-
Paulo César de Oliveira
Cotas são essencialmente injustas porque, para cada cotista que entra, há um não-cotista que tirou nota maior e ficou de fora. Mais:são inconstitucionais visto que tratar pessoas de forma diferente conforme a cor da pele(nota de cortes diferentes) é a própria definição de discriminaçao racial. Com razao, a Suprema Corte americana proibiu recentemente o uso de criterios racias na seleçao de estudantes universitários, considerando que representam discriminaçao racial.
-
Paulo César de Oliveira
As cotas tem outro aspecto negativo frequentemente esquecido. Os negros de valor, que seriam aprovados por mérito na ampla concorrência, são atirados na mesma vala comum dos demais cotistas, e todos pensam que eles também entraram pelas cotas. Se ficarem quietos, serão vistos como cotistas. Se esclarecerem que tiraram nota suficiente para entrar sem cotas, ficam no papel de arrogantes e convencidos.
-
-
maria cristina dellatorre
Para que servem os cargos públicos federais? As cotas já existem para o acesso ao ensino nas universidades, se bem utilizadas porque haveria desigualdade no resultado dos concursos públicos? Não seria melhor trabalhar a qualidade da formação das pessoas? Mais bibliotecas, mais bolsas de estudo para especialização no exterior? Melhorar as universidades brasileiras que custam tão caro?
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.