Cotidiano > Maioria dos brasileiros acredita que maioria do país é racista, diz Datafolha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Para efeito de análise, outro dado deve ser cotejado. De acordo com o Censo, a maioria da população brasileira é negra. Se, conforme acreditam as pessoas, a maioria da população for racista, então forçosamente haveria um contingente de negros racistas, mesmo que todos os brancos fossem racistas. Para cada branco que for considerado não-racista, então um negro a mais terá que ser racista. Pesquisas de percepção não devem ser tomadas como medidas dos dados reais, mas apenas como as pessoas sentem.
A pesquisa peca por não trazer a informação de com qual raça ou cor o entrevistado se identifica. Ontem mesmo, no meu trabalho, para minha surpresa, meus colegas mais escuros me classificaram como branco, quando na realidade, sou pardo. Estou longe de ser branco até por questões genéticas.
* Errata:onde se lê "excluindo os negros", leia-se "excluindo os pretos".
Sergio, essa questão do colorismo deveria ser mais destacada. Com a inclusão dos pardos na categoria de negros, é visÃvel que os pretos acabam prejudicados nas polÃticas de cotas. Os pardos, menos discriminados do que os pretos, tendem a ter melhor escolaridade, e podem ficar com todas as vagas das cotas para negros, excluindo os negros. Assim, é normal a resistência dos pretos à inclusão de pardos como negros, disputando vagas nas cotas.
Sérgio: tem toda razão. Quando tinha 6 anos meu filho Addonay chegou do clube e me perguntou: Pai, quando é que vou ficar branco?
Tem uma detalhe no Brasil, a maioria dos negros que atingem a class A o B não casam com mulheres negras . Já vi várias mulheres negras, com cursos superiores, reclamarem que são sempre preteridas pela maioria dos negros. Esta é a pura verdade do acontece no Brasil.
Acho incrÃvel que ainda se diga que o Brasil não é racista. Povo ignorante, selvagem, primitivo só pode ser racista, xenofóbico e, ainda mais, hipócrita. E vale pra todo brasileiro, até os de sangue azul.
Existe racismo, preconceito e homofobia. Esta última, muito grave. Pessoas que não cuidam das suas vidas e apontam o dedo para a vida dos outros.
Nos EUA "racismo" é ódio. Senti isso, lá. Aqui, "racismo" é a ideia que o outro é incompetente. São dois sentimentos distintos, como o mesmo nome: isso gera confusão. Essa é a minha percepção.
Consciência Negra não basta só um dia, o combate ao racismo insta ser diário. Carolina Maria de Jesus, você é linda, que o seu quarto aà em cima, não seja o de despejo, mas o céu inteirinho só pra ti!
Por ocasião de nossa colação de grau, na UFPR, há quase quarenta e quatro anos, o presidente e o secretário da comissão de formatura foram falar com o padre da igreja onde aconteceria a Missa de Ação de Graças . Eram os dois únicos não católicos da turma . o padre disse que precisava um voluntário para a leitura do texto bÃblico . Eu me candidatei e fiz a leitura . Um luterano no altar de uma igreja católica Isso hoje seria impossÃvel . a discriminação atual não o permitiria ; ,
Caro Hélio - Não era um ato ecumênico - era uma missa católica . E já há muitos radicais que se recusam a entrar numa igreja católica . Assim como há católicos que vetam/ não recomendam a participação de não católicos na Santa Ceia . Eu não atento para isso . Entro na fila - e ainda ninguém me barrou .
Atos ecumênicos em formaturas são comuns.
Quem é preto, hoje, deveria saber: Negros (pretos, pardos, mestiços, mulatos) NÃO são racistas, mas aprenderam reproduzir, mimicar, imitar o racismo, assimilando um sentimento genuÃno da etnia branca dominante, cujo objetivo sempre foi e continua sendo inferiorizar outros grupos humanos para permanecer explorando. Um Menino ou menina negra periférico que consegue ascender economicamente logo realiza o senhor incutido no subconsciente: conquistar o troféu, um cônjuge branco.
