No livro "O Brasil dobrou à direita" conclui: "Jair é o Lula da Direita". Da mesma forma que LuÃs Inácio preso e inelegÃvel também foi considerado "acabado" por muita gente na Folha, a tese de que "Jair acabou" é mais um furo n'água. Lula e Jair são "donos eleitorais" do segundo-turno em 2026.
errado o Lula vai brigar para ser eleito com o TarcÃsio
O artigo é mais um artefato passapanista deste odiário. Não há solitários. É uma alcateia.
Você tem razão, Fernando: È uma vara. Nenhum desses p(*)rcos é solitário, ou “isolado”, como diz o cantor de boleto Múcio, nosso Cândido ministro da defesa.
Está mais para uma vara do que alcateia.
Alem de rever o curriculo dS escolas militares necessario se faz extinguir as escolas preparatorias e Colegio Militar, pois qualquer civil terminando o segundo grau pode ingrrssat nos cursos formadores de oficiais das forcas armadas, o que mostra sua total desnecessidade. Outro beneficio, muito mais do que a economia de recursos, seria a eliminacao na mentalidade de jovens adolescentes da ideia de .salvadores da patria A ideia iceia Caca Oi
Pelo fim dos black kids. JMB, Braga e alcateia verão o sol nascer pelo quadrilátero
"Centrão tende a ser cioso da democracia..." "Em direito só importa o que se pode provar..."
No Brasil onde alguém rouba bilhões e é Descondenado, o resto é bravata e teatro!
Não existe a figura do descondenado. Os processos eram qualhados de irregularidades. Para ter-se uma ideia, a juÃza do Paraná admitiu que copiou a sentença de Moro pondo apartamento em lugar de SÃtio. O Presidente do TRF IV disse que não lera a sentença, mas que ela era perfeita, demonstrando a parcialidade escancarada dos julgamentos.
Na sua opinião, não na da Justiça. Está acima da Justiça, não? Mas apoia o ge no cida ra cista misó gino ho mo fóbico. Ele, sim, com mais de 700 mil mortes nas costas e fazendo piada com os mortos é que é gente fina, "de bem". Não deveria cobrar por ele não tentar salvar metade dessas mortes e não disseminar mais a doença? Cobra dos outros e apoia mortes sem razão. E acha normal querer matar o eleito e seu vice e de Moraes. Bravata aà não é dos outros.
Você tem provas do que diz, ou é só bravata?
No Código Penal Brasileiro crimes contra a vida são mais graves que crimes contra o patrimônio. Entendeu?
Caladinho bolso-minion. Seu tempo já foi.
Será que o gado coaduna com tudo? Ah se o berrante tocar...
O colunista passando pano para criminosos
Na verdade, o Hélio trouxe uma informação surpreendente. Eu, leigo em direito, gostaria de saber mais sobre o motivo pelo qual o planejamento e a preparação de golpe de estado não são crimes e se nos outros paÃses também é assim.
Ele está garantido o emprego
Aceitem a Democracia, rs.
Uma verdadeira praga histórica. Até que o paÃs não se livrar dessa instituição, profissionalizando-a e tirando o mofo de uma ideologia do século XIX, estaremos refém desses retrógrados e apaniguados. É uma casta de costas para o povo brasileiro!
Errado . Já estavam todos sendo monitorados , o plano estava em ação.
Claro que estava em ação, só os apoiadores cegos não querem ver o óbvio. E se perfilar ao gol pis mo.
Precisa acabar.
Fechem os CACs recolham todas as armas. Criou uma milÃcia gigantesca que só espera a voz de comando pra atacar. A pátria corre mais risco agora que no oito de janeiro.
Vou pensar em matar o hélio. Mas só pensar. É pacabá
O Hélio chegou a ser investigado pela PF porque disse num artigo que ficaria feliz com a morte de Bolsonaro.
Fechem os CACs recolham todas as armas. Criou uma milÃcia gogantescaque só espera a voz de comando pra atacar. A pátria corre mais risco agora que no oito de janeiro.
TarcÃsio é cria de Bolsonaro, ainda pior, faz tudo quietinho, e com todo apoio da Folha, seja eliminações, seja privatizações fraudulentas.
Deus, pátria, famÃlia, golpe de estado, terrorismo e assassinatos, sem anistia.
Não posso acreditar que o calunista apoiador de genocÃdios tenha descoberto somente agora que o genocida nacional seja o que hà de pior, precisava de algo ainda?
Apoiou sim Maciel, veja as colunas dele, e de mais diversos calunistas do jornal, quando o Lula mostrou a indignação com o que acontecia no paÃs genocida.
Eu leio o mesmo jornal que você e nunca o vi apoiar genocÃdio algum. Por isso fazer isso?
Ato de lesa-pátria realizado por oficial militar em posição de governo precisava ser punido com o que o código militar prescreve para situação de guerra. Paredão neles.
No julgado e condenado, talvez meu bisneto veja alguma coisa ou não... o que se sabe que réu primário fica em liberdade e pode até ser reeleito !
Formação de qua drilha não é crime?
Concordo plenamente, destacando as necessárias medidas apontadas na parte final. Nunca seremos uma democracia de fato enquanto perdurar essa espécie de tutela militar que os mesmos ainda acreditam ser uma prerrogativa da classe.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Bolsonaro acabou? Voltar
Comente este texto