Cotidiano > 6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ENOQUE SAMPAIO

    Glória a todas as lutas inglórias Que através da nossa história não esquecemos jamais Salve o navegante negro Que tem por monumento as pedras pisadas do cais (Aldir Blanc e João Bosco)

    Responda
  2. gutemberg jose da costa marques cabral

    O poeta Castro Alves que escreveu Navios Negreiros. Deveria ser citado nessa reportagem. A folha esqueceu dele. Esse poema é uma obra prima !

    Responda
  3. FERNANDO ANTONIO GELFUSO

    Faltou referências a José do Patrocínio.

    Responda
  4. edson vieira nunes

    Abandonar a própria sorte os escravos libertos e sem lhes dar ao menos um pedaço de terra foi o segundo maior erro deste país, o primeiro foi ter escravizado e humilhado por séculos milhões de mulheres, homens e crianças. Recomendo a trilogia "Escravidão" de Laurentino Gomes para quem quiser se aprofundar no tema.

    Responda
  5. Flávio Tavares

    Com campista quero citar on”Tigre da Abolição" , o nosso José do Patrocínio. Um proeminente no abolicionismo no século XIX. Patrocínio foi um defensor fervoroso da liberdade dos escravizados e se destacou por sua oratória e atuação política.

    Responda
  6. Armando Moura

    A Bahia de Gama e Andre Rebouças não consegue eleger um governador negro. Distópico no mínimo. Aqui em SP, caso ainda não tenha sido feito, Gama merecia um doutor honoris causa pela São Francisco e o mesmo para Andre pela Escola Politécnica.

    Responda
  7. Renata Bernardes Proença

    Muito interessante a vida e luta desses personagens que fizeram parte do processo abolicionista no Brasil. Sobretudo o papel das mulheres negras e também brancas da elite que é pouco conhecido. Faltou problematizar mais a questão da falta de indenização dos negros pela escravidão no que diz respeito às terras que deveriam fazer parte dessa reparação.

    Responda
  8. Maria Bethania Malato

    Tanta luta dessa nobreza negra formada por homens e mulheres para libertar seu povo para se chegar nos dias atuais à pasmaceira que se vê nos movimentos negros que tolera desrespeito aos seus das mais variadas formas, mantendo-se calada na hora de gritar contra a falta de oportunidade na vida social, política e educacional do País.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.