Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Marques

    Um dos melhores autores de artigos sobre economia no Brasil. Fiquei feliz por ele passar a escrever na folha.

    Responda
  2. Hercilio Silva

    É comum quando se fala disso, os mais abastados lembrarem de serviços que países desenvolvidos não conseguem mais ter. Só tem aqui porque é barato.

    Responda
  3. Joabe Souza

    Sou inteiramente a favor da redução da jornada, mas acho que as considerações são pertinentes. Talvez seja preciso observar a acomodação dos efeitos possíveis no médio e longo prazo. Os dados sobre desemprego na França, por exemplo, são do período imediatamente seguinte à mudança? Se forem, talvez seja necessário alargar o recorte temporal. Trata-se de uma mudança de patamar civilizacional (como a proibição da escravidão e do trabalho infantil já foram um dia) e isso deve ser levado em conta.

    Responda
  4. Artur Neto

    Que blá,blá,blá de muitos economista, Faz terrorismo quando os trabalhadores exige a sua parte na produtividade. Então quer dizer q os condomínios por causa de 1 trabalhador a mais vai informatizar? Pq não faz já pois economiza 5 empregados?

    Responda
  5. Marcelo Magalhães

    Que maneira mais enrolada de dizer para não provocar os capitalistas poderosos, porque eles reagirão da pior forma possível como sempre fizeram. Mas a importância de um artigo como esse é o reforço de que o lucro dos patrões vem do trabalho dos semelhante aos escravizados.

    Responda