Cotidiano > Dia Nacional da Consciência Negra é homenagem ao líder Zumbi Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jair Pereira

    Coisa paradoxal é saber que eu nunca vi Pelé, Neguinho da Beija Flor, Martinho da Vila , Tina Turner, e dezenas de outros astros inigualáveis como estes vir fazer manifestos por mais aceitação. Grande Otelo , o Morgan Freeman brasileiro ,talvez seja o percursor dos astros negros e que venceu de forma brilhante , histórica. O que mudou no mundo nas duas últimas décadas? Bons e velhos tempos.

    Responda
  2. ricardo caselli moni

    Parece que teve mais de um Zumbi . Para este tempo todo talvez Zumbi seja um nome dado ao chefe do quilombo . Acredita-se uns 3 . Este nome lembra um lugar em Angola .

    Responda
  3. Flavio Macedo

    A dor é de quem tem. Brancos pintem o rosto de preto e vão procurar emprego, vão ver qua a cutis branca é um patrimônio imaterial. O Dia da Consciência Negra é para fazermos reflexão sobreisso. Sou branco.

    Responda
  4. NICOLAI MAXIMO LEVENTI

    ZUMBI pertenceu ao século 17, sua retórica contra a dominação portuguesa e muito se fala sobre persistência de relação de servidão e escravos no quilombo , relações parecidas com servidão Feudal na alta idade média. Minha crítica é que o movimento abolicionista veio no século 19 e figuras como Luis da Gama São negligenciadas , movimentos como a lei áurea, importância do imperio e desdobramento republicano repugnante posterior que não resolveu a transição da mão de obra empregada e o acolhimento

    Responda
  5. Rogério Garay Cardoso

    Para abominar o Nazismo é preciso lembrar os crimes realizados pelos nazistas...para lembrar e abominar a Escravidão é preciso lembrar os crimes praticados pelos Escravocratas... Viva Zumbi dos Palmares !

    Responda
    1. ISAIAS DA SILVA

      Viva Zumbi!

  6. Jorge Rodrigues

    Zumbi dos Palmares tinha escravos negros. Tais escravos eram oriundos de tribos africanas oponentes de sua tribo natal. Zumbi também sequestrava índias de comunidades vizinhas e as tranformava em escravas sexuais. É estupefaciente que uma pessoa com esse perfil possa ser considerada símbolo da luta pela liberdade.

    Responda
    1. Adilson Da Silva

      Pouco se sabe sobre Zumbi. Inclusive, se havia apenas um Zumbi ou se era um título dado ao comandante do local. Essa história de que foi traído por um de seus comandantes é lenda medieval ao modo Judas de Jesus e da traição com Tiradentes. Tudo o que você falou vem do WhatsApp. Não é verdade. Ninguém tem detalhes da vida em Palmares. Essa história foi apagada pelos Portugueses.

    2. ISAIAS DA SILVA

      Já pensaram quantas idiossincrasias o Jesus histórico não tinha e ninguém aqui fica aporrinhando?

    3. Thiago de Freitas Santos

      Essa visão reflete um anacronismo ao ignorar o contexto do século XVII, marcado pela escravidão como prática amplamente aceita. O Quilombo dos Palmares era um refúgio em um mundo violento, e exigir de Zumbi e outros líderes uma postura libertária moderna desconsidera os desafios e a luta pela sobrevivência na época. É símbolo de resistência e ponto.

  7. paulo machado

    A escravidão da raça negra representa o abismo da humanidade. Não só do Brasil mas principalmente dos europeus que introduziram e lucraram por 4 séculos com este holocausto horroroso. O dia deve ser lembrado como símbolo da resistência negra. Portuga,l Espanha, França , Holanda e Inglaterra deveriam se retratar publicamente na ONU por esta vergonhosa página da historia humana.

    Responda
  8. João Carmo Vendramim

    Lembrar a história para não esquecer e repetir. A escravidão é mácula irreparável. O racismo é maneira de manter a memória escravagista e deve ser combatido sem tréguas.

    Responda
  9. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Eu prefiro um dia da consciência humana, está não tem cor. Esse conceito racial é totalmente ultrapassado e só serve para identitários minarem a base da democracia, isto é direitos iguais. Vamos ser mais humanos por favor.

    Responda
    1. ISAIAS DA SILVA

      Antônio, obviamente não sei a cor de sua pele, mas eu sou negro. E ser negro no Brasil significa primeiro provar que é humano. Nem isso nos vem de graça, sabia?

    2. Rogério Garay Cardoso

      Ser mais humano é também ser ANTIRRACISTA, já que o Racismo EXISTE (não há como fingir) e precisa ser combatido, legal e socialmente falando...de fato, quem tem raça é cachorro...humanos são TODOS Sapiens !

    3. Cleuber Silva

      Infelizmente a consciência humana é racista.

    4. Manoel Bolonha

      Concordo, alma e consciência e inteligência (diria eu) não tem cor. Falta à grande maioria saber realmente amar, único caminho para a igualdade.

    5. Gisele Araujo

      Eu não posso achar nada, vão dizer que eu sou racista.

    6. Aparecida Alves

      Tb,acho!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.