Erro de foco. O que está querendo dizer com isso, que os afros não gostam de afros? Nada a ver com o tema. Racismo é denominar de 'troféu' um casamento consentido seja lá quem com quem!
O racismo está enraizado em nossa cultura e faz parte do nosso cotidiano. Por ser pardo, já senti o descaso e fui tratado com indiferença. Aquilo que me agride com palavras e olhares de reprovação me fortalece.
Quem é preto hoje sabe: Democracia racial? (mal temos democracia polÃtica!!), ideal ou polÃtica de Estado de branqueamento ou embranquecimento, mestiçamento, pardização, mulatização (ver origem desta palavra), limpeza racial, purificação do sangue foi e continua sendo a arma mais poderosa, sutil, efetiva e ou afetiva, utilizada no genocÃdio da cultura preta.
Para os entrevistados, a maioria da população é racista. Mas para o IBGE, a maioria da população é negra. Logo, nem se todos os brancos (e nenhum negro) fossem racistas seria possÃvel que a maioria da população é racista. Logo, se os que têm essa opinião estão corretos, há racismo expressivo na comunidade negra. A Folha não foi capaz de fazer essa observação elementar. (Pedro)
Deve ser por isso que a pesquisa não perguntou com qual cor o entrevistado se identifica. Aliás, esse é um erro da maioria das pesquisas sobre o assunto.
Talvez a matéria não tenha atentado para o racismo de comportamento, ou até se poderia dizer racismo reverso ou involuntário. Explico: sou branco, e com traço europeu. Raramente me pedem identidade para entrar num prédio, só o número do RG, no máximo, não o documento fÃsico. É como se minha cor seja um passaporte. E isso tanto faz, se quem deveria pedir é branco ou negro.
Verdade. Eu trabalhei com um rapaz negro na zona leste de São Paulo e ele me falou que o próprio irmão dele era racista.
Pesquisa séria. Significa que pretos admitem que são racistas, pois dizem que o paÃs é maioritariamente preto.
Minha Avó paterna e italiana e casada com meu querido Avô negro já no século passado sabia a solução para se acabar com o racismo, dizia ela aos seus Filhos e Filhas negros ou brancos que casassem com pessoas de outras cores ou raças assim por essa mistura deixava de existir esse racismo carregado de preconceito, nós os Pardos não sofremos preconceitos a não ser que não tomemos banho diariamente.
Isso chama a atenção para um ponto muito importante. Até recentemente, grandes intelectuais afirmavam que uma das principais forças do Brasil estava na miscigenação das raças, no sincretismo cultural. Agora a divisão de raças foi radicalizada, miscigenação é considerada forma de opressão. Muitos dizem que esta forma de ver é resultado da importação acrÃtica das ideias do movimento negro nos EUA, onde a situação é bastante diferente. Isso precisaria ser melhor discutido publicamente.
Como diria Caetano, cara como vc é bhurrho!
Oiii!! Não sentir vergonha de falar uma baboseira dessas é de se imaginar o que pensa sobre ser racista.
Quem é preto saber: A maioria dos seguranças das instituições públicas e privadas são negros (pretos e pardos), mas isso não quer dizer que estes seguranças sejam racistas eles estão apenas reproduzindo a lógica do capitalismo, a lógica de um sistema estrutural racista entranhado nas instituições. Conclusão: punir o coitado do segurança (mormente periférico), mal pago, mal treinado, mal remunerado, mal educado, não vai resolver a situação de constrangimento contra pessoas pretas..
Maioria é um termo impreciso, camarada, especialmente em uma nação mestiça.
É a isso que se chama racismo estrutural, que os negacionistas teimam em dizer que não existe.
Estão sabendo de planejamento de assassinar o Presidente, o VIce Precidente e Ministro do STF??
Oliano, concordo que é uma mentira, mas tem precedentes sim.
Isso é um mentira sem precendentes.
Caro Miro- V. sabe que o bom velhinho mora em Rovaniemi-FIN ?
Não estou sabendo. Porque isso não existiu.
Sua abordagem é interessante. "estão sabendo?". É incrÃvel, não é? Que só estejamos tomando conhecimento desse plano mirabolante dois anos depois. Você pergunta como se fosse uma novidade, e é mesmo. Só que é mais um fake, mas "eles" podem.
