Opinião > Contra as cotas, só racistas! Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sou a favor da Cota Social. Ou desconhecem que a maioria dos pobres são da tez Brasileira e , certamente, no passado tiveram avós, bisavós negros? Minha bisavó era do povo originário.Uma situação desigual que perdurará por séculos ,nesse paÃs que existe apenas para sustentar polÃticos e poderosos. Na hora de se beneficiarem, não existe esquerda, direita, situação, oposição. Todos se unem como irmãos, para nunca construir uma nação. E a Cota Social amenizaria a desigualdade.
Data vênia, discordo. Sou a Favor das Cotas Sociais! Nesse PaÃs, que existe apenas para Sustentar PolÃticos e Poderosos, a Cota Social ajudaria a amenizar a desigualdade. Digo por mim: pobre, migrante,impedida de ingressar no Ginásio Castro Alves,Cornélio Procópio, por não ter certidão de nascimento. Perdera na mudança de Minas para o Paraná. Fiz:supletivo do ginásio,colégio, faculdade particular, crédito educativo nos 2últimos anos.Concorrer com bem nascido? Só Com ajuda Divina!
Artigo infeliz, a começar pelo tÃtulo. A busca pela diversidade e equidade não diz respeito à intolerância em relação à s diversas opiniões e análises que não estão em sintonia com a dos autores. Constranger setores e cancelar pessoas é uma tática autoritária e covarde. A FSP se destaca por ter autores identitários como os missivistas, em que ao sinal de qualquer ponderação ou crÃtica, partem para agressões infundadas, antes mesmo delas existirem.
Ao contrário, as cotas são a expressão maior da racialização das relações sociais, ignora-se que os pobres não têm cor, tem classe, importaram dos EUA a definição de "negro" criada por racistas brancos para segregar os mestiços daquele paÃs, a Fundação Ford foi pioneira na exportação do modelo para a academia brasileira, ações focalizadas agradaram quem queria reduzir polÃticas universalistas, razão do sucesso, articulação ao neoliberalismo!
Contra as cotas raciais só quem acredita na igualdade de direito, um pilar da democracia. Contra as cotas raciais, só quem não usa esse conceito ultrapassado para dividir a sociedade. Contra as cotas, só quem acredita que o caminho é buscar eficiência nos serviços universais. Contra as cotas raciais, só quem se opõe segregar jovens e adultos jovens brancos em concursos públicos. Racista é cota racial, uma anomalia.
O titulo do artigo ja mostra a intolerancia ao dialogo e ao debate, por parte dos autores
Cotas são essencialmente injustas porque, para cada cotista que entra, há um não-cotista que tirou nota maior e ficou de fora. Mais:são inconstitucionais visto que tratar pessoas de forma diferente conforme a cor da pele(nota de cortes diferentes) é a própria definição de discriminaçao racial. Com razao, a Suprema Corte americana proibiu recentemente o uso de criterios racias na seleçao de estudantes universitários, considerando que representam discriminaçao racial.
As cotas tem outro aspecto negativo frequentemente esquecido. Os negros de valor, que seriam aprovados por mérito na ampla concorrência, são atirados na mesma vala comum dos demais cotistas, e todos pensam que eles também entraram pelas cotas. Se ficarem quietos, serão vistos como cotistas. Se esclarecerem que tiraram nota suficiente para entrar sem cotas, ficam no papel de arrogantes e convencidos.
Para que servem os cargos públicos federais? As cotas já existem para o acesso ao ensino nas universidades, se bem utilizadas porque haveria desigualdade no resultado dos concursos públicos? Não seria melhor trabalhar a qualidade da formação das pessoas? Mais bibliotecas, mais bolsas de estudo para especialização no exterior? Melhorar as universidades brasileiras que custam tão caro?
Correto. Não querem acabar com os privilégios. Querem escolher outros privilegiados. Manipulam a consciência alheia ao incutir a culpa nos outros para justificar a própria incompetência. Quem não concorda comigo é racista, mais autoritário impossÃvel
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Contra as cotas, só racistas! Voltar
Comente este texto