Educação > Grupo da PUC que chamou alunos da USP de 'cotistas' e 'pobres' revidava xingamentos, diz envolvida Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo César de Oliveira

    Competições esportivas de faculdades de elite de medicina e direito costumam ter clima de hostilidade e xingamentos de parte a parte, quando não troca de ovos podres e violência física.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Xingar estudante de direito da Usp de pobre não é problema porque, se algum dia foram pobres, provavelmente deixarão de sê-lo depois de formados. Cotista já é mais complicado porque significa alguém que entrou no lugar de outro que tirou nota maior. Não é elogioso mas também não é crime ser cotista. Em que medida dizer que um cotista é cotista poderia ser crime? Como diz o ditado popular: "Quem fala a verdade não merece castigo!".

  2. José Benedito de Moraes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. Vilma Inácio

    Tem gente que é careca, tem gente que é magro, tem gente que é bonito e tem gente que é cotista. Não se pode mais chamar o significante pelo significado?

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Pobre não é xingamento quando aplicado a estudantes de Direito da Usp. Se foram pobres algum dia, não continuarão a ser pobres depois de formados.

    2. Marília Ianhez Vollbrecht

      Junto ao termo cotista, vieram outros dois, inclusive um xingamento. Foram três palavras praticamente associadas aos alunos da USP. A realidade do fato é essa, bem feia e lamentável, por sinal.

  4. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Mais um produto made in USA, resultante da racialização das relações sociais. Esta saindo como queria a Fundação Ford, do mundo acadêmico a tendência é migrar para a periferia, o efeito desejado é fragmentar a classe trabalhadora e focalizar o gasto público, o neoliberalismo não convive com políticas universais, acena com cotas e empreendedorismo, divide os explorados para manter a hegemonia !

    Responda
  5. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    A alegação é que a agressão inicial foi mais grave. É preciso cautela antes de crucificar.

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      O

  6. Felipe Araújo Braga

    Mas as ofensas supostamente dirigidas aos alunos da PUC não foram gravadas né! Outra coisa: as gravações capturaram as ofensas ocorrendo durante a competição e não em uma discussão. Por fim, a PUC é uma instituição séria e bem qualificada perto das faculdades privadas brasileiras, mas o nível de concorrência para passar na USP e a exigência ao estudar lá, mesmo com cotas, não é para qualquer um!

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Alguns até se casam. Eh uma vergonha a Folha dar continuidade a esse lançamento público e não noticiar fatos importantes como o de muitas empresas estarem paralisando investimentos para jogar na ciranda financeira que a Selic nas alturas promove.

    2. Paulo César de Oliveira

      De fato, Felipe. É por isso que existe essa rivalidade histórica entre direito da PUC e da USP nas competições esportivas, com os alunos da PUC chamando os da USP de pobres e estes xingando os da PUC de burros. Depois de formados trabalham uns ao lado dos outros e tornam-se amigos.

  7. Edgar Alves

    Quer dizer que um lado pode xingar e proferir qualquer tipo de ofensas e o outro lado tem que ficar calado? Chamar alguém de cotista é ofensa desde quando? A pessoa deveria ter orgulho e se sentir privilegiada e não ofendida. Estão massacrando apenas um lado da história. Os dois estão errados. Mas a mídia lacradora não tem limites em reprimir apenas um lado. Não tem nenhum coitadinho ali. Ofensas recíprocas se anulam e todos tem que ser investigados. Está insuportável esse país.

    Responda
    1. Vilma Inácio

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. Dionisio DeBarros

    Por favor parem com o linchamento publico desses jovens. Eh bem possivel que estivessem respondendo a provocacao sim. Ja foram humilhados e perderam o emprego. Nao ha necessidade de se continuar essa perseguicao. Temos que dar o exemplo e tratar esses jovens como gostariamos de ser tratados. Caso contrario eh o fim da convivencia em sociedade.

    Responda
    1. Marília Ianhez Vollbrecht

      Os vídeos são bem esclarecedores. Alunos da PUC iniciaram de forma vergonhosa os xingamentos. O teor deles foi muito sério e implica medida severa. Nada de colocar a mão na cabeça deles cousa nenhuma, o acontecimento é lamentável e vergonhoso. Que tipos de profissionais sairão da universidade para o mundo do trabalho? Você já tem a resposta. Já cansamos de ver famílias colocando panos quentes nos comportamentos erráticos de seus filhos e eles pensam que ainda estão no colégio? Chega!!!

  9. Arno Costa

    A PUC sempre foi meu sonho de consumo, mas faltou o principal. O público alvo deles é outro.

    Responda
    1. Arno Costa

      Não é

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      São Francisco é muito melhor, hein.

  10. Alexander Toledo

    ai tia mas ele que começou

    Responda
  11. João Vergílio

    Isso é normal em jogo. Pelo amor de Deus! É brincadeira, todo mundo sabe disso. Que gente mais chata!

    Responda
    1. Marília Ianhez Vollbrecht

      Tem certas coisas que jamais se justificará como brincadeira. Por favor, coloque a mão na consciência e relambre certos episódios ocorridos nos últimos tempos e que tiveram resultados terríveis e lamentáveis.