O brasileiro é o povo mais sem noção que existe. No Brasil as pessoas pardas e miscigenadas discriminam negros e Ãndios. Até os brancos passaram a ser obrigados a sentir vergonha de serem brancos. Nós mais uma vez, estamos importando um problema que não é nosso. No Brasil, o que interessa mesmo, é se uma pessoa tem dinheiro ou um sobrenome de respeito que atravesse gerações. O resto é enfeite de festa de aniversário.
O grande erro dos brasileiros é pensar que o racismo só acontece com os negros. O racismo sempre existiu, essa crença que uma determinada raça é superior à outra. Os japoneses, por exemplo, são o povo mais racista do mundo e ninguém toca no assunto. Tente arrumar emprego no Japão. Eles só contratam japoneses, se for nissei já é um problema, neto então nem pensar. Na Ãndia existe um sistema de castas inabalável. Boa parte do povo alemão se julgava arianos "puros". Racismo está na natureza humana.
INFELIZMENTE A DISCRIMINAÇÃO OU PRECONCEITO RACIAL ESTà NO "DNA DA ESPÉCIE HUMANA", será preciso uma 'cirurgia mágica' para retirar o virús da cabecinha do brasileiros!
Entre as tribos que se matavam no paleolÃtico e o mundo moderno muita coisa mudou, mas sempre há grupos tentando voltar à s condições originais, segmentando a sociedade. Em que direção vamos? Felizmente para a frente, apesar de tudo.
A Folha quer esconder o que deveriam ser as principais manchetes, o golpe e o sucesso do G20 de Lula.
Tem gente que assimila bem a Folha, chega até a torcer contra si e pelos bilionários.
E o show de nonsense de dona esbanja. E o pacote de cortes de gastos adiado para as calendas. E a inflação subindo.
Na minha época de universitário, na ufpr, instituição pública, estudavam na mesma sala, a filha de um caminhoneiro, a filha do governador do estado do PR, um francês, um equatoriano, uma boliviana, uma uruguaia, um gaúcho e um catarina . E todos conviviam em paz !
59 é pouco a grande maioria é racista , tem ódio e raiva. Aà fica a demagogia de muitos que pensam que é norma falar qualquer coisa ofensiva contra as caracterÃsticas e curtumes da comunidade negra.
Não pé verdade! Vivemos em um pais multi miscigenado. Mas se a narrativa cair, será um dia a menos de feriado!
Extremamente ridÃculo esse jornal não colocar em máxima evidência a descoberta do plano assassino da extrema direta descoberto ontem. Embora saibamos que pela Folha essa matéria não ficaria nem no rodapé do jornal.
A FSP, até ela, sabe que isso é cortina de fumaça.
Extremamente ridiculo é tirar o foco da matéria, desmerecendo-a, e focar em outro assunto. Falta de respeito!
É coisa de maluco quatro pessoas planejarem a morte de Alexandre, Lula e Alckmin. Pior ainda é pensar que os quatro conseguiriam essa façanha. Pior ainda é o STF saber disso tudo e o Lula não. E ainda tem pior que é saber que o STF não aumentou a sua própria segurança permitindo que um desequilibrado estourasse rojões na praça dos três poderes. Nada faz sentido nessa história.
Você não achou nada estranho que só se tenha descoberto ontem um plano engendrado dois anos atrás? Não falam nada das fontes, só dizem que foi a PF, e estão prendendo pessoas. Fake news é isso, Sr. ministro, como foi fake aquela história de reunião ministerial golpista. Mauro Cid, a principal testemunha, que revelou tudo, depois disse que foi obrigado por Moraes, o discurso foi todo inventado. Em seu celular, que tinha sido periciado minuciosamente, "acharam" mais trechos um ano depois.
59% acredita que o paÃs é racista e outros 41% deveriam ter certeza...
O racismo dissimulado beira os 100%.
Só se a estupidez chegar a esse ponto.
Dia da consciência negra não muda nada a Vida do negro pobre. O que está faltando é união do povo negros, brancos, mulatos e de todas as raças para brigar por nossos direitos constitucionais. Nós conseguimos aprovar na constituição de 88 saúde, educação de qualidade para todos. Não de graça todo trabalhador paga impostos suficiente para ter saúde e educação de primeiro mundo. Falta união do povo para recorrer aos tribunais e cobrar da justiça e dos polÃticos aquilo que a constituição garante.
Só garante para o andar de cima e oligarcas de estado. O povo de carga que se lasque.
Não tiro o mérito da matéria, mas o desleixo com números. Confiram, por exemplo, os números do gráfico: 56 + 17 + 7 = 80 Os outros 20 são o quê? E há mais erros deste tipo no artigo, só não estendo meu comentário.
Zé: 99% não são 101%. Ou são 100% ou as tabelas estão erradas. Favor somar e depois me diga. Notadamente quando os números referem-se a Pardos.
Avelino: sem querer desmerecer todos os outros gráficos apresentados seguem a mesma lógica: o pensamento de brancos, negros e pardos. Não se pode misturar um com outro.
Zé: por eu não haver estendido meu comentário, por favor: ensine-me a ler os outros gráficos. Grato.
Temos que ler o texto e compreender. O senhor está equivocado na sua avaliação. A pesquisa pergunta se a pessoa se sente descriminada : entre os negros 56% dizem que sim (44% não), entre os pardos 17% dizem sim (83% não) e entre os brancos 7% dizem sim ( 93% não). São coisas distintas, que o senhor não compreendeu no texto.
A Teoria do Conhecimento tradicional define o conhecimento como sendo uma crença, verdadeira, justificada. Crer, na idade média, e justificar com base nas informações disponÃveis, que a terra seria o centro do universo, não era “conhecimento”, faltava o requisito verdade. A maioria dos brasileiros tem a crença, verdadeira e justificada sobre o racismo; tem conhecimento. Outra parte está no lado oposto ao conhecimento, e isso tem nome.
quantos negros ou mulatos voce segue no seu instagram? Quantos tem entre seus seguidores? Somos um pais moreno que enxerga outra coisa quando se olha no espelho. Um pais que não consegue se identificar não é uma nação é um ajuntamento de castas, não há constituição que resolva este tipo de bloqueio mental de baixa inteligência. Ou mudamos ou seremos uma eterna republica de bananas vendendo soja, carne, minério de ferro e lotando nossas prisões com negros mulatos e pardos.
Ocorrem avanços no paÃs para o combate ao racismo. Porém, muitas ações primam por práticas racistas. A discriminação é fato no lazer , na representação polÃtica,nas administrações publicas: o negro não está presente nestes campos.
Infelizmente a pesquisa não separou por regiões. Se tivessem colocado os percentuais também por regiões, talvez, reforço o talvez, muitas pessoas se surpreenderam com a Região Sul.
Desconheço que na região Sul tenham havido as grandes plantações de cana de açúcar e café , donde isso se originou . Gilberto Freyre, com certeza, não baseou sua obra prima em Prudentópolis-PR, Pomerode-SC ou Garibaldi-RS .
Correção: se surpreenderiam...
Todos os cretenses são mentirosos? Os números parecem apontar que os grupos estão se discriminando entre si, o que não é surpreendente considerando que o governo, não a constituição, impõe esse tipo de distinção. Missão cumprida? Pobres tipo A, tipo B e tipo C? Imagino o que Luiz Gama diria. Deve-se gritar racismo, mas com ex-secretárias do ministério da igualdade racial como exemplo, me pergunto até onde queremos chegar cultivando-o como ferramenta de poder. Mais discriminação, talvez.
Os polÃticos criam dia e decretam feriado para homenagear os negros, fora isso não fazem mais nada de concreto! Ontem fui numa apresentação de ballet infantil e não tinha nenhuma criança negra. Precisamos incluir as crianças negras e pobres nessas oportunidades! Alguma coisa vou fazer!
O Brasil precisa de mais ações afirmativas nos acessos as universidades e empregos públicos. Os negros são injustiçados há seculos. Não dá para concorrer contra privilegiados que partem ao lado da linha de chegada. Menos desigualdades mais Brasil.