  12. Maria Lopes

    Os xingamentos foram lamentáveis mas se os da USP atacaram as mulheres com insultos também devem ser investigados. Afinal, misoginia existe em qq classe social. Como sabemos todas.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Os dois lados estão errados. Nenhum tipo de ofensa se justifica. Agressividade e violência contra as mulheres é tão abominável quanto o racismo. Esses serão os futuros advogados e juristas do país?

  13. RODRIGO NAFTAL

    Um lado chama o outro de burro e o outro de cotista e pobre. É apropriado? Não. Quando se coloca uma lupa a imperfeicao humana com vídeos idiotas, mas se banaliza a pauta identitaria. Enquanto isso, a direita nada de braçada.

    Responda
  14. LUIZ COSTA

    a moeda tem três lados a minha a sua e a VERDADE quem esta com a VERDADE

    Responda
  15. Noel Carvalho

    Genios

    Responda
  16. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    Muito engraçado: estudantes de uma faculdade privada implicarem com alunos da grande USP, instituição séria, orgulho do Brasil. Cá entre nós, alguém aqui acredita em vestibular de faculdade privada? Eu não acredito. A regra é essa: pagou passou. E ponto final.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      ela estudante de direito, já está preparando a linha de defesa, the end

    2. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Engraçado 2. Uma agressora se queixa que os estudantes agredidos revidaram as agressões. Mas, o que ela e este prestigioso jornal esperavam? Que os agressores fossem recebidos com flores? Com beijos? Talvez, um churrasco com cerveja? O que você pensa disso, caro Raymundo Itareru?

  17. Rui Blas Ortiz

    Nada há justificativa para o comportamento desses alunos de DIREITO, de nenhum dos lados da quadra. Agora, vamos lá… ninguém gravou as ditas ofensas da torcida ofendida? A vereadora e deputada precisam interessar em esclarecer as possíveis ofensas que estimularam a injustificável reação, afinal foram antes ofendidas, segundo a matéria. Nada, no evento, justifica, coisa alguma. São mulheres, são pobres e, ainda que não pareça, são jovens ainda.

    Responda
  18. Luciana Vieira

    Contexto é tudo.

    Responda
  19. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    Engraçado 1. Achei muito engraçado os alunos da PUC agredirem os alunos do curso de Direito da USP. Ora, quem são eles para implicar com aluno algum? Alguém aqui acredita em vestibular de faculdade comercial? Eu não acredito? É regra é essa: pagou passou. Engraçado 2. Os alunos agressores reclamam nesta reportagem que os alunos agredidos revidaram as ofensas. O que eles, os agressores, queriam? Que respondessem com flores? Com beijos? Ah! Para!

    Responda
  20. marcos fernando dauner

    há uns vinte anos, estudantes de direito, participantes de um congreçço ´ colocaram fogo num hotel aqui na nossa cidade .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      após aquele evento, os hotéis daqui só passaram a aceitar os participantes do maior Festival de dança do país, que a Folha insiste em não divulgar . eles são bem mais disciplinados

    2. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      E ai, caro Dauner, tem notícia se alguns deles tornaram-se prefeitos? Deputados? Governador ou mesmo general?

  21. Henrique Carneiro de Oliveira

    Os alunos da USP não estavam "insinuando" que eles não passaram na FUVEST. Estavam apenas atestando um fato.

    Responda
  22. Raymundo Itareru

    uma racista querendo justificar o racismo. faltou a parte que todos os covardes usam 'quero pedir desculpas para quem se sentiu ofendido'

    Responda
  23. Leonardo de Oliveira Ramos

    A agressão foi gratuita? Não será apurada a conduta dos alunos da USP?

    Responda
    1. Henrique Carneiro de Oliveira

      Por favor, poderia explicar como "cotista f*dp" é uma resposta aceitável a "não passaram na USP"?

  24. ELIANA Imai

    É estranho que os alunos da PUC não tenham gravado os ataques do pessoal da USP

    Responda
  25. Marcelo Barbosa

    Meu sonho são os semi-inteligentes da PUC serem expulsos e conseguir passar na Fuvest e estudar Direito no Largo de S Francisco.

    Responda
    1. P Oliveira

      Não quis ser deselegante pois sou amplamente favorável as cotas porém fingir simplesmente que elas não existem é um erro e o pior é quem entrou com cota humilhar os outros universitários que simplesmente não conseguiram entrar na USP, apesar de uma vida de estudos, por conta do sistema de cotas.O sistema de cotas está correto mas alguns tipos de brincadeiras e de humilhações com os demais devem ser evitados.

    2. P Oliveira

      Você diz com cota ou sem cota?

    3. Antonio Carlos Meyer

      Ah, ah ah com cotas é fácil...

  26. Jose Walter Da Mota Matos

    Patrícias e Maurícios revidaram de forma errada e nada elegante, como se espera de estudantes da chamada " elite" . Deu no que deu. Agora, Inês é morta.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      não é a primeira vez que isso acontece, esses universitários em sua maioria são delinquentes juvenis(?) ou vovôs, e vovós delinquentes ?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.