Entre brancos, pardos e pretos, seja lá o que for isso em um paÃs altamente miscigenado, quem foi injustiçado? Pobres foram e são injustiçados! Pobres! Que aturam a insolência oficial, as mazelas provocadas pelo estado perdulário regado a champanhe. Distinguir entre eles com base na cor da pele é desumano.
O Sangue e o mesmo só falta respeito e oportunidade coisa que o Brasil ainda está longe.
A constituição garante direitos iguais e quem é vÃtima de racismo pode acionar a justiça. Todo branco discriminado em processo seletivo devido sua cor de pele deveria também acionar a justiça para garantir seus direitos de brasileiro. A que ponto se chegou nesse paÃs onde de raça vira motivo para discriminação em concursos púbicos? A propina a 3% para partidos seguem sem reparação. É ou não é ridÃculo? Punem descendentes de brancos, mas corruptos seguem se elegendo.
não aumentou não, o que aconteceu foi que saiu um emissário das trevas para externar toda a podridão que essa gente sente, vocês sabem de quem estou falando
Ele, inclusive, tem espaco neste jornal que, hipocritamente, ao mesmo tempo em que lhe dá palanque, coloca, na capa do dia 20 de novembro, um simbolo do movimento negro.
O resultado parece um pouco o daquela local(fictÃcio) em que a maioria das crianças era acima da média.
A solução, cada um com seu grupo de confiança, medicina, ensino, justiça, trabalho, assim por diante
Óbvio que a percepção de racismo aumentou. As polÃticas raciais impulsionam isto, pois elas deveriam seguir critério social e nunca racial.
não me consta que os imigrantes italianos, alemães, suiços, japoneses, libaneses, holandeses que para cá vieram, chegaram na primeira classe de aviões da Alitalia, Lufthansa, Swissair, JAL, Emirates, KLM !
Ah irmao vc ainda tá nessa? De um rolê no ahopping mais próximo. Me diga a cor de quem serve e a de quem é servido e repense essa xaropada que voce vomitou.
os negros nunca foram explorados, né verdade? quando receberam a liberdade cada um escravo ganhou uma fazenda para cuidar da sua vida, vai caçar uma poronga
As cotas raciais estão aumentando o racismo no Brasil, no verso e no inverso, pois inevitavelmente dividem a sociedade e vez de conciliar. A polÃtica atual de igualdade racial é baseada no ressentimento e na compensação, ainda que custe violar direitos individuais. E o Brasil assim vai se desunindo e criando povos em conflito, em vez de uma nação só.
Paulo Bruno não podemos considerar dividas sociais passadas, se for assim deveriamos entregar as terras do Brasil para os indios.
Paulo, que etnia que, em algum momento na história, não escravizou outra? No mais, diferenciar pobres pela cor da pele é desumano.
Paulo Cesar, lamentável seu comentário
Cotas são essencialmente injustas porque, para cada cotista que entra, há um não-cotista que tirou nota maior e ficou de fora. Mais:são inconstitucionais visto que tratar pessoas de forma diferente conforme a cor da pele(nota de cortes diferentes) é a própria definição de discriminaçao racial. Com razao, a Suprema Corte americana proibiu recentemente o uso de criterios racias na seleçao de estudantes universitários, considerando que representam discriminaçao racial.
PolÃticas de cotas violam direitos? Foram 500 anos de massacre total aos direitos dos pretos, incluindo 300 anos de escravidão e aà vc vem falar que a polÃtica de cotas é baseada em ressentimento? A dÃvida social dos brancos que enriqueceram com o trabalho escravo e ainda enriquecem com a exploração de mão de obra barata é impagável. Não reconhecer isso é ignorar a história da formação dessa nação.
Se os indÃgenas, nativos também foram escravizados, por que apenas negros, interferência externa? Interferência de que paÃs?
Um cidadao branco não consegue viver no Brasil sem proteção, 24 horas, para seus negócios, relacionamentos e trabalho
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Cotidiano > Maioria dos brasileiros acredita que maioria do país é racista, diz Datafolha Voltar
Comente este texto